A A A C
email

Segunda-feira, 02/07/2012

Pequenos hoje, cidadãos sempre!

Tags: 10ª, cre, riosempreconceito, riocidadania, evento, educação, infantil.

 

Identidade, cidadania, diversidades e a biografia da Patronesse, professora Rosa Maria Alves de Oliveira, foram alguns dos temas desenvolvidos pelas turmas da Escola Municipal 10.19.071, durante o primeiro bimestre letivo de 2012.

 

 

 

No dia 6 de junho de 2012 (quarta-feira), a Escola Municipal 10.19.071 homenageou a sua patronesse, como forma de marcar o encerramento das atividades pedagógicas referentes ao primeiro bimestre, com ênfase no reconhecimento da identidade de cada aluno como ser único e original.
 

 

A homenagem, da qual participaram todas as turmas, contando também com um bom número de pais e responsáveis, foi abrilhantada por jogral apresentado pelas crianças, apresentação biográfica da professora Rosa Maria Alves de Oliveira, exposição de fotos e trabalhos realizados pelos alunos, inauguração da placa indicativa de que a escola, mais uma vez, recebeu o prêmio anual da “Qualidade da Educação Infantil”, referente ao ano de 2011, e performance da professora que representou Rosa Maria, ainda criança.

 

 

 

 


O texto do Projeto Político Pedagógico da E. M. Professora Rosa Maria Alves de Oliveira foi fundamentado no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil” que “visa estabelecer “metas de qualidade para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescer como cidadãos, cujos direitos à infância são reconhecidos” e, ainda, por confiar nas diversas possibilidades de desenvolvimento das habilidades, prevista nas áreas de conhecimento, descritas nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil (SME, 2010).

 


Acompanhando para o Rioeduca, a apresentação dos trabalhos realizados pelas turmas da E. M. Professora Rosa Maria, na homenagem prestada em 6 de junho, foi possível constatar como toda a equipe da direção, coordenação pedagógica e professores se empenharam no desenvolvimento do tema central do projeto, “Pequenos hoje, cidadãos sempre”, dividido em quatro subtemas:

 


Sou pequeno, único e original” buscando desenvolver a identidade;

 

 

 


“Quem sou eu, quem é você, quem somos nós?” percebendo e reconhecendo o outro;

 


“Reconhecendo o sim e o não,  tornamo-nos mais cidadãos”, trabalhando direitos e deveres de todos;

 


 

“Ainda sou pequeno, mas sou um cidadão que participa da construção de um mundo melhor”, reconhecendo-se como um ser transformador.

 

 

 

 

 

 


Nas salas de aula, no pátio e corredores da escola foram expostos alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, sob a orientação dos professores, focalizando questões relacionadas com a cidadania, identidade, família e diversidades.

 


Para a homenagem que foi prestada à professora Rosa Maria, que teve destaque no Conjunto João XXIII, como cidadã que muito contribuiu para valorizar a comunidade local, as turmas, coletivamente, produziram um belíssimo livro que deverá ser entregue à família da Patronesse.

 


Cada turma ficou encarregada de produzir uma página do livro, usando criatividade, dedicação e trabalho artístico.

 


A coordenadora pedagógica, professora Cleide Furtado Linhares Marques, responsável pela apresentação dos trabalhos dos alunos, fez a leitura, página por página, do livro criado para homenagear a patronesse da escola.

 

 

 

 

 


 

Antes do encerramento da homenagem à professora Rosa Maria Alves de Oliveira, a diretora da escola, professora Patrícia de Alvarenga Ribeiro, convidou os pais e responsáveis presentes para participarem da solenidade de descerramento da placa que simboliza a concessão do Prêmio de Qualidade da Educação Infantil à Escola Municipal Professora Rosa Maria, pelo segundo ano consecutivo, sendo muito aplaudida por todas as pessoas presentes.

 

 

 

 

A presença entusiástica dos pais e responsáveis, o extraordinário empenho dos professores e funcionários e a alegria demonstrada pelos alunos durante a homenagem realizada no dia 6 de junho, confirmam que os objetivos almejados pelo Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professora Rosa Maria foram amplamente realizados.

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


  
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

educação (73)
evento (29)
infantil (14)
cre (13)
riocidadania (5)
10ª (3)
riosempreconceito (2)

Comentários
Muito legal a cobertura da Rio Educa! Parabéns.

Postado por Novo Gol em 02/07/2012 16:28

Trabalhar a identidade de cada aluno e a história do patrono da escola é tudo de bom.Parabéns!

Postado por Fatima Lucia Braga em 02/07/2012 20:36