A A A C
email

Quinta-feira, 18/01/2018

"Fofurômetro" explode com essa turma da Mônica” no EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort

Tags: atividade, brincar, experimentar.

 


"Fofurômetro" explode com essa turma da Mônica”.
 


O MI da professora Drezza visitou o laboratório do Franjinha. Estudaram a Dona Aranha que subiu pela parede e aprenderam algumas curiosidades sobre as aranhas.

 

 

As aranhas têm 8 patas. Elas não tem antena. As aranhas produzem teias que parecem elástico. Algumas aranhas se alimentam de pequenos insetos como besouro, barata, grilo e formiga. As aranhas estão por todos os lugares. Podem ser encontradas em todos os continentes do planeta terra, só tem um continente que não existe aranha, o nome é Antártida.

 


Existem aranhas bem peludas, as TARÂNTULAS, elas parecem as mais perigosas, mas são boazinhas, não fazem mal ao homem.

Existem aranhas muito perigosas, o veneno delas pode matar um homem.

 

 

Depois fizemos a experiência: AFUNDA OU BOIA?

Uma experiência sensorial, com a água e objetos diversos.

Brincar e experimentar são sempre oportunidades para aprender.

Foi um sucesso! 

 

Parabéns às Professora Andrezza pela excelente atividade realizada!

 


Sobre o EDI: E/CRE (04.30.807) EDI Maria Amélia
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro 1000 Bloco 8 CEP: 21244-252
Tel: (21) 3438 4861

Texto enviado por Andrezza Nóbrega

 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/01/2018

Cultura e Artes em Projetos

Tags: 8ªcre, projeto cultural, feira pedagógica.

 

Em 2017 diversos projetos foram realizados nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. 

Hoje o Rioeduca apresenta os projetos pedagógicos da Escola Municipal Bangu e do Ciep Mestre André.

 

 

 

A Escola Municipal Bangu realizou o Projeto "Grandes Autores da Literatura Infantil, Grandes Aprendizes da Escola Municipal Bangu".

O projeto abordou alguns autores selecionados pela equipe pedagógica da escola com o intuito de promover o gosto pela leitura.

O objetivo foi levar os alunos a conhecer diversas obras e também oportunizar o conhecimento da biografia dos autores.

Os autores citados e apresentados no Projeto foram: Irmãos Grimm, Vinícius de Moraes, Esopo, Sylvia Orthof, Maurício de Souza, J.K. Rowling, Mary França e Eliardo França, Bia Bedran, Hans Christian Andersen, Ziraldo e o Profeta Gentileza.

As turmas ficaram responsáveis em apresentar a vida desses escritores de diversas formas: stands, danças, contação de histórias e dramatizações. 

 

 

A pesquisa, o envolvimento e as atividades elaboradas a partir do livro proporcionam momentos muito prazerosos, além de didáticos para os alunos.

Não é apenas a leitura pela leitura, a proposta do projeto foi inserir os alunos no mundo da leitura através da experiência de trabalhar o tema abordado no livro.

Conhecer os personagens do livro, perceber a importância de cada um na trama, se identificar com situações que podem se assemelhar com a vida real, experimentar a alegria e o prazer de mesclar arte, música e literatura em um só momento, são fatores marcantes para a formação de um aluno leitor, daí o sucesso desse projeto na Escola Municipal Bangu. 

 

 

 

O Rioeduca parabeniza a Escola Municipal Bangu pelo projeto de leitura e formação de leitores!

 

 

Escola Municipal Bangu

Professora Celina de Souza Ferreira - Diretora Geral
Professora Orádia Dias - Diretora Adjunta
Professora Amanda Neves - Coordenadora Pedagógica
Telefone de Contato: 33325930

 

 

 

 

*       *       *

 

2017 foi um ano de grandes projetos, um deles foi o projeto pedagógico desenvolvido no Ciep Mestre André. O tema do projeto foi: "Das Raízes aos Sonhos".

O objetivo do do projeto, segundo a equipe pedagógica do Ciep, foi apresentar o local onde começou o mundo.

O continente Africano que é tão rico em cultura, natureza, superação e conhecimento, precisa ser conhecido por todos!

 

 

 

 

"Foi um trabalho árduo e desafiante, mas a equipe chegou lá! Cada turma escolheu um país e estudou seus vários aspectos. Nosso objetivo foi levar os alunos a respeitar,  valorizar e amar a África, onde a vida começou. A mostra final do trabalho foi a síntese de todo o nosso trabalho. Não seria possível sem o empenho de cada turma, professor e funcionários da escola. Juntos construímos uma linda história (...)"

 

                                                                                   Professora Andrea Rufino - Coordenadora Pedagógica do Ciep Mestre André

 

 

 

 

Durante a realização do projeto os alunos conheceram as cores, os sons e os contrastes da África.

A retratação de tudo o que aprenderam sobre o continente coloriu o Ciep Mestre André e aproximou a comunidade escolar de curiosidades e conhecimentos que ficarão para sempre na vida dos participantes.

