A A A C
email

Sexta-feira, 29/11/2013

Entrevista com a Professora Michelle - Blog Fazendo Leitura

Tags: 5ªcre.

 

A professora Michelle Moreira criou o blog Fazendo Leituras, com o objetivo de estimular os professores ao trabalho com livros infantis em sala de aula, além de sugestionar atividades desenvolvidas a partir das leituras.

 

Michelle Moreira é professora da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro há quase doze anos. Está lotada na E. M. 05.14.016 Pires e Albuquerque, e exerce a função de regente de Sala de Leitura.


Alfabetizadora por excelência, a professora Michelle já teve a oportunidade de trabalhar com turmas de projetos, tais como o Se Liga (atual Realfabetização) e o Acelera (atual Aceleração) do Instituto Ayrton Senna. Nesses projetos, pôde lidar muito mais com a questão dos empréstimos de livros, já que a rotina realizada nestas aulas priorizava a leitura. A partir daí, Michelle passou a utilizar livros de literatura em todas as áreas do conhecimento, todos os dias. “As crianças gostavam muito! Além dos livros divertidos no final das aulas e das produções textuais”, acrescenta a professora Michelle.

Professora Michelle Moreira.

 

Na vida pessoal, Michelle é casada, cursa a Faculdade de Letras e tenta realizar seu trabalho da melhor maneira possível, com foco no aluno.

 

“Sou muito feliz com o que eu faço!”, afirma Michelle ao Portal Rioeduca.

 

Blog Fazendo Leitura nas Redes Sociais


Observando o blog Fazendo Leitura, http://fazendoleitura.blogspot.com.br/, existente há algum tempo, onde Michelle posta suas dicas de leitura, vi que, quase diariamente, ela o atualiza explorando sempre a leitura, motivando e postando atividades para o trabalho dos professores com seus alunos. Por isso decidi realizar esta entrevista, onde a professora fala como surgiu a ideia de criar o seu blog e deixa uma mensagem aos leitores do Portal Rioeduca.


“Criei uma página no Facebook onde estimulo o trabalho com livros infantis em sala de aula, além de dicas e atividades desenvolvidas a partir das leituras. Convido os leitores e especialmente os 164 seguidores do grupo a acompanharem as dicas e atividades através do Blog”, finaliza a professora Michelle Moreira.

 

Entrevista com a professora Michelle Moreira

 

1- Como surgiu a ideia de criar o blog Fazendo Leitura indicando sugestões de leitura aos professores?

Como professora da Sala de Leitura da E. M. Olegário Mariano, onde trabalhei de 2002 até o ano passado, eu sempre sugeria livrinhos de literatura infantil às professoras regentes em seus planejamentos. Elas também me procuravam na sala e pediam pra que eu separasse alguns livros que falassem sobre determinado assunto e, assim, surgiu a ideia do blog! Por que não sugerir leitura de livros para mais e mais professores? Então, criei o Fazendo Leitura que, em princípio, seria focado apenas na sugestão de livros, mas passei a dar ideias de atividades, mostrando fotos e postando modelos de trabalhinhos para os alunos. Deu super certo! Muitos professores de diversos lugares do país acessam o blog e deixam seus comentários!
Devo lembrar que o público-alvo é o PROFESSOR.

 

 

Mural da Sala de Leitura da E. M. Pires e Albuquerque.

 

2- Há quanto tempo você trabalha como regente de Sala de Leitura?

 

Trabalhei na Sala de Leitura em 2012 na E. M. Olegário Mariano e, agora em 2013, na E. M. Pires e Albuquerque. Antes mesmo de estar na Sala de Leitura, eu já praticava a leitura de livrinhos com minhas turmas através de rodas de leitura, contação de histórias, além do famoso “Cantinho da Leitura” e empréstimos semanais.

 

3- Conte-nos um pouco sobre suas experiências de trabalho neste espaço virtual.

 

Recebo muitos comentários elogiando o blog e as atividades. Mas o que me deixa mais contente é ver que muitos professores estão utilizando, realmente, estes livros em sala de aula, e até realizando as atividades que sugiro.

 

Aluno da Classe Especial realizando atividade na Sala de Leitura.

 

4- A indicação de livros faz parte de algum projeto?

 

Não. Geralmente sugiro livros que trabalho nas minhas aulas na Sala de Leitura ou de acordo com alguma data comemorativa do mês. Também já estou estudando alguns projetos para 2014 que envolverão o blog.

