A A A C
email

Segunda-feira, 15/05/2017

Áudio-descrição na escola - Uma proposta pedagógica Inclusiva

Tags: iha, curso, inclusão.

 

 

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA  

ÁUDIO- DESCRIÇÃO NA ESCOLA - UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

O CURSO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A ÁUDIO-DESCRIÇÃO COMO UM  RECURSO PEDAGÓGICO PARA SER APLICADO NO COTIDIANO ESCOLAR.  APROFUNDAMENTO DA ÁUDIO-DESCRIÇÃO DE FILME, PEÇA TEATRAL, DANÇA  E ARTES VISUAIS

Carga Horária : 24 Horas

Dias: 29/05; 12/06; 10/07; 07/08; 04/09 ; 02/10

Local : Instituto Municipal Helena Antipoff

Horário: 13 às 17h

Público Alvo: Professores de Artes Visuais, Música, Teatro, Sala de Leitura, Sala de Recursos e Classe Especial
 

Inscrição – clique aqui
 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/05/2017

Homenagem do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) ao Dia das Mães

 

O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) apresenta a "Roda de conversa entre mães e responsáveis".

 

 

Produzido pela equipe de serviços e oficinas em pesquisa do IHA, em parceria com a Sala de Leitura e Centro de Memória, o vídeo: "Roda de conversas entre mães e responsáveis" apresenta relatos e experiências vividas entre mães e filhos e como o convívio com a Diversidade e a Diferença fizeram de suas vidas plenas e exemplos de superação e luta por uma sociedade inclusiva.

 

 

Mãe é tudo que ama e acolhe a gente...

 

 

"Aprendi com meu filho..."

 

 

 

 

VÍDEO

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/05/2017

CREJA, aqui é um lugar de paz!

Tags: creja, lugar, paz.

 

No Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, a Campanha "Aqui é um lugar de Paz", foi desenvolvida tanto no PEJA I, quanto no PEJA II. Por meio de leituras, debates, releituras... nos inspiramos para a produção de textos, em diversas tipologias (acróstico, poesias, texto narrativo etc.), abordando o tema da campanha.

 

 

Coordenação Pedagógica do CREJA: Neyla Tafakgi

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/05/2017

UExpondo: Escola, Espaço de Cidadania

Tags: 6ªcre, cidadania, uexpondo.

 

No dia 19 de abril, foi realizada na 6.ª CRE a UExpondo 2017. O evento já está na sua sexta edição e contou com a participação de funcionários da Coordenadoria de Educação, professores, alunos e responsáveis das Unidades Escolares. Vamos conhecer um pouco do que nossas escolas apresentaram na UExpondo?

 

A realização da UExpondo envolveu todas as Unidades Escolares da 6.ª CRE

 

A UExpondo foi idealizada pela professora Rejane Faria, Coordenadora da 6.ª CRE, e teve sua primeira edição no ano de 2012. Neste dia, as Unidades Escolares (Creches, EDIs, Escolas de 1.º e 2.º segmentos e Espaços de Extensão) realizam uma exposição com os trabalhos executados durante o bimestre. Ela acontece uma vez a cada 3 meses em conjunto com o projeto “Hoje é Dia de Escola”, uma criação da referida Coordenadora. Nele, todas as pessoas que trabalham na Coordenadoria de Educação, se mobilizam para visitar todas as escolas e apreciar o trabalho desenvolvido por elas.

Com a realização destes dois projetos, a 6.ª Coordenadoria Regional de Educação deseja proporcionar aos alunos, professores e comunidade escolar um dia diferente onde estes importantes personagens da educação carioca possam exibir a produção feita em cada sala de aula. Tudo construído pelos estudantes, com a mediação dos docentes. É um momento de valorização da comunidade e um estímulo para que cada um se empenhe em produzir o seu melhor nas ações e projetos desenvolvidos pelas unidades escolares.

 

Abraço da Paz - E.M. Prefeito Marcos Tamoyo

 

Projeto "Lendo em casa e contando na escola" - E.M. Otávio Kelly

 

Confecção de Livros - EDI Ana de Barros Câmara 

 

Escola: Espaço de Cidadania, foi o tema da primeira UExpondo de 2017. Ele teve por objetivo ajudar a escola refletir sobre o seu importante papel na sociedade: fazer de cada pessoa um agente de transformação. Educar é um ato que busca a convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. Além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania: acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade e exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela lei.

Num ato de coragem, ousadia e compromisso social, as escolas desenvolveram projetos e atividades diversas que fizeram toda a comunidade escolar refletir e colocar em prática ações concretas que fizeram a escola ficar mais próxima da realidade: exposição de trabalhos após reflexões sobre o tema, contação de histórias, palestras sobre bullying e violência na escola, trabalhos sobre a identidade de cada um e da escola, abraço da paz, ações do posto de saúde na escola, apresentações musicais entre outros.

 

Visita da Coordenadora da 6.ª CRE (blusa rosa) ao EDI Gracília Ramos no dia da EUxpondo

 

Projeto "Ei, amigo! Deixa disso!" -  E.M. Alexandre Farah

 

Meu nome, minha identidade - EDI Beatriz Madeira

 

Não resta a menor dúvida sobre quem ganha com o desenvolvimento destas atividades na escola: TODOS. O estudante por construir sua autonomia e senso crítico, responsabilidade e organização; a escola por ser cumpridora do seu papel e a comunidade por se sentir mais integrada a este espaço. Os pais também ganham ao perceberem que seus filhos estão envolvidos em projetos que os tornam mais humanos. Ganham, também os professores, pois o conhecimento tem um significado especial.

E quem perde com todo este movimento? Quem perde é a violência, a miséria, o analfabetismo, a falta de oportunidades e tudo aquilo que é contrário ao desenvolvimento de crianças e jovens. Se quisermos um mundo melhor, temos de fazer da escola um espaço de cidadania. Não bastam somente palavras, conselhos, indicação de leituras e ações isoladas. É preciso mais! É preciso que a cidadania do outro seja preocupação de cada um e que a escola faça a diferença, oportunizando experiências que contribuam para a construção de uma nova sociedade, mais justa e fraterna. 

 

Trabalhando os vários significados da palabra "bala" - E.M. Monte Castelo

 

Desejos de Paz - G.C. Coelho Neto

 

Conversa com os pequenos sobre higiene dental e alimentação (Equipe CMS Enfermeira Edma Valadão) - EDI Amarelinho

 

Parabéns à professora Rejane Faria, Coordenadora da 6.ª CRE, pela iniciativa e aos professores, alunos e pais pelo excelente trabalho que realizaram na primeira UExpondo de 2017!

 

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelas escolas da 6.ª CRE na UExpondo? Entre em contato!

E-mail: cre06@rioeduca.net

Telefone: 2457-0017ou 2457-0023

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 

 


 


   
           



Yammer Share