A A A C
email

Sexta-feira, 11/08/2017

HUMANIZARTE: Saúde, Vida e Sociedade

Tags: 10ªcre, artes.

 

Projeto Integrarte tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar da importância da conservação da saúde (individual e pública) para a vida em sociedade.

 

A E/CRE (10.19.076) Escola Municipal Professora Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira está localizada à Rua Prado Junior, 662, Santa Cruz - Rio de Janeiro. A Unidade Escolar atende a 10 turmas do 6º ao 9º ano, 1 turma de Classe Especial e 6 turmas de PEJA, totalizando 598 alunos. Tem como diretora, a professora Adriana Vicente Portela, como diretora adjunta, a professora Mariza Alonso Ferreira Medeiros e Coordenadora Pedagógica, a Professora Leci Rosina Alexandre Alves. A Unidade possui 16 professores, 4 funcionários de apoio e 6 funcionários terceirizados.

Em 2017, a escola está desenvolvendo o Projeto Integrarte, que é direcionado pela professora de Educação Artística, Márcia Keanu, e integra todas as disciplinas com a Educação Artística, tendo como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da conservação da saúde mental, emocional para a vida em sociedade. Tudo começou com um concurso interno de logomarca para o projeto que será trabalhado durante todo o ano.

 

Aluno Caio Lucas premiado no concurso da logomarca

 

Durante o primeiro semestre, cada ano de escolaridade desenvolveu um tema específico onde foram trabalhados os seguintes temas: poluição, doenças endêmicas, sexualidade, saneamento básico, cuidados com o corpo e saúde mental, drogas lícitas e ilícitas.

O 6º ano trabalhou a poluição, usando a arte para reciclar, reutilizar e reduzir; Planeta Terra e Planeta água para abordar a contaminação do solo, doenças em solo contaminado, contaminação do lençol freático e lixo no chão.

 

Trabalhos realizados pelos alunos

 

As turmas de 7º ano ficaram responsáveis pelas doenças endêmicas, representações do corpo, saúde como mercadoria, bactérias e vírus, infecções bacterianas e viróticas, agentes contaminantes da saúde em Santa Cruz, a peste negra na idade média, disseminação de doenças e mapeamento de doenças endêmicas nos bairros do Rio de Janeiro.

O 8º ano desenvolveu trabalhos sobre sexualidade, práticas coletivas em espaços públicos, puberdade, igualdade de gênero, empoderamento feminino, desconstrução de conceitos sobre o corpo feminino, violência contra a mulher, desconstruindo padrões de beleza, sexualidade através da dança, as relações da nobreza européia influenciando o comportamento da sociedade no Brasil, DST, liberdade sexual e respeito às diferenças.

 

Peça sobre igualdade feminina

 

As turmas do 9º ano realizaram trabalhos sobre saneamento básico, movimento em fotografia – da cultura hippie ao hip-hop, direito universal ao acesso a água, água como molécula vital, saneamento básico, Estação de Tratamento do Guandu, bairros e cidades sustentáveis, a reforma urbana no século XX, migrações de residências da cidade para o morro, mapeamento dos continentes e países com maior deficiência de saneamento.

As turmas de PEJA ficaram responsáveis pela imagem como padrão cultural, sociedade viciada, consequências individuais e sociais do uso das drogas lícitas e ilícitas.

 

Aluna do PEJA na apresentação do trabalho

 

— Fizemos um bazar sustentável mostrando que aquilo que não serve para mim pode servir para o outro. Os trabalhos ficaram dispostos em sala de aula de acordo com os temas, aberto a visitações da comunidade escolar e comunidade em seu entorno e ao final houve uma degustação de alimentos e sucos feitos com reaproveitamentos. Foi muito gratificante para nós vermos o empenho de cada aluno pelo projeto. Recebemos a comunidade de braços abertos, assim como alguns amigos da 10ª CRE. — afirma a diretora Adriana.

 

Quer saber mais sobre o trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.076) E. M. Professora Eulália Rodrigues de Oliveira Vieira
Telefone: 3365-2504
Email: emevieira@rioeduca.net

 


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (379)
artes (24)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.