A A A C
email

Terça-feira, 14/11/2017

Aqui É um Lugar de Aprendizado, Arte e Paz!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A turma 1302, da Escola Municipal Átila Nunes Neto, trabalhou o tema PAZ sob várias perspectivas e escolheu o origami como uma das formas de representação.

 

No dia 11 de novembro é comemorado o Origami Days (Dia Mundial do Origami no Japão) e o tsuru (dobradura em forma de ave) é um simbolo da paz mundialmente conhecido.

A professora Marianna Alcântara desenvolveu, com os alunos da turma 1302, atividades envolvendo o tema Aqui é um lugar de Aprendizado, Arte e Paz durante o segundo semestre. A campanha "Aqui é um lugar de paz", iniciada há alguns meses, vem movimentando todas as unidades e setores da Rede de Ensino. Nas escolas a palavra paz vem sendo trabalhada de diferentes formas, seja como braços de projetos político-pedagógicos, seja no desenvolvimento de trabalhos especiais de arte, música, canto, poesia e teatro.

 

     Alunos aprenderam a dobradura tsuru .
 

A violência está incrustada no dia a dia de todos, nos simples gestos, como uma falta de respeito ao próximo, como um ato de racismo, um preconceito, uma agressão, dentre tantas outras situações que nos deparamos no cotidiano.

Então, como queremos uma escola sem violência de nenhum tipo, e queremos que todos se sintam bem, na 1302 da Escola Municipal Átila Nunes Neto, esse tema foi tratado sob várias perspectivas, com filmes, músicas, rodas de conversa, debates sobre o mundo em que vivemos e como gostaríamos que ele fosse, inclusive dentro da sala de aula (e da escola), e o que cada um pode fazer para mudar essa realidade.

 

      Confecção do fundo do cartaz, em forma de um “mosaico”, da Turma 1302 da Escola Municipal Átila Nunes Neto.
 

E então chegou o momento de expressar em forma de trabalho, para apresentação, tudo o que foi desenvolvido na sala de aula. Os alunos queriam algo bem colorido, então sugeri algo parecido com um mosaico cultural (que é uma técnica de criação destinada à ornamentação que serve como metáfora para descrever uma realidade humana). 

 

Alunas iniciando a pintura do mosaico da paz.

 

       Mosaico pronto com o tema paz.

 

Segundo a professora Mariana: - Já tínhamos então nosso mosaico bem colorido, como fundo, e, para passar a imagem da paz que havia sido debatida, resolvemos fazer Origamis (arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.). Mas por que Origamis?"

 

     Início da preparação dos origamis da Turma 1302 da Escola Municipal Átila Nunes Neto.
 

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses. O Origami é tão importante para eles que tem até dia especial para comemorá-lo. Dia 11 de novembro é comemorado o Origami Days (Dia Mundial do Origami no Japão). Mas por que escolheram essa data? Dia 11 de novembro foi a data em que o “tsuru” (dobradura do grou) foi oficialmente reconhecido como símbolo da paz. E também foi nessa data que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial que ocorreu no ano de 1918. Em outros lugares, como EUA e Europa, a celebração vai dos dias 24 de outubro à 11 de novembro, onde as comunidades mundiais de origami se mobilizam e executam o maior número de ações possíveis, para divulgar a milenar arte de dobrar papel, suas utilizações e seus benefícios para a coordenação, disciplina e criatividade.

 

Finalização do cartaz com a colagem das dobraduras.

 

E diante desse simbolismo tão marcante e de todos os benefícios para os próprios alunos, fizemos origamis de Pombas da Paz, em que cada aluno registrou seu nome no seu origami como forma de dizer que aquele símbolo ali representado eram as intenções de Paz de cada membro da turma para o mundo.

 

 Cartaz pronto com o tema paz .

 

A professora Mariana conta que "foi com muito amor e dedicação que finalizamos esta parte da nossa proposta de contribuir com uma mensagem de Paz para a turma, a escola, a comunidade e o mundo de uma maneira geral. Uma parte, pois esse assunto não pode se perder nunca, tem que ser sempre falado, debatido e posto em prática."

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da E.M. Átila Nunes Neto:

emaneto@rioeduca.net

Contato da professora Marianna;

marianna.alcantara@rioeduca.net

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (495)
7ªcre (289)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.