A A A C
email

Segunda-feira, 31/10/2011

Aula-passeio na Quinta da Boa Vista

Tags: 10ªcre.

 

Alunos de Santa Cruz aprendem sobre as origens da Terra e sobre a evolução da Humanidade em aula-passeio ao Museu Nacional e Parque da Quinta da Boa Vista.

 

 

Alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação participaram, no dia 18 de outubro de 2011 (terça-feira), de uma aula-passeio ao Parque da Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, com visita ao Museu Nacional/UFRJ.

 

Professores e alunos da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, em frente ao Museu Nacional/UFRJ, no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.


Viajando de Santa Cruz em confortáveis ônibus cedidos pela 10ª CRE, cerca de setenta alunos, acompanhados por cinco professores, percorreram todos os espaços do Museu Nacional/UFRJ e também conheceram o Parque da Quinta da Boa Vista, que é uma unidade de conservação ambiental tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN e administrada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 


No Museu Nacional, professores e alunos da E.M. Joaquim da Silva Gomes conheceram a exposição de meteoritos, onde se destaca o famoso “Bendengó”, localizado bem na parte central do hall da exposição, no início do circuito que dá acesso à sala de exposição temporária.

 


Sobre o meteorito conhecido como “Bendengó”, por ter sido encontrado no riacho do mesmo nome, no município de Monte Santo, no sertão baiano, os alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes ficaram sabendo que está em exposição no Museu Nacional desde 1888, e é, na escala de tamanho, o 16º maior meteorito já encontrado em todo o mundo.

 


Embora tenha sido descoberto em 1784, por um menino chamado Bernardino da Mota Botelho, os cientistas afirmam, baseando-se em estudos sobre o processo de oxidação da pedra, que o meteorito já se encontrava no local há milhares de anos.

 


Na sala reservada às exposições temporárias, professores e alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conheceram a mostra intitulada “Fósseis do Continente Gelado – O Museu Nacional na Antártica”, onde puderam ver diversos achados coletados pelos pesquisadores do Museu Nacional na expedição realizada entre 2006 e 2007.
 

 Alunos da EMJSG visitando a Exposição "Fósseis do Continente Gelado - O Museu Nacional na Antártica"

Chegando ao segundo pavimento do museu, após uma parada para fotografias de todos os alunos e professores na escadaria de acesso à ala da Paleontologia, foi possível ver diversas réplicas e peças originais de esqueletos representativos do cenário do Pleistoceno brasileiro, além do grande mural representativo das eras geológicas, com a origem, história, vida e estrutura da Terra.

 


Na sequência do circuito, os alunos da EMJSG visitaram também o Setor de Antropologia Biológica, conhecendo os primórdios das origens e evolução da espécie humana, passaram pela Arqueologia do Egito Antigo, visitaram o setor da Arqueologia das Culturas Mediterrâneas e chegaram à sala onde se encontram objetos das Culturas Pré-colombianas.
 

 

A aula-passeio foi de grande importância também para que os alunos conhecessem algumas salas do antigo Palácio Real e Imperial da Quinta da Boa Vista, que foi uma das residências da nobreza brasileira durante o período monárquico.
 

 Professores e alunos da EMJSG na escadaria que dá acesso ao segundo pavimento do Museu Nacional.

Ainda no segundo pavimento, os alunos da EMJSG conheceram diversos artefatos da arqueologia e etnologia indígena brasileira, além de culturas de outras partes do mundo.
O Museu Nacional/UFRJ oferece ao visitante amplos espaços para que ele possa conhecer acervos e exposições de Zoologia, Arqueologia, Etnologia, Geologia, Paleontologia e Antropologia Biológica.

 

Alunos da EMJSG em visita ao setor de Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ.

Aluna da EMJSG observando uma das múmias do setor de egiptologia do Museu Nacional/UFRJ.

Jaqueline e Beatriz, alunas do 9º ano da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, ao lado do gigantesco mural com as eras geológicas da Terra.

Cultura Pré-Colombiana.

Pré-história do Brasil.

Da esquerda para a direita: professores, Alessandra, de História; Ricardo, de Geografia; Igor, de Matemática e Andrea Perez, de Língua Portuguesa, que acompanharam os alunos da EMJSG na visita ao Museu Nacional/UFRJ e Parque da Quinta da Boa Vista.


Concluída a visitação ao Museu Nacional/UFRJ, os alunos da EMJSG passaram a percorrer os espaços externos do Parque da Quinta da Boa Vista, onde participaram de muitas brincadeiras e tiraram inúmeras fotografias.

 


A aula-passeio à Quinta da Boa Vista e ao Museu Nacional/UFRJ contou com a presença dos professores Ricardo, de Geografia, Alessandra, de História, Andrea Perez, de Língua Portuguesa, Igor, de Matemática e Sinvaldo, de História.
 

Panorama do Lago da Quinta da Boa Vista.

Entrada principal do Parque da Quinta da Boa Vista, em direção ao Museu Nacional/UFRJ.

Lago do Parque da Quinta da Boa Vista.

Alunas Jaqueline e Beatriz no interior da gruta.

A aula-passeio também serviu para descontraídos passeios dos alunos nos quadriciclos do Parque da Quinta da Boa Vista.

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (395)

Comentários
Que passeio maravilhoso! A Quinta ainda é um dos lugares mais aprazíveis do RJ. É muito bom passar um dia entre animais e quadriciclos... É verdade! Engraçado, mas é verdade. Me remete a infância, que tanto prezo. Abraços para todos da EMJSG!

Postado por Regina em 31/10/2011 22:38

Parabéns aos professores por proporcionar aos alunos esta excelente atividade. Nossas crianças merecem!

Postado por Alexandre Roque em 01/11/2011 16:52