A A A C
email

Quarta-feira, 26/09/2012

Educando um Bairro

Tags: 3ªcre, bairroeducador.

 

O Bairro Educador do Complexo do Alemão – BECA – atua junto às Escolas da Amanhã do bairro, buscando a Educação Integral dos alunos atendidos. O sucesso dessa parceria chama atenção.

 

 

 

 

Os e-mails em minha caixa de entrada são regulares. Reuniões, atividades planejadas, confirmadas e realizadas. Isto porque fui incluída na mala direta deles ao documentar o sucesso do Degusta Alemão. Então, o que é o Bairro Educador e o que eles estão realizando no Complexo do Alemão?

 

As escolas municipais Professor Mourão Filho, Professor Affonso Várzea, Nereu Sampaio,Rubens Berardo, José Aparecido do Prado Sarti e Professora Vera Saback Sampaio são atendidas pelo programa. O objetivo é a educação integral ampliando a formação cultural, social/comunitária dos estudantes. Ao aumentar, assim, o número de oportunidades educativas, o ambiente escolar torna-se mais atrativo, o que contribui para a permanência interessada e para que a relação família, escola e comunidade seja favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Por isso, tantas reuniões e planejamento. Eles procuram integrar os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas com as atividades culturais de seus parceiros, como o SESC Ramos.

 

 

 

A formação de plateia também é um dos objetivos deles, mas não só. As escolas estão envolvidas também na produção de cultura. Eventos culturais que já são tradição na região, como o Degusta Alemão e o Alemão Fashion Day  traduzem um pouco das vocações do bairro. Também são realizadas Mostras de Artes, feiras de livros e exposições. As atividades são escolhidas em corresponsabilidade entre as escolas. “ As ações são definidas conforme a coerência "pedagógica", ou seja, a ação acontece para potencializar e/ou ampliar um trabalho já consolidado na escola ou um potencial identificado. Também irá depender da disponibilidade e dos recursos dos parceiros, que muito têm contribuído para este processo.” como nos conta Bruno Aguiar, gestor de projetos do BECA e autor da maioria dos e-mails que recebo.

 

 

 

 

 

 

Ele tem muita história pra contar, mas destaca as que relatam o impacto das ações do BECA nas vidas dos alunos. O aluno Adílson da E. M. Nereu Sampaio ficou encantado e declarou: "nunca tinha andado de teleférico, está sendo muito bom o passeio." e da “ E. M Professor Mourão: Um estudante de uma turma de projeto que, participando de uma oficina de construção de livros de pano, se interessou muito por um sorteio de livros que aconteceria naquele dia. Mas, ao término dos 4 encontros, quando finalmente ganhou um livro no sorteio, ele se volta para a professora e diz "Tia, toma o livro. Eu queria tanto ganhar, mas, agora, vendo esses que nós mesmos fizemos, esse outro nem importa tanto".
Com certeza, toda a equipe deixou sua marca nas escolas e na vida desses estudantes. A E. M. Prof. Mourão Filho define:


“ A parceria com o Bairro Educador tem sido proveitosa.
Ela trouxe possibilidade de maior integração com a Comunidade.
O gestor de projeto busca atividades culturais que se encaixam em nosso PPP e traz para a escola.
Os alunos têm assim oportunidade de conviver com teatro, contação de história e outras atividades culturais.
Conseguimos também passeios educativos, alguns com transporte.
As escolas envolvidas estão mais integradas, trocam experiências, realizam atividades em conjunto. Isso valoriza o trabalho de cada escola.”

 

 

 

 

Equipe do Bairro Educador Complexo do Alemão

 

 

 

Um das últimas ações registradas no blog Bairro Educador foi a Caminhada Ecológica pela Serra da Misericórdia com estudantes e professores da E. M. Nereu Sampaio. Eles identificaram, claramente, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Principalmente os que se referem às temáticas trabalhadas este semestre, como, por exemplo, os animais invertebrados, no caso do 7º ano, e do corpo humano, no caso do 8º ano. Confiram mais detalhes de todo o trabalho do Bairro Educador do Complexo do Alemão no blog. Vou continuar recebendo as novidades via e-mail e volto para contar mais para vocês.

 

 

 

 

 

Imagens, trechos retirados do blog ou recebidos via e-mail.

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (305)
bairroeducador (18)

Comentários
Excelente trabalho e parceria. Depois de muito tempo abandonados, os alunos do Complexo do Alemão têm agora um trabalho rico e educador. Parabéns!!!

Postado por Hozama Moura em 26/09/2012 16:51

Parabéns ao Bairro Educador pela parceria e excelente trabalho junto aos alunos do Complexo do Alemão,

Postado por Fatima Lucia Braga em 26/09/2012 22:27

O Bairro Educador Complexo do Alemão é um exemplo de integração do território em prol da educação pública de qualidade. Parabéns a todas os educadores e obrigada aos parceiros que integram este trabalho.

Postado por Mary Lança em 27/09/2012 11:23

Parabéns companheiros. Sou conhecedor do empenho e do comprometimento de vocês com o trabalho e com a missão. Feliz por vocês, pelas escolas e especialmente pelos estudantes que com todas essas iniciativas vêm aprimorando a educação construída junto aos docentes.

Postado por Adriano de Araujo em 27/09/2012 11:38

Excelente matéria! O trabalho do Bairro Educador no Complexo do Alemão possui muito qualidade, pois contamos com diretoras e professores engajados e que encaram o desafio de praticar uma educação de forma ampliada e integral. O Bairro Educador agradece ao RioEduca e à Professora Ângela pela matéria e convida a todos para conherem o BECA mais de perto.

Postado por Bruno Lopes em 27/09/2012 12:09

O acolhimento por parte das Unidades Escolares é determinante para a realização de um bom trabalho. Agradecemos a todas e todos que nos recebem a cada dia. Marcia Florencio

Postado por Marcia Florencio em 27/09/2012 13:15