A A A C
email

Sexta-feira, 06/10/2017

Navegar é Preciso

Tags: evento, navegar é preciso.

 

 

A Secretaria Municipal de Educação convida para a palestra "Navegar é Preciso", com Tony Correa, que tem como tema o exemplo empreendendo de nossos antepassados, as Grandes Navegações, alinhando Sonho, Planejamento, Coragem e Criatividade.

Se increva aqui e não perca essa oportunidade.

Acontecerá no dia 16 de outubro (Segunda- Feira), às 15 horas no Teatro Gonzaguinha (R. Benedito Hipólito, 125 - Centro, Rio de Janeiro - RJ).

 

LINK de INSCRIÇÃO

 

Atenção: para fazer a inscrição você deverá ter o e-mail @Rioeduca ativo.

Se você não lembra a sua senha do e-mail ligue para:

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 06/10/2017

Relatório consolidado das ouvidorias da SME

 

Acabo de receber o relatório consolidado das ouvidorias da SME. Integramos e fortalecemos as ouvidorias. Desenvolvemos um programa que permite a consolidação quinzenal de todas as reclamações que recebemos. O relatório é analisado em cada CRE e no nível central como mais uma fonte de informações sobre a rede. Todos os casos relatados são respondidos e, na medida do possível, solucionados. As ouvidorias passaram a ter um papel importante em nosso funcionamento.

A SME recebeu 277 reclamações na segunda quinzena de setembro. As principais rubricas foram:

Relações interpessoais: 37

Infraestrutura das escolas: 31

Conflitos com terceiros: 23

Conflitos com professores: 17

Conflitos com alunos: 15

Ônibus da liberdade: 14

Matrículas de alunos novos: 11

Ensino especial: 10

Carência de professores: 10

Transferências de alunos: 5

Violência dentro das escolas: 5

Carência de funcionários: 4

Benefícios para funcionários: 3

Merenda: 3

Riocard: 3

Chamadas de professores: 2

 

Atenciosamente,
Cesar Benjamin


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 06/10/2017

Clima de comemoração

 

Clima de comemoração digno de final de Copa do Mundo aqui no gabinete. Acabo de receber a seguinte mensagem do chefe da nossa equipe de avaliação: “Sr. Secretário. Segue arquivo com a apuração dos dados lançados até agora no SGA, relativos aos alunos do 3º ano. Temos 519 escolas e 1.444 turmas apuradas, num total de 40.573 alunos. Estimamos a apuração em cerca de 90% do total de alunos. Temos 6.697 alunos conceituados com I, o que corresponde a 16,5% do total de alunos com resultado já lançado. Abraços, Antonio Augusto.”

Há duas coisas sensacionais aí:

1. Agora, acompanhamos os resultados dos conselhos de classe (COCs) em tempo real. Eles foram realizados na rede nos últimos dias, até hoje, e já apuramos 90% dos resultados. Antes essa totalização levava alguns meses. Ponto para a nossa equipe de informática (que não existia), que descobriu os caminhos certos para operar os sistemas.

2. No último COC, identificamos 13.260 alunos do terceiro ano com conceito I (insuficiente), correndo o risco de reprovação. Parecia que se repetiria neste ano um dos nossos maiores problemas: o “muro de reprovações” no terceiro ano, que inicia a escalada da defasagem idade-série, com graves consequências para as crianças e a rede.

A equipe da nova Subsecretaria de Ensino mobilizou centenas de professores para oferecer às crianças pobres aquilo que nossos filhos de classe média já têm: uma assistência individual, tendo em vista a recuperação.

Em alguns meses de trabalho sério, esse número caiu de 13.620 para 6.697 alunos – e cairá ainda mais até o final do ano. Se conseguirmos demolir o “muro de reprovações” do terceiro ano, as crianças e a rede terão enormes benefícios. Daí a choradeira aqui no gabinete. A equipe da professora Nazareth está de parabéns.


* * *


Termino com uma historinha. Recentemente, encontrei uma pessoa que resolveu me ensinar a ser secretário de educação: “Cesar, vocês precisam acompanhar escola por escola.” Eu respondi: “Fulana, nós estamos acompanhando aluno por aluno...”

