A A A C
email

Sexta-feira, 05/01/2018

Gincana Multidisciplinar na E. M. Rugendas

Tags: 5ªcre, gincana, multidisciplinar, rugendas.

 

No dia 11 de julho de 2017 a Escola Municipal Rugendas realizou uma Gincana Multidisciplinar. O evento foi organizado pela professora Aline Scalercio e teve o envolvimento de todos os professores da escola. Confira!

 

 

A Escola Rugendas desenvolveu em 2017, um projeto onde os alunos de 7º, 8 e 9º anos (todas as turmas) participaram de atividades que tiveram a contribuição de todas as disciplinas. Veja a seguir os objetivos propostos para essa atividade e mais detalhes de como foi feito o planejamento da mesma:

 

Objetivos do Evento:

  • Estimular e expandir a linguagem, a criatividade e o conhecimento em sua forma mais abrangente;
  • Despertar o interesse do aluno pelas mais diversas disciplinas;
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  • Proporcionar momentos com atividades lúdicas envolvendo todas as disciplinas;
  • Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
  • Usar o corpo com sua expressividade enfatizando todas as formas de linguagem e, consequentemente, de comunicação;
  • Despertar a curiosidade dos alunos e, assim, estimular o amplo conhecimento;
  • Oferecer um dia diferente para os alunos e membros da escola, para que todos possam aprender brincando;
  • Propiciar que os alunos cheguem ao aprendizado de forma dinâmica e atraente.

 

Atividades:

LÍNGUA PORTUGUESA

1) Soletração
Um aluno escolherá um número que corresponderá a uma palavra e terá que fazer a sua soletração, não esquecendo de representações gráficas, bem como hifens, acentos, etc. À medida que os alunos forem cometendo erros, vão sendo eliminados até que permaneça apenas o aluno que não errar nenhuma soletração.

 

2) Lembrança Musical
Um aluno escolherá um número que corresponderá a uma palavra e toda a turma terá um minuto para lembrar uma música cuja palavra esteja presente.

 

3) Paródia
Essa tarefa é uma tarefa prévia, ou seja, será proposta para os alunos com antecedência para que eles possam prepará-la. Os alunos deverão escolher uma música bem conhecida e apresentar uma paródia sobre o tema BULLYING. A comissão julgadora escolherá a melhor paródia.

 

4) Poesia
Essa tarefa é uma tarefa prévia, ou seja, será proposta para os alunos com antecedência para que eles possam prepará-la. Os alunos farão a dramatização da poesia “Os miseráveis”, de Sérgio Vaz. A comissão julgadora escolherá a melhor representação.

 


INGLÊS

5) Singing a Song
Os alunos escolhem, previamente, uma música em inglês, ensaiam, e no momento da Gincana, a turma ou representantes da turma, cantam a música. A comissão julgadora vai escolher a turma que se mostrar mais preparada, com pronúncia mais próxima da original e respeitar o ritmo da música.

 

6) Correlate the Internet Language
Um representante de cada turma terá que correlacionar informações sobre “The English Language on Internet” e suas definições dentro de um tempo estipulado. A turma que conseguir mais acertos, ganha um ponto.

 


HISTÓRIA

7) Organização da frase:
Cada turma será representada por um aluno que receberá, embaralhadas, as palavras que compõem algumas frases. Aquele que montar a frase corretamente mais rapidamente ganha o ponto da atividade.

 

8) Identificação do Século:
Toda a turma ouvirá uns trechos preparados pelo professor e terá que identificar o século em que os eventos foram descritos.

 



GEOGRAFIA

9) Quiz
Um aluno representará a sua turma respondendo perguntas sobre a disciplina, essas perguntas terão opções de múltipla escolha e o aluno escolherá apenas uma resposta.

 

10) Verdadeiro ou Falso
Cada turma deverá ter um aluno representante para dizer se a afirmação é verdadeira ou falsa.

 

11) Desafio Geográfico
O desafio consiste em criar uma campanha publicitária a ser divulgada numa rádio sobre qualquer cidade do mundo escolhida pela turma. A campanha tem que ter o objetivo de divulgar o local para que o número de turistas aumente, ressaltando as partes positivas da cidade escolhida e explicando por que o turista deverá visitá-la.

 

 

MATEMÁTICA

12) Resolução de um Desafio da Divisão
Serão selecionados dois alunos por turma, para resolução de um desafio envolvendo operações
 de divisão com números naturais.

 

13) Identificação da Hora Correta
Será selecionado um aluno por turma, que sorteará dois horários e para cada um terá apenas uma tentativa de marcar a hora corretamente em um relógio.

 


CIÊNCIAS

14) Quiz
Um aluno representará a sua turma respondendo perguntas sobre a disciplina, essas perguntas terão opções de múltipla escolha e o aluno escolherá apenas uma resposta.

 

15) Mito ou realidade
Um aluno representará a sua turma julgando serem mito ou realidade as afirmativas mencionadas.

