A A A C
email

Quarta-feira, 30/09/2015

Amigos de Lobato

Tags: 2ªcre.

 

 

 

Os alunos do quarto ano do CIEP Samuel Wainer estão conhecendo a obra de Monteiro Lobato de uma maneira dinâmica, divertida e integrada com os conteúdos do bimestre.

 

 

A professora Sônia Cristina do Amaral Pereira, regente no CIEP Samuel Wainer, costuma trabalhar com suas turmas através de projetos. A professora enviou ao portal Rioeduca relatos do projeto “Amigos de Lobato”, que foi desenvolvido na unidade escolar em parceria com a professora Karol Behrens, também regente no quarto ano do Ensino Fundamental.


O projeto “Amigos de Lobato” surgiu do interesse e curiosidade demonstrados pelas crianças durante a leitura de um texto sobre as personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Teve como objetivo favorecer o desenvolvimento criativo das crianças, o despertar do interesse pela linguagem oral, e o incentivo à leitura e escrita, respeitando os descritores propostos pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Professora Sônia e alunos.

 

A partir das inesquecíveis histórias, músicas e personagens do Sítio do Picapau Amarelo, as crianças foram motivadas na busca de novos conhecimentos para o seu cotidiano, e tiveram contato com diferentes gêneros de texto como: e-mail, receitas, letras de músicas, avisos, cartazes, cardápios e notícias.

Também tiveram contato com a produção artística e diferentes recursos midiáticos relacionados ao tema. Aprenderam sobre valores morais, meio ambiente, espaços geográficos, matemática, ciências, cultura, entre outros temas, sempre buscando a formação de um leitor proficiente, capaz de interagir e dialogar em variadas situações comunicativas e agir com autonomia de pensamento e de expressão.

 

Mural com exposição de trabalhos realizados durante o projeto.

 

Atividade de produção de um convite com o tema do projeto.

 

Através desse projeto, foi possível trabalhar todos os conteúdos previstos para o bimestre, além de outros que foram surgindo a partir do interesse e curiosidade da turma, sempre de forma contextualizada e significativa. O tema escolhido foi muito enriquecedor e envolvente, pois favoreceu a interação entre as disciplinas de forma lúdica, sensível, crítica, questionadora, poética, divertida e emocionante.

 

Integração do projeto "Amigos de Lobato" com os conteúdos do bimestre.

 

A professora Sônia Amaral possui um blog onde compartilha experiências sobre os projetos pedagógicos que desenvolve com suas turmas. Esse blog possui informações que podem contribuir com ideias para o cotidiano escolar. Clique aqui para conhecer!


Agradecemos a professora Sônia Amaral por compartilhar conosco essa rica experiência de trabalhos com projetos, pois é notório o quanto essa abordagem pedagógica estimula e contribui para a formação integral de nossos alunos, formando leitores e na aquisição dos conteúdos da série. Desejamos sucesso a toda equipe da unidade escolar!

 

O contato da professora Sônia Amaral é: soniamaralpereira@gmail.com.

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (280)

Comentários
Excelente trabalho da Professora Sônia Amaral, sempre mostrando e divulgando seus trabalhos maravilhosos. Parabéns!!

Postado por Frederico em 30/09/2015 09:42

Parabéns pelo belo trabalho!

Postado por Denise Barcellos em 30/09/2015 21:17

Nossa, muito bom! Parabéns

Postado por Camila em 01/10/2015 17:54

Muito bom! Parabéns

Postado por Camila em 01/10/2015 18:02

Parabéns pelo trabalho Professora Sônia!

Postado por Flavia dos Santos Cota em 01/10/2015 18:25