A A A C
email

Quinta-feira, 28/11/2013

A Jovem Escritora Andreia Martins

Tags: 9ªcre.

Apresentamos a jovem escritora Andreia Martins, ex-aluna da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que fez o lançamento do seu livro “O Reflexo da Solidão” este ano na XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

 

Através da rede social Facebook, conheci a jovem escritora Andreia que, no dia 16 de setembro deste ano, iniciou contato para esta matéria. Ela, com muito jeitinho através do bate papo, me disse: "Olá, bom dia. Como vai? Sou Andreia, ex-aluna da Rede Municipal, lancei um livro na Bienal. Estarei visitando as escolas que estudei contando a minha experiência. E a Lílian Ferreira me indicou você, representante do Rioeduca da 9ª CRE, para uma possível matéria". E assim iniciamos nossa amizade.



Passei a acompanhar os passos de Andreia pelo nosso contato quase que diário na rede social . A cada dia ficava mais encantada com esta jovem que mostrou ter muita coragem ao “correr atrás” do seu sonho e que mostra ter condições para se tornar um grande sucesso no meio literário.


O livro “O Reflexo da Solidão” lançado na XVI Bienal do Livro foi um sucesso e vem lhe rendendo frutos.



O REFLEXO DA SOLIDÃO

 

"O Reflexo da Solidão" é apenas um momento de busca, ele sugere o recomeço, o contato com toda a sorte de vivências, estradas sem fim, locais que nos levaram a novos achados que irão nos preencher a cada novo dia.


Esse livro, através de suas poesias apaixonadas, nos faz pensar no ontem. Mas sobretudo nos estimula a buscar com todas as forças o amanhã, a oxigenar os sonhos, a paixão, sempre numa busca que nasce da própria solidão.

Andreia Martins

 

 

Andreia, em entrevista recente para o Blog Sentido Oeste, diz que foi um grande desafio publicar seu livro e que precisou de muita coragem. Mas o retorno está sendo satisfatório e o melhor de tudo é poder estar incentivando os jovens da Zona Oeste. Ela, como moradora, sabe da grande carência que existe nesta região com relação à cultura em geral. "Por isso acho que podemos sempre fazer mais, buscar mais, aprender mais e incentivar sempre mais.”


Ela também fala dos escritores que inspiraram sua obra:

“Sempre tive como exemplo a Clarice Lispector, Florbella Espanca, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes. Muitos me inspiram até hoje, a poesia sempre me encantou, ela sempre esteve dentro de mim, desde a época que eu só tinha cadernos de versos que gostava e os guardava comigo”.

 

Leia a entrevista na integra em: ESTANTE SENTIDO OESTE (ENTREVISTA).

 

Vamos conhecer um pouco mais da jovem escritora Andreia Martins:


• Está Cursando o 6º Período de Letras e Literatura na Faculdades Integradas Simonsen;


• Participou do Concurso Cultural “Prêmio O Alquimista” proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e pelo escritor Paulo Coelho com o tema “O Sonho que eu tenho coragem de sonhar”;


• Seu livro “O Reflexo da Solidão” foi patrocinado por Arnaldo Niskier Professor, Acadêmico da Academia Brasileira de Letras e Presidente do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), por Paulo Pimenta, Professor e Vice-Presidente do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), por Roberto Ricther, Chefe de Gabinete do Departamento de Transporte Coletivo do Estado do Rio de Janeiro, pela empresa Rodando Legal Serviços e Transporte Rodoviário LTDA e pela empresa Declink Tecnologia de Confiança.

