A A A C
email

Quarta-feira, 05/02/2014

Mantendo o Olhar Atento

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas, .

 

 

 

Educar já é, em si, uma tarefa especial. Torna-se ainda mais quando os alunos precisam de um olhar mais atento. As escolas E.M. Rubens Berardo e Tagore mantêm o olhar focado nas necessidades especiais de seus alunos.

 

Para ensinar é preciso aprender sempre. Assim, a coordenadora Tânia Barbosa organizou com o grupo de professores da E.M. Rubens Berardo um sistema para que todos tenham acesso ao material para formação continuada. Ela seleciona textos, vídeos e arquivos sobre a temática escolhida. Em março, o tema foi as necessidades especiais que podem acometer nossos alunos.

 

A reflexão abrange, inclusive, comentários sobre a legislação, além de informações que detalham as dificuldades a serem superadas por nossos alunos. Também tem espaço para as dicas de como melhor atendê-los.

Se você também quiser saber um pouco mais, acesse a pasta Centro de Estudos Rubens Berardo. Lá, os textos falam de dislexia, dislalia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Já os vídeos abaixo ainda tratam de TDAH e de baixa visão. São ótimas dicas sobre como atendê-los e auxiliá-los na superação de suas dificuldades.

 

 

Dicas para professores com alunos portadores de TDAH Como Estrelas na Terra, Toda Crianc?a é Especial Políticas públicas educacionais crianças com transtornos do déficit de atenção e com transtornos de aprendizagem Baixa visão em alunos: dicas Image Map

 

 

Mas o olhar deve estar atento também para a afetividade e a integração com toda a comunidade escolar. É essencial que os alunos se sintam respeitados em suas diferenças e tenham espaço para desenvolverem suas capacidades.

 

Na Escola Municipal Tagore, as diferenças são acolhidas nas salas de aula, com a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais na sala de recursos, nas classes especiais e até nas atividades extraclasse.

 

 

 

No vídeo, a criatividade é estimulada para que sentimentos e ideias sejam expostas de diferentes maneiras. O giz, o papel, o lápis e o próprio corpo servem de instrumento de expressão. A participação efetiva na comunidade escolar faz com que a autoestima aumente e o prazer de aprender aflore, vencendo quaisquer obstáculos.

 

 

 

Nosso olhar atento na busca do conhecimento e buscando no olhar de cada um deles aquela força especial vai apontando o caminho a seguir.

Confiram também outras atividades deles no blog.

A preparação da homenagem às mães chama atenção pelo empenho dos alunos em fazer o melhor para aquelas que os acompanham sempre.

 

 

Angela Freitas é Professora da Rede Municipal e

representante da 3ª CRE, no Portal Rioeduca.

E-mail: angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

RIOEDUCA/3ªCRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (323)
(57)

Comentários
Esse trabalho de formação só trará bons resultados, especialmente quando os profissionais envolvidos observam e desenvolvem a afetividade, recebendo esses alunos com carinho nas classes regulares. Tudo começa no amor e permanece na busca de melhoria profissional. Parabéns para todos os profisionais envolvidos das escomas Rubens Berardo e Tagore!!!!

Postado por Tânia Maria Barbosa em 10/04/2013 00:29

Parabéns as escolas pelo trabalho!

Postado por Hozama Tiburcio em 10/04/2013 06:01