A A A C
email

Terça-feira, 10/10/2017

Horta escolar e alimentação Saudável: Diminuindo a Evasão

Tags: 11ªcre, horta, sustentável.

 

Desde a inauguração no ano passado, a Horta da E.M. Rodrigo Otávio tem gerado frutos positivos para a comunidade escolar. Diminuição da evasão e alimentação saudável com alimentos orgânicos são alguns deles. CONFIRA!

 

A E.M. Rodrigo Otávio faz parte do projeto "Escolas Sustentáveis", desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação. Nela se cultiva horta e compostagem, além de coleta seletiva de óleo vegetal e de resíduos eletrônicos, como pilhas e baterias, além de filtros de energia e poste eólico.

 

Destaque na foto para o tamanho de uma alface orgânica, na mão do Hortelão

 

O responsável pela horta é o hortelão Davi, esse conta com a ajuda dos alunos da turma do Acelera oito, juntamente com a professora regente Aline Amorim. Todos os produtos colhidos da Horta são orgânicos e conseguem complementar a salada servida aos alunos durante dois dias durante a semana, além de ser entregue parte aos alunos envolvidos e suas famílias, assim como a comunidade escolar em geral.

 

Após colheita, higienização na cozinha da escola

 

A professora Aline Amorim incentiva seus alunos a cooperarem na manutenção, levando-os no mínimo 2 vezes por semana para cuidarem da horta. Aline acredita que, para a turma de Acelera, fazer parte do projeto Horta na Escola faz com que eles se sintam responsáveis por tudo o que a horta pode produzir, motivando-os a comparecerem à escola todos os dias, para que o projeto dê certo - diminuindo a evasão.

 

Manutenção da horta com a turma de Acelera 8 da professora Aline Amorim

 

Relata também que é importante para os alunos porque os insere em um mundo de preocupação com o meio ambiente e também sobre a alimentação saudável, práticas alimentares saudáveis não só na escola como também em casa. Eles se tornam multiplicadores dessas práticas saudáveis!

 

Alimentação Saudável: Foco nos orgânicos

 

A frequência escolar dos alunos envolvidos na manutenção e cuidado da horta tem aumentado consideravelmente após o envolvimento no projeto Horta Escolar. 

 

Destaque para a Professora Aline Amorim tirando Selfie com a turma

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Rodrigo Otávio

Telefone: (021) 3367-7528 e 3383-8867

 

 

 

Contato para publicações:

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

11ªcre (129)
horta (4)

Comentários
Que trabalho bacana! Parabéns pelo trabalho e iniciativa. Que venham outros projetos tão legais quanto esse.

Postado por Ana Lucia Fontenele em 11/10/2017 00:26

Excelente iniciativa, crianças com alimentação mais saudável e um projeto educativo . Tomara que outras escolas sigam o exemplo.

Postado por Luis Valverde em 11/10/2017 05:39

Maravilhoso projeto, maravilhosa iniciativa, de pessoas assim que o mundo precisa, a Prefeitura tem.que valorizar servidores como a Aline, engajada e que valoriza e acredita na educação!!!

Postado por Luciana Monteiro em 11/10/2017 10:34

Trabalho excelente!!! Parabéns!

Postado por Ana Lúcia em 11/10/2017 10:34