A A A C
email

Segunda-feira, 14/08/2017

Projeto Cineclube nas Escolas

Tags: cineclube, mídias, filme.

 

INSCRIÇÃO ABERTA PARA ASSISTIR AO FILME PORTUGUESE FROM SOHO COM A PRESENÇA DA DIRETORA PORTUGUESA ANA MIRANDA

 

O Projeto Cineclube nas Escolas, em parceria com o Arte Institute (Portugal), promove no dia 22 de agosto (3a feira) a exibição do filme "Portugueses from Soho". Após o filme, debate com a diretora portuguesa, Ana Miranda, e o professor de História da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Fernando Antunes.

Essa ação é exclusiva para professores da rede pública municipal do Rio de Janeiro.
 

Inscrições pelo link: https://goo.gl/ag1nAQ

 

FIQUE DE OLHO!

Dia: 22 de agosto (3a feira), às 9h30
Local: Cine Joia Copacabana (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, subsolo / shopping 680 - Copacabana - próximo ao metrô).


Ficha Técnica do Filme:
Gênero: Documentário
Duração: 59 minutos
Ano: 2016
Produção: Arte Institute


Sinopse:| O documentário "Portugueses do Soho - Uma história que mudou de geografia" conta a história dos emigrantes portugueses que chegaram ao Soho após a segunda guerra mundial. Através da sua história, descobrimos a história deste bairro, bem no coração de Manhattan e da cidade de Nova Iorque.

Teaser do filme: https://vimeo.com/154316470

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/08/2017

Informativo MultiRio

Tags: informativomultirio.

 

 

#educa: violência e escola é tema em destaque desta quinta (17)

 

Nesta quinta-feira (17), dia em que as escolas se mobilizarão a favor da paz, em encontros regionalizados por CRE, o programa aborda o tema do enfrentamento à violência e da promoção da cultura de paz. A jornalista Flávia Lobo conversa com Edson Diniz, fundador e diretor da ONG Redes da Maré. Ele fala sobre o “efeito vizinhança” na unidade escolar e como um entorno violento pode influenciar a escola, assim como a comunidade escolar pode ter atuação positiva nesse cenário. A interação com os adultos e com a família são outras questões consideradas primordiais e que impactam no comportamento e no desempenho escolar dos jovens.

O programa #educa desta semana também vai destacar a paternidade ativa, por ocasião do mês de valorização da paternidade, celebrado em agosto. O convidado da edição, que vai ao ar nesta terça-feira (15), é o psicólogo e professor da Educação Especial Luiz dos Santos Costa, especialista em questões de gênero e masculinidade. #educa vai ao ar às terças e quintas, às 12h30, na página da MultiRio no Facebook (www.facebook.com/MultiRio), e, após a transmissão ao vivo, todos os programas que já foram ao ar ficam disponíveis na lista de reprodução #educa na aba vídeos na página da MultiRio. Curta, compartilhe e participe!

 


 

MultiRio apresenta nova série com produção audiovisual nas escolas

 

A produção escolar está em destaque na nova série Escola, Câmera, Ação!, que apresenta obras audiovisuais realizadas por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. Cada programa traz três vídeos realizados nas escolas, com estudantes apresentando as produções. A produção busca estimular as atividades com o audiovisual na Rede, servindo como vitrine para a produção escolar, e a descoberta de futuros cineastas. O primeiro episódio, com apresentação dos estudantes da Escola Municipal Benjamim Constant (Santo Cristo), mostra vídeos realizados no Núcleo de Arte Copacabana, na E. M. Alencastro Guimarães; no Núcleo de Arte Grécia (Vila da Penha); e na E. M Roberto Burle Marx (Jacarepaguá). Realizada em parceria com a SME, a série estreia nesta quarta-feira (16), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET). Os episódios também ficam disponíveis no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br).

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/08/2017

Alunos da SME-RJ Participam de Debate Com o Diretor do Filme “A Família Dionti”

Tags: mídias, cineclube.

 

OITENTA ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO PARTICIPAM DE DEBATE COM O DIRETOR DO FILME "A FAMÍLIA DIONTI "

 

No dia 18 de agosto, cerca de 80 alunos da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro irão ao cinema assistir uma sessão fechada do filme "A Família Dionti" e, depois, participarão de um bate papo com o diretor, Alan Minas. O filme foi lançado no mercado em março desse ano e conta a história fantástica de um pai e seus dois filhos que vivem em um sítio no interior de Minas Gerais. A mãe não mora mais com eles porque derreteu de amor, evaporou e partiu. Enquanto todos os dias sonha com a volta da mulher a cada chuva que cai, o pai cuida dos filhos com olhar atento, preocupado com a possibilidade que tenham herdado o dom da mãe. A produção foi premiada como melhor filme no voto do público no Festival de Brasília, em 2015.


A sessão acontece no Cine Joia (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680 - subsolo, Copacabana), às 10h. Essa é mais uma iniciativa do Projeto Cineclube nas Escolas.

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/08/2017

Renovação no setor de recursos humanos

Iniciamos recentemente, como avisei aqui, uma reorganização da Subsecretaria de Ensino (SubE), que já tem nova subsecretária e terá novo formato, com uma renovação parcial de suas equipes.

Hoje iniciamos a renovação do setor de recursos humanos. A professora Maria de Lourdes Albuquerque Tavares – a querida professora Lourdinha – será deslocada para a SubE, onde trabalhará com a nova subsecretária, a professora Nazareth. No lugar dela, o setor de recursos humanos será chefiado pela professora Daniele Moreira Pereira.

Minha ideia original, como comentei em algumas reuniões, era criar uma Subsecretaria de Recursos Humanos, mas a estrutura hierárquica da Prefeitura não permite essa denominação. Assim, teremos uma Coordenadoria Geral, formalmente subordinada à Subsecretaria de Gestão – como a Prefeitura exige --, mas fortemente ligada a mim. A ideia original de conferir status de Subsecretaria a essa área não morreu.

A necessidade dessa mudança contém, pelo menos, três aspectos, que se relacionam com a proposta de uma renovação de conceitos e de práticas.

O primeiro: a Coordenadoria Geral de Recursos Humanos organizará os novos fóruns de negociação das grandes questões funcionais da SME, que serão criados em curto prazo. Hoje, essas questões, que afetam grande número de professores e funcionários, são trazidas diretamente ao secretário em reuniões quase sempre inconclusivas, pois as soluções dependem, invariavelmente, de estudos legais, orçamentários e previdenciários. Os novos fóruns permitirão um diálogo permanente, sistemático, democrático, profissional, necessário para amadurecer as questões e estabelecer alternativas consistentes, criando as condições prévias para a decisão final do secretário.

O segundo aspecto diz respeito a uma maior humanização do nosso setor de recursos humanos. Cada professor ou funcionário é portador de uma história, com suas especificidades. Independentemente de aceitarmos ou não as reivindicações apresentadas, todos precisam ser ouvidos e devem compreender claramente a posição da SME em cada caso.

O terceiro aspecto refere-se a aumentar o alinhamento do setor de recursos humanos das CREs e do nível central em uma estrutura única, que fale a mesma linguagem e tenha as mesmas práticas.

Essas são as grandes tarefas a que nos dedicaremos, renovando o setor e reorganizando sua estrutura, agora sob o comando da professora Daniele.

A SME deve muito à professora Lourdinha, a quem reitero meus sinceros agradecimentos. Ela nos ajudará na nova SubE com a experiência, o esforço e a dedicação de sempre.

Atenciosamente,

Cesar Benjamin
Secretário


   
           



Yammer Share