A A A C
email

Terça-feira, 14/10/2014

Oficina de Cinema com Diego Knack

Tags: 11ªcre, eletiva, gec.

 

Conheça a eletiva "Oficina de Cinema" que o professor de História Diego Knack desenvolveu com seus alunos no Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira, localizado na Ilha do Governador.

 

O professor Diego Knack, mestre em História Social pela UFRJ, realiza desde o ano passado a eletiva "Oficina de Cinema". Com 24 anos de idade, sendo dois anos de magistério, ele já conquista a atenção e curiosidade de seus alunos.

 

No início da eletiva, Diego realizou uma dinâmica intitulada "Jogo das cartas" a fim de perceber o conhecimento que cada aluno traz para a oficina. Com cartas em branco, cada um responde quatro perguntas: O que você gosta no cinema?, Qual filme você mais gosta?, Qual filme você menos gosta? e Se você fizesse um filme, do que seria?

 

 

Alunos interagindo na Oficina de Cinema.

 

Após escrever nas cartas as respostas, os alunos embaralham e têm que descobrir de quem são as cartas. Assim os alunos debatem e se conhecem melhor.

 

A Oficina de Cinema preza pela autonomia dos alunos para trabalhar com foco nas suas vivências cotidianas, ou seja, os vídeos costumam ser sobre um assunto da vida deles. Eles aprendem sobre narrativas, planos, roteiro, iluminação, fotografia e técnicas de filmagem. 

 

"Pretendo em minhas aulas criar situações significativas, nas quais os alunos possam desenvolver a autonomia e serem agentes ativos no processo de ensino aprendizagem. No mundo atual, com tantas informações, é preciso quebrar a rotina da escola do século XIX",  relata o professor Diego.

 

 

Vídeo realizado pelos alunos da Oficina que concorreu no concurso Minuteen.

 

 

No decorrer da eletiva, os alunos assistem e realizam debates sobre os curtas metragens como: Paperman, Vidas no Lixo, Os fantásticos livros voadores, Birds, entre outros. Eles acabam conhecendo todas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção adaptadas para a realidade escolar.

 

Sempre em busca de aperfeiçoamento, o professor já realizou cursos com tema "vídeo e cinema", como a 1ª Oficina de Vídeos para Educadores realizada pelo canal Futura.

 

 

Vídeo editado por Diego na 1ª Oficina de Vídeos para Educadores que foi ao ar no canal Futura.

 

 

No dia da entrevista para o Portal Rioeduca, Diego e eu fomos surpreendidos com uma comemoração surpresa pelo seu aniversário que ocorreu no sábado, dia 11 de outubro. A animação e felicidade de todos eram evidentes e o professor finalizou dizendo "Agradeço muito mesmo, pois poder dar carinho, motivação e conhecimento para meus alunos é o que me mantém firme e feliz no magistério."

 

 

 

Comemoração surpresa de aniversário do professor pelos alunos do 9º ano.

 

 

Parabéns, Diego Knack! Que você continue sempre se aperfeiçoando como historiador e que o magistério te propicie muitas felicidades e realizações!

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

11ªcre (131)
gec (73)
eletiva (4)

Comentários
Prof. Diego é um presente para nossa escola. Profissional competente e grande professor!

Postado por Ana Lucia miranda em 14/10/2014 14:53

Agradeço o carinho e o destaque. Sei que muitos outros professores realizam trabalhos desse tipo na rede e acho isso realmente maravilhoso. Precisamos promover formas de aprendizagem e momentos de aula que trazem os alunos para atuarem ativamente na escola (e fora dela). Acho também que trazer as ferramentas que eles utilizam em favor do conhecimento é um caminho a ser trilhado. Agradeço enormemente à Laura pela paciência da escuta de um professor que segue animado com o que faz. Abraços

Postado por Diego Knack em 14/10/2014 22:18

Diego, você é um exemplo desta nova geração de professores do século XXI! Parabéns e continue firme em busca de uma educação de qualidade!

Postado por Stella Reis em 17/10/2014 08:05