 


ARTES

16) Complementação da ilustração
Um aluno receberá uma folha A4 com uma figura previamente colada nela. A partir desta imagem, ele terá 30 minutos para contextualizá-la completando todo o espaço restante da folha. Não é necessário colorir. A turma que conseguir contextualizar através da ilustração marcará o ponto.

 

17) Peça com material reutilizável
Criar uma peça (escultura, peça decorativa ou utilitária) com material reutilizável, como: papelão, jornal, garrafa pet, tampa de garrafa, etc. A peça deverá ser construída anteriormente e apresentada no dia da gincana.

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

18) Verdadeiro ou Falso sobre o tema Basquete
Cada turma deverá ter um aluno representante para dizer se a afirmação é verdadeira ou falsa.


19) Desafio de Habilidade
Um aluno será desafiado a dar o maior número de pulos com uma corda.


20) Desafio da Dança
A turma formará uma equipe para apresentar uma coreografia da música “Você partiu meu coração”, de Nego do Borel e Anitta.

 

Placar

 

 

 

Campanha Social:

Uma das tarefas da Gincana foi a doação de alimentos, itens de higiene e de limpeza para que fossem entregues em um Asilo e em um Orfanato. 

 

 

Sobre a escola:

Diretor: Ana Lucia Silva Barreto
Endereço: Rua Padre Manso s/n° - Madureira
Telefone: 3018-2552 | 3018-2466
E-mail: emrugendas@rioeduca.net

 



 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 04/01/2018

Festival de Poesia Grécia 2017

Tags: 4ªcre, projeto, poesia, música.

 

“Projeto: FESTIVAL POESIA GRÉCIA 2017”




 O objetivo principal do projeto foi despertar os alunos para a criação de textos poéticos.
 

 

O projeto iniciou em maio, quando as professoras de Língua Portuguesa iniciaram oficinas de poesia com seus alunos. Primeiramente, lhes foram apresentados textos de ilustres poetas, como também de populares. A partir dessa fase de encantamento e conhecimento, os alunos já estavam prontos para o processo criativo. As professoras trabalharam temas relacionados ao Projeto Político Pedagógico, quanto a valores morais, conscientização dos direitos e deveres do cidadão e respeito às diferenças. Foram temas desenvolvidos também nas aulas de Projeto de Vida. Os alunos, então, obtiveram subsídios para a construção dos textos poéticos. A partir de reflexões e debates, adquiriram mais segurança e criatividade para codificar, em versos, seus ideais e sonhos.

 


Após a produção dos poemas, através de um concurso, foi realizada uma seleção de vinte poemas, para compor um livro. Os cinco primeiros colocados foram selecionados para o Concurso Poesia na Escola, da SME.

Paralelo a esse concurso, a escola também participou da Maratona Castro Alves, promovida pela Academia Brasileira de Letras, em parceria com a SME, através de duas produções de textos, com alunos do oitavo e nono anos. Os alunos conheceram a obra de Castro Alves, com ênfase em Navio Negreiro.

A culminância do projeto ocorreu no dia vinte de outubro, no auditório da escola. Participaram do evento todas as turmas e seus respectivos professores envolvidos no projeto. Nesta ocasião foi apresentado ao público o livro da coletânea, com os vinte poemas selecionados.

O primeiro momento foi marcado pelo recital das poesias. Os alunos autores apresentaram seus poemas, acompanhados de um fundo musical, produzido pelo professor Cláudio Luiz, de música, e sua aluna com o violino.

 


Logo após iniciaram a segunda etapa do projeto, em homenagem ao poeta Castro Alves. O aluno João Victor, da turma 1804, caracterizou-se de Castro Alves e recitou um trecho de “Navio Negreiro”, quando o poeta clama a Deus pelos “desgraçados”.

Para exemplificar a dor e sofrimento dos negros escravos, um grupo de alunos do nono ano realizou uma dança, com a música “Retirantes”, de Dorival Caymi (“...vida de negro é difícil ...”).

Apesar do fim da escravidão negra no Brasil, alguns problemas sociais, infelizmente, ainda persistem. O sonho de igualdade social e respeito à raça negra ainda não se concretizou plenamente. Os alunos conheceram o livro “Navio Negreiro”, uma adaptação do rapper Slim Rimografia, que produziu um texto poético, fazendo um paralelo com o “Navio Negreiro”, de Castro Alves. Ele denuncia as injustiças e misérias, que ainda sofre o negro pobre. Segundo ele: “... ainda tem um pouco de navio negreiro...”.

 



Um grupo de vinte alunos do oitavo ano apresentou trechos desse livro, através de um jogral. Enquanto os alunos recitavam, imagens em slides correspondentes apareciam no telão, para ilustrar as cenas faladas. O jogral findou com todos os alunos clamando: “Pátria amada, idolatrada / Ó mãe gentil, / Onde estavas / Que tamanha atrocidade não viu?”

Para complementar e enriquecer esse tema, alguns alunos do oitavo ano apresentaram um espetáculo de dramatização, escrito e produzido por eles próprios, denunciando cenas do cotidiano, de preconceitos e violências.

