A A A C
email

Quinta-feira, 07/12/2017

Encontro Anual: A importância da Leitura na construção do sujeito

Tags: encontro anual, sala de leitura, bibliotecários, mídia, educação, leitura.

 

 

 

Prezados (as) Gerentes de GED,
Prezados (as) Professores (as) de Sala de Leitura e Bibliotecários (as),

 

Temos a honra de convidá-los para o nosso Encontro Anual, cujo tema será "A importância da Leitura na construção do sujeito".
Será um momento para trocar saberes com especialistas, colegas, estudantes e refletir sobre nosso papel no desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens.

 

 

Dia: 08/12/17
Horário: 9h
Local: Editora Rovelle/Livraria Florecer
End: Rua Sacadura Cabral, 144h - Praça Mauá

 

 

Link de inscrição:

http://bit.ly/2io44K0

 

Vagas limitadas!

 

 

Palestrantes:

Ninfa Parreiras (Escritora, Psicanalista, Mestre em Literatura) em composição de mesa com Heveny Mattos (Gerente de Mídia-Educação da SME), Cilene Oliveira (Mestre em Biblioteconomia), Thatiane Cunha (Sala de Leitura do IHA), Maurina Bispo (Monitora de Sala de Leitura do CREJA), Vera Bastos (Diretora da Escola Cuba) e Andréa Neves (Representante de GED da 2ªCRE e Sala de Leitura da Escola Friedenreich).

 

 

  Gerencia de Mídia-Educação


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/12/2017

Visita de Vitória à nossa Rede Municipal de Educação

Tags: vitória, secretaria, educação, espírito santo.

 

Dia 22 de novembro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, Espírito Santo, visitou a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com objetivo de conhecer melhor o sistema de merenda da rede, a Educopédia e sexto ano experimental.

 

 

A equipe capixaba participou de uma reunião geral com o Secretário de Educação, Cesár Bejamin, com a subsecretária de Ensino, Maria de Nazareth Machado e os Gerentes dos assuntos de interesse, Gisele Cordeiro, da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), Antonio Augusto Mateus , da Gerência de Avaliação ( GAV) e Darcy Tadeu da Gerência de Alimentação Escolar (GAE).

 

 

Além da reunião, os representantes da rede municipal de Vitória visitaram a escola Juan Antonio Samaranch, localizada em Santa Teresa, conversando com professores educopedistas, conhecendo a estrutura da escola e conversando com alunos, professores e direção.
 

Dessa forma, a visita foi concluída e foi estabelecido o desejo de novas parcerias e intercâmbio de experiências entre os dois municípios.

 


 


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 06/12/2017

Mostra de livros da Escola Municipal São Domingos

Tags: 3ªcre, alfabetização, mostra.

 

   A IV Mostra de Livros da Escola Municipal São Domingos acontece anualmente, sendo o projeto que na sua essência promove em toda comunidade escolar a valorização da alfabetização e dá visibilidade às produções dos alunos.

 

 

Sob a Coordenação da Equipe gestora da unidade escolar composta pela diretora, a professora  Denise Lacerda, a diretora adjunta professora  Leila da Silveira bezerra e da Coordenadora Pedagógica professora Samantha Alves, as professoras regentes da Escola Municipal São Domingos, realizaram a IV Mostra de Livros da São Domingos. 

O projeto teve seu início no ano de 2014 pelas mãos da então professora regente do 1º ano, Samanta com apenas duas turmas do 1º ano. O projeto rendeu frutos pois hoje envolve todas as turmas da escola num ambiente de aprendixado ludico, de estímulo à leitura para toda a comunidade escolar.

Neste ano os diferentes temas foram apresentados nos seguintes livros: Autobiografia, Diário de Ciências, Cordel, Festa Junina, Luiz Gonzaga, Poesias, Mitos do Folclore, Brincadeiras Regionais, Regiões Brasileiras, Carinhas das Turmas e Vivências da Língua Espanhola, visitados nas salas de aula, pelos responsáveis, guiados por seus filhos.

