A A A C
email

Terça-feira, 19/09/2017

VII Jornada Científica: Doenças Neuromusculares em Discussão

Tags: pse.

 

 

Prezados:

No dia 22/09, a Associação Carioca de Distrofia Muscular (ACADIM) tem a honra de convidar profissionais da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro para o evento que realizará no Salão Nobre da OAB, no Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 150 – Centro), a VII Jornada Científica: Doenças Neuromusculares em Discussão, ampliando o debate sobre a oferta de direitos para pessoas com doenças neuromusculares, entre elas as distrofias musculares, nas políticas nacionais de inclusão.

No evento, a ACADIM abrirá espaço de diálogo entre distintos atores com o objetivo de ouvir perguntas e oferecer respostas, para profissionais das secretarias de Saúde, da Pessoa com Deficiencia e Educação do Município do RJ. A meta é ressaltar e compartilhar com a plateia os novos paradigmas nos âmbitos da pesquisa e do cuidado, adotando um enfoque inclusivo , trazendo um novo olhar para a temática abordada.

A Distrofia Muscular de Duchenne, a mais comum e a mais grave entre as diversas miopatias, terá um enfoque especial, dado os avanços alcançados nas últimas décadas no que diz respeito aos cuidados a esses pacientes.

Estarão presentes, ministrando palestra, profissionais com vasta experiencia no assunto, os quais compartilharão seus saberes dentro de três eixos:

 

  • Diagnóstico Diferencial : olhar atento que faz a diferença 

         Justificativa: Os sintomas das doenças neuromusculares possuem semelhanças que dificultam, muitas vezes, um diagnóstico mais preciso. No entanto, há marcadores específicos que possibilitam diferenciá-las. No contexto atual, com terapias específicas, há uma necessidade crescente de um diagnóstico não apenas diferencial, mas precoce. 

         Objetivo geral: Oferecer informações pertinentes à patologia que possibilitem um diagnóstico mais precoce e preciso.

 

  • Consenso do Cuidado – Qualidade de vida

         Justificativa: As doenças neuromusculares, até há pouco tempo atrás, eram vistas não só como incuráveis, mas também sem possibilidade de tratamento. Hoje, há uma clara mudança de paradigma e já um consenso no cuidado, o que tem proporcionado aumento da sobrevida com qualidade.

         Objetivo geral: Oferecer informações pertinentes ao consenso do cuidado, possibilitando o exercício de condutas adequadas, visando o aumento da sobrevida com qualidade.

 

  • Do Tratamento Para a Vida – Derrubando Barreiras e Conquistando Espaços.

          Justificativa: Não basta diagnosticar e tratar o paciente. É necessário oferecer subsídios para que o mesmo exerça atividades de vida diária, mantendo sua independência e autonomia, sendo integrado à sociedade, usufruindo de seus direitos.

          Objetivo geral: Oferecer informações que possibilitem a inserção do paciente na sociedade como cidadão.



PÚBLICO ALVO: profissionais da reabilitação, médicos pediatras, médicos das clínicas da família, médicos de atendimento de emergência, médicos residentes, coordenadores educacionais e professores

DATA: 22/09/ 2017

Local: Salão nobre da OAB

Endereço: Av. Marechal Câmara, 150 – 9º andar – Centro – RJ

Horário: 9:00 h ás 18:00 h


 

Inscrições: https://goo.gl/forms/gxkqACe3hGCAcnds2 

 

 

Clique na imagem para ver ampliada

 

E/SUBE/CED-PSE


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/09/2017

Consulta Pública para o Time de Alfabetizadores

Tags: consulta, alfabetização.

 

V Semana de Alfabetização da Cidade do Rio de Janeiro
“A leitura e a escrita das crianças na ciência, na arte e na vida.”

18 a 22 de setembro de 2017



A V Semana de Alfabetização será um momento de reflexão sobre a alfabetização na cidade, propondo um conjunto de ações articuladas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o intuito de refletir sobre a alfabetização a partir das práticas pedagógicas realizados pelos professores.

Temos assim, como objetivo olhar para as escritas das crianças e compreender os modos de ensinar a ler e escrever praticados por seus professores que perpassa as várias áreas do conhecimento e as experiências culturais vividas pelas crianças na cidade.

 Ao longo desta semana estamos fazendo uma Consulta Pública para aqueles professores interessados em fazer parte do grupo de alfabetizadores para atuar no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em 2018.

 


Você professor, que tem este desejo, preencha o formulário no link abaixo:

 

CONSULTA PÚBLICA AOS ALFABETIZADORES /2018 - 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/09/2017

Ato pela Paz na 6.ª CRE

Tags: 6ªcre, aqui é um lugar de paz, árvore da paz.

