A A A C
email

Segunda-feira, 18/11/2013

Visita Guiada ao Planetário da Gávea

Tags: 6ªcre, visitas.

 

No mês de novembro, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Cláudio Ganns realizaram uma visita guiada ao Planetário da Gávea. A visitação tem o objetivo de contribuir para a vida acadêmica e cultural dos educandos.

 

A Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras, exposições e visitações guiadas. Essas ações têm por objetivo difundir a Astronomia, as Ciências afins e desenvolver projetos culturais.

 

Através da utilização da tecnologia, a Fundação Planetário pretende oferecer aos visitantes lazer e cultura de qualidade em um ambiente totalmente acolhedor e atrativo.  Vamos conhecer um pouco desse espaço encantador?

 

 

O vídeo "Passeio Virtual do Museu do Universo" nos leva a uma viagem emocionante ao mundo da Astronomia.

 

A Astronomia, como vimos no vídeo acima, e as Ciências afins geram várias perguntas e nos permitem avançar no saber. Quando se investe em Ciência básica, está se dedicando um tempo valioso ao crescimento do saber da humanidade. Uma sociedade que não investe em conhecimento é uma sociedade estagnada.

 

Pensando nisso, a Escola Municipal Cláudio Ganns utilizou uma visita guiada ao Planetário da Gávea para introduzir os alunos do 4º ano (turmas 1.401 e 1.403) à Ciência, item indispensável para o exercício da cidadania e do progresso.

 

A visita foi realizada no dia 7 de novembro, sob orientação da professora Lidiane. Os alunos participaram da atividade Experimentos Interativos. Situado à direita da entrada, esse espaço trata da história da Astronomia, envolvendo: medição do tempo, fases da lua, estações do ano e as marés.

 

Sob o mezanino, com dez experimentos, segue-se uma área reservada, onde as crianças e a professora puderam aprender sobre a Astronomia estelar e os desenvolvimentos científicos e tecnológicos que levaram ao desenvolvimento da astrofísica.

 

 

Alunos do 4º ano interagem com os monitores e com os experimentos interativos.

 

Com alegria e entusiasmo, os alunos da Escola Municipal Cláudio Ganns exploram os conteúdos pedagógicos abordados pela professora Lidiane em sala de aula.

 

A passagem dos educandos pela Nave Escola foi emocionante! Cenografada como uma nave espacial, essa área reúne 27 experimentos dedicados ao conhecimento do Sistema Solar, da Cosmologia, da pesquisa espacial e das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo.

 

As dúvidas sobre os experimentos e as exposições do Museu do Universo foram tiradas pelos monitores. Estes jovens têm idades entre 15 e 18 anos, são alunos do ensino médio das escolas públicas do Rio de Janeiro que passaram por um período de treinamento com astrônomos para atender os visitantes. São identificados por crachá e camisa azul escura. Você já deve ter identificado alguns deles nas imagens anteriores.

 

Como vimos, essa aula passeio trouxe grandes contribuições para a vida acadêmica e cultural dos alunos da unidade escolar. Depois dessa visita guiada, eles nunca mais serão os mesmos!

 

 

Alunos do 4º ano ampliam seus conhecimentos sobre o Universo através da visita guiada ao Planetário.

 

Os educandos da Escola Municipal Cláudio Ganns estreitam sua relação com o Universo através das explicações dos monitores.

 

A partir dessa ação, uma ponte foi construída entre estas crianças e o Universo. Tudo o que foi visto e aprendido os ajudarão a respeitar a grande natureza que os cerca e a lembrá-los de seus limites.

 

Parabenizamos a Escola Municipal Cláudio Ganns e a professora Lidiane por utilizarem a Astronomia para inspirar seus alunos e a despertar a curiosidade. Este último torna-os mais atentos e sensíveis a tudo o que os rodeia, inclusive uns aos outros. É um prazer ter o trabalho de vocês no Portal Rioeduca!

 

Quer conhecer um pouco do trabalho da Escola Municipal Cláudio Ganns? Visite o seu blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª Cre

E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (344)
visitas (62)

Comentários
Olá Prof. Patricia! Agora o Planetario do Rio de Janeiro tem uma visita virtual. Depois da visita presencial você pode retomar a visita direto dos computadores da escola. Acesse www.eravirtual.org e clique sobre o Planetario. Abs

Postado por Carla em 18/05/2014 11:43