 

 

A Professora Denise Lacerda explica um pouco do que é,de como acontece a IV MOstra de Livros da São Domingos: 

A Mostra de Livros da Escola Municipal São Domingos acontece anualmente, sendo um projeto que na sua essência promove em toda comunidade escolar a valorização da alfabetização e dá visibilidade às produções dos alunos.

Desta forma, a Mostra de Livros da Escola Municipal São Domingos traz os trabalhos realizados ao longo do ano, pelos alunos do 1º ao 3º ano. Os trabalhos unem a literatura a diferentes disciplinas e são apresentados aos responsáveis nesta culminância, em diversos formatos como: dramatizações, contações de histórias, apresentações musicais, além de desenhos e livros escritos e ilustrados pelos alunos.

 

 

Este projeto na sua essência promove para toda a comunidade escolar o nosso objetivo com a alfabetização e o letramento dos nossos alunos, pois trabalhamos com a valorização e constituição de sujeitos leitores e escritores, ao possibilitarmos a formação de leitores aptos a ler e interpretar o mundo, além de escritores capazes de criar novas histórias transformando a realidade.

Nesse sentido, é valorizada a autonomia do aluno em relação às suas próprias aprendizagens, ao mesmo tempo em que ele é envolvido em processos cooperativos, por meio de atividades diferenciadas de leitura e escrita.

Todas as diferentes temáticas apresentadas pelas turmas são desenvolvidas a partir da construção de projetos com os alunos durante todo o ano.

 

 

Enriquecendo o evento, contamos com a presença da escritora Sônia Rosa, encantando com suas histórias e uma emocionante dramatização vivida pelos alunos da escola, do livro de sua autoria "Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta."

 

 

Para conhecer um pouco da Professora-Escritora Sônia Rosa 

Sônia Rosa é uma escritora brasileira, professora da Rede Municipal de Educação do Rio de janeiro que se dedica a literatura infantil, possuindo aproximadamente 40 livros publicados, dentre os quais destacam-se Amores de Artistas, livro com o qual ganhou o selo de altamente recomendável da FNLIJ em 1999. 

Em 1999 ganhou o diploma Orgulho Carioca, em reconhecimento das atividades voltadas para melhorar a educação pública municipal.

Por conta do trabalho em prol da leitura que desenvolve na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, recebeu muitas  homenagens, destacam-se : A Escola Municipal Edmundo Lins, localizada no bairro de Ramos, que  batizou  sua Sala de Leitura com o  nome da escritora, A Escola Municipal José Pancetti (Realengo, 2002) e a Escola Municipal Marechal Trompwsky (Mangueira, 2007), também inauguraram suas Salas de Leitura Sonia Rosa. E ainda a Sala de Leitura da escola Escola Municipal Miguel Gustavo, em Cordovil, reinaugurada em 2008 recebeu o nome de O Menino Nito , título do primeiro  livro da escritora.

Suas obras podem ser encontradas nas livrarias a em todas as Salas de Leitura da Rede:

 

 

Depoimento da Diretora Denise Lacerda sobre o principal valor da VI Mostra de Livros: Acreditamos que uma criança convivendo com livros, ouvindo histórias lidas por adultos, vendo adultos lendo e escrevendo, cultivará e exercerá práticas de leitura e escrita, ainda mais motivada.

 

Parabenizamos toda a comunidade escolar da Escola Municipal São Domingos pela excelente iniciativa e também pela homenagem a nossa Prata da casa.. professora Sônia Rosa. 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/12/2017

A Leitura e a Escrita das Crianças na Ciência, na Arte e na Vida

Tags: 2ªcre, alfabetizacao, literatura.

 

A V Semana de Alfabetização na Escola Municipal Afrânio Peixoto trouxe aos alunos ricas experiências pedagógicas. Os educandos participaram de atividades que envolveram Artes, Literatura e Ciência.

 

A V Semana de Alfabetização na Escola Municipal Afrânio Peixoto foi marcada por encontros culturais, artísticos, de vida e de conhecimento.

