A A A C
email

Quinta-feira, 23/01/2014

Uma Horta na Escola Municipal Jorge Gouvêa

Tags: 4ªcre, .

 

 

A Escola deve promover hábitos alimentares saudáveis, pois é através da adoção de hábitos saudáveis que não só os alunos, mas também as famílias e toda a comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. 

 

 

(...)Os que plantam sofrem com as tempestades, as estações e raramente descansam. Mas, ao contrário de um edifício, o jardim jamais para de crescer. E, ao mesmo tempo em que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura.

 Paulo Coelho  

 

Promover saúde na escola é uma perspectiva transformadora. Remete-nos a práticas educativas baseadas na construção compartilhada do conhecimento, no respeito ao saber popular e na construção de alternativas de transformação das condições de vida e saúde da população.

É por esse viés que a Escola Municipal Jorge de Gouvêa trabalha a promoção da alimentação saudável junto aos seus alunos e à comunidade escolar.

 

 

"Em tempos de Projeto Saúde na Escola, vale ressaltar também a importância de uma alimentação saudável. E nada mais justo do que falar de alimentos de fácil acesso e que fazem parte da base de nossa alimentação: frutas, legumes e verduras. Hoje em dia, muita gente quer ter sua própria horta em casa, até pessoas que moram em apartamentos fazem hortas suspensas em suas varandas. Tudo isso para não deixar de consumir alimentos saudáveis para o corpo."

Texto retirado do http://jorgedegouvea.blogspot.com.br/

 

Para manter o peso ideal, a saúde e ainda obter todos os nutrientes de que o corpo necessita é imprescindível ter uma dieta variada, na qual a deficiência de um nutriente em certos alimentos seja compensada por sua presença em outros. Por isso, é muito importante consumir alimentos dos quatro grupos básicos (verduras, legumes e frutas; cereais; leite e derivados; carne), ou seja, devemos manter uma dieta balanceada.

 

 Uma Horta na Escola Pode Ser o Caminho para uma Alimentação Saudável na Prática 

 

A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade, pois uma horta também proporciona momentos de distração, de vida ao ar livre. É uma oportunidade de realizar trabalhos manuais, além da satisfação de ver o desenvolvimento das plantas.

 

 

 

 

"Na Jorge de Gouvêa, os alunos, a comunidade e até funcionários têm a sua própria horta liderada pelo Sr. Antônio, figurinha simpática, educada e muito conhecida pelos integrantes dessa unidade escolar. Todos o chamam de 'seu Antônio da Horta'.

Já faz um tempo que ele lidera o Projeto Horta Comunitária em nossa escola e o facilitador das ações é o fato de que ele está inserido na comunidade escolar pois é morador do bairro.


A horta já foi cenário de vários trabalhos sobre Ciências: plantio, germinação, alimentação, feiras... E segue até hoje realizando seu papel social que é disponibilizar alimentos saudáveis para a comunidade escolar. Além de legumes, frutas e verduras, lá ainda têm ervas medicinais: erva cidreira, capim limão, cana do brejo e entre outras. Sempre que é preciso, algum funcionário recorre ao seu Antônio da Horta à procura de um folhinha pra fazer um chazinho

.
A horta da Jorge é um referencial para as crianças e comunidade. Segue abaixo algumas fotos recentes de nossa horta."

Texto retirado do http://jorgedegouvea.blogspot.com.br/

 

 

Parabéns a toda a equipe da Jorge Gouvêa, não só por realizar um trabalho de promoção de saúde com os seus alunos, mas também por fazer com que por meio deles a comunidade esteja percebendo a importância de viver de forma saudável.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (255)
(54)

Comentários
Q lindo trabalho!! è emocionante ver a dedicação e o resultado desse trabalho.

Postado por claudia beatriz em 16/05/2013 13:17

Oi Ana,parabéns. Gostaria muito de fazer uma horta na nossa escola. Somos da Escola Bolívia da 5ª CRE. Quem te orientou? Você pode nos ajudar? Profª Vera.

Postado por Vera em 16/05/2013 14:00

Trabalho maravilhoso! Toda escola deveria ter uma horta!

Postado por Patrícia Fernandes em 16/05/2013 14:07

Um ótimo trabalho na escola, o desenvolvimento da horta na escola traz ótimos resultados para a saúde dos alunos.

Postado por Julia em 16/05/2013 21:48

Obrigada Ana pelo destaque!! Esse também é um desdobramento do nosso papel social para com a comunidade. A criança consciente hoje é o adulto consciente de amanhã!!

Postado por Equipe Jorge de Gouvêa em 27/05/2013 23:59