A A A C
email

Segunda-feira, 03/02/2014

Trindade Pedagógica

Tags: 6ªcre, creches, educaçãoinfantil, escolas.

 

A Trindade Pedagógica, formada pelo Diretor, Coordenador Pedagógico e Professor, é um dos elementos principais para o sucesso escolar. O trabalho integrado entre todos esses gestores e os demais atores do processo educativo faz a escola  caminhar na mesma direção.

 

 

O uso do número três, em muitas situações, parece apontar para a perfeição. Em matemática, mais especificamente na geometria, aprendemos que por três pontos que não estejam em linha reta sempre passa um plano. Uma mesa com três pés, por exemplo, não fica  bamba. Na educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o Diretor, o Coordenador Pedagógico e o Professor.

 

 

Os dois primeiros estão em contato direto com professores, alunos e funcionários. São eles que detectam, com o olhar atento, a movimentação  dentro e fora dos muros da escola, nos corredores e, nas salas de aula, as necessidades de aprendizagem das crianças e dos jovens, a demanda por formação docente e as condições de  infraestrutura.

 

 

O terceiro personagem dessa trindade, o professor, é o grande agente do processo educacional e, por isso, possui ligação direta com o aluno. Ele é a alma de qualquer instituição de ensino, um orientador que zela pelo desenvolvimento das habilidades de seus alunos.

 

 

 

O trabalho conjunto entre diretor, coordenador pedagógico e professor garante o bom andamento da escola e a aprendizagem.

 

 

A necessidade de um trabalho integrado entre todos os gestores e os demais atores do processo educacional, que faz a escola caminhar na mesma direção, tem sido apontada em pesquisas como um dos principais fatores que impactam a aprendizagem dos alunos. É nessa realidade, que o professor se une ao diretor e ao coordenador pedagógico.

 

 

Nessa trindade pedagógica, cada personagem tem uma função e uma obrigação. Porém, acima de tudo, é preciso que esses três educadores - como três pontos que não estão dispostos em linha reta - formem um único plano, equilibrado e seguro, para garantir a estrutura pedagógica da escola e a aprendizagem de todos os alunos.

 

 

Nós somos a sexta CRE!

 

 

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação possui atualmente 100 unidades escolares localizadas, em sua maioria, em áreas de risco. Dentre esse quantitativo, há 68 escolas, 10 CIEPs, 18 Creches e 04 EDIs. Essas instituições estão distribuídas entre os bairros de Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Parque Anchieta, Barros Filho, Costa Barros, Guadalupe, Pavuna, Acari, Irajá, Coelho Neto e Deodoro.

 

 

 

Os gestores das escolas da 6ª CRE procuram dirigir e controlar esta organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos alunos.

 

 

 

 

As escolas da 6ª CRE são formadas por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização.  A gestão da qualidade compreende o envolvimento de todos, o que possibilita o uso de suas habilidades para o benefício da instituição.

 

 

 

 

A forma como as Creches e EDIs usam o espaço, as relações interpessoais e a interação com a comunidade são importantes na Educação das crianças.

 

 

As escolas da 6ª CRE procuram trabalhar em equipe, assumindo junto com os profissionais envolvidos no processo educativo um compromisso com as metas estabelecidas mutuamente. Esse trabalho é algo construído no dia a dia pela trindade de gestores. Ninguém forma um time harmonioso, que se conhece, em que todos têm um objetivo comum da noite para o dia. Com empenho, amor, sentimento, inteligência, trabalho, treinamento e mais trabalho, diretor, coordenador pedagógico, professor, funcionário, aluno e pais formam um time.

 

 

Trabalho em equipe é disciplina e treinamento. Um time precisa de treinamento físico, tático e de fundamentos para atingir o entrosamento e a excelência. Por isso, os elementos fundamentais da trindade pedagógica estão constantemente participando de capacitações e formações.

 

 

 

Criar uma equipe altamente eficaz é um grande desafio para os Gestores de Pessoas, visto que esses profissionais devem possuir determinadas características que precisam ser modificadas para atender ao perfil ideal.

