A A A C
email

Sexta-feira, 28/09/2012

Primavera de Leituras

Tags: 3ªcre, riodeleitores, educaçãoinfantil, blogsderioeducadores, blogsdeescolas.


A leitura para a Educação Infantil e a Primavera para a natureza trazem colorido, riqueza e vida nova. Acompanhe as experiências das professoras Elidia Correia, Mônica Fonseca e Tânia Cruz unindo estas duas forças na 3ª CRE.
 

 

 

A primavera é o renascer da natureza adormecida durante todo o inverno. Ainda que a nossa cidade não tenha as estações tão marcadas como nas regiões temperadas do país, podemos perceber as diferenças sutis que a passagem de uma estação à outra estabelece. Amendoeiras com suas folhas espalhadas pelo chão e as flores que despontam alegres ao final de setembro são algumas delas.
Assim também é a ação da descoberta da mundo da leitura para os alunos da primeira infância. Seu universo já tão imaginativo é enriquecido pelas histórias que vai ouvindo para florescer na alfabetização.

A professora Mônica Fonseca, da Sala de Leitura da E. M. Brício Filho, levou as turmas da Educação Infantil de sua escola a ler a Primavera como época de transformação. E eles reciclaram muito transformando lixo em beleza como a lagarta se torna borboleta. As leituras vieram através de livros e vídeos. Depois de muito trabalho, a beleza toma toda uma parede do pátio.

 

 

 

 

 

Já a professora Tânia Cruz, da E. M. Reverendo Álvaro Reis, escolheu o terreno do folclore para plantar a semente do amor pela leitura. A cantiga de roda A Linda Rosa Juvenil encanta pela ludicidade e possibilita aos alunos viver o que leram. A beleza da natureza (rosa) que adormece e aguarda o tempo correr (inverno) até que um rei (sol) venha despertá-la para a alegria de todos. Esse mergulhar na leitura fazendo-a parte de si é mais uma semente plantada.

 

 

 

 

 

 

 

Mas nem só de natureza vive a Primavera. A tecnologia também está fazendo uma revolução acontecer, trazendo vida nova para a educação.
A professora Elidia Correia, da E. M. Senegal, retratou esta transformação com seus alunos. A leitura em diferentes mídias da Primavera da Lagarta, de Ruth Rocha, enriquecida com vídeos, música, recontação da história aproxima as crianças do mundo que elas vão encontrar. Então desenhar a lagarta no tablet e escrever um e-mail a ela avisando da chegada da primavera passa a fazer parte da leitura de mundo deles.

 

 

 

 

 

 

 

A Primavera e a leitura são um compartilhar de beleza e saber que enriquece a todos. Com estas experiências, elas participaram da Primavera de Ideias organizada pela professora Raphaella Marques, da 7ª CRE, em seu blog Estudando e Navegando. O objetivo era divulgar atividades que envolvessem a magia da leitura e recursos digitais.

Confiram os detalhes, planejamentos e imagens nos blogs citados acima. Seja bem vinda a Primavera!

 

 



 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Comentários
Realmente meus pequenos das seis turmas da Educação Infantil arrasaram, são uns artistas. O entusiasmo em participar da atividade foi contagiante. Eles amaram conhecer a transaformação da lagarta em borboleta e a confecção da borboleta em copo descartáves com uma das aulas da educopédia. Foi cansativo, trabalho afina crianças na maioria 5 anos, mas a recompensa veio com a satisfação na realização da atividade os os trabalhos que tenho certeza significarão para o rfesto da vida deles. Obrigada Rphaela Marques pela ideia postar no seu blog vários trabalhos sobre o tema. Obrigada Angela pela linda divulgação e postagem. Nossos trabalhos ficam mais lindos com suas palavras e carinho. Pessoal confiram nosso blog, comentem, sigam o blog, meus pequenos adoram quando falo que ficaram famosos. bjão com muita emoção. Amo o que faço

Postado por MONICA FONSECA em 28/09/2012 07:42

CADA VEZ MAIS SINTO-ME RECOMPENSADA POR TER O PRIVILÉGIO DE SER A DIRETORA DA EM BRÍCIO FILHO. QUE CRIANÇAS MARAVILHOSAS, EQUIPE FANTÁSTICA ! NOSSA PARCEIRA MÔNICA, SEMPRE COM PROJETOS MARAVILHOSOS ! SOMOS ABENÇOADOS ! AMEI ! PARABÉNS !

Postado por ANA LUCIA em 28/09/2012 13:00

Parabéns pelos trabalhos!!!!

Postado por Hozama Moura em 28/09/2012 13:58

Olá Tania Cruz e Elidia acabei de visualizar seus projetos. Consegui me inscrever como seguidora do blog da Tania, mas o da Elidia não estou conseguindo, vou tentar depois. Nossos pequenos arrasaram, são lindos. Parabéns para nós e mais uma vez obrigada Angela pela divulgação de nossos projetos nessa linda postagem. bjão

Postado por Monica Fonseca em 28/09/2012 18:45

Parabéns amiga Monica, pelo excelente trabalho! Acompanho seu trabalho e o de sua escola a bastante tempo e sei o quanto você se empenha por realizar sempre o melhor. Felicidades a todos! E parabéns Angela Regina pela excelente postagem.

Postado por Maria Delfina Rodrigues em 28/09/2012 21:42

Monica parabéns!!!Vc é uma òtima profissional! Sinto falta da minha sala de leitura.Bju

Postado por angela barbosa em 28/09/2012 21:44

Obrigada pelo carinho amiga Maria Delfina. Somos bem parecidas...amamos o que fazemos e a resposta não poderia ser diferentes realizamos trabalhos fantásticos com nossos pequenos né??? bjão

Postado por MONICA FONSECA em 29/09/2012 10:15

Parabéns!

Postado por Laura Souto em 11/04/2013 19:44