 


5- Há interação entre os livros e os leitores do blog, um feedback?

 

Sim. Muitos professores deixam comentários no próprio blog, dizendo que realizaram as atividades sugeridas a partir dos livros e a maioria parece gostar do resultado.

 

Alunos da E. M. Pires e Albuquerque lendo os livros que foram dicas da professora Michelle Moreira.

 

6- Como se sente ao saber que outros professores visitam seu blog?

 

Sinto-me muito feliz por poder contribuir um pouco com os meus colegas professores, facilitando a pesquisa dos livrinhos, já que muitas vezes esse professor não tem tempo de ir à Sala de Leitura para procurar por um livro adequado a sua aula ou a sua necessidade.
Também fico surpresa ao receber mensagens de professores de outras partes do Brasil, como Ceará, Rio Grande do Sul, Fernando de Noronha... O Fazendo Leitura está crescendo e espero que todos estejam gostando das sugestões.
Em menos de um ano da criação do blog, o Fazendo Leitura já teve mais de 80.000 acessos. Fico contente por isso!!


7- Em quais outras redes sociais você interage com os leitores do seu blog Fazendo Leitura?

 

Criei uma página do blog no Facebook. O Fazendo Leitura já tem mais de 164 “curtidas”. Os professores que acessam o blog recebem um aviso sobre as atualizações da página, que é atualizada quase todos os dias.

 


 

8- De que forma você avalia essa interação?

 

Positiva. Através dela tenho contato direto com os leitores do blog. Compartilhamos experiências, já que isso tudo é uma aprendizagem. Nem sempre um colega pensou numa atividade do jeito que eu pensei, ou vice-versa. Por isso, é muito bom interagirmos procurando ideias aqui e ali. O trabalho cresce e quem ganha é o aluno.

 

9- Conte-nos uma experiência de algum professor que já tenha usado o livro sugerido no blog Fazendo Leitura.

 

A professora Raquel, regente da turma 1302 da escola em que trabalho, utilizou vários livros que sugeri no blog. Mas, um livro, em especial, “Liga e desliga”, foi um sucesso entre os alunos, já que ela criou uma atividade bem diferente a partir da minha sugestão de leitura.
As fotos dessa atividade estão no blog da E. M. Pires e Albuquerque.

 

Alunos da professora Raquel, com livros sugeridos pelo blog Fazendo Leitura.

 

10- Deixe uma mensagem aos leitores do portal Rioeduca sobre esse trabalho.

 

Sempre gostei muito de livros, desde pequena. O meu sonho era crescer bem perto deles.
Desde que estou em sala de aula, trabalho com atividades a partir de leituras de textos, sejam livros, sejam receitas, jornal ou gibi... Quando passei a ser regente de Sala de Leitura, pensei: é a hora!


O incentivo à leitura é fundamental. A leitura precisa estar presente e VIVA dentro das escolas e dentro da gente também...


Então, é muito gratificante saber que estou contribuindo, nem que seja o mínimo, para a propagação da leitura pelas salas de Aula e de Leitura que estão por aí. Acredito que uma ideia não deve ser guardada pra si. O livro “Nicolau Teve uma Ideia” nos mostra isso. Gosto muito de compartilhar, de dividir, e o blog me permitiu realizar esta vontade quase que inata: levar a leitura para mais e mais crianças através de seus professores.
 

 

Agradeço a professora Michelle Moreira pela presteza em compartilhar com o Portal Rioeduca o trabalho desenvolvido nas redes sociais. Assim como agradeço a Escola Municipal Pires e Albuquerque através da direção e das professoras Janaina Stasio e Solange Rosa por acreditarem neste maravilhoso trabalho!

 

Visitem o blog da professora Michelle Moreira http://fazendoleitura.blogspot.com.br/.

 

Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza


Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

                               

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (353)

Comentários
Eu conheço de perto o trabalho da professora Michelle, já tive o privilégio de trabalhar com ela,que faz um excelente trabalho, o sucesso do blog é a confirmação de um trabalho riquíssimo. PARABÉNS!!!

Postado por Ana Márcia em 29/11/2013 21:11

Parabéns professora Michelle! Seu blog é lindo e muito enriquecedor! Este trabalho de excelência merece ser divulgado!

Postado por Patrícia Fernandes em 02/12/2013 12:43