A A A C
email

Terça-feira, 14/10/2014

Compartilhando Ideias e Construindo Saberes

Tags: 2ªcre.

 

No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Mestre! Para celebrar a data, apresentamos o blog da professora Sônia Amaral.

 

 

De acordo com o portal Brasil Escola, a ideia de criar a data aconteceu quando D. Pedro I, no ano de 1827, decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.


A iniciativa de tornar a data um feriado ocorreu em São Paulo, quando o professor Salomão Becker propôs uma reunião para discutir assuntos relacionados à educação em sua escola. O evento fez tanto sucesso entre os educadores que, por isso, outras escolas passaram a adotar a data. A comemoração se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país, tornando-se feriado.

 

 

 

 

 

 

Para homenagear os profissionais que se dedicam à formação de nossos alunos, apresentamos o trabalho da professora Sônia Amaral, regente nas séries iniciais do Ensino Fundamental em nossa Rede.


A professora Sonia Cristina do Amaral Pereira é Pedagoga com habilitação em Orientação Educacional, pós-graduada em Pedagogia Empresarial. Professora da Rede há treze anos, já foi regente de Sala de Leitura e de turmas regulares. Trabalhou também como Coordenadora Pedagógica na empresa de ecoturismo In Natura, em Teresópolis, desenvolvendo oficinas Pedagógicas com o foco na Educação Ambiental para atender alunos da Educação Básica - da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Sônia Cristina é autora do blog Professora Sônia Amaral, espaço onde propõe a troca de experiências e a divulgação de bons links na área educacional.


A professora Renata Carvalho, representante do Rioeduca, conversou com a professora Sônia, que contou um pouco de sua trajetória no magistério e sobre a criação e repercussão de seu blog.

 

 

Professora Sônia Amaral.
 

 

 

Rioeduca: Professora, como você vê a importância da leitura para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental?

Sônia Amaral: Procuro trabalhar sempre de forma interdisciplinar, valorizando a leitura e a escrita de diversos gêneros textuais. Com esse objetivo, desenvolvo pequenos projetos cujo tema seja do interesse e do cotidiano das crianças. Sempre em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola.

Para isso, parto sempre de um texto, que pode ser uma letra de música, uma história, poema, receita, propaganda, e vou explorando os conteúdos de todas as disciplinas.

Acredito que a leitura de forma descontraída e prazerosa, bem utilizada e de forma planejada é o principal ingrediente para a aprendizagem.


 

 

Blog educacional criado pela professora Sônia.

 

 

Rioeduca: Como surgiu a ideia de criar um blog para compartilhar experiências educacionais?

Sônia Amaral: Para desenvolver um projeto de forma eficaz, é necessário muita pesquisa e critérios na escolha dos textos e atividades propostas à turma. Isso fez com que eu acumulasse muito material. Normalmente usava o pendrive para armazenar e transportar o material selecionado. Porém não era a forma mais segura.

Durante as minhas pesquisas, sempre me deparava com blogs bem interessantes, nos quais encontrava modelos de atividades, textos, vídeos, histórias digitalizadas, músicas, fotos em um mesmo lugar, e achava bem prático essa forma de guardar e organizar o material. Por usar muito esses recursos, resolvi criar o blog Professora Sônia Amaral, para substituir os pendrives que usava e facilitar o planejamento de minhas aulas.

 

Rioeduca: Para você, qual a importância do blog educativo? E como foi a repercussão desse recurso educacional?

Sônia Amaral: Não fiz curso, entrei nos tutoriais da internet e fui aprendendo com o uso e com ajuda de colegas mais experientes e solidárias. Como não dominava a ferramenta, o material que postava ficava disponível na internet. Com isso as pessoas foram acessando e mandando mensagens agradecendo as ideias e pedindo sugestões. Sempre gostei de compartilhar meus trabalhos e material, da mesma forma que gosto de receber ideias e sugestões de colegas. Acho a troca fundamental na nossa profissão e, a cada mensagem e e-mail que recebia, fui me sentindo mais motivada a postar novos trabalhos.

Procuro sempre que posso publicar atividades que desenvolvo em minhas turmas e na sala de leitura como: material em Power Point, que elaboro para facilitar e enriquecer as aulas, sequências de aulas, endereços de sites, blogs e vídeos com conteúdo que julgo relevante e útil na nossa prática diária.

Em um ano de blog, já chegamos a mais de 119 mil acessos. Não imaginava tanta repercussão, mas fico muito feliz em poder compartilhar o que faço e divulgar boas ideias e dicas de outras pessoas que desenvolvem bons trabalhos.

 

 

 

Em seu blog, a professora Sônia Amaral compartilha sugestões de atividades.

 

 

 


O portal Rioeduca agradece a professora Sônia Amaral pela entrevista e parabeniza a todos os docentes pelo dia 15 de outubro.

 

 

Quer divulgar seu trabalho ou de sua escola no Rioeduca? Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do Rioeduca na 2ªCRE.

renata.carvalho@rioeduca.net



 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (276)

Comentários
Amei!!! obrigada pela oportunidade de divulgar o meu trabalho. Feliz Dia do Professor para todos nós!

Postado por Sonia Amaral em 14/10/2014 07:50

Acho a professora Sonia Amaral muito competente e carinhosa com seus alunos. Admiro seu trabalho e sua paciência em criar e executar as atividades programadas. Parabéns!!!

Postado por celia regina fernandes em 14/10/2014 20:27

Parabéns. Quanto orgulho !.e o Brasil está precisando de pessoas como essa iniciativa, pois só através da Educação poderemos tirar o Brasil desse atoleiro.

Postado por Edi Madalena Caetano em 14/10/2014 21:31

muito bom o blog. otimas ideias. parabéns!!

Postado por luisa em 14/10/2014 22:27

Parabéns Sonia!!! Trabalhei bem pouquinho com ela e ficava encantada com sua paciência e excelente trabalho que fazia!! Pena não estar trabalhando mais com ela, ia aprender muito mais!! Bjo

Postado por Adriana Monducci Cavedagne em 15/10/2014 11:30

Excelente blog! Utilizo bastante para planejar minhas aulas. Parabéns!!!

Postado por João Francisco em 15/10/2014 21:08

Muito bom, acompanho sempre. Ótimas ideias! Parabéns.

Postado por Carla freitas em 15/10/2014 21:15

Maravilhoso o blog, muitas contribuições!!!!

Postado por Flavia em 20/10/2014 21:03

Parabéns Sônia Amaral! Muito bom conhecer o seu trabalho... E compartilha - los aqui no município em que atuo como professora.! Bjsss

Postado por Cassia Quintanilha em 23/10/2014 23:10

Gostaria de parabenizar esta excelente professora e colega de trabalho. Durante o ano letivo, estou tendo o privilégio de conviver e aprender com as experiências pedagógicas que ela gentilmente partilha conosco. Parabéns para você por todos os dias que tem dedicado à educação.

Postado por Daniela Dutra s de Oliveira em 04/11/2014 16:13