A A A C
email

Sexta-feira, 13/10/2017

"Celebração da Palavra"

Tags: poesia, recital, projeto, arte, 5ªcre.

 

A Sala de leitura da Escola Rugendas desenvolveu um projeto que mobilizou toda a comunidade escolar onde, a partir da "poesia falada", os participantes trabalharam questões relevantes da nossa sociedade. 

 

PROFESSORA ALINE COM OS ALUNOS DA ESCOLA

 

No dia 10 de julho de 2017, a professora da Sala de Leitura e de Língua Portuguesa Aline Scalercio, junto com as turmas da Escola Municipal Rugendas, mobilizou toda a comunidade escolar a participarem de um evento intitulado "Celebração da Palavra".

Esse evento teve como objetivo o desenvolvimento dos alunos na questão da leitura, concomitantemente a expressão artística dos alunos ao apresentarem um Recital de Poesia como resultado do projeto que acontece regularmente na Sala de leitura chamado "Poesia - A Força da Palavra".

 

CONFRATERNIZAÇÃO NO FINAL DO EVENTO

 

O projeto foi desenvolvido da seguinte forma: um grupo de alunos foi previamente convidado a participar de uma oficina de quatro dias na sala de leitura, que consistiu em despertar o interesse do aluno pela leitura, especialmente, poética. Objetivar o uso da palavra, exprimir sua força e dar a ela sua devida importância no discurso. Incentivar a expressão em sua forma mais ampla, a expressão dos sentimentos através do corpo, a prática da oralidade, enfim, usar a língua como ferramenta poética e de afirmação no mundo em que vivemos. Estimular a criatividade, promover a socialização, incentivar o interesse dos alunos pela arte de uma forma geral e explorar assuntos diversos. 

 

CONVIDADOS QUE TRABALHAM COM A POESIA FALADA

 

Na culminância do projeto, onde foi realizado o evento "Celebração da Palavra", toda a comunidade escolar foi envolvida, participando também do projeto. O evento teve a participação de ex-alunos e de professores e alunos de outras escolas que também desenvolvem um trabalho com poesia.

 

CONVITE PARA O EVENTO

 

A professora fez uma atividade onde os alunos registraram seus depoimentos pessoais e suas opiniões em relação ao projeto.

 

 

 Assista ao vídeo produzido pela MultiRio sobre o projeto da escola. 

 

 

Parabéns pelo trabalho de excelência realizado pela escola! Parabéns pelo comprometimento e pelo envolvimento de toda a comunidade escolar em projetos que fazem a diferença!

 

Sobre a escola:

Diretor: Ana Lucia Silva Barreto
Endereço: Rua Padre Manso s/n° - Madureira
Telefone: 3018-2552 | 3018-2466
E-mail: emrugendas@rioeduca.net

 

Gostou da publicação? Curta, compartilhe e deixe aqui o seu comentário!

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/10/2017

Seminário Critérios de Correção de Produção Textual

 

 

Seminário "Critérios de Correção de Produção Textual"
Palestrante: Profª Dra. Lílian Passarelli (PUC-SP)

 

Período de Inscrição: 16 a 20 de outubro de 2017

Na Gerência de Educação GED de sua Coordenadoria

Público-alvo:

PI ou PEF ou PII, com formação em Língua Portuguesa.

ou PII ou PEF regente do 3º ao 5º Ano, mesmo sem ter essa formação, caso a escola não tenha outro que atenda ao critério anterior

 

                Dia: 25/10 - 4ª feira

Manhã: das 9h às 12h

CRE: 7ª - 90 participantes

          10ª - 90 participantes

Local: Primeira Igreja Batista do Recreio

           Rua Helena Manela, 101 - Recreio dos Bandeirantes, em frente à Estação do BRT Benvindo de Novaes

 

Tarde: das 14h às 17h

CRE: 8ª - 100 participantes

          9ª - 80 participantes

Local: Auditório do Círculo Militar

           Estrada São Pedro de Alcântara, 2020 - Vila Militar

 

                Dia: 26/10 - 5ª feira

Manhã: das 9h às 12h

CRE: 5ª - 96 participantes

          6ª - 67 participantes

Local: Arena Carioca Fernando Torres - Parque de Madureira

           Rua Bernardino de Andrade, 200 - Madureira

 

Tarde: das 14h às 17h

CRE: 3ª - 87 participantes

          4ª - 98 participantes

Local: Auditório do Instituto Francisca Paula 

           Rua Tenente Costa, 76 - Méier



              Dia: 27/10 - 6ª feira

Manhã: das 9h às 12h

CRE: 1ª - 46 participantes

          2ª - 101 participantes

         11ª - 32 participantes

Local: Auditório Tucker Univeritas (auditório do Instituto Bennett)

           Rua Marquês de Abrantes 55, Flamengo

    Obs.: O professor só poderá se inscrever na sua Coordenadoria de atuação.

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/10/2017

Professor de Artes será Embaixador de Liderança no Toronto World Leadership Forum

Tags: professor, artes.

 

Marcelo Andriotti, professor de Artes da 10ª CRE e fundador da ONG Favela Mundo, foi nomeado como Embaixador de Liderança no Toronto World Leadership Forum, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro em Toronto, Canadá.

