A A A C
email

Quinta-feira, 20/07/2017

Ciep Mestre Cartola trabalhando a gentileza para uma cultura de paz

Tags: 4ºcre, gentileza, paz.

 

Ciep Mestre Cartola trabalhando a gentileza para uma cultura de Paz


O Ciep Mestre Cartola desenvolveu os Projetos “GENTILEZA GERA GENTILEZA” e “Mudando atitudes em busca da Paz” na campanha da SME “Aqui é um lugar de Paz.”

 

 

Com o objetivo de sensibilizar os alunos, pais e funcionários sobre o fato de pequenos gestos e atitudes praticados em nosso cotidiano serem de grande importância para relações harmoniosas entre as pessoas e reconhecer que ser gentil e respeitar o outro só contribui para convivência pacífica entre todos, o CIEP Mestre Cartola desenvolveu no mês de maio o projeto “GENTILEZA GERA GENTILEZA”.

 


 

Esse Projeto foi desenvolvido a partir de orientações sugeridas pela campanha da SME “Aqui é um lugar de Paz”, onde as escolas deveriam elaborar ações para o mês de maio sobre o tema. Então, professores e direção chegaram à conclusão que deveríamos pensar na PAZ como algo mais próximo, vivido no dia a dia, trabalhando a gentileza como um caminho na construção da PAZ.

 

 

A partir de pesquisa sobre a vida do Profeta Gentileza, cada professor abordou o tema com os alunos. Assistiram vídeo/documentário sobre o Profeta Gentileza. Cada professor abordou o tema gentileza com a turma através de diversas atividades como: produção de texto coletivo, cartazes, música, etc. Cada turma da escola ficou com uma pilastra do pátio interno, para ser pintada com o tema.

 

 

Cantaram e trabalharam com a letra da música “A paz” do grupo Roupa Nova.

As turmas do 5º ano ficaram responsáveis por recolherem os bilhetinhos e mensagens de gentilezas escritas pelos alunos. Todos esses bilhetinhos foram colados num grande cartaz.

A culminância foi um grande abraço (pais, alunos, professores, funcionários) na nossa unidade escolar.

 



Dando continuidade às orientações da SME sobre a campanha da paz, o CIEP desenvolveu o projeto “Mudando atitudes em busca da Paz” para o mês de junho.



Reconhecendo que através da mudança de atitude em relação ao outro, é possível conviver em um ambiente de paz e respeito, percebendo que cada indivíduo é único no seu grupo, escola, comunidade, sociedade e que todos temos semelhanças e diferenças que devem ser respeitadas, identificando que as atitudes de cuidado com o outro são importantes na construção de uma sociedade mais justa e solidária, cada turma trabalhou o tema dividido em assuntos trabalhados por ano/série. A Educação Infantil ficou com o “Respeito aos colegas”.

 

Educação Infantil

Conversa sobre a boa convivência, comportamento diário (ações). Leitura de livros sobre o tema; Marquito, aprendendo a respeitar! Confecção de cartazes. Música “Palavrinhas mágicas” da Xuxa. Jogo de boas ações: espalhando imagens pela sala. As crianças separaram as boas das más ações. Cineminha “A era do gelo” para abordar a amizade, companheirismo, honestidade e ajuda ao próximo. Texto coletivo sobre respeito. Dramatização de uma situação de desrespeito, para conversar com as crianças. Acróstico com a palavra RESPEITO.

 

1º Ano:

Conversa sobre deficiência a partir de leitura de história em quadrinhos da Turma da Mônica. Leitura de livros com o tema: Esta é Sílvia, Meu amigo Down, Um amigo diferente. Brincadeira “De olhos fechados e ouvidos tapados”. Vendar uma criança para tentar descobrir quem é o colega através do tato. Caminhar de olhos vendados na sala, sem esbarrar em nada. Tapar os ouvidos e tentar ouvir o que o colega falou. Após a brincadeira conversar das dificuldades enfrentadas pelos deficientes. Texto coletivo sobre respeito e ajuda aos deficientes. Confecção de cartaz. Elaboraram perguntas para entrevista com a professora Quenia, responsável pela sala de recursos da U.E.

