A A A C
email

Sexta-feira, 15/03/2013

Fazendo Leitura, Professora Michelle

Tags: 5ªcre.

 

Michelle Moreira é uma professora muito envolvida com o mundo dos livros. Ela criou o blog “Fazendo Leitura” com o objetivo de divulgar sugestões de leitura para o trabalho de professores em sala de aula, além de criar o hábito de ler em seus alunos.

 

 

A leitura é uma atividade que nos dá prazer e desenvolve uma enorme capacidade de criação e conhecimento, levando-nos a um mundo imaginário e real. É essa relação dinâmica que é estabelecida pelo leitor. Ela nos leva ao mundo da fantasia encontrado nos universos dos livros e à realidade encontrada em seu meio social. A criatividade, a imaginação, o raciocínio se sobrepõem diante deste magnífico cenário, criando um palco de possibilidades.


Assim também acontece com a professora Michele Moreira, que abraçou a dinâmica da leitura em sua vida pessoal e profissional. E é ela quem nos relata suas atividades através desta linda matéria.
 

 “É preciso que a leitura seja um ato de amor”
Paulo Freire

 

“Esta frase expressa, com certeza, o que eu sinto pelo meu trabalho com os livros. Acredito que livros são “tesouros” - como eu costumo dizer para as crianças -, pois é algo muito precioso, que devemos cuidar para não perder, não danificar; tratar com todo carinho. Incentivo as crianças a amarem seus livros; a amarem a leitura”.

 

 

 

Aluno participando da atividade de leitura na E. M. Olegário Mariano

 

A professora Michelle nos relata que desde que iniciou sua jornada como professora, há 11 anos, gosta de utilizar livros em suas aulas.

 

“Esta parceria sempre deu certo: livros e alfabetização; as crianças viajavam pelas páginas, imaginavam, criavam, amavam. Em 2012, surgiu a oportunidade de realizar um sonho: estar sempre rodeada pelos livros. Comecei a atender as turmas na Sala de Leitura, onde pude vivenciar muitos momentos de paixão pela leitura, apesar das imensas dificuldades encontradas pelo caminho”.
 

 

 

 Aluna na Sala de Leitura da E. M. Olegário Mariano

 

Foi na Sala de Leitura que percebeu o quanto os alunos admiravam as aulas, gostavam de estar nesse espaço e participavam das atividades propostas.

 

“Pensei: aqui é meu lugar! Aqui, eu tenho a possibilidade de inserir, de vez, a leitura na vida daqueles pequenos. E deu certo”, diz a professora.

 

O Blog Fazendo Leitura


“Estava em casa, quando resolvi criar o blog. Ainda não tinha tanta habilidade para manuseá-lo e ainda estou em processo de aprendizagem, mas tentei expressar, daquela forma, o meu amor pela leitura, em especial, pela literatura infantil. A decisão do nome foi difícil, pois eu queria que ele transmitisse, fielmente, o que eu queria dizer: eu pretendia formar leitores, trazendo a leitura até eles", relata a profª Michelle.

 

 Aluna na Sala de Leitura na E. M. Olegário Mariano

 

Segundo ela, o Blog “Fazendo Leitura” foi desenvolvido para um público amante dos livros, seja ele aluno ou professor, pais, mães, avós e tias... Não importa! O objetivo do blog é divulgar sugestões de leitura para uso em Sala de Aula, e também para leitura em casa, que pode ser realizada pela criança ou pelo adulto para a criança.


A profª Michelle diz que, por enquanto, os acessos partem, em sua maioria, dos professores, já que as postagens trazem dicas de livros infantis, com suas breves sinopses, para que possam planejar as atividades de leitura com mais antecedência, sem precisar procurar por toda Sala de Leitura um livro que seja viável para aquele tema que se deseja trabalhar. 

 

 

 Texto criado em conjunto por alunos da E. M. Olegário Mariano

 

“Em breve, criarei um espaço com livros online, para que os alunos possam participar mais ativamente do “Fazendo Leitura”, visualizando os livros sugeridos pelo próprio blog. Assim, eles terão contato com a leitura não só na escola, mas em casa também, o que pode abrir margem para que sua família também conheça o maravilhoso mundo dos livros! Espero que consigamos inserir o máximo de livros em nossas aulas, para que os alunos tenham a chance de viajarem, constantemente pelo mundo da leitura!”, finaliza a professora.
 

 

 

 

Exposição de textos criados por alunos da E. M. Olegário Mariano
e a professora Michelle com um aluno na Sala de Leitura.

 

Segundo Michelle, que trabalha na Rede Municipal do Rio de Janeiro há 11 anos, sua experiência em alfabetização, além do trabalho com todos os projetos da SME, da Progressão ao Acelera, já que essas turmas muito contribuem para o crescimento profissional e pessoal, lhe capacitam para as atividades atribuídas ao professor regente da Sala de Leitura.
 

A professora Michelle Moreira atua como regente do 5º ano na Escola Municipal Olegário Mariano, mas aguarda sua ida para a Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque, ambas as escolas pertencentes à 5ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Conheçam o dinâmico Blog Fazendo Leitura, clicando no link: http://fazendoleitura.blogspot.com.br/


Parabéns, professora Michelle Moreira, pelo belo trabalho!

 

 

 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Se você está com dificuldade de acessar seu e-mail do rioeduca.net veja aqui o passo a passo de como abrir sua solicitação na Central de Gerenciamento.

 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora Regina Bizarro

Twitter: @rebiza

Facebook: Rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (374)

Comentários
Parabéns professora Michelle! Nossos alunos precisam criar, desde cedo, o hábito de leitura. Só assim, criarão autonomia para lutar por seus direitos e viverem realmente como cidadãos.

Postado por Patrícia Fernandes em 15/03/2013 08:13

Parabéns Michelle!!!! É com muito prazer que digo e me orgulho de tê-la como colega de trabalho e acreditando muito e sempre no seu potencial. Sua dedicação incansável na Sala de Leitura da EMOM foi primordial para realizarmos o nosso Projeto Político Pedagógico e alcançar nossos objetivos e o sucesso dos nossos alunos. Valeu!

Postado por Sandra Mara em 15/03/2013 21:28

Obrigada pelos parabéns! Vamos sempre incentivar nossos pequenos a lerem muitos livros! Afinal, ler é bom demais!!!!!!!

Postado por Michelle Moreira em 15/03/2013 23:14

Eu acompanhei o trabalho da professora Michelle na Sala de Leitura e também acredito que ali é o lugar dela, acredito que o objetivo principal de um professor alfabetizador é Formar Litores. Adoro o blog e aproveito muito as sugestões. Parabéns Michelle!

Postado por Ana Márcia da Silva Vieira em 16/03/2013 11:18

Parabéns Regina por esta postagem adorei! Bjs

Postado por Ana Márcia em 16/03/2013 11:20

Adorei a ideia do Fazendo Leitura! Parabéns professora! É de atitudes assim que nossos alunos precisam! abraço!

Postado por Vanessa Vieira em 16/03/2013 16:27

O Professor das Sala de Leitura,devem inserir o aluno e a comunidade escolar em um novo cenário, com instrumentos e saberes adequados às necessidades educacionais de nossa época, e fazer da escola um espaço privilegiado de formação de leitores e de efetivos usuários da informação, em todos os seus formatos e meios...

Postado por Helena (by troia) em 16/03/2013 22:51