 

 

 

 

Cada membro da equipe tem habilidade, aptidão e conhecimento para sua função e sabe da importância das demais funções para o sucesso da equipe

 

 

Trabalho em equipe é comunicação. Um time que não se comunica e não interage  está fadado ao fracasso. O professor por si só tem necessidade de se comunicar. As escolas da 6ª CRE procuram propiciar esse momento de comunicação ao máximo dentro de suas equipes. O diretor, o coordenador pedagógico e o professor - líderes em seus espaços - precisam ouvir suas respectivas equipes, assim como estas devem ouvi-los.

 

 

Os gestores das escolas dessa coordenadoria têm em mente que a comunicação é o óleo necessário para as engrenagens funcionarem bem. Todos dentro da instituição escolar precisam receber feedback, precisam saber o que se espera deles e como o seu trabalho tem sido desempenhado. As escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação possuem metas desafiadoras, que motivam e estimulam quem faz parte dela.

 

 

 

A equipe por possuir integrantes com habilidades e experiências diferentes, pode vencer diversos desafios com maior velocidade e eficácia.

 

 

 

 

A equipe precisa se apoiar mutuamente em todas as tarefas e desafios. Os sucessos individuais e em equipe devem ser reconhecidos através de premiação ou elogios.



 

 

Trabalhar em equipe na 6ª CRE é ter uma missão que está muito clara e viva no coração de cada pessoa. Todo trabalho, empenho e esforço realizado pelos diretores, coordenadores pedagógicos e professores tem um objetivo maior. Esses personagens têm uma missão individual para desempenhar seu trabalho e isso é vivido dentro de cada um, pois quem tem o coração na missão consegue dar melhores resultados, consegue empreender.

 

 

Por fim, o trabalho em equipe realizado por esse trio gestor é um aprendizado contínuo e mútuo. Contínuo, porque a cada dia algo é aprendido e ensinado. Mútuo, porque o líder aprende com a equipe e esta aprende com o líder e com ela mesma. No final das contas, no trabalho em equipe, todo mundo ganha: a escola, o diretor, o coordenador pedagógico, o professor, o aluno, o funcionário e a comunidade.

 

 

 

Liderança deve ser compartilhada dentro da equipe de maneira adequada e os conflitos enfrentados de maneira construtiva e aberta.



 

 

 

Para que a gestão escolar seja um sucesso, cada medida tomada deve  oferecer condições para que as crianças, de fato, aprendam e, assim, funcionar como um verdadeiro filtro para todas as ações.


 

 

 

"Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. E os espaços e práticas atitudinais também educam", diz Bianca Cristina Correa, especialista em gestão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

 

 

Essa matéria reflete todo o orgulho e agradecimento pelo trabalho realizado pela trindade  pedagógica da 6ª CRE. Profissionais como os que existem nessa coordenadoria possuem metas e propósitos; se desafiam e fazem coisas que os outros dizem que não podem fazer; trabalham duro e se superam; apresentam satisfação em realizar uma tarefa; usam seus conhecimentos, talentos, energia e habilidade para produzir o máximo; veem oportunidades e as abraçam com tudo. Enfim,  esses profissionais de sucesso formam uma grande equipe que têm como lema NÓS SOMOS A SEXTA CRE!

 

 

Desejamos, a todos, um 2013 de muito sucesso!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rieoduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (340)
creches (89)
escolas (10)

Comentários
Parabéns 6ª CRE pela Trindade Pedagógica, tem que ter parceria verdadeira e todos com o mesmo ideal que é a melhoria da Educação dos nossos alunos!

Postado por Helena (by troia) em 21/01/2013 22:42

A alma da escola depende do trabalho integrado da "trindade pedagógica" daí o sucesso das escolas da 6ª CRE. Parabéns pela bela postagem, Patrícia!

Postado por Angela Regina de Freitas em 23/01/2013 16:50