A A A C
email

Quarta-feira, 16/05/2012

3ª Edição do Degusta Alemão

Tags: 3ªcre, protagonismojuvenil, escoladafamília, eventos, bairroeducador.

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a comunidade escolar do Complexo do Alemão se reúne com o Bairro Educador para o Degusta Alemão, evento gastronômico-pedagógico  já tradicional na região. Vamos conferir os melhores momentos deste projeto inovador.


 

Como já registrado aqui, nos posts Quem disse que não tem receita para aprender? e Degusta Alemão 2011 - 2ª edição, o Degusta Alemão é um sucesso. O projeto iniciado pela prof.ª Deise Gonçalves, professora da E. M. Professor Affonso Várzea e precursora do evento, a partir do projeto: “Receitas de Sucesso”, lançado pela mesma, em sala de aula, vem crescendo ao longo dos anos.

 

A temática gira sempre em torno de receitas simples e baratas que são estudadas pelos alunos. Ano passado, o evento privilegiou receitas de reaproveitamento alimentar, evitando o desperdício. Agora, em 2012, a literatura foi a inspiração, através da obra do autor das histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo: Monteiro Lobato. 

 

 

 

 

 

 

O universo do Sítio é permeado, como toda casa de avó, de sabores especiais. As receitas trabalhadas foram aquelas da culinária popular brasileira. Privilegiando ingredientes da nossa terra como a laranja, milho e outros, os alunos estudaram não só o gênero receita, mas matemática, geografia e história dos alimentos utilizados nas mesmas. O gênero proporciona uma aprendizagem divertida, saborosa e significativa daquelas que marcam a criança para toda a vida. “A criança aprende efetivamente quando relaciona o que aprende com seus próprios interesses”. (Rossini, 2003) e quem não gosta de comer bem e preparar com amor uma saborosa refeição?

 

“ A estudante do 3º ano da Escola Municipal Nereu Sampaio, Bruna Sousa, disse ter melhorado seu aprendizado, a partir do evento.

 

“Sempre assisti ao Sítio do Pica Pau Amarelo, mas eu não conhecia o Monteiro Lobato. As receitas me ajudaram a aprender muitas coisas. A leitura já faz parte da minha vida” - relatou a estudante”, em depoimento colhido pela equipe do Bairro Educador, grande organizador do evento, que conta com a participação de 12 unidades escolares da região.

 

 

 

 

O açúcar e o afeto também esteve presente na palestra ministrada pelo psicólogo, Flávio Soares, direcionada aos responsáveis, com o tema: “Receita para uma Relação Familiar Saudável.” A palestra abrangeu temas como: diálogo, paciência, afeto, amor e zelo. De acordo com a responsável Marluce da Silva, mãe de um estudante da E. M. José Aparecido do Prado Sarti, a palestra a ajudou a repensar mais sobre a sua relação familiar com o esposo e o filho.”

 

 

 

 

Para mais detalhes do evento, como as receitas trabalhadas e  detalhes da peça apresentada aos alunos, visitem os blogs do Bairro Educador, da E. M. Mourão Filho e E. M. Rubens Berardo. Não percam o vídeo com as fotos do evento e aproveite você também esta receita de sucesso.

 

 

 

 

 

 

Imagens e textos retirados dos blogs ou enviados pelas escolas e Bairro Educador

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

3ªcre (305)
eventos (290)
protagonismojuvenil (74)
bairroeducador (18)

Comentários
Parabéns pela 3a Edição do Degusta Alemão! Angela,amei as montagens das fotos.

Postado por Fatima Lucia Braga em 16/05/2012 10:36

Ficou muito boa esta postagem! E excelente poder fazer parte deste belíssimo trabalho, potencializando as ações realizadas pelas Unidades de Ensino do Bairro Educador Complexo do Alemão.

Postado por Bruno Aguiar - Gestor de Projetos em 16/05/2012 12:33

Parabéns a Escola Municipal pela 3º Edição do evento, muito legal a forma pedagógica adotada, fazendo que estimule a leitra nos Alunos!

Postado por Android Aplicativos em 16/05/2012 14:48