A A A C
email

Terça-feira, 28/05/2013

Alegria e Poesia para uma Data Especial

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil, creches, gec.

A Creche Municipal Doutor Marcelo Candia e o Ginásio Experimental Carioca Epitácio Pessoa comemoraram o Dia das Mães com uma reflexão sobre a importância da data e com a criação de poesias pelos alunos.

 

 

A Creche Municipal Doutor Marcelo Candia nos conta que não costuma trabalhar com datas comemorativas. Porém, este ano, muitas crianças levaram para o ambiente escolar o tema Dia das Mães, dizendo que iriam comprar um presente para a mamãe e outros disseram que não poderiam presentear a mãe nesta data.


Partindo deste acontecimento, a equipe pedagógica percebeu a necessidade de trabalhar o tema sob várias perspectivas e levar os pequenos a refletirem sobre o assunto. “O que é ser mãe?”, “todos têm mãe?”, “precisamos de uma data definida para homenagear a mãe?”, “o amor pode ser medido pelo valor do presente?”. Estes foram os questionamentos discutidos com os alunos na faixa etária entre três e cinco anos.

 

A equipe pedagógica, após a conversa com os pequenos, combinou que cada aluno iria produzir uma lembrança para presentear a mãe ou o responsável que ocupa esse papel em sua vida. As crianças participaram de atividades diversificadas para a construção da lembrança para as mães.


O objetivo da C. M. Doutor Marcelo Candia foi alcançado, pois os responsáveis, ao receberem a homenagem, valorizaram a produção de seus filhos, percebendo que o afeto empregado na produção do presente é mais valioso que qualquer presente comprado em lojas.

 

 

Alunos participando da atividade.

 

Produção do presente da mamãe.

 

Alunos reunidos mostrando suas produções para o presente das mães.

 

Poesia para uma Data Especial

 

A professora de Língua Portuguesa Maria Luiza de Azevedo Barroso, do Ginásio Experimental Carioca Epitácio Pessoa, desenvolveu um trabalho interessante sobre o Dia das Mães com as turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental.


A ideia deste trabalho surgiu através do estudo, nas aulas de Geografia, sobre a mulher no mercado de trabalho e sua jornada dupla, atuando também como dona de casa, que realiza todas as tarefas domésticas.


As atividades, que culminaram na produção de poesias sobre o tema, tiveram como base alguns objetivos:

 

Valorização da figura materna como mulher, mãe, trabalhadora, dona de casa;


• Incentivar os alunos a auxiliarem as mães nas tarefas diárias de organização da casa.

 

Após amplo debate sobre o papel da mulher no Brasil moderno, foi feita uma pesquisa entre os alunos das turmas 1.701 e 1.702 e, num universo de quarenta jovens, apenas três de suas mães não trabalham fora do lar.


As turmas elaboraram um roteiro diário com as obrigações de suas mães e perceberam a exaustiva jornada a que elas são submetidas e concordaram sobre a importância da divisão das tarefas em casa.


Ao final da atividade, as turmas produziram belas poesias para homenagear as mães. Na escola, os textos e desenhos fizeram parte do mural “Como é a minha mãe?”.

 

 

Minha mãe

 

Minha mãe é delicada
Tudo de bom ela tem.

 

É uma rosa perfumada
Por isso, trato dela 
Sempre muito bem

 

Me criou
E sempre me amou.

 

Ela é a pétala 
Da minha rosa
E a luz
Da minha escuridão 

 

E, por isso, não tenho
Medo de dizer que:
Amo minha mãe
Do fundo do meu coração.

 

Autora: Thaynara Cristina, turma: 1.702.
 

 

Professora Maria Luiza e alunos da turma 1.701.

 

 

Professora Maria Luiza e alunos da turma 1.702.

 

 

Parabéns às unidades escolares pelas belas homenagens às mães!
 

 

Gostou desta publicação?

Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (299)
creches (89)
gec (73)

Comentários
Parabéns a Creche Municipal Doutor Marcelo Candia e o Ginásio Experimental Carioca Epitácio Pessoa pela comemoração realizada pelo dia das mães!

Postado por Helena(by troia) em 28/05/2013 19:40

Parabéns equipe!! Vocês fizeram um belo trabalho!esse é o papel da escola: refletir sobre valores e questões culturais. Um grande beijo.

Postado por Morgana Rezende em 02/06/2013 13:31