A A A C
email

Sexta-feira, 15/06/2018

Rio em Ação Bangu: Amanhã no CIEP Antônio Evaristo de Morais

Tags: rio em ação.

 

Bangu recebe Rio em Ação

 

 

A Caravana Social da Prefeitura do Rio chega a Bangu com serviços, atividades e muita diversão no dia 16 de junho de 2018, das 10h às 14h, no Ciep Antônio Evaristo de Morais, que fica na Av. de Santa Cruz, na altura do número 7.138, em Senador Camará.

O Rio em Ação – Social tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços de utilidade pública. São eventos mensais e itinerantes com a participação de órgãos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil. As atividades acontecem sempre aos sábados pela manhã. Alguns serviços têm número limitado de atendimentos. Portanto, chegue cedo e garanta sua senha. ;)

Serviços oferecidos:
- Emissão de 1ª e 2ª vias de CPF
- Cadastramento e atualização do CadÚnico
- Inscrição no Minha Casa Minha Vida
- Agendamento para emissão de Carteira de Trabalho
- Encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz
- Procon Carioca
- Vacinação
- Agendamento para castração de animais
- Vacinação animal
- Licenciamento sanitário
- Biblioteca Volante
- Doação de livros
- Doação de mudas de plantas da Mata Atlântica
- Dia da Beleza
E muito mais

**Não esqueça de levar**

Para a 1ª via do RG e do CPF:
- Certidão de nascimento ou casamento – original e cópia
- CPF – original e cópia
- Título de eleitor*
- Comprovante de residência - original

Para cadastramento no Minha Casa Minha Vida:
- CPF (se for casado(a), também o do cônjuge)
- RG (se for casado(a), também o do cônjuge)
- PIS ou NIS
- Comprovante de residência - original

Para cadastramento no CadÚnico:
- Certidão de nascimento ou casamento – original e cópia
- Título de eleitor ou CPF – original
- Comprovante de residência - original

Para agendamento para Carteira de Trabalho:
- RG, CPF e comprovante de residência - original

Para habitação para casamento:
- Presença dos dois cônjuges com a seguinte documentação
- Certidão de nascimento
- RG e CPF
- Comprovante de residência e de renda (carteira de trabalho ou contracheque, quando houver)

 

O CIEP Antônio Evaristo de Morais fica na Av. de Santa Cruz, na altura do número 7.138, em Senador Camará. 


O evento acontece no CIEP Antônio Evaristo de Morais, na Av. de Santa Cruz, altura do número 7.138, em Senador Camará. Emissão de 1ª e 2ª vias de CPF, agendamento para emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz, agendamento para castração de animais e muito mais.

 

Compartilhe!

 

Fonte: http://bit.ly/2MuOCtC


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/06/2018

Projeto Esgrima no Primário Antonio Boaventura

Tags: 9cre; primario carioca; esgrima; educação fisica.

 

A esgrima fez parte das atividades dos alunos do 6º ano Experimental, no Primário Professor Antonio Boaventura, no primeiro bimestre deste ano.

 

 

O professor de Educação Física, Alberto Esteves Daniel, tem desenvolvido esta ação junto a outros colegas em práticas integradoras entre as diferentes áreas do conhecimento. O Prof. Felipe (Artes) e os professores Thiago Castro (Turma 1602) e Sandra Manso (Turma 1601) integraram a esgrima às suas aulas. Com isso, os alunos ampliam seus conhecimentos, além de desenvolverem a agilidade, concentração e velocidade.

O projeto Esgrima, idealizado pelo professor Alberto Esteves, foi desenvolvido para as duas turmas de 6º experimental da E. M. Professor Antônio Boaventura e articulou a Educação Física com outras disciplinas, contemplando os seguintes aspectos:

Objetivo Conceitual:

  • Conhecer um pouco da história da esgrima e suas peculiaridades.

Objetivos Procedimentais:

  • Realizar movimentos básicos da esgrima; 
  • Vivenciar atividades que exijam agilidade, concentração e velocidade de reação. 
  • Criar estratégias para ludibriar o companheiro e pontuar.

Objetivos Atitudinais:

  • Reconhecer a importância do outro para realização da atividade;
  • Respeitar as diferenças e dificuldades do companheiro;
  • Melhorar as relações intra e interpessoais.
  • Cooperar com o outro entendendo que o espírito de equipe é necessário para manutenção da ludicidade da atividade;
  • Respeitar e cuidar do outro;
  • Cumprir as regras e reconhecê-la como necessária.