 

2º Ano:

Trabalhou o texto “MALIKA”. Conversa com os alunos sobre o texto, fazendo vários questionamentos a cerca do preconceito racial. Incentivar o respeito às diferenças, mostrando que somos todos iguais. Leitura de reportagem, notícia sobre o preconceito para discussão com a turma.

3º Ano:

Leitura de texto sobre o tema “bullying”. Discutindo as possíveis razões pra quem pratica e consequências pra quem sofre. Roda de conversas onde cada um fará um relato de um fato ocorrido consigo que tenha causado aborrecimento e tristeza. Confecção de cartazes.

4º Ano:

Cartaz mostrando as substâncias tóxicas que existe no cigarro e discutir o quanto são prejudiciais a nossa saúde. Confecção de frases, desenhos e cartazes sobre o tema. Texto sobre álcool para leitura e discussão. Produção de texto sobre o tema.

5ºAno:

Discussão sobre os assuntos: conquistas femininas; direitos do cidadão; patriarcalismo; novos modelos de famílias. Confecção de cartazes. Leitura e interpretação de texto. Produção de texto argumentativo.

 

 

 

Parabéns à Equipe do CIEP pelo excelente trabalho realizado!


Sobre o CIEP:

Gestoras: Marci Dias Pires e Olga Vieira de Araújo
Ciep Mestre Cartola (Agenor de Oliveira)
Rua Democracia s/nº Parada de Lucas
CEP:21010-720 Rio de Janeiro RJ
TEL: 3453-6464 e 3455-4636
Email: ciepcartola@rioeduca.net (Agenor de Oliveira)
Texto enviado por: Rosana Salcides Santos 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/07/2017

Inauguração da placa "Aqui é um lugar de Paz”

Tags: 3ªcre, paz, familias.

 

No dia 08 de junho deste ano, aconteceu, na Escola Municipal Reverendo Álvaro Reis, a Festa da Família pela Paz. E, aproveitando a discussão sobre o tema, a comunidade escolar resolveu realizar a inauguração da placa solene -  presente ofertado pela  3ª Coordenadoria Regional de Educação a todas as unidades da coordenadoria,  como uma das ações do Projeto da Secretaria Municipal de Educação "Aqui é um lugar de paz"!

 

 

Organizada pela equipe de direção composta pelas professoras Ana Cristina Corrêa (Diretora),  Sayonara (Diretora Adjunta) e Vania Sant'Anna (Coordenadora Pedagógica) e contando com a participação de todos os demais professores e funcionários da escola, a festa foi um sucesso, pois mobilizou a comunidade escolar para um tema tão importante para a cidade. 

Palavras da Diretora Ana Cristina: "Acreditamos que a família é a base e, quando há a parceria desta com a escola, fica muito mais fácil de se realizar um bom trabalho de se promover a Paz. Se cada pessoa puder promover a Paz em seu lar, em seu ambiente de trabalho, com certeza teremos um mundo melhor".

 

 

A Festa da família pela Paz foi emocionante. Os alunos participaram com seus familiares. Os responsáveis puderam observar os trabalhos feitos por seus filhos através da exposição que foi feita na quadra da escola. O intuito dessa exposição foi também a culminância do nosso projeto pedagógico: “Reverendo de Portas Abertas pela Paz”.

Um momento muito bonito foi a premiação dos alunos que foram destaques do 1º bimestre, que já era feito na escola, mas que desta vez foi realizada na presença dos familiares. Como a aprendizagem passa pelo afeto, nesse momento pôde-se observar: alegria, autoestima, amor, gratidão; enfim, muita emoção por parte dos familiares com seus filhos.

 

 

Foi muito bonito ver todas as apresentações. Uma realizada pelos alunos do 5º ano, que foi a interpretação da música “What a Wonderful World” (Que mundo maravilhoso) uma canção escrita por Bob Thiele e George David Weiss e que foi gravada pela primeira vez na voz de Louis Armstrong. A apresentação emocionou a todos, mostrando o lindo trabalho que a professora de inglês realiza com os alunos. Ela nos lembrou que essa música possui uma história, em uma época sombria nos Estados Unidos em que tudo parecia desesperador, essa canção surgiu como uma fonte de esperança.

