A A A C
email

Sexta-feira, 13/07/2018

Redescobrindo o Alfabeto

Tags: 7ªcre, redescobrindo, alfabetização.

 

A Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro está “Redescobrindo o Alfabeto”!

 

Por meio de atividades lúdicas e divertidas, os alunos estão construindo a alfabetização e compreendendo a função social da leitura e da escrita.

 

Vem! Vamos REdescobrir!

 

 

Para iniciar a aula, os alunos assistiram ao vídeo elaborado pelas professoras da escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro: Lyvia e Juliana!

 

Elas têm um canal no Youtube chamado “Redescobrindo” composto por videoulas de alfabetização!

 

Confira o vídeo

 

A aula interativa utiliza a ferramenta digital para dar protagonismo à alfabetização, abordando-a por meio de jogos e brincadeiras.

 

 

 

Os alunos demonstram interesse, pois têm a possibilidade de interagir com as propostas do vídeo e dessa maneira, aprender ainda mais.

 

 

 

 

Durante a videoaula as crianças conheceram a proposta do jogo de trilha do alfabeto, que tem por objetivo facilitar a assimilação do nome das letras e suas respectivas posições no alfabeto, e ainda a compreensão da ordem alfabética.

 

 

Ao final, não poderia faltar o desafio de casa: Realizar uma atividade com as letras do nome.

 

Após assistir ao vídeo... Mãos a obra!

 

       

Os alunos tiveram a oportunidade de brincar com a trilha do Alfabeto...

E com outros jogos de conteúdo similar.

 

 

Realizaram o desafio de casa com as letras do nome, relacionando-as aos nomes de outros elementos.

A atividade foi tão prazerosa que resolveram fazer uma construção para cada letra do alfabeto.

E foram convidados a construírem um corredor alfabetizador, composto por todas as atividades realizadas a partir das letras do alfabeto apresentadas no vídeo.

 

 

Esse corredor auxiliou muito nas tarefas de alfabetização das diversas turmas da escola.

 

Quer saber mais sobre?

E.M. Conjunto Praia da Bandeira

Telefone: 2465-1736 / 2465-0158

 

Contato para divulgação:


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/07/2018

Workshop Planetário da Gávea

Tags: planetário, workshop, sistema solar.

 

Workshop: Esperando a Primavera no Planetário

 

 

O tema será a formação do sistema Solar, com ênfase em conteúdos escolares.

Local: Planetário da Gávea - Data: 01/Set/18 (Sábado) - Horário: 08 as 15h.

Público alvo: Professores de Geografia, Ciências e demais interessados.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA PRÉ INSCRIÇÃO

 

Que tal passar o dia conosco, enquanto seu filho se diverte?

As atividades educativas para os professores e seus acompanhantes serão diferentes.

Obs. Interessados poderão trazer lanche para um delicioso piquenique!

 

Enviado por:

Marcelus da Silveira

GEF / Geografia


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/07/2018

A voz e a vez dos alunos na E. M. Arthur Bernardes

Tags: 9cre, gremio estudantil.

 

A participação dos alunos foi marcante, durante a Campanha para Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes. Confira!

 

Uma das metas da unidade, promovendo o protagonismo juvenil, é a formação de cidadãos conscientes, críticos, que façam a diferença de forma positiva na sociedade. A voz dos alunos foi acolhida durante todo o processo e a representatividade garantida para o bem estar de toda a comunidade escolar.

  

 

 

A professora Shirlei Videira de Deus, atua como regente de Sala de Leitura da Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes. Ela foi a orientadora da Comissão Eleitoral para Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil da unidade, que aconteceu no mês de junho nas unidades da rede pública municipal, seguindo o calendário repassado pela Secretaria Municipal de Educação.

 

 

Encontro dos alunos com a Professora Shirlei Videira para encaminhar as orientações da eleição do  Grêmio Estudantil

 

 

O trabalho na UE começou com um diálogo sobre liderança, representatividade, direitos, deveres e organização. Foi importante ressaltar a confiança que os colegas demonstram quando escolhem um representante, que deve ser a voz da turma. Dessa forma, foi aberta um riquíssima discussão sobre o poder e importância do Grêmio Estudantil nas escolas.

A aluna Giuliane Rodrigues da S. Silva, Vice Presidente da Comissão Eleitoral, disse que o Grêmio é a voz dos alunos. Aproveitando essa reflexão, foi acrescentado que sem organização, a voz se torna uma gritaria, gritaria ninguém entende e assim até boas ideias se perdem.

 

 

 

 

Com essa ilustração da professora Shirlei, os alunos compreenderam a importância de uma Diretoria Executiva para organizar as ideias, selecioná-las nas assembleias e executá-las com a participação de todos, ou seja, ações coletivas visando o bem comum.

Destaca-se deste debate o momento em que um membro da Comissão Eleitoral ressaltou que para ser voz é preciso primeiramente saber ouvir.