Todos os que participaram da Mostra de Trabalhos do projeto "Das Raízes aos Sonhos" se encantaram com a criatividade dos professores e alunos ao apreciarem as danças, músicas e brincadeiras que pertencem à cultura africana.

É preciso desmistificar a ideia de que a África é apenas um local onde impera a pobreza. É preciso mostrar às crianças que o descendente africano no Brasil não é sinônimo de escravidão e opressão!

A escola é um espaço propício para reflexões. Projetos como o do Ciep Mestre André representam o resgate e a valorização de um dos povos que compõem a nossa formação, o que contribui para a consciência de nossa identidade.

 

 

 

O Rioeduca parabeniza o Ciep Mestre André pela Mostra dos Trabalhos do projeto Das Raízes aos Sonhos.

 

Para entrar em contato com o Ciep Mestre André: ciepmandre@rioeduca.net

 

 

 

 

Entre em contato com o Portal Rioeduca e compartilhe os projetos da sua escola!

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/01/2018

Projeto Ebook - Minhas Memórias em um Click

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Os alunos da turma 1401, da Escola Municipal Renato Leite, desenvolveram o projeto "Ebook minhas memórias em um Click" no período de agosto à novembro de 2017. As atividades aconteceram com a professora Angela Vianna Miranda durante a disciplina de Lingua Inglesa.

 

 

          Professora Angela Vianna e alunos reunidos para o lançamento do Ebook.

 

 

O Projeto Ebook - minhas memórias em um Click , realizado pelos alunos da turma 1401 da Escola Renato Leite, teve como objetivo criar estratégias de envolvimento mais dinâmico com o idioma de modo que o aluno pudesse ser o principal agente nesse processo. Dessa forma, tirando o aluno de sua 'zona de conforto', convidando-o a compartilhar suas histórias do cotidiano transformando-as em memórias registradas em Inglês.

 

Capa do livro.

Uma das páginas internas do livro.


 

Segundo a professora Angela Vianna : ”Por ser uma turma muito falante e participativa, e em sua maioria, os alunos sempre gostavam de contar fatos marcantes (alegres e não tão alegres), de sua semana, decidi aproveitar essa oportunidade, de forma que o Inglês fosse explorado com frases simples, e vocabulário bem acessível no registro dessas 'memórias' sob o formato de um Ebook e também um livrinho de papel.”

A professora ainda conta que :”Primeiro organizamos um concurso de desenhos para que pudéssemos escolher a ilustração da capa e outras que apareceriam ao longo do livro.A cada semana escolhíamos, por votação, 5 fatos marcantes relatados pelos próprios alunos. As frases, versadas para o Inglês, eram trabalhadas em aula, e todo o vocabulário foi registrado no quadro/caderno dos alunos. Trabalhamos a oralidade e a escrita.”

 

       Concurso para a escolha do desenho da capa e a direita, o desenho da ganhadora.
 

 

A elaboração e edição do Ebook ficou sob a responsabilidade da professora assim como o envio do material para a gráfica e impressão de 1 livrinho de papel para os próprios.

 

Convite para o evento : save the date.

 

    Apresentação do Ebook para os convidados.

 


A professora Angela finaliza:”Planejamos juntos como seria o lançamento do Ebook, que ocorreu com todos os detalhes: Visita convite, de um grupo representante, em todas as turmas. Cartazes espalhados pelos corredores. Mesa enfeitada. Sala enfeitada. Datashow e telão e convidados especiais (Direção, Coordenação alunos e alguns professores). Os alunos apresentaram seus discursos improvisados na hora e o evento foi muito significativo para eles e para mim também!”

 

                                                                                                        Informações enviadas pela professora Angela Vianna.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Contato da professora Angela Vianna:

angela.paterra@gmail.com

Contato da E.M. Renato Leite:

emrleite@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/01/2018

Twittaço Literário!

Tags: twittaço, mídias.

 

Sexta-feira, 12/01, é dia de Twittaço Literário!

O Primeiro de 2018!
 

 

O grande homenageado é Carlos Heitor Cony, jornalista, editorialista, escritor da Literatura Brasileira!

 

Ao longo do dia vamos trocar mensagens sobre o escritor, que nos deixou recentemente (05/01/18), aos 91 anos .

 

Participe! Basta seguir @RiodeLeitores no Twitter e usar #Riodeleitores!

 

Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, links, blogs e curiosidades sobre o autor de “Quase Memória, Quase Romance”, totalmente Cony!

 

Um excelente Twittaço! Boas leituras! Até SEXTA!

 

O QUE É?

 O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015.

 

COMO FUNCIONA?

- As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

- Os Twittaços serão realizados de acordo com cronograma específico. O primeiro Twittaço de 2018 acontecerá no dia 12 de janeiro, em homenagem Carlos Heitor Cony, jornalista, editorialista, escritor da Literatura Brasileira.

 - Os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

- Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas, etc.

 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO:

1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

2- Seguir, pelo Twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

5- Todos podem participar com quantas postagens desejar. Bom twittaço! Boas leituras!
 

 


 

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share