Outro lindo momento de apresentação, foi quando todos os alunos da escola cantaram juntos, a música Trem Bala da cantora Ana Vilela, de letra forte que nos leva à reflexão.

 

 

A festa teve, no seu momento final, brincadeiras organizadas pelas professoras de Educação Física em que os responsáveis participaram juntamente com os seus filhos. Além das brincadeiras com bola e bambolês, teve um momento bem interessante de entrevista. O responsável respondia algumas perguntas propostas por uma professora enquanto seu filho respondia ao mesmo questionário de perguntas com outra professora. As perguntas eram: nome da criança, nome da professora, número da turma da criança, preferência de comida e outros. Eles vibravam muito quando acertavam. Sabemos que tem responsáveis que não sabem a turma do seu filho, por exemplo, nome da professora e coisas das quais o filho mais gosta. Por isso essa atividade foi muito significativa. Esse vínculo com a família é de fundamental importância.

Toda a equipe da Escola Municipal Reverendo Álvaro Reis se empenhou muito para a realização desse evento.

 

 

"Recebi na última reunião de diretores a placa Aqui é um lugar de Paz. Conversando com a minha Diretora Adjunta, Sayonara, e com a Coordenadora Pedagógica, Vania, foi decidido que essa placa seria inaugurada na quadra no dia da festa. Em seguida, a placa foi fixada no pátio, como símbolo desse grande movimento pela Paz que estamos dando continuidade diariamente em nossa unidade escolar. A Festa da Família pela Paz foi um sucesso e por isso resolvermos dividir esse momento com vocês. Vivemos momentos difíceis, muita notícia ruim, mas temos que acreditar que juntos podemos fazer e ter dias melhores." - Ana Cristina Corrêa (Diretora).

 

 

Uma das primeiras ações do Projeto "Aqui um lugar de Paz"  da 3ª Coordenadoria de Educação foi a distribuição de placas com a frase para todas as unidades da área de abrangência da CRE. A escola reverendo Álvaro Reis, aproveitou o presente para promover a festa e, assim, realizar a inauguração da placa. 

Parabéns pela iniciativa e por todo o trabalho de conscientização para a paz cotidiana, que a unidade tem feito com seus alunos, responsáveis e comunidade escolar.

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/07/2017

Processo Seletivo para Curso - Elaboração de Itens para Avaliações de Rede

Tags: curso, avaliação, rede.

 

A E/SUBE/CED/GAV – Gerência de Avaliação convida para o processo seletivo de professores para participar do Curso sobre Elaboração de Itens para Avaliações de Rede.

 


O Curso “Elaboração de Itens para Avaliações de Rede” visa à formação de professores em elaboração de itens de Língua Portuguesa e Matemática para avaliações do Ensino Fundamental, com resultados expressos por meio de escala de proficiência.

O Curso faz parte da atividade 2.2.2.1.2 - Implementação do Banco de Itens para as avaliações bimestrais nas escolas de Ensino Fundamental cariocas – do Projeto Rio de Excelência.


1. OBJETIVOS DA SELEÇÃO

Selecionar professores I ou II, com formação em Língua Portuguesa ou em Matemática, no mínimo em grau de Licenciatura, para apropriar-se de tecnologia de elaboração de itens para testes, a ser implementada na Rede Pública Municipal de Ensino.

 

2. PRÉ-REQUISITOS

  • Ser professor I ou II da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro;
     
  • Ter formação superior completa com, no mínimo, Licenciatura em Língua Portuguesa ou em Matemática;
     
  • Ter experiência de pelo menos três anos no magistério municipal em regência de turma, com comprovação;
     
  • Ter disponibilidade para frequentar o curso integralmente e realizar oficinas sobre essa tecnologia em sua Coordenadoria Regional de Educação, nas seguintes datas: - Curso – Presencial: das 8h às 17h de Língua Portuguesa: 16 e 23 de agosto e Matemática: 23 e 30 de agosto; Curso a distância de: 30 de agosto a 20 de outubro, com dois encontros presenciais a serem agendados.  Os participantes deverão produzir, durante o curso, 50 itens cada um.
     
  • Ter conhecimento e experiência na integração de novas tecnologias à educação;
     
  • Assumir o compromisso de produzir itens e de realizar ações de formação na SME por dois anos após o término do curso.
     