 

 

Protagonismo: Livro e mural confeccionado pelos alunos com informações referentes ao Grêmio Estudantil

 

A Comissão Eleitoral recebeu a visita de representantes do PRONAIPE (Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas), que acompanharam todo esse processo nas escolas. Os alunos apresentaram-se confiantes e com seus papéis bem definidos. Mostraram o mural preparado com as informações referentes ao Grêmio Estudantil e ficaram orgulhosos ao receber elogios desses profissionais.

 

 

 

Do debate inicial ao dia da posse, surgiram novas dúvidas no meio do caminho. Muitas perguntas, muitas reuniões e esclarecimentos. Assim, a Campanha para Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil da E.M Presidente Arthur Bernardes aconteceu com consciência e respeito.

 

 

 

A participação de alunos e professores durante a eleição e posse da Diretora Executiva do Gremio Estudantil da E. M. Arthur Bernardes

 

 

"São alunas e alunos novinhos, mas ativos. Foi gratificante ver o empenho de cada um na formação da chapa, correria na campanha e frio na barriga para o resultado da apuração." Contou a professora Shirlei.

 

 

 

 

 

As alunas integrantes da Chapa Rosa eleitas para a Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil

 

A chapa Rosa foi a vencedora, sendo a Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil que se empenhará para de fato ser a voz dos alunos.

 

Nas palavras da equipe da E. M. Arthur Bernardes, "uma orquestra onde cada instrumento tem a sua função e afinados dão um show!"


 

Quer saber mais sobre sobre?

Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes

Endereço: R. Peropaba, nº125 - Campo Grande/RJ

Telefone: (21) 3394-1193 / 3364-5272

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 12/07/2018

A Copa Maré na Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza - (Índio da Maré)

Tags: 4ªcre, maré, escola.copa..

 

Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza - (Índio da Máre) em A Copa Maré

 

A ideia deste projeto surgiu de uma reunião do colegiado de educadores das escolas do Campus Maré, que envolvidos por este sentimento de participação e competitividade, decidiram organizar um campeonato entre as escolas do Campus. Cada escola representaria um país, ampliando o conhecimento de mundo dos alunos.

 

 

A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração. Nela participam aproximadamente duzentas seleções que buscam sua vaga no campeonato.

 

Desde sua primeira edição até hoje, já são vinte e um campeonatos realizados, ocorrendo a cada quatro anos. A edição de 2018 está sendo realizada na Rússia e conta com a participação de 32 países entre eles o Brasil.  

 

 

Nesse contexto, foi pensada a Copa Maré, na qual participam as Unidade Escolares: Ciep Elis Regina, Ciep Samora Machel, Osmar, Erpídio Cabral de Souza, Bartolomeu, Hélio Smith, Genival , Nova Holanda e Olímpiadas.

Esse projeto possibilitou a ampliação do conhecimento sobre os países participantes, informações sobre os povos, seus costumes, culinária, relação com seus vizinhos, sua economia, cultura, divertimento e etc.

A culminância do projeto aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho de 2018. Houve o desfile de abertura , campeonato de futebol de salão e apresentações das atividades realizadas pelas escolas, relacionadas aos países pelos quais ficaram responsáveis . 

 

 

 

O torneio contou com equipes Mirins - com alunos na faixa de 7 a 9 anos, do 2º e 3º ano de escolaridade; e Infantil - com alunos de 10 e 13 anos representados pelo 4º e 6º ano de escolaridade e o Peja. O time vencedor de cada categoria recebeu premiação fornecida pela CRE. O principal objetivo deste evento foi a união e interação entre as escolas do Campus. Como objetivo específico buscou-se conhecer um pouco de cada país envolvido, seu povo, sua cultura etc.

 

 

 

Na E.M Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza foram realizadas inúmeras atividades e toda comunicade escolar se envolveu. A escola ficou responsável por mergulhar no universo mexicano. Desta forma explorou alguns conteúdos como: 

  • Os principais aspectos políticos, como demografia pontos turísticos, o presidente, sistema monetário, etc;
  • A história de Frida Kahlo, pois os alunos pesquisaram sobre a vida e a obra da pintora e montaram uma exposição com reinterpretações das famosas pinturas da artista mexicana;
  • Os principais fatos históricos da fundação e origem do país, seus descendentes e também fatos atuais.
  • O tema do Dia dos Mortos, contando como se comemora esse dia no país e realizando uma oficina de pintura e caracterização; 
  • Caracterização da Turma do Chaves;
  • Trabalho com receitas típicas;
  • Apresentação das principais lendas e tradições do México como a La Llorona, Calle de La Quemada e O Fantasma da Freira;
  • Projeção e discussão do filme COCO, que conta sobre o costume do Dia dos Mortos.

 


Parabéns pelo trabalho realizado!


Sobre a escola:
Gestora: Lilian Regina Martins Melo
E/CRE (04.30.015) Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza(Índio da Maré)
Endereço: rua Teixeira Ribeiro nº 1000 Bloco 6 Bonsucesso
CEP:21044-251
Tel: 3438-4857 

 


   
           



Yammer Share