A A A C
email

Sexta-feira, 18/08/2017

RESULTADO do Processo Seletivo para Curso - Elaboração de Itens para Avaliações de Rede

Tags: curso, avaliação, rede.

 

 

ATENÇÃO: RESULTADO DE MATEMÁTICA

 

 

 

_____________________________________________________________________________________

 

 

A E/SUBE/CED/GAV – Gerência de Avaliação convida para o processo seletivo de professores para participar do Curso sobre Elaboração de Itens para Avaliações de Rede.

 


O Curso “Elaboração de Itens para Avaliações de Rede” visa à formação de professores em elaboração de itens de Língua Portuguesa e Matemática para avaliações do Ensino Fundamental, com resultados expressos por meio de escala de proficiência.

O Curso faz parte da atividade 2.2.2.1.2 - Implementação do Banco de Itens para as avaliações bimestrais nas escolas de Ensino Fundamental cariocas – do Projeto Rio de Excelência.


1. OBJETIVOS DA SELEÇÃO

Selecionar professores I ou II, com formação em Língua Portuguesa ou em Matemática, no mínimo em grau de Licenciatura, para apropriar-se de tecnologia de elaboração de itens para testes, a ser implementada na Rede Pública Municipal de Ensino.

 

2. PRÉ-REQUISITOS

  • Ser professor I ou II da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro;
     
  • Ter formação superior completa com, no mínimo, Licenciatura em Língua Portuguesa ou em Matemática;
     
  • Ter experiência de pelo menos três anos no magistério municipal em regência de turma, com comprovação;
     
  • Ter disponibilidade para frequentar o curso integralmente e realizar oficinas sobre essa tecnologia em sua Coordenadoria Regional de Educação, nas seguintes datas: - Curso – Presencial: das 8h às 17h de Língua Portuguesa: 16 e 23 de agosto e Matemática: 23 e 30 de agosto; Curso a distância de: 30 de agosto a 20 de outubro, com dois encontros presenciais a serem agendados.  Os participantes deverão produzir, durante o curso, 50 itens cada um.
     
  • Ter conhecimento e experiência na integração de novas tecnologias à educação;
     
  • Assumir o compromisso de produzir itens e de realizar ações de formação na SME por dois anos após o término do curso.
     
  • Comparecer ao curso munido do seguinte material: laptop (para os dois cursos) e textos com fonte para uso em itens (para Língua Portuguesa) e materiais ilustrativos (gráficos, figuras geométricas etc.) com fonte (para Matemática).


Obs.: Os textos devem ser: não datados; de diversos gêneros (crônicas, contos, científicos. HQs, cartas, bilhetes, poemas, notícias etc.); sem qualquer conteúdo discriminatório. Textos da internet, só com link e de autor de valor reconhecido. Não podem ser usados textos de livros didáticos.

 

3. INSCRIÇÃO

3.1 Será realizada no período de 31 de julho a 11 de agosto de 2017, no site www.rioeduca.net, com o preenchimento do Formulário de Seleção. 

3.2 Feita a inscrição, o candidato deverá enviar currículo, em Word ou pdf, para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net. No assunto do e-mail, escrever: CURSO DE ELABORAÇÃO DE ITENS – CURRÍCULO DE _____________________ (colocar nome completo).

3.3 No dia da assinatura do Termo de Compromisso, deverá apresentar a comprovação do descrito no currículo resumido.


4. VAGAS

 

5. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO

5.1 Os candidatos às vagas de professor regente serão avaliados por meio de currículo resumido, destacando-se formação e experiência na área de Língua Portuguesa ou Matemática, com valor total de 10 pontos.

5.2 A Gerência de Educação indicará, por e-mail, dentrodo prazo de inscrição, professores de sua equipe, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital. Caso não possuam, a Gerência de Avaliação chamará professor dentre os regentes concorrentes para ocupar a vaga.

5.3 A Gerência de Avaliação indicará seus professores e convidará outros do Nível Central, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital.

 

6. PONTUAÇÃO

Obs.: No item 1, computa-se apenas a pontuação da maior titulação; no item 2, a de maior tempo.

 

7. RESULTADOS

7.1 A nota final será a pontuação da avaliação do currículo. Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios, nessa ordem:

a) Maior nível de formação na área: Língua Portuguesa e Matemática;

b) Maior tempo de regência de turma na disciplina, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;

c) Maior tempo de experiência comprovada em elaboração de itens de Língua Portuguesa ou Matemática para avaliações de rede.

7.2 Será classificado, em cada disciplina, o candidato de maior pontuação na CRE. Caso não haja candidato em alguma CRE, será classificado o de maior pontuação geral que ainda não tenha sido selecionado.

