Rio Educa
A A A C
email

Quarta-feira, 16/05/2018

Projeto Sapolê: Todos pela Alfabetização!

Tags: sala de leitura, projeto de leitura.

 

Da união entre as ações da Sala de Leitura e o envolvimento da equipe pedagógica com a alfabetização, nasceu o Projeto SapoLê, na Escola Municipal Antônio Bandeira!

 

Alunos reunidos na quadra da E.M. Antônio Bandeira

 

 

O Projeto SapoLê surge de uma iniciativa da Sala de Leitura da Escola Municipal Antônio Bandeira, em parceria com o corpo docente, coordenação pedagógica e direção. O objetivo inicial foi ampliar as ações de incentivo à leitura para além dos muros da escola.

Foi observado pela equipe pedagógica da escola que os alunos demonstravam muito prazer em fazer leituras fora do espaço da sala de aula, se organizando em duplas, grupos ou até mesmo em rodinhas. Eram momentos lúdicos, onde a troca de experiências e o desenvolvimento da leitura aconteciam de forma muito espontânea.

A partir disso, o Projeto SapoLê buscou aumentar e expandir esse comportamento de um grupo de alunos para toda a escola, vislumbrando, inclusive, alcançar a comunidade local.

 

 

 

Apresentação de dança no Projeto SapoLê

 

 

As atividades desenvolvidas oportunizaram um trabalho coletivo de acordo com Projeto Político Pedagógico da escola, que tem como eixo central o diálogo para promoção da Cultura de Paz.

Nesse sentido, o Projeto SapoLê buscou não só promover momentos para compartilhar leituras, mas também evidenciar a importância social da leitura e o protagonismo das crianças dentro e fora do espaço escolar, como transformadores em potencial.

Foi na Primeira Feira Literária da E.M. Antônio Bandeira que o Projeto SapoLê foi apresentado para a comunidade escolar e para a Comunidade do Sapo em Senador Camará, onde se localiza a escola. A Feira Literária contou com a presença de convidados e parceiros que já atuam na escola como : a contadora de histórias Verônica Marcílio, que desenvolve um trabalho de incentivo à leitura por todo Brasil, o Rapper Rafael, do grupo Rezapeka, que trouxe mensagens afirmativas sobre a favela e a importância da escola nesse contexto e a Livraria Leitura do Bangu Shopping, que pela primeira vez montou um stand em uma escola pública.

 

 

 

 

Mesmo com diferentes participações, os verdadeiros protagonistas do evento foram os alunos, que não só participaram das apresentações, como de todo processo de elaboração, construção e montagem da Feira. Foram 2 dias de apresentações de todas as turmas da unidade escolar, desde a Educação Infantil até o 5º ano, com leituras de poesias autorais, releituras de autores consagrados, apresentação teatral e musical.

 

 

“A leitura é uma forma de felicidade que só está ao alcance das mentes mais livres. Aquelas que são capazes de se desvestir de suas preocupações diárias para atravessar a barreia do conhecimento, da paixão, do deleite e adentrar aos mais sublimes mistérios.”

                                                                                                                   Portal Raízes

 

 

 

Thais Louro, professora de Educação Física, lendo para os alunos do 2º ano

 

Durante os dias 18 e 19 de abril, a Escola Municipal Antônio Bandeira mostrou toda sua força através da realização de ações que promovem a humanização, o conhecimento sobre si mesmo, a valorização da comunidade local, a formação da identidade e o fortalecimento da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais.

Portanto, o Projeto SapoLê se apresenta como uma iniciativa que não tem data para terminar, pois a ideia é mostrar que a Comunidade do Sapo pode sim, passar a ser reconhecida como uma Comunidade de Leitores!

 

 

           

         Professora Márcia Carvalho e alunos no Projeto SapoLê e ao lado a equipe da E.M. Antônio Bandeira

 

 

Partindo da esquerda: Professor Marcos Santos, professora Adriana Miranda, Coordenadora Pedagógica Célia Regina, Diretora Geral Elisângela Gama e professora Sandra Teresa, representando a Gerência de Educação da 8ª Cre

 

 

O Rioeduca parabeniza à E.M. Antônio Bandeira pela realização de um projeto tão importante para todos os envolvidos!

 

E.M. Antônio Bandeira

Localização: Senador Camará - Comunidade do Sapo

Tel: 24045624

Email: embandeira@rioeduca.net

 

 

 

Não deixe de participar do Portal Rioeduca!

Entre em contato com o representante da sua CRE.

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Projeto SapoLê, lançamento maravilhoso do projeto que estimula o incentivo à leitura com participação efetiva da comunidade. Parabéns escola!! Orgulho de fazer paete desse grupo!!

Postado por Celia Regina V. S Oliveira em 16/05/2018 17:47

O segredo é acreditar de verdade no poder transformador de uma educação de qualidade, onde os muros são derrubados e as pontes construídas num cotidiano de respeito e promoção da dignidade humana. É nisso que nós professores e funcionários da E.M. Antônio Bandeira embasamos nossas práticas e nossos projetos e assim, já vemos as sementes florescendo e a leitura sendo um grande prazer para toda comunidade escolar.

Postado por Maria de Fátima Moreira Borges em 16/05/2018 18:24

Projeto lindo. Comunidade participativa. Alunos felizes. Professores realizados. Equipe nota mil. Vem mais por aí. Sou E. M. Antonio Bandeira. Educação Infantil.

Postado por Oscarlina Porto em 16/05/2018 19:13

Muito orgulho de fazer parte de um grupo comprometido com a transformação de uma realidade e que busca através do estímulo à leitura essa transformação. O projeto SapoLê só está iniciando. Muito ainda virá pela frente

Postado por Celia Regina V S Oliveira em 16/05/2018 22:22

É um orgulho que não cabe no peito!! Mto feliz em ser um canal transformador junto com toda nossa equipe! Aqui é um time! E todos os envolvidos nesse projeto estão de parabéns! É um ano de mudança e mta luz! O projeto SaPOLE veio pra mostrar que é possível mudar realidades e posturas. Se não podemos mudar o mundo, que sejamos mudança ao nosso redo e por aí vai florescendo...

Postado por Márcia Carvalho em 18/05/2018 18:37