A A A C
email

Sexta-feira, 29/06/2012

Quem Ama Cuida da Terra

Tags: 3ªcre, educaçãoinfantil, blogsdeescolas.

 

 

A E. M. Carlos Gomes está desenvolvendo o projeto Quem Ama Cuida Com Alegria este ano, como já vimos no post Contra o Mosquito, Abadengue e Informação. O amor e o cuidado tiveram direção certa neste semestre. Vamos conferir?
 

 

A faixa etária atendida pela escola é a Educação Infantil e os primeiros anos da Casa da Alfabetização. A educação formal e os cuidados se misturam nesta fase em que a criança está, antes de tudo conhecendo o mundo e seu lugar nele. No primeiro bimestre, as atenções foram voltadas para a alimentação e a diversão. Sem elas, o conhecimento não se desenvolve. O alimento traz energia para aprender e a diversão, o jogo, torna tudo mais prazeroso.

 

 

 

 

 

 

Então, conhecer alimentos, suas propriedades e características e saber como aproveitá-las, ao máximo, foram algumas das ideias trabalhadas nas atividades realizadas. Tudo isso com muita alegria. Depois foi hora de gastar essa energia através de jogos e brincadeiras realizados na Educação Física e imitando o Circo, mundo mágico para as crianças pequenas.

 

 

 

 

Agora, no segundo bimestre, o tema foi a terra. Começando pelo que ela abriga de mais precioso: a semente. As atividades com o feijão proporcionaram a aquisição de conceitos matemáticos que em muito auxiliarão a alfabetização mais à frente. Seleção, classificação, contagem são algumas das ideias que podem ser trabalhadas com sementes de diferentes tipos.

 

 

 

 

A semente veio ao mundo para ser plantada, germinar e dar frutos. Para a criança, estes momentos são de uma mágica lenta que a observação paciente vai revelando as pequenas transformações que levam da semente à planta adulta. Cada momento desse é uma surpresa e uma oportunidade para adquirir conhecimento e formular hipóteses que podem ou não ser confirmadas, mas que gerarão novas hipóteses e conhecimentos. O contato íntimo com a natureza é essencial nessa fase em que as crianças são naturalmente agitadas, pois acalma e ensina que a observação é tão eficiente quanto a ação na aquisição de conceitos básicos da vida.

 

 

 

 

Infelizmente, como a escola não possui espaço físico para se plantar, eles tiveram o contato com a terra em canteiros organizados por eles mesmos juntos com professores e agentes. Para muitos, uma novidade, já que no espaço, essencialmente urbano da 3ª CRE não é possível esse contato íntimo com a terra e o plantar. Eles plantaram flores e alguns temperos.

 

 

 

 

 

 

As sementes foram duplamente lançadas em terreno fértil. Mostrar o cuidado com a terra e com os frutos que dela recebemos plantou o amor pelo verde no coração dos pequeninos. Certamente, acreditamos nos frutos que virão desse duplo plantio. Acessem o blog da E. M. Carlos Gomes para saber mais desta e outras etapas do projeto e outras atividades desenvolvidas por lá. Eles aguardam sua visita.

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsdeescolas (402)
3ªcre (326)

Comentários
Parabéns E. M. Carlos Gomes pelo Projeto Quem Ama Cuida Com Alegria !

Postado por Fatima Lucia Braga em 01/07/2012 00:02