A A A C
email

Sexta-feira, 07/02/2014

Línguas de Vinicius, Sonetos de Moraes

Tags: 5ªcre, protagonismojuvenil.

No dia 10 de maio os alunos do Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan apresentaram uma releitura das obras de Vincius de Moraes criando um espetáculo maravilhoso, tendo à frente do projeto uma equipe de professores nota 10.

 

 

No dia 10 de maio aconteceu no Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan, na 5ª CRE, um lindo espetáculo protagonizado pelos alunos tendo como tema Vinicius de Moraes. Um lindo espetáculo que contou com a orientação de professores engajados, que prezam a arte de interpretar, a dança e a música, através das letras deste encantador poeta.


Segundo a equipe, o trabalho foi a concretização das pesquisas e experiências dos alunos que foram realizadas de forma interdisciplinar nas aulas de Artes, Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), Português e Sala de Leitura.

 

Estiveram presentes as professoras Catharina Baptista e Gina Mor/SME, Regina Bizarro, representante do Rioeduca na 5ª CRE, professoras de Salas de Leitura e alunos dos GECs Anísio Teixeira e Rio de Janeiro, acompanhados dos seus professores.

 


Vinicius, Sonetos e Lirismo

 


Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913, no bairro do Jardim Botânico. Foi diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor.

 

Notabilizado pelos seus sonetos, Vinicius de Moraes carregava consigo um lirismo peculiar. Ficou conhecido como "poetinha", apelido atribuído por Tom Jobim. Era boêmio inveterado, fumante e apreciador de uísque. Foi também conhecido por ser um grande conquistador e casou-se por nove vezes.


Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o Vinicius teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

 

O “poetinha” veio a falecer na manhã de 9 de julho de 1980, de edema pulmonar, em companhia de Toquinho e de sua última mulher, a atriz baiana Gesse Gessy.

 

A Secretaria Municipal de Educação, junto às escolas da rede, está comemorando ao longo do ano letivo os 100 anos de nascimento de Vinicius de Moraes.

 


 


Conheça mais sobre a vida de Vinicius de Moraes, clicando aqui.

 

 

Línguas de Vinicius, Sonetos de Moraes – Uma Prática Interdisciplinar na Escola Pública de Horário Integral e seus Desdobramentos

 


Segundo o professor de Artes Cênicas Fabio Fortes, “a ideia da peça surgiu na primeira reunião de planejamento do ano. A coordenadora Valéria Valentim convocou o grupo de professores da escola a desenvolver projetos interdisciplinares. A professora da Sala de Leitura, Andrea Alves, propôs o Centenário do poeta Vinicius de Moraes como tema gerador das discussões. Ocorreu então a união do grupo de Línguas, Artes e Sala de Leitura, que começaram a idealizar a peça “Línguas de Vinicius, Sonetos de Moraes”. O planejamento coletivo sugeriu que os professores dessas disciplinas fossem para suas salas de aula apresentar a proposta aos alunos.


Poemas, Sonetos, Músicas de Vinicius foram os elementos indutores para a criação e a experimentação da obra do “Poetinha” no corpo e na voz dos alunos do GEC Malba Tahan. As professoras de línguas estrangeiras, Miriam Pinheiro (7°ano), Aniger Capano (8°ano) e Viviane Passos (9°ano) dividiram a interação do inglês e do espanhol da seguinte forma: o 7°ano trabalhou o inglês nas obras da "Arca de Noé", o 8°ano, as músicas de Vinicius, cantando-as em inglês e 9°ano, Sonetos e músicas em espanhol. A professora da Sala de Leitura, Andrea Alves, trabalhou com a imersão nas obras e vida do poeta. O elemento cenográfico do espetáculo foi desenvolvido pela professora de Artes Visuais, Vivian Sobrino, que conduziu a produção de ilustrações, feita pelos alunos, tendo como inspiração não só as obras do poeta como também fotografias e vida do artista. O Professor de Artes Cênicas, Fabio Fortes, produziu as encenações de cada obra. O conjunto destas práticas integrou o resultado de nossa peça, que encenou as obras em Português, Inglês e Espanhol.


Por estarmos em uma escola de horário integral, os alunos e os professores puderam interagir com mais facilidade. O encontro entre os pares é facilitado pela presença diária de todos na escola durante o período integral. Os ensaios aconteceram durante as aulas de Artes, nas aulas de Línguas e nos horários de Estudo Dirigido. Vale ressaltar a integração da equipe em prol deste resultado, que trabalhou com ensaios, cenografia, indumentária, organização, pronúncia, ritmo, cooperação mútua entre professores e alunos nesta realização. Foi um trabalho gratificante que uniu a escola e proporcionou aos alunos um contato efetivo com a obra e vida de Vinicius de Moraes”.

 


Os alunos do GEC Malba Tahan deram um show de talento e fizeram uma linda e emocionante releitura da obra de Vinícius de Moraes!

 

O painel que vemos ao fundo na foto abaixo e na foto destaque desta matéria foi criado pelos professores do GEC Malba Tahn a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de artes.

 

 

 

 

No dia 20 de maio o GEC Malba Tahan foi convidado a reapresentar a peça Línguas de Vinicius, Sonetos de Moraes na abertura oficial do Projeto Teatro das Letras, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire. Desta forma, as experiências proporcionadas aos alunos e ao grupo de professores envolvidos neste projeto enriqueceram o conhecimento e proporcionou uma grande valorização de suas práticas.

 

O Rioeduca congratula alunos, professores e equipe da direção do GEC Malba Tahan pelo brilhante trabalho.

 

Agradeço a parceria do professor Fabio Fortes nesta publicação.

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Visitem, acompanhem e comentem os blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Conheçam os blogs da 5ª CRE. Acompanhem, também, nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (410)
protagonismojuvenil (76)

Comentários
Muito interessante o tempo passa e Vinicius é imortal! Muitos trabalhos educacionais podem ser realizado com a obra deste grande autor! Parabéns 5ª Cre! Parabéns Professoras!

Postado por Helena(by troia em 07/06/2013 16:48

Na foto da equipe onde se lê Viviane Passos (Professora de Língua Portuguesa) le-se também Professora de Língua Espanhola.

Postado por Viviane Passos em 07/06/2013 21:57

Parabéns professores!!Muito lindo o trabalho. Estou também trabalhando Vinícius em minha escola e esse trabalho foi inspiração para o meu. Essa Troca de experiências é muito importante para a rede. abraços

Postado por Rosilene em 10/06/2013 11:32