7.3 O resultado final será divulgado no Portal Rioeduca na segunda semana de outubro.

7.4 Os candidatos aprovados no processo de seleção receberão e-mail, informando data e local para entrega dos documentos e assinatura de Termo de Compromisso.

 

8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O presente processo seletivo terá validade de julho a dezembro de 2017.

 

9. RECURSOS

Não caberá qualquer recurso de revisão.

Observação: Os casos omissos serão avaliados pela Coordenação da Atividade 2.2.2.1.2.

 

Dúvidas, solicitamos enviar e-mail para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net

 

 

Agradecemos o seu interesse.

 

Atenciosamente,

Antonio Augusto Alves Mateus Filho

Assessor II da E/SUBE


 

Acesso ao documento publicado através do link: EDITAL SELEÇÃO PARA CURSO ELABORAÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÕES DE REDE 2017


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 18/08/2017

Ações pela Paz na E.M. Claudio Ignácio de Oliveira.

Tags: 5ªcre, ações, paz, escola, projeto.

 

Desde o início do mês de abril de 2017, a Escola Municipal Claudio Ignácio de Oliveira vem desenvolvendo diversas ações voltadas para a promoção da paz. Veja a seguir algumas dessas ações:

 

 

No dia 6 de abril de 2017, toda a comunidade escolar se reuniu para clamar pela Paz. O evento teve o seguinte roteiro:

 


 

  • Recepção dos responsáveis com a exibição de clipes de música relacionados ao tema: A Paz, Imagine, Depende de Nós e A Paz a Gente Faz.

 

Responsáveis

 

  • A direção da Unidade Escolar leu a carta do Secretário Municipal de Educação, Cesar Benjamin, e abordou alguns aspectos com a comunidade escolar.

 

Leitura da Carta do Secretário de Educação

 

Aspectos abordados com a comunidade escolar.

 

A direção esclareceu que a equipe de professores e funcionários conversou no dia anterior sobre toda a questão que vivemos hoje e a Unidade Escolar irá trabalhar o respeito à diferença, pois acredita ser o caminho para se chegar à Paz. Foi exibido o vídeo da apresentação da Banda Scorpions e da Filarmônica de Berlim, onde foi ressaltado o respeito às diferenças para o sucesso e houve a leitura da tradução da música Wind of Change. – Este vídeo foi apresentado pela Coordenadora da 5º CRE aos diretores das Unidades Escolas. A equipe da escola achou bastante apropriado para o momento.

  • A professora de Sala de Leitura fez a leitura do livro “Eles que não se amavam” e conversou com os responsáveis sobre as questões que o livro aborda. Baseada na história do livro, a professora relembrou a tragédia vivia pelos nossos alunos na Escola Municipal Tasso da Silveira.
  • Apresentação dos alunos com as músicas: Quero te dar a Paz e Paz.

Professora de Sala de Leitura e apresentação de músicas

 

  • Apresentação do “coral artístico” da equipe da Escola Municipal Claudio Ignácio de Oliveira com a música Paz, paz de Cristo.

Coral Artístico

 

24/04 – COC - Foi apresentado o vídeo do Secretário da SME para todos os funcionários.

05/05 - Reunião com os diretores.

06/05 - Reunião com os Responsáveis. Diálogo com a Comunidade escolar com a leitura da carta-convite.

10/05 – Vídeo: “Aqui é um lugar de paz”. (A paz segundo alunos da Rede Municipal). Planejamento de estratégia de mobilização dos alunos para o Planejamento e desenvolvimento da campanha.

11/05 a 31/05 - Apresentação do vídeo “Aqui é um lugar de paz” aos demais atores da escola; 

 

yes Ações do Grêmio Estudantil, do segmento aluno do CEC e representantes de turma:

Grêmio Estudantil, segmento aluno do CEC e representantes de turma.

 

yes Ações na aula de Inglês:

 

Aula de Inglês

 

yes Ações da Educação Infantil:

 

Educação Infantil

 

Parabéns pelo reconhecido trabalho de qualidade da escola e pelo engajamento de toda a comunidade escolar na campanha "Aqui é um lugar de paz" da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Sobre a escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.14.031) - Escola Municipal Cláudio Ignácio de Oliveira 
Diretor: CLAUDIA SUELY VIDAL ALVAREZ
Endereço: Estr. Coronel Vieira s/nº
Bairro: Irajá
Cep: 21220-310
Telefone: 2482-8553 | 2482-7637
E-mail: emignacio@rioeduca.net 

 

Gostou da publicação? Deixe seu comentário aqui, pois ele é muito importante para nós!

Sua escola realizou algum projeto interessante? Entre em contato com o Rioeducador da sua CRE:

 


      


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 17/08/2017

CICLO DE PALESTRAS: Conversas Pedagógicas

Tags: palestras, crep.