 

Marcelo representou o Brasil por anos consecutivos, como convidado, em eventos pedagógicos e culturais nos Estados Unidos / ONU, México, Cuba e Marrocos e ajudou mais de 4.100 crianças e jovens de 125 bairros no Rio de Janeiro com as aulas de teatro, música e dança da Favela Mundo. Com base em sua maravilhosa atividade social e sua implicação, agora ele representará o Brasil no Toronto World Leadership Forum, no Canadá.

Este Fórum é um esforço conjunto com a Schengen Peace Foundation, instituição sem fins lucrativos aprovada por Sua Majestade Henri, o Grão-Duque do Luxemburgo. Contribuirá para o fortalecimento de líderes de negócios, sociedade civil, política, ciência e universidades, com o objetivo de proporcionar uma plataforma única para inovadores e pioneiros de mais de 40 países, para trocar pontos de vista e experiências sobre as melhores práticas nos atuais desafios relacionados à liderança, à paz e ao empoderamento feminino.

Esta primeira edição do Toronto World Leadership Forum é apenas o início de uma série de Fóruns anuais, parte de um projeto maior, destinado a criar uma plataforma de liderança global, oferecendo oportunidades para mudanças positivas nas áreas de liderança e paz. O fórum fornecerá um quadro para discussões relevantes e construtivas sobre liderança, paz e empoderamento feminino e dará aos participantes a oportunidade de ouvir informações interessantes do Dr. Auma Obama, Brian Tracy, Jack Canfield, Ismael Cala e muitos outros.

Como Embaixador de Liderança neste Fórum, Marcelo Andriotti liderará e oferecerá mentoria a um grupo de profissionais, encorajando-os a estabelecer uma rede e a cooperar com os membros do grupo, criando um quadro para uma experiência de transformação.

Como embaixador, ele tem o direito de convidar os líderes de diferentes campos para fazer parte de sua delegação. Aqui está o link de registro inscrição em sua delegação: http://bit.ly/50andriotti130

“É uma honra ser um dos Embaixadores de um evento tão importante. Me inscrevi para ser participante e horas depois recebi um e-mail da organização do evento dizendo que eles viram meu trabalho com a Favela Mundo nas comunidades do Rio e queriam que eu fosse embaixador. Fiquei muito feliz com o reconhecimento. Estarei a frente de um grupo de pessoas, com interesses afins, de projetos que envolvam arte e cultura nas questões que o encontro debaterá: empoderamento feminino e paz. Como embaixador também estarei presente em eventos fechados para os palestrantes, onde poderei conhecê-los melhor e falar das atividades da Favela Mundo e conhecer novos projetos de 40 países. Tenho certeza que será uma experiência muito importante para mim e para o futuro de nossa entidade.”- comenta Marcelo Andriotti.

Atualmente o projeto Favela Mundo está desenvolvendo aulas de teatro, musicalização, violão, hip hop e jazz no EDI Maria Mazzetti, em Tomas Coelho e no EDI Senhora Percialiana de Alvarenga, na Cidade de Deus. Ao todo são 507 alunos beneficiados pela entidade criada pelo professor. 

 

 

Texto: Tássia di Carvalho, assessora de imprensa


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 13/10/2017

Mesa Redonda História e Cultura Afro-Brasileiras nas Escolas Municipais

Tags: mesa redonda, história, cultura.

 

 

Mesa Redonda com Professores Regentes da Rede Municipal de Ensino e os trabalhos que desenvolvem em sala de aula, com dois aspectos relevantes: a recuperação e valorização de aspectos da História e Cultura Afro-Brasileiras e o protagonismo de seus alunos:

   Professor André Coutinho, da E.M. Ceará: “Vamos Dançar o Caxambu: o Jongo na Escola”.

   Professor Wander Pinto de Oliveira, da E.M. Bernardo de Vasconcellos: “Projeto Ser e Pertencer”.

   Professor Gustavo Pinto, da E.M. Clementino Fraga: “NEAB AYÓ: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Educação Infantil e Anos Iniciais”.

 

Data da Mesa Redonda: 31 de outubro de 2017

Programação: 13h30min às 14h – Credenciamento dos inscritos

                         14h – Abertura

                         14h30min às 17h – Apresentações, debate e encerramento

Local: Auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, no FÓRUM, na Avenida Antônio Carlos, 4.º andar, Centro, em frente ao Edifício Garagem na mesma Avenida.

Público-alvo: Coordenadores Pedagógicos, Professores de Salas de Leitura e Professores Regentes da turmas da Educação Infantil ao 9.° Ano, da Educação de Jovens e Adultos, Profissionais das Equipes do NIAP e PROINAPE, Diretores e representantes dos NSECs.

Inscrições abertas e serão encerradas no próximo dia 23/10/2017 ou quando as vagas forem preenchidas.

Link de inscrição: https://goo.gl/forms/lCU8w9mvIDdTBdyk2

Organização: Equipe do Programa Rio-Escola Sem Preconceito da Secretaria Municipal de Educação
 

 

Fonte da imagem: https://naij-ask.gencdn.com/questions/28069-46a8d9-africa-culture.jpg


   
           



Yammer Share