As atividades aconteceram através dos seguintes momentos:


1° Momento Teórico

 Apresentação de vídeos com informações sobre a esgrima como: Apresentação dos equipamentos e espaços utilizados na prática da esgrima, sistema de pontuação etc.

2° Momento Teórico

Discussão e reflexão sobre o acesso a esta modalidade esportiva, bem como sobre a possibilidade de adaptação dos equipamentos e espaços para aplicação no ambiente escolar.
 

3° Momento Teórico

Definição e coleta dos materiais necessários para produção das espadas e alvos.

 

 

1ª Atividade Prática (Toque de Mãos)

Os alunos foram separados em duplas, dispostos um de frente para o outro com uma distância aproximada de 2mts.
Os alunos foram orientados a saltitar com um dos braços projetados a frente e ao comando do professor, por meio de um sinal sonoro do apito, deveriam se deslocar a frente e tocar a mão do companheiro o mais rápido possível e após, retornar ao lugar inicial.
Posteriormente na mesma disposição, os alunos foram numerados em grupo 1 e 2. Quando o professor falava grupo 1, este se deslocava para frente tentando tocar a barriga do companheiro, enquanto o grupo 2 deveria se deslocar para trás o mais rápido possível, para evitar que fosse tocados e vice versa.


 

 

2ª Atividade Prática (Acerte o Alvo)
Toda turma foi dividida em grupos de 5 a 6 alunos. Enfileirados e em postura de ataque, os estudantes deveriam acertar com uma das mãos um alvo amarrado no teto (bola pequena de papelão amarrada com barbante) que foi pendurado a frente de cada grupo. Posteriormente, os alunos usaram uma espada de jornal sem tinta e depois com tinta nas pontas para acertar os alvos. Após acertarem se dirigiam para o fim da fila dando oportunidade a outro colega do grupo.

 


 

3ª Atividade Prática

Produção das espadas de jornal com algodão na ponta e seus respectivos alvos nas aulas de Artes.

 

 

4ª Atividade Prática (Combate)
Toda turma foi dividida em duplas num espaço específico, cada aluno estava com seu alvo de papelão fixo ao peito e sua espada de jornal com tinta na ponta. Após o comando do professor, foram orientados a pontuar tocando a ponta de suas espadas nos alvos dos companheiros, atentando para as regras pré-estabelecidas e cuidado com o companheiro. Ao final o alvo que estivesse com menos marcas de tinta era o vencedor da dupla.

 

 

 

Clique aqui e assista um vídeo com momentos especiais desta aula.
 

 

Depoimento dos alunos:

 

“Eu nem sabia que existia esse esporte, achei muito legal, vou fazer uma espada para brincar com meus colegas fora da escola”.

“Eu achei muito legal, nunca imaginei que um dia eu praticaria esgrima na escola”

“Foi muito legal, diferente, mas legal, poderíamos fazer mais vezes, eu me diverti muito ”

 

 

 

Para o professor Thiago Castro, PEF, regente da turma 1602 (6º ano experimental):“A aula de esgrima promovida pelo professor de Educação Física, Alberto, contribuiu significativamente para aprendizagem dos alunos, uma vez que este assunto foi um norte interdisciplinar para as aulas que eu leciono: trabalhamos a leitura, utilizamos medidas de tempo, construímos uma linha do tempo da história do esgrima até a sua chegada ao Brasil e verificamos os países envolvidos na formação desse esporte até os dias de hoje. A interdisciplinaridade é fundamental no ensino contemporâneo. Fazer os alunos estudarem outras disciplinas a partir do esporte trazido pelo professor Alberto foi meu maior ganho. “

 

 

Para a diretora geral da unidade, Adriana Santos:“É muito gratificante poder contar com profissionais como o professor Alberto, que com sua prática inovadora leva o aluno a experimentar esportes pouco acessíveis à nossa comunidade. Tudo isso a despeito da escassez de recursos e envolvendo seus colegas regentes que são contagiados e embarcam nas suas ideias, enriquecendo também suas aulas. Temos o compromisso de oferecer aos nossos alunos uma Educação de qualidade e de mostrar que a Escola Pública é espaço de aprendizagens significativas que farão a diferença e irão marcar de forma positiva a vida dos nossos alunos, preparando-os para o futuro, sejam quais forem as suas escolhas. Nossa equipe e, neste caso, o professor Alberto, nos ajuda a sonhar cada vez mais alto e nos mantermos firmes em nosso propósito. Quando trabalhamos com amor, nada é impossível”. 