Como encerramento, o professor de música e a banda da escola tocaram um trecho de um samba enredo, que sintetiza o ideal de nosso trabalho: “Liberdade, liberdade, abre as assa sobre nós / e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz.”

 

Projeto idealizado pelas professoras regentes de Sala de Leitura: Solange dos Santos Gialluise e Eliana Tricarico. Participaram do projeto as professoras de Língua Portuguesa: Eliane Rosa da Motta Silva e Edna Eva de Souza, com suas respectivas turmas: 1803, 1804, 1901, 1701, 1801 e 1802.

 

 

Parabéns à Equipe da escola pelo excelente trabalho realizado!

 

Sobre a escola: E/CRE (04.11.020) E.M. Grécia
Gestores: Maria da Glória Ferreira da Costa Glorinha e
 Edson Dias Alecy
Endereço: Av. Bráz de Pina nº 1614 CEP: 212350-603
Tel: (21) 3457-1442 e 2482-3777
Email: emgrecia@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 02/01/2018

Mudanças de estrutura e de chefia

 

Começamos 2018 com mais mudanças. Depois de uma longa reflexão e de muitos debates na própria SME, na Casa Civil e na Subsecretaria de Assuntos Compartilhados (antiga Secretaria de Administração), a nova estrutura da nossa secretaria será finalmente oficializada, com publicação no Diário Oficial, o que nos permitirá consolidar o lugar das novas equipes e estabelecer com clareza as novas linhas hierárquicas. Conseguimos remodelar uma grande estrutura, tornando-a potencialmente mais eficaz, sem aumentar custos.

 

Ernani Ricardo Pereira assumirá nos próximos dias a chefia da Subsecretaria de Gestão, substituindo Bettina Libonati, que vai se aposentar. Professor de matemática, Ernani é um veterano da nossa rede, onde está há 32 anos. Atuava até hoje na coordenação da CGG, onde se destacou pela precisão e objetividade no cumprimento de tarefas complexas.

 

Agradeço muito o apoio que recebi da professora Bettina no primeiro ano de gestão. Perdi a conta das vezes em que, junto com nossas equipes, descemos as escadas do Centro Administrativo às escuras, depois do desligamento das luzes, que ocorre entre 22:00 horas e 23:00 horas. Sua experiência e sua capacidade de trabalho foram fundamentais para me dar segurança no manejo de uma máquina tão complexa, que eu desconhecia por completo. Na despedida, um longo abraço, votos de boa sorte e algumas lágrimas selaram a nossa amizade.

 

Cesar Benjamin
Secretário


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 01/01/2018

Nossas Regiões

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, interdisciplinalidade.

 

Feira Cultural encerra projeto de valorização das culturas regionais do país.

 

A E. M. Marechal Espiridião Rosas, que atende ao 1º Segmento no bairro da Caju, desenvolveu ao longo dos últimos quatro meses de 2017 um trabalho de identificação regional e cultural brasileira através de festividades nacionais, pratos típicos, danças e costumes do folclore regional, onde os alunos puderam conhecer um pouco mais das matrizes étnicas e culturais que formam a identidade nacional.

 


Através do Projeto “Nossas Regiões”, ações foram desenvolvidas englobando as diversas áreas de conhecimento, utilizando os materiais pedagógicos possíveis e os espaços disponíveis da unidade de ensino.

Textos de diversas tipologias foram apresentados e discutidos com os alunos, pesquisas com suporte de diversas mídias, como internet e livros, entrevistas, leitura e reescritas e lendas e mitos das regiões permearam o trabalho.

 

 

Os alunos tiveram também a oportunidade de confeccionar brinquedos e instrumentos musicais que retrataram as diversas regiões estudadas.

Os resultados dos trabalhos realizados foram apresentados a toda comunidade em uma Feira Cultural, onde os presentes puderam assistir apresentações folclóricas das diversas regiões do país.

 

 

Para o professor Marcos, "Mostrou-se uma ótima oportunidade de interagir com a comunidade”. Dona Raquel, mãe de aluno da unidade, diz que "foi muito bom e rico em informações".


"Hoje foi dia de prestigiar, a Feira Cultural, feita com muito carinho por todos da Escola Espiridião Rosas. Parabéns simplesmente arrasaram, estava tudo lindo e caprichado!", fala Tais Silva - mãe de aluno.


"Foi um prazer conviver com os alunos e responsáveis interagindo nesses 4 meses de projeto de sucesso e amor. Me sentido muito feliz!!! ,nos conta a diretora Maria Cristina.

 


"A integração entre escola e comunidade foi muito gratificante. Atingindo nossos objetivos de valorização e resgate da nossa cultura. O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar e de maneira bem lúdica tornando o projeto mais prazeroso." - Coordenadora Pedagógica - Rose Catarina.

 

Professores e Equipe Gestora

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Espiridião Rosas

Diretora: Maria Cristina Negreiros

Adjunto: Ana Lúcia Alexandre

Coordenador Pedagógico: Rose Catarina

E-mail: emmrosas@rioeduca.net

Telefone: 3895-8578

 


 


   
           



Yammer Share