A A A C
email

Segunda-feira, 19/11/2012

Ler para Aprender a Ler!

Tags: 4ªcre, projetos.


 

 

 

O mundo mágico da leitura proporciona uma viagem sem fronteiras para onde a imaginação levar.   A escola, que tem a formação de leitores como um dos objetivos principais, deve despertar no aluno o interesse e o prazer pela leitura logo na primeira infância. 

 

 

Ler todos os dias. É assim que a ação passará a ser corriqueira e, com o tempo, se tornará um hábito inadiável.

O ato de ler pode ser considerado um ritual.  Veja como a Professora Laura desenvolve esse ritual com a sua turma.

 

 

 

 

 

 

"Durante o mês de outubro, a turma 1.101 (1° ano) do CIEP Dr. João Ramos de Souza, passou a utilizar a cadeira e o microfone para ler em voz alta como se os alunos estivessem em um palco.

O tema do trabalho, "LER PARA APRENDER A LER", foi estabelecido de acordo com o projeto da SME que visa a estimular o hábito da leitura por prazer entre alunos e professores.

 A cada dia, a professora escolhia 3 alunos para que, no dia seguinte, realizassem a leitura do livro "O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Urso Esfomeado".

 

 

Diariamente, a professora reservava 50 minutos da aula para a leitura do livro pelos alunos escolhidos no dia anterior.  Um de cada vez subia na cadeira, colocava o microfone, lia as páginas e mostrava a figura para os demais.  Os outros alunos observam e votavam no final.

 
A leitura do livro deveria ser completa, mesmo quem não conseguia ler com fluência não ficava de fora!  Deveria pelo menos ler silabicamente ou soletrar a palavra. Os próprios colegas de classe votavam para atribuir os conceitos MB, B, R ou I.

Como consequência houve uma notável diminuição das faltas e uma disputa de quem iria ser o próximo leitor, pois todos queriam ler no dia seguinte!

A culminância do projeto foi o simulado para a prova Alfabetiza Rio realizado durante os dias 12, 13 e 14 de novembro.  Os alunos fizeram 30 questões de leitura, escrita e matemática, exigindo concentração, leitura e atenção.

As regras eram:
1° Não falar durante a prova;
2° Não levantar ;
3° Não copiar a prova do colega.

Os resultados das provas eram anotadas em uma tabela exposta no mural.

 

 

 



As regras foram obedecidas a risca e o resultado foi um sucesso!

No último dia de prova, após o somatório das notas, estabeleceu-se o ranking geral.  Os 10 melhores alunos foram premiados com bombom e um diploma em que se lia: "Nas Olimpíadas, os melhores levam Ouro! Aqui também! Os melhores levam "Ouro Branco"!

A premiação ocorreu na presença da diretora Patrícia e da coordenadora Mônica, para alegria dos pequenos!" Texto:
 Professora Laura Fantti Davilla - CIEP Dr. João Ramos de Souza

 

 

Parabéns à Professora Laura por levar seus alunos a descobrirem o mundo da leitura,  da fantasia, permitindo-lhes regular e compreender as suas próprias vivências.

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (478)
4ªcre (251)

Comentários
Meus pequenos mereceram este carinho! =)

Postado por Laura Fantti Davilla em 19/11/2012 02:04

Parabéns a profª Luara por desenvolver o gosto pela leitura em seus alunos! Ler é prazer! É aprender! Bjs e Muita Luz!

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 22/11/2012 21:31

PARABÉNS. Prof.LAURA Cada dia que passa vejo a felicidade do nosso pequeno com cada aprendizado dele. a felicidade que ele demonstra por ter aprendido uma coisa nova, emfim,fico muito satisfeito com a captação deles, isso não tem preço.

Postado por Luiz Carlos de Oliveira e Silva em 29/11/2012 23:31

Acho muito importante o incentivo aos primeiros contatos com o mundo da leitura, pois e´ assim que nascem os grandes homens.

Postado por Elizabeth Gomes Barbosa em 30/11/2012 12:30