 

Parabéns à equipe da E. M. Prof.Antonio Boaventura pela inovação na prática esportiva com os alunos!

 

Quer saber mais sobre esta ação?

Escola Municipal Prof. Antonio Boaventura

Rua Nova Era , 401, Campo Grande

Telefone: 2323-7025

Direção: Adriana Santos e Andrea Santos

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/06/2018

Festa da Família no EDI Morro da Fé

Tags: 4ªcre, família, festa, escola.

 

A Festa da Família, realizada no EDI Morro da Fé, é uma proposta inclusiva que considera as configurações familiares de forma abrangente e acolhedora.

 

 

Partindo da percepção que a comunidade escolar contempla variados formatos familiares, o EDI Morro da Fé estimulou a parceria  entre família e escola, através de uma festa com diversas atrações e momentos.

 

 

Momento foto de Família - As famílias são convidadas a fazerem um registro inicial em foto, na qual é perceptível uma grande diversidade de organizações familiares. Entretanto, apesar de não haver padrão, algo era muito visível : o carinho presente em todas elas.

 

 


 

Fortalecendo a parceria família e escola, os responsáveis abrilhantaram a festa com a presença e a participação nas propostas sugeridas.

 

 

 


Momento de interação e participação dos familiares - Foi proposto um desfile da Família, convidando um representante de cada família para participar deste momento descontraído. Ao final, foi eleita a FAMÍLIA DO ANO.

 

 

Entre uma das atividades, destaca-se  uma apresentação em homenagem às famílias, preparada pelos alunos. Cada apresentação tinha como objetivo expressar mensagens de amor, afeto e amizade. Valores que devem representar o significado da base familiar na vida das crianças.

 


A culminância do evento se deu com a exposição das atividades desenvolvidas pelos educandos com ajuda das famílias, valorizando, assim, a identidade familiar de cada criança.

 

 

Parabéns pelo excelente trabalho realizado!

 

Sobre o Espaço de Desenvolvimento Infantil Morro da Fé
Gestores: Fernanda Silva de Barreto e Luciana Brandão
Designação: E/CRE( 04.11.804) EDI Morro da Fé
Endereço: rua Maturacá nº366 Penha Circular
CEP: 21210-360
E-mail: edimfe@rioeduca.net
Tel: 3458-1406

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 14/06/2018

Andamento das autoavaliações das escolas

 

Chegando em casa agora, depois de um dia muito produtivo, em reuniões com diretores e diretoras de escolas. Praticamente não estive na sede da SME.

 

Constatei, mais uma vez, como o processo de autoavaliação das escolas, que instituímos, está sendo produtivo e importante. Não é um espetáculo midiático, não sai na imprensa. Mesmo assim, é a experiência democrática e cidadã mais importante no Rio de Janeiro atual.

 

1.537 escolas estão se reunindo -- professores, funcionários, diretores, alunos e responsáveis -- para debater a qualidade da educação pública. Pelo tamanho da rede, são centenas de milhares de pessoas.

 

Os relatos que tenho recebido superam muito a minha expectativa. Estamos aprendendo muito sobre a rede.

 

Muito obrigado a todos.

 

As equipes gestoras têm até o dia 25 para nos entregar as sínteses, acompanhadas dos programas de trabalho das escolas, frutos desse debate. Até hoje, recebemos 382 textos.

 

Quando pudermos reunir todos, teremos um material inédito, de excepcional relevância. Mais de 1.500 análises sobre educação pública, produzidas no chão das escolas.

 

Pretendo ler todas.

 

Além disso, elas nos permitirão convocar reuniões por áreas e seminários mais abrangentes para análise e debate desse material.

 

Peço a todas equipes gestoras que não deixem de nos enviar as autoavaliações de suas escolas até o dia 25. Será um grande passo adiante da nossa rede.

 

Atenciosamente,

 

Cesar Benjamin

 

Secretário  


   
           



Yammer Share