A A A C
email

Quinta-feira, 13/02/2014

Praia Bonita é Praia Limpa!

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

A E. M. Dr. Nelcy Noronha está montando, para o início de julho, a sua "Mostra Cultural" cujo tema é a água, aproveitando o "Ano Internacional de Cooperação pela Água" estabelecido pela ONU para 2013. E como o projeto é para todo o 2º semestre, alguns professores estão trabalhando conteúdos relacionados ao tema.

 

E quem nos fala sobre o projeto é a professora Carla de ciências, que contou com a colaboração de outros professores para colocar em prática uma aula diferente e muito proveitosa.

Vamos conhecer mais um Aulão da Nelcy!

 

Professor Roberto Guanabara, professora Carla Mª de Oliveira e professor Josemar Lima.

 

Aproveitei a Semana do Meio Ambiente para levar meus alunos a refletirem sobre a poluição das praias onde, diante de tanta beleza, a Educação Ambiental é essencial para a sua preservação. Observamos que os visitantes deixam seu lixo nas praias, lixo este que pode acabar parando nas águas e prejudicando todo o ecossistema marinho e terrestre.

 

Assim, planejei uma aula diferente das tradicionais. A ideia era preparar uma aula fora do ambiente escolar, uma atividade extraclasse. Queria proporcionar aos meus alunos a possibilidade de vivenciarem, na prática, os conceitos e temas apresentados em sala, além de terem a oportunidade de lazer e integração entre colegas e professores. As atividades foram planejadas a fim de ajudar os alunos a ampliarem seus conhecimentos e habilidades, uma atividade suplementar à aula.

 

Sempre acreditei que o ensino de Ciências (e de qualquer disciplina) pode ser ministrado de maneira lúdica, informal, tecnológica e "fora dos muros da escola" onde entendo que as atividades extraclasses se apresentam como quebra de paradigma do ensino tradicional. Se dentro da sala os alunos vivem interessados no que acontece do lado de fora, por que não sair com eles e aproveitar esse interesse para a aprendizagem?

 

 

Montei uma aula em PowerPoint com o tema "Praia Bonita É Praia Limpa!", na qual estavam inseridas muitas imagens, textos e vídeos. Inicialmente, perguntei o que eles faziam com o lixo produzido ao se divertirem nas praias. E concluí, após insistência, que muitos deixavam por conta dos pais e estes deixavam o lixo em uma sacola na areia. O interessante foi mostrar a eles que, quando a maré sobe, o lixo acaba caindo no mar. Foi o momento de levar aos alunos o conteúdo relacionado ao Meio Ambiente como o tempo de decomposição dos materiais e como o lixo afeta todo o ambiente aquático e terrestre. Os alunos ficaram perplexos ao assistirem ao vídeo de um golfinho que pede ajuda a um mergulhador porque existia uma linha de pesca aderida em suas nadadeiras.
 

 

 

Assistiram também a este vídeo.
 

 

 

Dei outros exemplos de que muitas tartarugas morrem porque confundem sacos plásticos com seu alimento preferido: as águas-vivas. Os albatrozes, aves que se alimentam do ambiente aquático, também foram citados, uma vez que aparecem mortos devido à grande quantidade de tampinhas de garrafas encontradas em seu abdome.


Na aula, os alunos fizeram diversas atividades avaliativas, leitura de textos, compararam imagens, debateram sobre o que fazer com o lixo e confeccionaram prospectos para distribuir aos banhistas na praia.


O Aulão aconteceu no dia 7 de junho na praia da Barra da Tijuca e tivemos muita sorte pois o dia estava bastante ensolarado. Contei com a colaboração dos Professores Josemar Lima (Geografia) e Roberto Guanabara (Educação Física) para ajudar nas tarefas e controle dos alunos.

 

 

Orientamos os alunos sobre a utilização do filtro solar e boné, pois, apesar de estarmos no inverno, devemos nos prevenir contra o câncer de pele. Começamos com uma aula de alongamento sob a coordenação do Professor Roberto para darmos início às atividades. Logo após, o grupo foi dividido e começamos a recolher o lixo das areias. Em apenas meia hora, recolhemos três sacos cheios de lixo. Havia lixeiras, mas elas estavam vazias. Os alunos questionaram: "professora, estamos no inverno, a areia parece limpa, mas olha quanto lixo!".

Fiquei feliz, pois o que debatemos em sala de aula começava a fluir na prática! Demos uma pausa para matar a sede e a fome. Liberamos apenas o banho nos pés... Mas imprevistos acontecem e sob nossos olhares, muitos, de modo "sem querer", ficaram completamente molhados... Afinal, estávamos em uma bela sala de aula...
 

 

 

Continuamos nossas atividades comparando o lixo dos grupos, o percentual de lixo encontrado e classificando o lixo pelo tempo de decomposição no meio ambiente. Constatamos que existiam muitos resíduos de material plástico, guimba de cigarros, isopor. Havia poucas latinhas e isso foi questionado aos alunos. A resposta veio imediata: A RECICLAGEM.

 

 

Era o momento de entregarmos os prospectos confeccionados em sala de aula aos banhistas... Recebemos muitos elogios pela iniciativa ambiental e também pela educação dos alunos. 

 

 

Na escola, montamos um mural com direito à exposição dos resíduos encontrados na praia. Os alunos entregaram os prospectos a alunos, professores e funcionários. 

 

 

Creio que concluí as metas do Aulão: dar continuidade à formação de um cidadão crítico e consciente, desenvolvendo no aluno a percepção do seu papel como agente no processo de preservação e conservação das praias brasileiras através de uma aula com lazer, integração e aprendizagem.

 

Veja na íntegra todas as imagens do "Aulão" no vídeo abaixo produzido pela professora Carla:

 

 

 

 

Professora Carla e equipe da E. M. Nelcy Noronha, é sempre emocionante compartilhar, neste espaço, suas experiências tão inovadoras e poder levar a todos sua excepcional habilidade de transformar suas aulas em momentos marcantes aos seus alunos. PARABÉNS!
 

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (320)
blogdeescola (75)

Comentários
Obrigada prof Márcia pelo espaço em poder compartilhar com todos uma aula prazerosa em que pude ver a integração de alunos, professores e natureza como um todo. Ver o aprendizado fluir fora da escola e a alegria dos alunos em ter uma aula diferente deixa qualquer profissional da educação muito feliz!

Postado por Carla Maria em 05/07/2013 16:14