 

 

• No dia 24 de agosto, a autora fez o pré-lançamento do livro “O Reflexo da Solidão” e da Antologia “Lâmpada do Coração”, onde pôde participar com uma de suas poesias através de um concurso literário, de 826 candidatos ficou entre os 90 ganhadores proposto pela Editora Litteris;


• Dia 26 de agosto, foi entrevistada por um site da Zona Oeste, chamado “Panorama Oeste”, onde falou sobre sua obra a ser lançada na Bienal do Livro;

 

http://panoramaoeste.com/2013/08/de-santissimo-para-o-mundo-andreia-martins-se-prepara-para-estreia-na-bienal-1/


http://panoramaoeste.com/2013/11/escritora-revelacao-da-zona-oeste-em-2013-prepara-mais-um-lancamento/

 

• O Blog “Sentido Oeste” publicou uma matéria sobre a vida da escritora e seu livro a ser lançado na Bienal;


• Foi publicada uma matéria sobre seu livro no Blog da 9ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro (CRE);

 

• Participa de Saraus mensalmente, recitando suas poesias, ao vivo com a Rádio Sarau;


• Fez um Pré-lançamento dos seus livros na “Tenda do Livro” da Faculdades Integras Simonsen, onde estuda;


• Participou com o seu livro no evento “Café e Algo Mais” na Livraria Edital, onde fará uma noite de autógrafos a ser agendada;


• Apresentou-se no Teatro da Arena Jovelina Pérola Negra convidada por Ricardo Chacal;

 


• Realizou uma tarde de autógrafos no Departamento de Transporte Rodoviário do Estado Rio de Janeiro, onde estagiou por dois anos como estagiária de Letras;


• Foi entrevistada pelo Jornal da Empresa Rodando Legal, onde sairá uma matéria sobre seu livro e sua vida como escritora na edição de novembro;


 

• Reinaugurou a Biblioteca do CIEP Brizolão 223 Olympio Marques do Santos em Campo Grande, onde se formou no Ensino Médio. A matéria pode ser vista nos links abaixo:


http://panoramaoeste.com/2013/11/a-cultura-agradece-escola-do-zona-oeste-reinaugura-sua-biblioteca/


http://biblioteca223.blogspot.com.br/2013/11/reinauguracao-da-bilioteca-agora.html

 

• Esteve na Tarde de Autógrafos da Escritora Thalita Rebouças na Livraria Cultura no Shopping Nova América em Del Castilho.



“Foi maravilhoso conhecê-la, e ainda poder presenteá-la com o meu livro!”



Veja no link abaixo as imagens emocionantes quando Andreia mostra seu livro para Thalita que além de valorizar incentiva a jovem escritora a seguir este caminho.


https://www.facebook.com/andreia.martinsrj/media_set?set=a.529651983788459.1073741861.100002309872441&type=1

 

Participou de um evento chamado “Mostra de Talentos” promovido pela Sala de Leitura na Escola Municipal Charles Dickens da 9ª CRE, apresentando seu livro lançado na Bienal, promovendo uma pequena palestra e conversa com os alunos, junto a Representante do Rioeduca da 9ª CRE, da direção da escola e da antiga diretora da Unidade Margareth Regina.

 


Da esquerda para direita: coordenadora Elisa Farias, prof. Vagner de Souza, ex-diretora Margareth Regina, diretora Jane Henriques, Andreia, Adjunta, e Sala de Leitura profª Cristina Lima e a representante Rioeduca 9ª CRE, profª Márcia Alves.



Grupo de alunos amantes de literatura da E. M. Charles Dickens – 9ª CRE

 

Em novembro de 2013 lançou a Antologia Literária “Lâmpada do Coração”. Seus livros estiveram a venda durante toda a Feira das Escolas Estaduais - 7° Salão das Escolas Estaduais, nos dias 12, 13 e 14 de novembro no Centro de Convenções Sulamérica.

 

Abaixo links relacionados à escritora Andreia Martins:


Blog da Escritora - http://wwwandreiameuspoemas.blogspot.com.br/


Facebook - https://www.facebook.com/pages/Poetisa-Andreia-Martins/155979694503076

 

Andreia desejo a você muito sucesso e que você continue a disseminar sua coragem em realizar seus sonhos e objetivos na mente e coração de muitos jovens que precisam se inspirar em exemplos como o seu para também encontrarem seu caminho. Conte sempre conosco. Felicidades querida.


Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (309)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.