A A A C
email

Terça-feira, 31/07/2012

O Subprojeto Gentileza Gera Amizade Apresenta: A Pipa e a Flor

Tags: 2ªcre, entrevistas, riodeleitores.

O subprojeto “Gentileza Gera Amizade” está sendo desenvolvido pela E. M. Maria Leopoldina e faz parte do projeto anual cujo tema é: Gentileza Gera Gentileza.

 

 

A professora Patrícia Ávila desenvolveu, de acordo com a proposta da escola para o ano de 2012, um trabalho com seus alunos referente ao tema amizade e solidariedade.


Patrícia leu e realizou atividades com as turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental, usando o livro “A Pipa e a Flor”, escrito por Rubem Alves. Ela nos conta como foi desenvolver com os pequeninos um projeto cujo tema é tão importante para a formação do cidadão.


 

 

Mural confeccionado após o trabalho com o livro "A Pipa e a Flor", de Rubem Alves

 

 

RIOEDUCA: Conte-nos sobre a escolha do tema “Gentileza Gera Amizade”.

 

Patrícia Ávila:     Gentileza gera Amizade é um subprojeto baseado no PPP da Escola Municipal Maria Leopoldina, que no ano de 2012, tem por tema: ”Gentileza gera Gentileza”. A equipe da escola acredita que quem quer um mundo melhor, deve estar consciente de que esse mundo só será possível se feito de pessoas também melhores. Tornar-se uma dessas pessoas agora é uma boa forma de tornar o mundo melhor hoje.


A fábula “A Pipa e a Flor”, de Rubem Alves, permite trabalhar o tema do projeto escolhido para o 1º ano: Amizade. Ela versa sobre o amor, o egoísmo, a liberdade, a relação com o outro, como gerar gentileza nas nossas relações e ainda permite ao leitor escolher um dos três finais que o autor apresenta para a história.

 

 

RIOEDUCA: Qual o principal objetivo deste subprojeto?


Patrícia Ávila: É mostrar às crianças, de forma lúdica, que devemos dar valor a atitudes positivas, descobrindo qualidades e usando-as no nosso dia-a-dia. A história foi contada e trabalhada com eles com a intenção de mostrar o que se pode semear para o futuro.




RIOEDUCA: Como foi o desenvolvimento do subprojeto "Gentileza Gera Amizade" ?

 

Patrícia Ávila: A história foi contada, incluindo os três finais propostos pelo autor. Discutimos os três finais e votamos para escolher o preferido da turma. Após esse momento, fizemos a recontagem da história de modo coletivo no blocão. Depois, fizemos isso de modo individual, quando cada um também ilustrou uma parte da história, montando um livro pipa. Montamos um painel com a pipa, em forma de livro, trazendo a reescrita e as ilustrações da história feitas por eles. Cada criança montou a sua flor de E.V.A. e na folhinha escreveu o que queria semear: amizade, respeito, superação, gentileza, igualdade, bondade, paz, fé, transformação, verdade, felicidade, carinho e liberdade. A pipa e todas as flores confeccionadas fizeram parte do painel, sendo que algumas foram montadas e “plantadas” em copinhos com massinha.

 

 

 

Alunos confeccionando flores para o painel

 

 

RIOEDUCA: Depois de ler a história e conversar sobre temas tão importantes como: amizade, solidariedade e respeito. Quais frutos puderam ser colhidos deste trabalho?


Patrícia Ávila: As crianças curtiram muito essa atividade, desde a história, a escolha do final, a confecção das flores e do livro pipa. Algumas das crianças já conseguem escrever frases formando pequenos textos e puderam livremente, ao final do projeto, fazer isso, expressando suas opiniões sobre as atividades realizadas. Além disso, o projeto proporcionou uma riqueza de material para trabalhar com a alfabetização partindo diretamente do texto lido. Conseguimos também alcançar o objetivo proposto para o projeto, já que é comum, quando eles se desentendem que um ou outro aponte para a palavrinha “amizade” presa na porta da nossa sala.


 

 

Alunos participando das atividades

 

 

Os alunos também deixaram suas opiniões sobre a atividade realizada com o livro “A Pipa e a Flor”.

 

“Eu gostei da história porque a flor tem que aprender a respeitar a pipa do jeito que ela é. A gente tem que respeitar o outro”.  Aluna: Maria Eduarda – 1ºano

 

“A pipa foi muito gentil com a flor. Eu gostei de escolher o final”. Aluna: Rita de Cássia – 1ºano

 

“A flor virou borboleta. A borboleta ficou gentil. Eu gosto de ser gentil”. Aluno: Arthur – 1ºano

 

Assista no vídeo abaixo ao livro produzido pelos alunos do 1ºano do Ensino Fundamental da E. M. Maria Leopoldina, com a orientação da professora Patrícia Ávila.

 

 


Parabéns e muito sucesso à professora Patrícia Àvila, aos alunos do primeiro ano e a toda equipe da E. M. Maria Leopoldina!   

 

Professor, divulgue também o seu trabalho aqui no portal Rioeduca. Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (306)
riodeleitores (185)
entrevistas (28)

Comentários
Parabéns, Patrícia e toda a equipe da Maria Leopoldina!!! Tenho certeza que vocês estão contribuindo para termos pessoas melhores neste mundo. Um grande beijo!!!

Postado por Morgana Rezende em 01/08/2012 23:40

Adori bjs..........

Postado por Patricia simone silva em 08/04/2013 14:58