A A A C
email

Quinta-feira, 04/01/2018

Festival de Poesia Grécia 2017

Tags: 4ªcre, projeto, poesia, música.

 

“Projeto: FESTIVAL POESIA GRÉCIA 2017”




 O objetivo principal do projeto foi despertar os alunos para a criação de textos poéticos.
 

 

O projeto iniciou em maio, quando as professoras de Língua Portuguesa iniciaram oficinas de poesia com seus alunos. Primeiramente, lhes foram apresentados textos de ilustres poetas, como também de populares. A partir dessa fase de encantamento e conhecimento, os alunos já estavam prontos para o processo criativo. As professoras trabalharam temas relacionados ao Projeto Político Pedagógico, quanto a valores morais, conscientização dos direitos e deveres do cidadão e respeito às diferenças. Foram temas desenvolvidos também nas aulas de Projeto de Vida. Os alunos, então, obtiveram subsídios para a construção dos textos poéticos. A partir de reflexões e debates, adquiriram mais segurança e criatividade para codificar, em versos, seus ideais e sonhos.

 


Após a produção dos poemas, através de um concurso, foi realizada uma seleção de vinte poemas, para compor um livro. Os cinco primeiros colocados foram selecionados para o Concurso Poesia na Escola, da SME.

Paralelo a esse concurso, a escola também participou da Maratona Castro Alves, promovida pela Academia Brasileira de Letras, em parceria com a SME, através de duas produções de textos, com alunos do oitavo e nono anos. Os alunos conheceram a obra de Castro Alves, com ênfase em Navio Negreiro.

A culminância do projeto ocorreu no dia vinte de outubro, no auditório da escola. Participaram do evento todas as turmas e seus respectivos professores envolvidos no projeto. Nesta ocasião foi apresentado ao público o livro da coletânea, com os vinte poemas selecionados.

O primeiro momento foi marcado pelo recital das poesias. Os alunos autores apresentaram seus poemas, acompanhados de um fundo musical, produzido pelo professor Cláudio Luiz, de música, e sua aluna com o violino.

 


Logo após iniciaram a segunda etapa do projeto, em homenagem ao poeta Castro Alves. O aluno João Victor, da turma 1804, caracterizou-se de Castro Alves e recitou um trecho de “Navio Negreiro”, quando o poeta clama a Deus pelos “desgraçados”.

Para exemplificar a dor e sofrimento dos negros escravos, um grupo de alunos do nono ano realizou uma dança, com a música “Retirantes”, de Dorival Caymi (“...vida de negro é difícil ...”).

Apesar do fim da escravidão negra no Brasil, alguns problemas sociais, infelizmente, ainda persistem. O sonho de igualdade social e respeito à raça negra ainda não se concretizou plenamente. Os alunos conheceram o livro “Navio Negreiro”, uma adaptação do rapper Slim Rimografia, que produziu um texto poético, fazendo um paralelo com o “Navio Negreiro”, de Castro Alves. Ele denuncia as injustiças e misérias, que ainda sofre o negro pobre. Segundo ele: “... ainda tem um pouco de navio negreiro...”.

 



Um grupo de vinte alunos do oitavo ano apresentou trechos desse livro, através de um jogral. Enquanto os alunos recitavam, imagens em slides correspondentes apareciam no telão, para ilustrar as cenas faladas. O jogral findou com todos os alunos clamando: “Pátria amada, idolatrada / Ó mãe gentil, / Onde estavas / Que tamanha atrocidade não viu?”

Para complementar e enriquecer esse tema, alguns alunos do oitavo ano apresentaram um espetáculo de dramatização, escrito e produzido por eles próprios, denunciando cenas do cotidiano, de preconceitos e violências.

Como encerramento, o professor de música e a banda da escola tocaram um trecho de um samba enredo, que sintetiza o ideal de nosso trabalho: “Liberdade, liberdade, abre as assa sobre nós / e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz.”

 

Projeto idealizado pelas professoras regentes de Sala de Leitura: Solange dos Santos Gialluise e Eliana Tricarico. Participaram do projeto as professoras de Língua Portuguesa: Eliane Rosa da Motta Silva e Edna Eva de Souza, com suas respectivas turmas: 1803, 1804, 1901, 1701, 1801 e 1802.

 

 

Parabéns à Equipe da escola pelo excelente trabalho realizado!

 

Sobre a escola: E/CRE (04.11.020) E.M. Grécia
Gestores: Maria da Glória Ferreira da Costa Glorinha e
 Edson Dias Alecy
Endereço: Av. Bráz de Pina nº 1614 CEP: 212350-603
Tel: (21) 3457-1442 e 2482-3777
Email: emgrecia@rioeduca.net


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (268)
projeto (51)
poesia (12)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.