A A A C
email

Quinta-feira, 20/09/2012

Lixo, Reciclagem e Aconchego

Tags: 3ªcre, meioambiente, creches, blogsdeescolas.


 

 

A Rio +20 ainda não acabou na Creche Municipal Aconchego. De portas abertas para o futuro, eles continuam o trabalho pedagógico de reutilização e reciclagem. Educar o olhar para o lixo começa de pequenino. 

 

A criança pequena precisa ter sua imaginação instigada e enriquecida para que possa elaborar sua visão de mundo. A ludicidade também precisa ser contemplada na elaboração das atividades educacionais. Eles conhecem o mundo com o trabalho de suas mãozinhas sobre os objetos e assimilam na maneira significativa como os conceitos são apresentados. Assim, os pequeninos desta creche estão, desde o início deste ano, colocando as mãos no lixo. Aliás, não só as mãos. O corpo todo foi solicitado nas atividades de circuito elaboradas com o objetivo de fazê-los entender que lugar de lixo é na lixeira. E na lixeira correta.

 

 

 

 

 

 

Depois de conhecer e produzir mini lixeiras para coleta de materiais para reciclagem, ficou muito mais fácil percorrer o labirinto de tarefas para jogar cada lixo em seu lugar. O circuito é uma atividade de Educação Física, que propõe a passagem em vários aparelhos ou situações até que se atinja o objetivo proposto, como vemos nas fotos acima. A montagem do circuito em si, já pode contemplar o uso de materiais recicláveis como os velhos pneus. A criança se sente desafiada a superar seus limites na realização das tarefas e valoriza ainda mais o ato final. Então, colocar vidro, plástico, metal e papel na lixeira adequada vira uma gostosa brincadeira.

 

 

 

 

 

 

O contato com o mundo fantástico das lendas do nosso folclore também ganha contornos ecológicos quando são utilizados materiais reciclados para representá-los. O Saci, a Cobra Grande, os bois Garantido e Caprichoso ganhando vida, a partir de caixas de ovo, garrafas PET, caixas de leite e muito trabalho das pequenas mãos torna-se muito mais significativo do que imaginá-los. No blog da Creche, podemos ver, com detalhes, cada uma dessas atividades. E observar a seriedade com que as crianças trabalharam na produção de cada objeto.

 

 

 

 

 

O uso pedagógico de material reciclado também foi um dos pontos altos da Semana da Educação Infantil da escola. A família foi envolvida na produção de brinquedos e jogos a partir do material que a creche já possuía. Os responsáveis confeccionaram os brinquedos e brincaram junto com seus filhos levando com eles a capacidade de produzir novos brinquedos a partir de materiais que podem encontrar no quintal de casa.

 

 

 

Agora, com a proximidade da Primavera, eles voltaram seus olhos para as Artes. O artista inspirador foi Jean Claude Monet. O material reciclado ganha nova vida através do trabalho concentrado dos pequeninos. Fundo e figura, caule e folha, cor e flor foram compondo a maquete do quadro Flores da Primavera. Na Creche Municipal Aconchego, as portas estão abertas para a estação das flores e para o futuro consciente e atuante de seus alunos. Confiram com mais detalhes as atividades realizadas no blog deles que está recheado de boas ideias.

 

 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (301)
meioambiente (102)
creches (89)

Comentários
É muito bom perceber como as crianças realizam sua atividades com interesse e concentração.Sabemos que o futuro do mundo está nas mãos dos pequenos e cabe a nós, educadores, fazermos dos momentos com eles um "leque" de aprendizagem.Parabéns aos profissionais da Crche Aconchego e a todos que conseguem fazer a diferença na Educação.

Postado por Maria Aparecida em 20/09/2012 08:41

Como é bom ver o interesse das crianças em tudo que é apresentado. O Projeto está sendo um sucesso. Nós da Creche agradecemos a oportunidade em poder compartilhar nosso trabalho. Não deixem de visitar o nosso blog.

Postado por Edna Novaes em 20/09/2012 21:18

QUANDO O PROFISSIONAL TRABALHA COM AMOR E DEDICAÇÃO É ESSE O RESULTADO.

Postado por CLAUDIA REGINA MARQUES em 20/09/2012 22:34

NOS DA ACONCHEGO ESTAMOS SEMPRE INSTIGANDO NOSSAS CRIANÇAS COM ATIVIDADES EDUCACIONAIS E BRINCADEIRAS DIVERTIDAS.

Postado por MARA em 20/09/2012 22:55