Nela, a escola recebeu a visita do Astrônomo Sherman, que trabalha no Planetário da Gávea; do teatro realizado pela CET-Rio, com posterior oficina de desenho com as crianças e capacitação com as professoras; da contação da história de Sylvia Orthof “UXA, ora fada, ora bruxa”; de atividades com artes plásticas (desenho, pintura, massinha e outros), feitos em sala de aula com as professoras; da construção de dois murais coletivos intitulados “Este é o Meu Jardim” e “A Leitura e a Escrita das Crianças na Ciência, na Arte e na Vida”; do Sarau de Poesias com o Programa Novo Mais Educação; e de um grande lanche literário.

No dia da visita do Astrônomo Sherman as crianças puderam observar elementos do Universo, do nosso planeta e participar de um jogo onde elas puderam ser as peças e fazer os movimentos da Terra (Rotação e Translação/Revolução), em seguida a este jogo começou uma palestra onde utilizava da observação de imagens para trazer mais informações sobre os planetas, as estrelas entre outras informações sobre o universo. Por fim, o Astrônomo respondeu às perguntas que as crianças fizeram.


Foi um momento de muito entusiasmo, cultura e aprendizagem!

 

Visita do Astrônomo Sherman.

 

O teatro apresentado pela CET-Rio com o título “A Caminho da Escola” foi a representação da linguagem cênica para os alunos que puderam experienciar esse momento lúdico onde houve a possibilidade de criar e recriar significados do cotidiano do trânsito que está sempre presente em nossa vida e por meio da atividade atentar para a grande importância do conhecimento da linguagem simbólica.

 

Teatro "A Caminho da Escola"

 

A contação da história de Sylvia Orthof intitulada “Uxa, ora fada, ora bruxa” foi feita por um membro da equipe da escola e fala sobre as diversas facetas. Por vezes, somos bondosos e, em outros momentos, nos transformamos em bruxas e/ou bruxos e fazemos algumas maldades.

Trazer para o cotidiano escolar de forma lúdica esse dualismo que cada sujeito possui dentro de si, colabora para torná-lo potente em produzir mudanças em seu cotidiano. “Uxa, ora fada, ora bruxa” nos convida a pensar, agir, se divertir e criar novas formas de viver. 


A fada/bruxa trouxe muita alegria para a escola!!!

 

Contação da história de Sylvia Orthof intitulada “Uxa, ora fada, ora bruxa”.

 

O desenho, a pintura, entre outras expressões plásticas fizeram parte da Semana de Alfabetização e as crianças criaram e recriaram cenas de seus cotidianos, ressignificando os mesmos, contando suas histórias e ideias, enfim, expondo sua arte pelo espaço escolar.

 

Oficina de desenho e pintura.

 

Os dois murais do térreo da escola foram eleitos para contemplarem a Semana de Alfabetização. O mural intitulado “Este é o Meu Jardim” buscou trazer a idéia das crianças em seu cotidiano e o mural “A Leitura e a Escrita das Crianças na Ciência, na Arte e na Vida” trouxe alguns momentos vivenciados na Semana de Alfabetização na unidade escolar.

 

Murais do pátio da escola.

 

A escola realizou, junto ao Programa Novo Mais Educação, um Sarau de Poesias onde o mediador Claudio recitou suas poesias e de outros autores. Por fim, as crianças que quiseram puderam recitar poesias, ou contar uma história ou ainda contar algo de suas próprias vidas.

 

Sarau de Poesias

 

A unidade escolar encerrou a Semana de Alfabetização com um grande lanche literário, onde as crianças escolheram livros para ler, contar e se confraternizar com os amigos, saindo da escola com um conto clássico de lembrança pela semana.

Foi um momento mágico de interação com os amigos e de encontro com a literatura. Foi também uma semana onde a alfabetização e a escola como um todo se permitiu conhecer, criar, recriar e levar esses momentos para a vida.

 

Lanche literário.

 

Agradecemos à equipe pedagógica da Escola Afrânio Peixoto por compartilhar conosco as atividades da Semana de Alfatização e desejamos sucesso!

O contato da unidade escolar é: emafraniop@rioeduca.net

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 


   
           



Yammer Share