  • Comparecer ao curso munido do seguinte material: laptop (para os dois cursos) e textos com fonte para uso em itens (para Língua Portuguesa) e materiais ilustrativos (gráficos, figuras geométricas etc.) com fonte (para Matemática).


Obs.: Os textos devem ser: não datados; de diversos gêneros (crônicas, contos, científicos. HQs, cartas, bilhetes, poemas, notícias etc.); sem qualquer conteúdo discriminatório. Textos da internet, só com link e de autor de valor reconhecido. Não podem ser usados textos de livros didáticos.

 

3. INSCRIÇÃO

3.1 Será realizada no período de 31 de julho a 11 de agosto de 2017, no site www.rioeduca.net, com o preenchimento do Formulário de Seleção. 

3.2 Feita a inscrição, o candidato deverá enviar currículo, em Word ou pdf, para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net. No assunto do e-mail, escrever: CURSO DE ELABORAÇÃO DE ITENS – CURRÍCULO DE _____________________ (colocar nome completo).

3.3 No dia da assinatura do Termo de Compromisso, deverá apresentar a comprovação do descrito no currículo resumido.


4. VAGAS

 

5. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO

5.1 Os candidatos às vagas de professor regente serão avaliados por meio de currículo resumido, destacando-se formação e experiência na área de Língua Portuguesa ou Matemática, com valor total de 10 pontos.

5.2 A Gerência de Educação indicará, por e-mail, dentrodo prazo de inscrição, professores de sua equipe, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital. Caso não possuam, a Gerência de Avaliação chamará professor dentre os regentes concorrentes para ocupar a vaga.

5.3 A Gerência de Avaliação indicará seus professores e convidará outros do Nível Central, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital.

 

6. PONTUAÇÃO

Obs.: No item 1, computa-se apenas a pontuação da maior titulação; no item 2, a de maior tempo.

 

7. RESULTADOS

7.1 A nota final será a pontuação da avaliação do currículo. Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios, nessa ordem:

a) Maior nível de formação na área: Língua Portuguesa e Matemática;

b) Maior tempo de regência de turma na disciplina, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;

c) Maior tempo de experiência comprovada em elaboração de itens de Língua Portuguesa ou Matemática para avaliações de rede.

7.2 Será classificado, em cada disciplina, o candidato de maior pontuação na CRE. Caso não haja candidato em alguma CRE, será classificado o de maior pontuação geral que ainda não tenha sido selecionado.

7.3 O resultado final será divulgado no Portal Rioeduca na segunda semana de outubro.

7.4 Os candidatos aprovados no processo de seleção receberão e-mail, informando data e local para entrega dos documentos e assinatura de Termo de Compromisso.

 

8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O presente processo seletivo terá validade de julho a dezembro de 2017.

 

9. RECURSOS

Não caberá qualquer recurso de revisão.

Observação: Os casos omissos serão avaliados pela Coordenação da Atividade 2.2.2.1.2.

 

Dúvidas, solicitamos enviar e-mail para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net

 

 

Agradecemos o seu interesse.

 

Atenciosamente,

Antonio Augusto Alves Mateus Filho

Assessor II da E/SUBE


 

Acesso ao documento publicado através do link: EDITAL SELEÇÃO PARA CURSO ELABORAÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÕES DE REDE 2017


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 19/07/2017

CICLO DE PALESTRAS: Conversas Pedagógicas

Tags: palestras, crep.

 

O CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – ANÍSIO TEIXEIRA, DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA PAULO FREIRE, DIVULGA:


Tendo em vista as ações do Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado/2017, convidamos a comunidade escolar a participar, em agosto/setembro, do


CICLO DE PALESTRAS: conversas pedagógicas.


Buscamos compartilhar saberes sobre variados temas, que constituem objeto de estudo dos Professores Pesquisadores, integrantes do Programa, visando o enriquecimento das Práticas Pedagógicas da nossa Rede e o reconhecimento de nossos professores como pesquisadores e autores.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 


INSCRIÇÕES DE 31/07 A 10/08

 

Aqui no Portal Rioeduca

 

 

 


   
           



Yammer Share