O grito por aqui foi: "Não tem caô, o projeto acabô." As turmas de projeto, na SME, lidam com alunos defasados.


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 04/10/2017

Semana de Aprendizagens e Brincadeiras na Educação Infantil

Tags: 8ªcre, educação infantil, semana da educação infantil.

 

Durante a VI Semana da Educação Infantil, a Creche Municipal Tia Elza teve a oportunidade de realizar atividades com toda a comunidade escolar. A partir do Projeto "Fico com a Pureza da Resposta das Crianças", foi desenvolvido o subprojeto "Fico com a Pureza das Brincadeiras das Crianças". As atividades proporcionaram momentos de participação, alegria e sorrisos para todos.

 

 Crianças no Teatrinho de Máscaras da história "O Patinho Feio".

 

A Semana da Educação Infantil é um evento de grande valorização do trabalho que é realizado com os pequenos cariocas que estão matriculados nas diversas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Durante toda a semana são promovidas ações que integram os alunos, seus responsáveis, a equipe pedagógica e parceiros da unidade escolar, visando despertar todos os estímulos capazes de promover o desenvolvimento saudável na primeira infância.

Todos os Espaços de Educação Infantil e Creches se preparam para esse momento, o que torna essa semana muito especial e significante na vida de todos os envolvidos.

 

 Oficina de Brinquedos feitos com jornal, com a participação dos responsáveis.

 

Na Creche Municipal Tia Elza a organização da Semana de Educação Infantil buscou conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança.

A Semana foi integrada ao subprojeto que está sendo desenvolvido na Creche: "Fico com a Pureza das Brincadeiras das Crianças". 

As ações realizadas proporcionaram a todos a chance de trazer para a creche suas brincadeiras favoritas, suas vivências e experiências.

O momento da troca foi muito enriquecedor, pois houve o resgate de antigas brincadeiras e cantigas folclóricas, atividades lúdicas e muito movimento.

 

 Turminha aguardando o momento do desfile de personagens.

 

"(...) Esses momentos favoreceram muito o processo de ensino e aprendizagem, permitindo que nossos pequeninos fossem protagonistas da construção de novos conhecimentos e também foram incentivados a desenvolver suas capacidades."

 

Professora Ana Cristina de Oliveira - Diretora Adjunta da Creche Municipal Tia Elza

 

 Alunos e responsáveis na degustação da merenda escolar.

 

 

Cronograma das Atividades

 

1º dia: Teatro com texto baseado na história O Patinho Feio. Nesse primeiro dia houve a oportunidade de explorar a fantasia e a imaginação das crianças. O teatrinho de máscaras foi um sucesso!

2º dia: Oficinas de brinquedos feitos com jornal. Nessas oficinas os pequeninos puderem aprender a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, com oportunidade de construir seus próprios brinquedos. Essa atividade busca também estimular a criatividade e capacidade de invenção. 

3º dia: Projeto Degusta-Ação. As famílias foram convidadas a juntarem-se às crianças na hora da refeição para compartilharem o momento e experimentarem a merenda escolar.

4º dia:Resgatando as Brincadeiras Antigas. Oportunidade de promover a socialização e interação entre as crianças, a família e a Creche. Cantigas de roda, Jogo da Velha, Adivinhas e outras brincadeiras tornaram esse dia muito lúdico e cheio de aprendizagem.

5º dia: No encerramento da Semana da Educação Infantil na Creche Tia Elza aconteceram atividades do projeto de leitura "Que Conto você Conta?"

Este projeto é desenvolvido semanalmente na creche. A equipe pedagógica conta e reconta histórias com a participação das crianças e dos responsáveis, a fim de estimular o gosto pela leitura e envolver as crianças num mundo de fantasia e imaginação.  

 

 Alunos da Creche no desfile de personagens do projeto "Que Conto você Conta?"

 

 

A Semana da Educação Infantil na Creche Tia Elza terminou com a sensação de dever cumprido: entre muitas brincadeiras, grandes aprendizagens!

 

O Rioeduca parabeniza a todos os participantes desse evento na Creche Municipal Tia Elza.

 

Contato da Creche: cmtelza@rioeduca.net

 

 

Entre em contato com o Rioeduca para publicar as ações da sua escola!

 


   
           



Yammer Share