 

No dia 17 de agosto, diretores, professores, funcionários, alunos, responsáveis e equipes da Coordenadoria de Educação participaram do Ato pela Paz promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento teve por objetivo promover ações em busca da paz através de exibições artísticas e produções das Unidades Escolares.

 

O Ato pela Paz contou com a participação de todas as Creches, EDIs e Unidades Escolares

 

Um grito ecoou por todas as Unidades Escolares da 6.ª Coordenadoria Regional de Educação. Foram várias vozes e um único pedido: exigimos que nossas escolas sejam respeitadas como lugares de PAZ! Por meio de exposição de trabalhos e apresentações culturais, elas procuraram mostrar para toda comunidade escolar que a paz nos espaços escolares é possível e necessária para a formação das crianças e dos jovens.

A professora Rejane Faria, Coordenadora da 6.ª CRE, juntamente com sua equipe, organizou o Ato pela Paz que aconteceu na Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O evento teve início às 9 horas e teve em sua programação apresentações musicais, poéticas, de dança e teatrais. Foi acreditando que a paz inicia no interior de cada ser humano que família, escola e comunidade se juntaram para reconstruir os laços necessários para o fortalecimento de uma rede de solidariedade, vencendo o desafio de reduzir a violência e ampliar as práticas diárias de generosidade; compreensão; respeito à vida e à diversidade; construção de autonomia e liberdade; democracia e participação.

 

Exposição de trabalhos sobre a Paz

 

Ações desenvolvidas nas Unidades Escolares durante o 1.º semestre

 

Dentre as atrações musicais, tivemos o coral de alunos do CIEP Rubens Gomes e do CIEP Poeta Fernando Pessoa. A E. M. Zilda Nunes da costa encantou a todos com a apresentação da banda. O CIEP Zumbi dos Palmares emocionou a plateia com a interpretação da música “Aquarela”, de Toquinho. A E. M. Grandjean de Montigny mostrou, através da música “Paz pela Paz”, que a paz do mundo começa em cada um de nós. A equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo realizou uma oficina de música. A anfitriã do dia, Arena Jovelina Pérola Negra, empolgou todos os presentes com o Sarau Jovelina, com o gaitista José Staneck, com a MC Ruiva e outros convidados.

No recital, os alunos da E. M. Monte Castelo e da E. M. Charles Anderson Weaver declamaram poesias que mostraram que para construir a paz é necessário cultivar o amor fraterno diariamente; um amor que se preocupa com o outro e que vai além de si mesmo. A música “A Paz”, de Gilberto Gil, foi coreografada pelos estudantes da E. M. Escragnolle Dória. A apresentação teatral, que teve por tema o respeito pelo outro, foi brilhantemente interpretada pelos alunos da E. M. Alexandre Farah.

 

Apresentações artísticas - Prof.ª Rejane Faria (Coordenadora da 6.ª CRE) com alunos do 2.º segmento

 

Apresentações culturais

 

6.ª CRE - Ato pela Paz

 

O dia 17 de agosto vai ficar na história, na cabeça e no coração de cada uma das pessoas que fizeram este evento ser o sucesso que foi. As escolas mostraram que, através de pequenas ações, realizadas com dedicação e muito amor, estão transformando estes espaços em lugares onde se aprende a ser, a conviver, a conhecer e a fazer. Mestres e aprendizes trabalharam juntos para mostrar que sonhos podem se tornar realidade e que a educação é o passaporte da liberdade, da autonomia e da promessa de futuro.

Parabéns a todos os envolvidos na realização do evento Ato pela Paz! Parabéns por acreditar na força da educação para o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de Paz! É um orgulho tê-los na 6.ª CRE!

 

Quer saber um pouco mais sobre o evento Ato pela Paz? Entre em contato!

6.ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: cre06@rioeduca.net

Telefone: 3017-6989


Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós! Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Domingo, 17/09/2017

Alteração de Datas do Calendário Escolar de 2017 e Prova Brasil

Tags: calendário, prova, .

 

 

Circular E/SUBE nº 38

                    Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2017.

 

Assunto: ALTERAÇÃO DE DATAS DO CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2017 E PROVA BRASIL

 

Sr(a). Coordenador(a) de E/CRE
Sr(a). Assessor(a) de Integração da E/CRE
Sr(a). Gerente de Educação da E/CRE
Sr(a). Assistente de Informática da E/CRE
Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar

 

Ficam alteradas as seguintes datas do Calendário de Provas Bimestrais e de outras atividades previstas no Calendário Escolar de 2017:

SIMULADO 2017: 19 de setembro – Prova de Língua Portuguesa e de Matemática, para o 5º e o 9º Anos. Digitação no DESESC até 22 de setembro.

