A A A C
email

Sexta-feira, 21/04/2017

Expressões Culturais Brasileiras

Tags: 10ªcre, creche.

 

Entre traços, cantos, movimentos e brincadeiras, a Creche Municipal Vovó Benta desvenda e recria as expressões culturais brasileiras.

 

A E/CRE (10.19.627) Creche Municipal Vovó Benta está localizada à Rua 7 esquina com rua 8, s/n° – Nova Sepetiba, zona oeste do Rio de Janeiro. A unidade atende a 6 turmas com 102 alunos do Maternal I, Maternal II e Pré-escola, todos em horário integral. Tem como diretora a professora Cristiane Ferreira da Silva e como diretora adjunta, a professora Brisa Angélica de Souza Salazar.

 

Parte da equipe da Creche Municipal Vovó Benta

 

Este ano a equipe optou por um projeto que envolvesse toda a comunidade escolar, sobre a identidade e variedade cultural existente no bairro, na região sudeste e no país, no âmbito individual, social e coletivo, buscando integrar todos os eixos de conhecimento, para explorar várias habilidades e competências, abordando diferentes temas, como: obras de arte, danças, brincadeiras, músicas e artesanato.

Os educadores da unidade perceberam que era preciso incentivar os discentes a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo. O trabalho com a cultura em sala de aula favorece o desenvolvimento de vínculos com a diversidade, tornando o aluno mais tolerante, valorizando e respeitando as diferenças. Esse trabalho é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico da criança.

— Em cada bimestre iremos desenvolver atividades com um artista brasileiro em diversas áreas artísticas, tais como: pintor, autor, compositor, entre outros. Dando oportunidade ao aluno de ampliar seu conhecimento, habilidades e valorizar sua cultura. Neste primeiro bimestre estamos conhecendo Cândido Portinari, um artista brasileiro que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país, com uma realidade de vida muito semelhante a de nossos alunos. A obra de Portinari foi intensa e diversificada, retratando principalmente a infância. — afirma a diretora Cristiane.

Segundo os PCN, “a escola tem a função socializadora que nos remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural. E nesta dupla determinação que nos construímos”.

Dentro deste contexto, a turma do EI-42 (Pré-escola) da professora Lilian Penha, explorou a biografia de Portinari e suas obras, visando resgatar brincadeiras antigas por meio da ludicidade, criando um ambiente agradável, que serviu como estímulo para o conhecimento, favorecendo a vivência de novos valores, disciplina e incentivando o trabalho em equipe.

 

Trabalho da turma EI-42 sobre Portinari

 

Baseado na obra “Espantalho”, a professora também pode explorar o universo das emoções, onde os alunos puderam expor seus sentimentos de medo, alegria e descontentamentos.

A turma EI-41 (Pré-escola) da professora Renata Joaquim, trabalhou a identidade, letra inicial do nome, seu significado e características físicas de cada aluno, utilizando como referência a obra Autorretrato de Portinari.

 

Trabalho da turma EI-41

 

A turma EI-31 (Maternal II), professora Andréia de Souza, utilizou as telas Meninos Brincando (1955), Roda Infantil (1932), para encenar a peça “Portinari e a infância”, tendo o aluno Edson Da Silva Pimentel representando com desenvoltura, o artista e sua história, proporcionando um momento lúdico e encantador, favorecendo a interação de toda unidade escolar.

 

Aluno Edson da Silva da turma EI-31

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.627) C. M. Vovó Benta
Telefones: 3395-9718 e 3158-1847
Email: cmvbenta@rioeduca.net

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (367)
creche (36)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.