A A A C
email

Terça-feira, 13/06/2017

Participe do CENSO 2017

Tags: educacenso.

 

 

Clique na imagem para acesso a página do Educacenso

 

O que é o Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. É coordenado pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:

- Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);

- Educação especial – modalidade substitutiva;

- Educação de Jovens e Adultos (EJA);

- Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

O Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados. Toda a legislação relativa ao Censo Escolar está disponível para consulta no menu Documentos e Legislação.

 

Para saber mais -  http://portal.inep.gov.br/censo-escolar

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 13/06/2017

III FLIG - Feira Literária da Gastão

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 A terceira feira literária da Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho (III FLIG) aconteceu no dia 6 de maio, apresentando a temática dos contos de fadas.

 

A III FLIG (Feira Literária da Gastão) apresentou o mundo dos contos de fadas, trazendo para o espaço escolar o encantamento, o sonho e o retorno de elementos da infância dos alunos, dos pais e de todos.

 

       Entrada da III FLIG.

 

A primeira edição da feira literária da Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho aconteceu em 2015. Em meio a tantos sonhos, propostas e realizações, surgiu a necessidade de trazer os pais para dentro da escola, num momento de puro prazer, onde pudessem interagir, aprender e usufruir do espaço escolar, entendendo todas as suas nuances.

 

   Primeira edição da FLIG.   

 

 

        Segunda edição da FLIG.

                                                   

Em 2015, o tema foi autores cariocas e em 2016, o tema "Viagem de um cavaleiro andante em terras maravilhosas", que foi uma homenagem ao centenário de Dom Quixote e ainda contou com outros autores.

A III FLIG aonteceu com a presença da equipe escolar, alunos e com a presença dos responsáveis. Mais de 400 pessoas visitaram a feira literária. No evento teve contação de histórias, oficinas de arte, doação de livros , espaço lúdico, cineminha , exposição de trabalhos e estandes com os diversos clássicos da literatura infantil.

 

 

 

 

 

   Estande da história Rapunzel.

 

          Estande da história Chapeuzinho Vermelho.

 

 

             Estande da história Cinderela.

 

 

      Estande da história Branca de Neve.

 

As turmas de Educação Infantil trabalharam as histórias da Rapunzel e João e Maria. No primeiro ano foi trabalhado a história da Branca de Neve e os 7 anões. O segundo ano, a história da Chapeuzinho Vermelho. O terceiro ano, a história da Cinderela. Os músicos de Brenem foi a história tema do quarto ano. No quinto ano, a escolha foi a a pequena vendedora de fósforos. E o sexto ano trabalhou com a história da Bela Adormecida.

A III FLIG envolveu toda a comunidade escolar, sendo um momento único para a Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho. A equipe escolar já está pensando na edição de 2018.

 

 

    Equipe da escola reunida.

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Visite o blog da escola e veja mais sobre a III FLIG e outras atividades:

http://emgastao.blogspot.com.br/

Contato da escola:

emmoutinho.rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 12/06/2017

Um País se faz com Homens e Livros

Tags: 6ªcre, leitura, monteiro lobato.

 

As regentes da Sala de Leitura Polo Professora Marina Paes da Silva, da E.M. Monte Castelo,  realizaram com os alunos do 9.º ano várias atividades de reflexão sobre a discriminação racial e o desenvolvimento da competência leitora, tendo como pano de fundo as obras do escritor Monteiro Lobato.

 

Lobato conscientiza com a sua literatura denunciadora, que envolve fatos políticos, econômicos e sociais. 

 

Os alunos construíram um painel contendo dados bibliográficos do escritor e sugestões de leitura, lembrando não só da sua importância na literatura infantil, mas também para o púbico adulto. Seu trabalho foi tão relevante que o Dia Nacional do Livro Infantil foi marcado na data de seu nascimento, 18 de abril. Encantador e ao mesmo tempo polêmico, deixou uma obra numerosa e brilhante que jamais deixará de estar viva na literatura brasileira. A leitura de seus textos é responsável pelo desenvolvimento da criatividade, imaginação e pela prática de contação de histórias e aperfeiçoamento da escrita de muitas pessoas.

A leitura do conto “Negrinha”, publicado em 1920, por Monteiro Lobato, foi feita pelos alunos do 9.º ano sob a orientação das regentes da Sala de Leitura Polo. Considerado um dos seus melhores contos, reflete a indignação do autor perante a crueldade humana nos tempos da escravidão. Como estamos vivendo um momento de reflexão e busca pela paz na escola, no bairro, na cidade e em nós mesmos, este texto foi escolhido de forma muito pertinente para a realização de debates acerca de situações racistas, preconceituosas e de desigualdade. 

 

Professora Regente da Sala de Leitura

 

Em primeiro lugar, os estudantes receberam uma cópia do conto para uma leitura prévia e marcação dos pontos a serem debatidos posteriormente. No dia 18 de abril, a professora regente de Sala de Leitura foi até a sala de aula realizar o trabalho com o texto. Fez uma apresentação da bibliografia de Lobato e de sua obra, partindo do que os alunos já conheciam. Propôs ao grupo uma leitura compartilhada do conto “Negrinha”, que já havia sido lido por eles em momento anterior, e uma troca de ideias e discussão dos temas: discriminação; assédio moral, castigos físicos, mudanças sociais, culturais e históricas que ocorreram e continuam acontecendo na sociedade em que vivemos. Ao final desta conversa, os estudantes fizeram um breve relato escrito das impressões que o conto lhes causou, que será postado no próximo “Twittaço”.

Com este trabalho, as professoras  contribuiram para a ampliação dos conhecimentos dos alunos a respeito da vida e obra do escritor Monteiro Lobato, indo além dos livros que envolvem os já famosos personagens do Sitio do Pica-Pau Amarelo. Provocaram discussões importantes, atuais e mudanças de atitudes que são essenciais para a busca da paz tão sonhada.

 

Alunos do 9.º ano da E.M. Monte Castelo

 

O trabalho com a leitura parece estar alcançando novos patamares nas escolas nos últimos anos. Ela atingiu o “horário nobre” e vem sendo vista como uma atividade essencial para o desenvolvimento acadêmico e moral dos alunos. Diante do quadro de violência e de falta de valores que vivemos atualmente, a leitura abre um leque de resultados positivos, pois ajuda a construir indivíduos com novas perspectivas de atuação na sociedade em que estamos inseridos. 

Parabéns à toda equipe da E.M. Monte Castelo e, em especial, às professoras regentes de Sala de Leitura que realizaram um trabalho de formação do aluno cidadão leitor, que vai além das paredes da escola. É um desafio que vem sendo abraçado com muita competência diante da urgência de conquista da cidadania e participação social que é imposto aos nossos jovens. É um orgulho tê-las na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela Sala de Leitura Polo da E.M. Monte Castelo? Entre em contato! 

Escola Municipal Monte Castelo
E-mail: emcastelo@rioeduca.net
Telefone: 2407-0330

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 09/06/2017

Curso - O Movimento Inclusivo da Dança na Escola

Tags: curso, iha, dança.

 

Curso de Formação Continuada

O Movimento Inclusivo da Dança na Escola

 

Carga Horária: 16 horas

Dias : 28/06; 12/07; 16/08; 13/09 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff

Horário: 13h às 17h 

Curso teórico e prático 

Público Alvo: Professor que atua com aluno público alvo da Educação Especial

 

 

Inscrição clique aqui

 

 

 


   
           



Yammer Share