A A A C
email

Segunda-feira, 06/01/2014

Aluno Leitor, Aluno Escritor!

Tags: 6ªcre, educopédia, mídias, riodeleitores.

 

 

Em outubro e novembro, os Embaixadores da Educopédia da 6ª Coordenadoria Regional de Educação tiveram como meta trabalhar com os alunos a produção de textos na Máquina de Publicar da Educoteca. Essa atividade teve como objetivo principal ajudar a formar alunos leitores e escritores. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

A Máquina de Publicar é um recurso existente na Educoteca, biblioteca turbinada da Educopédia, que possibilita a criação de livros digitais de forma rápida e fácil. Ela possui várias ferramentas que permitem a inserção de diferentes mídias, com textos, imagens, músicas, efeitos sonoros e histórias em quadrinhos.

 

Ao acessar a Máquina de Publicar, é possível criar um novo livro ou editar um existente. Existem ainda ferramentas para salvar, publicar e visualizar o documento em edição. É uma forma simples e criativa de publicar seu próprio livro e compartilhar com todas as pessoas que acessarem a Educoteca!

 

Nos meses de outubro e novembro, os Embaixadores da Educopédia da Subsecretaria de Novas Tecnologias da cidade do Rio de Janeiro trabalharam a Máquina de Publicar com suas turmas e com os professores de suas unidades escolares. Os professores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação produziram várias histórias em quadrinhos com as crianças, que foram publicadas nas redes sociais e no blog dos Articuladores da Educopédia. 

 

Na Máquina de Publicar é possível escolher vários modelos de páginas, de acordo com a história que você quer montar.

 

Alunos e professores podem produzir seus próprios desenhos para inserir na história produzida.

 

Dentre as ferramentas da Máquina de Publicar temos a inserção de imagens, vídeos, músicas e textos.

 

Antes de iniciar o trabalho na plataforma, os professores dedicaram-se à análise e à leitura de várias histórias em quadrinhos para, assim, conhecerem as características desse tipo de texto.

 

O segundo passo foi colocar a mão na massa e produzir as histórias. Ao acessar a Máquina, os alunos escolheram o modelo do template para realizar a escrita do livro. No menu "páginas", cada criança pode gerenciar a sua história, acrescentando, excluindo ou alterando a ordem dos quadrinhos.

 

No ícone "texto", eles puderam alterar a cor, a fonte e o tamanho das palavras. A ferramenta "desenho" também foi utilizada, o que permitiu a criação de figuras e a sua inserção no livro, através do botão "imagem".

 

A Máquina de Publicar possui, na aba quadrinhos, uma série de balões para serem utilizados em situações diversas. Várias músicas de fundo e efeitos sonoros fizeram parte do livro produzido pelos alunos.

 

História produzida pelos alunos da turma 1.102, da professora Rosana Miranda da Escola Municipal Paraíba.

 

História produzida pelos alunos do segundo segmento da professora Amanda Fernandes, da Escola Municipal Alberto José Sampaio.

 

História produzida pelos alunos do segundo segmento da Escola Municipal Monte Castelo, com o professor embaixador Leonardo.

 

Cada aluno, dentro da Máquina de Publicar, tem um perfil que, inicialmente, aparece como nível 1. A cada visualização, compartilhamento e avaliação que o texto receber, o aluno vai ganhando mais experiência. Quando esta atingir o limite daquele nível, passa para o próximo, que libera mais espaço para publicação.

 

O que você está esperando? Acesse a Máquina de Publicar, leia os livros, compartilhe e deixe a sua avaliação! Você estará ajudando esses alunos a se tornarem leitores ativos e escritores criativos!

 

Parabéns aos professores Embaixadores da Educopédia da 6ª Coordenadoria Regional de Educação por utilizarem a Máquina de Publicar para enfatizar o lado prazeroso de ler e escrever! É um prazer ter o trabalho de vocês no Portal Rioeduca!

 

Quer conhecer um pouco do trabalho dos Embaixadores da Educopédia? Visite o blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF
 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (343)
riodeleitores (185)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.