A A A C
email

Segunda-feira, 20/11/2017

Feira Cultural da Alice

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, diversidade.

 

Escola de Benfica desenvolve projeto de valorização pessoal através do resgate da Cultura brasileira.


Situada no bairro de Benfica, a Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto atende turmas em horário parcial, divididas em dois turnos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

 

Ao longo do ano letivo, a Escola vem desenvolvendo vários projetos com o objetivo de desenvolver e fortificar a cultura de Paz na comunidade em que está inserida, numa ação voltada para a construção de valores, pautada no diálogo e integração entre todos os segmentos da Escola.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Unidade Escolar ao longo do ano letivo, destacamos o Projeto “Valorizando a Vida Através do Resgate da Cultura Brasileira”, pensado por toda equipe com o objetivo de que, através do conhecimento da cultura do próprio povo, valorizar as ações de Respeito, Tolerância e Solidariedade entre as pessoas, além de ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas que contribuíram para a formação do povo brasileiro.

 

 

Inicialmente, os professores propuseram pesquisas envolvendo História, Geografia, costumes, música, folclore, culinária, lendas, pontos turísticos, personalidades, enfim, as contribuições das regiões do Brasil para a formação da identidade do Povo Brasileiro.

Os professores I que atuam com as turmas foram responsáveis pelas apresentações das danças folclóricas típicas de cada região, favorecendo e enriquecendo o conhecimento dos alunos acerca das regiões estudadas.

Todo o resultado desse trabalho foi apresentado à Comunidade Escolar durante realização da “Feira Cultural da Alice”.

 

 


Para a Diretora da unidade, professora Rosana, “foi um momento riquíssimo, onde foram trabalhadas as cinco regiões do Brasil. Pais e responsáveis se identificaram culturalmente, contribuindo muito para a realização desse projeto, com pratos típicos e materiais para a exposição. Com isso, conseguimos resgatar a nossa riqueza cultural que se encontra adormecida: o nosso Folclore Brasileiro”.

 

 


“Os responsáveis gostaram muito da iniciativa da Feira Cultural, principalmente do stand da região Nordeste, haja vista que nossa U. E. em sua maioria é formada por filhos de nordestinos. Muitos responsáveis elogiaram o formato interativo da feira, onde puderam conhecer a riquíssima cultura brasileira, ver apresentação de danças típicas, participar da confecção de artesanatos e degustação da culinária de todas as regiões do Brasil....”  nos fala Rafaela, Coordenadora Pedagógica.

 

 


Para Saber Mais:

Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto

Direção: Rosana Mello e Luana Leal

Coordenação Pedagógica: Rafaela Fernandes

Telefone: 3895-8645

E-mail: emapeixoto@rioeduca.net

 

 



 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (550)
1ªcre (368)
eventos (316)
diversidade (8)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.