 

PROVAS DO 3º BIMESTRE:

a) 4º ao 9º Ano

- 20 de setembro - Língua Portuguesa–Leitura;

- 21 de setembro – Matemática;

- 22 de setembro – Ciências;

- 21 de agosto a 20 de setembro – Língua Portuguesa–Escrita (Produção Textual).

* Digitação no DESESC até 29 de setembro.

 

b) 1º ao 3º Ano:

- 25 de setembro - Língua Portuguesa–Leitura;

- 26 de setembro – Matemática;

- 28 de setembro – Alfabetização Escrita;

- 21 de agosto a 20 de setembro – Língua Portuguesa–Escrita (Produção Textual) – só para o 3º Ano.

* Digitação no DESESC até 04 de outubro.

 

PROJETOS: Os projetos Aceleração 1, Aceleração 6 e Aceleração 8 aplicarão suas provas, conforme orientação da Coordenação desses Projetos, no seguinte período: 19 a 22 de setembro. Digitação no DESESC até 29 de setembro.


CONSELHO DE CLASSE DO 3º BIMESTRE: 04, 05 e 06 de outubro. Fechamento da digitação do COC: 16 de outubro.

REUNIÃO COM OS RESPONSÁVEIS: Será realizada na semana de 16 a 21 de outubro.

 

ALTERAÇÃO DE DATAS PREVISTAS NA CIRCULAR E/SUBE nº 37, de 1º de setembro de 2017:

- Produção Textual: 21 de agosto a 20 de setembro.

- Recuperação do 3º COC: 02 de outubro a 1º de novembro, com lançamento de dados até 06 de novembro.

- ABERTURA DO 3º COC NO SGA: 11 de setembro. Fechamento do COC no SGA: 25 de outubro.

- CENTRO DE ESTUDOS: 18 de outubro.

- PROVA BRASIL 2017: 23 de outubro a 03 de novembro de 2017. Prova de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática, para o 5º e o 9º Anos.

 

PROCEDIMENTOS IMPORTANTES SOBRE A PROVA BRASIL

 

Encaminhamos as orientações relativas à PROVA BRASIL 2017, com o objetivo de informar a todos sobre o processo dessas avaliações, de forma a favorecer a tranquilidade necessária a seu êxito.

Enfatizamos que, no período previsto para a PROVA BRASIL, a escola não deve programar qualquer atividade extra para as turmas avaliadas. Se tal acontecer, não será justificativa para repescagem.

Lembramos a responsabilidade de divulgar o calendário dessa prova junto à comunidade escolar, estimulando a presença maciça dos alunos no dia dessas avaliações, pois elas permitem perceber a qualidade real do trabalho desenvolvido e aprimorá-lo.

A aplicação da prova de Leitura e Matemática é da responsabilidade do MEC/INEP, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O supervisor da área ou o aplicador da escola contatará a mesma, indicando o dia da aplicação. Essa é a orientação dada pelo MEC/INEP, porém deve-se estar preparado para a chegada do aplicador sem prévio aviso, visto que fatores outros podem interferir no contato, como, por exemplo, o telefone passado a ele ser um antigo ou ter havido problemas na linha. Assim, é bom reforçar que a escola deve estar à disposição para essa aplicação no período de 23 de outubro a 03 de novembro.

2. Na PROVA BRASIL, nenhum material é entregue ou fica guardado na escola. Os aplicadores chegam e saem com o material. É necessário frisar que, por orientação do MEC/INEP, não pode ser feita nenhuma cópia dos cadernos de prova.

3. IMPORTANTE: Caso alguma escola não receba a aplicação da PROVA BRASIL no período de 23 de outubro a 03 de novembro, ou caso seja constatada alguma irregularidade na aplicação da prova que possa interferir no resultado da escola, a direção da mesma deverá fazer Ofício, detalhando todo o acontecido, inclusive com o nome e documento do aplicador, e encaminhá-lo à E/CRE no próprio dia agendado para a prova, no caso de falta do aplicador, ou no dia seguinte à aplicação, no caso de irregularidades, ou, ainda, no dia 03 de novembro, se ninguém avisou da prova com antecedência e ela não foi aplicada até essa data, sempre enviando uma cópia por e-mail para antonio.augusto@rioeduca.net e gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net. 

4. Cabe lembrar, ainda, que a PROVA BRASIL originará o IDEB 2017. Além disso, é necessário informar que o INEP NÃO divulgará o IDEB das escolas cuja frequência, no dia da PROVA BRASIL, for inferior a 80%.

5. Segue, em anexo, a apresentação do SAEB 2017, divulgada pelo INEP.

 

Solicitamos ciência desta Circular a toda a comunidade escolar.

 

Agradecemos sua valiosa colaboração.

 

Atenciosamente,


Antonio Augusto Alves Mateus Filho
Assessor II da E/SUBE
 


   
           



Yammer Share