 

ATENÇÃO PROFESSORES AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS 

 

Para acesso as inscrições, clique na imagem ou no link abaixo

 

 

O CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – ANÍSIO TEIXEIRA, DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA PAULO FREIRE, DIVULGA:


Tendo em vista as ações do Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado/2017, convidamos a comunidade escolar a participar, em agosto/setembro, do


CICLO DE PALESTRAS: conversas pedagógicas.


Buscamos compartilhar saberes sobre variados temas, que constituem objeto de estudo dos Professores Pesquisadores, integrantes do Programa, visando o enriquecimento das Práticas Pedagógicas da nossa Rede e o reconhecimento de nossos professores como pesquisadores e autores.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 


INSCRIÇÕES 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 17/08/2017

Seleção de Professores para Programa de Especialização na Área de Matemática

Tags: seleção, professores, matemática especialização, pós-graduação.

 

 

PROFESSORES SELECIONADOS - PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DE MATEMÁTICA

 

__________________________________________________________________

 

Avançando no objetivo de reafirmar a política de valorização dos professores da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação torna público que fará realizar o processo seletivo para o preenchimento de 15 vagas em Programa de Pós-graduação lato sensu, em ensino de Matemática. O PED Brasil – Programa de Especialização Docente – é um projeto experimental de formação de professores em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, sob orientação da Stanford University, através do CERAS – Center for Education Research at Stanford. O curso terá início em 21 de agosto de 2017 com duração de 480 horas, ao longo de, aproximadamente, 12 meses.

1. Público-Alvo

Professores estáveis da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, regentes da disciplina MATEMÁTICA, em exercício, no ano de 2017, em turmas regulares de 6º ou 7º ano, com uma matrícula de 40 horas ou duas matrículas que perfaçam, no mínimo, o total de 32 horas, ainda que em regime de Dupla Regência.   

2. Da inscrição

2.1 As inscrições serão recebidas no período de 28 de julho até as 23 horas e 59 minutos do dia 04 de agosto de 2017, somente através de mensagens enviadas ao endereço eletrônico inscricaopedbrasil@rioeduca.net , contendo nome completo, número da(s) matrícula(s), designação da(s) escola(s) em exercício e manifestação do desejo de participar do curso. A documentação exigida, relacionada no subitem “2.2”, devidamente digitalizada em formato PDF, deverá ser encaminhada em anexo à mensagem, solicitando inscrição. A documentação em meio físico será exigida posteriormente, aos selecionados.

2.2 No ato da inscrição, o candidato deverá enviar para o e-mail indicado:

· Memorial descritivo de, no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) páginas, em fonte Arial, tamanho 12, espaço “1,5”, contendo informações relevantes do seu percurso profissional e suas pretensões com este curso;
· Currículo com formação acadêmica e experiência profissional;
· Declaração de cessão de uso de imagem das aulas (ANEXO 1);
· Declaração de compromisso em participar, futuramente, caso seja convocado, como formador multiplicador da metodologia aprendida durante o curso (ANEXO 2);
· Declaração de compromisso em permanecer na Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro por, no mínimo, 5 (cinco) anos após o encerramento do curso, conforme disposto mo Decreto n.º 31.614, de 18 de dezembro de 2009 (ANEXO 3).

2.3 A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, bem como de todos os atos que forem expedidos sobre a seleção.

2.3.1 Para inscrever-se, o candidato deverá:

· Certificar-se, preliminarmente, de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no processo seletivo.

2.4 Não serão aceitas inscrições por outros meios além do estipulado, condicional ou extemporânea. Verificando, a qualquer tempo, o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, a inscrição será cancelada.

2.4.1 Os dados cadastrais, informados no ato da inscrição, são de responsabilidade exclusiva dos candidatos, vedada a possibilidade de alteração posterior, exceto o endereço para correspondência.

2.4.2 A prestação de declaração falsa ou inexata e a não apresentação de quaisquer documentos exigidos importarão em insubsistência de inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções aplicáveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

2.4.3 O descumprimento das instruções implicará a não efetivação da inscrição.

3. Da seleção

3.1 A avaliação dos candidatos será feita por meio de Processo Seletivo que constará de:

· Análise do currículo;
· Análise do memorial;
· Entrevista a ser realizada em data, horário e local que serão divulgados por meio de Edital a ser publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e encaminhado ao candidato, através do e-mail por ele informado no ato de inscrição.

4. Dos recursos

Considerando a natureza do processo seletivo interno, não serão aceitos recursos sobre o resultado da seleção.

5. Do resultado da seleção

· O resultado da seleção será divulgado por meio de Edital a ser publicado do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. Os candidatos admitidos serão comunicados também pelo email fornecido.


  

Para maiores informações, acesse o EDITAL no link abaixo:

http://bit.ly/2eTucy5


   
           



Yammer Share