A A A C
email

Segunda-feira, 29/04/2013

Ciências em Ação na E. M. Calouste Gulbenkian

Tags: 1ªcre.

 

 

A Professora Thais Dutra da Escola Municipal Calouste Gulbenkian realizou com seus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o projeto “Explorando o Sistema Solar.”  O que era para ser um conteúdo, inspirou os alunos e se transformou em um projeto que movimentou toda escola.

 


Sistema Solar

 


Conhecer o espaço sideral, estudar o Sistema Solar e descobrir o que existe além do infinito sempre foi um grande desafio para o ser humano. E começar cedo nestas descobertas é algo interessante e atrativo quando se faz através de maquetes e produções de arte.

 

 

 

"O Sistema Solar é constituído pelo conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol e que, portanto, estão sob sua influência gravitacional. Dentre esses corpos, os maiores são os planetas, que totalizam oito, seguidos pelos cinco planetas anões, vários satélites naturais e inúmeros outros corpos menores, como asteroides e cometas."

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar)

 

A Professora Thaís inspira seus alunos através  desta maravilhosa caminhada que é a descoberta da Ciência. A repercussão do projeto foi tanta que os alunos compartilharam os novos conhecimentos com colegas de outras turmas.

 

 

O Universo

 

A Professora iniciou o ensino do conteúdo Universo a partir de uma apresentação em power point com imagens do espaço sideral. Os alunos puderam participar de forma ativa trazendo conhecimentos de programas e documentários que haviam assistido sobre o tema.

 

Professora Thais Dutra com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

 

Dos conhecimentos obtidos sobre o Universo, a turma foi capaz de vivenciar um estudo mais complexo sobre o Sistema Solar. Para melhor visualização do conteúdo, foram construídos modelos do Sistema Solar com os materiais que os próprios estudantes trouxeram para aula, em parceria com a professora de artes, Fátima Vidinha. Materiais como modelos de argila, massinha de modelar, papelão, papel e cola colorida foram utilizados, aumentando ainda mais o prazer no desenvolvimento dos trabalhos.

 

A professora relata que, durante a produção dos trabalhos, percebeu que alguns alunos demonstraram dificuldade. Então, para garantir que todos entendessem realmente o significado e importância do conteúdo ensinado, ela resolveu seguir as dicas do Caderno Pedagógico de Ciências e criar um móbile com as turmas. Os alunos utilizaram bolas de isopor de diferentes tamanhos (representando os planetas), um cabide e barbante para construir a representação do Sistema Solar.

 

Alunos construindo maquetes.

 

Thais conta que ficou muito feliz com a reação dos alunos: “Os alunos ficaram muito orgulhosos dos trabalhos realizados. Enquanto deixamos os móbiles secando, percebemos grande interesse dos alunos menores sobre o assunto. Então montamos uma exposição com os trabalhos no pátio da escola, onde os alunos das turmas de 6º ano apresentaram para as turmas dos menores tudo o que eles haviam feito e aprendido. Foi uma troca muito positiva para todos eles.”

 

Saiba sobre Sistema Solar em:

 

http://emcalouste.blogspot.com.br/

Educopedia 

Sistema Solar, Calendario Maia e Nosso Tempo 

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (341)

Comentários
Parabéns á escola Calouste Gulbenkian por incentivar aos alunos a descubrirem o Universo.

Postado por Elisete Baisano em 29/04/2013 10:02

Parabéns A Professora Thais Dutra e toda equipe da Escola Municipal Calouste Gulbenkian pelo projeto desenvolvido!

Postado por Helena(by troia) em 29/04/2013 22:13

Gostaria de agradecer,em primeiro lugar,à Professora Thaís,pelo empenho e carinho demonstrados ao desenvolver este trabalho e à Professora Rute pela oportunidade de mostrarmos que na Calouste há valores profissionais que ainda fazem da Educação um ideal para si em busca do melhor para os alunos. Selma Russo

Postado por Selma Russo em 29/04/2013 22:49

Parabéns à querida Thais!! Sempre arrasando com o seu trabalho!! Bjs

Postado por Maria Cristina Zamith Cunha em 02/05/2013 11:35