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Sexta-feira, 28/09/2018

Gamificação das aulas de Matemática com Professor Rafael Costa

Tags: gamificação. games, jogos, matemática.

 

 

O presente artigo traz uma possibilidade de gamificação das aulas, tornando-as mais atrativas e dinâmicas para os alunos. Esse gamer apelidado de Corrida das Estrelas, vem sendo realizado em todos os anos do ensino fundamental (6° ao 9°), com a disciplina de Matemática envolvendo o lúdico e o tecnológico a favor de uma boa aprendizagem.

 

 

O gamer tem apresentado modificações importantes quanto à participação e à interação entre os alunos, sendo necessários poucos recursos para fazê-lo.

A nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) já traz em sua estrutura a recomendação sobre a utilização de tais formas de ensino:

Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e o seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas.

Para os PCNs (BRASIL, 2006):

Já se pensando na tecnologia para a matemática, há programas de computador (softwares) nos quais os alunos podem explorar e construir diferentes conceitos matemáticos, referidos a seguir como programas de expressão. Os programas de expressão apresentam recursos que provocam, de forma muito natural, o processo que caracteriza o pensar matematicamente, ou seja, os alunos fazem experimentos, testam hipóteses, esboçam conjecturas, criam estratégias para resolver problemas. (p. 88).

Especialistas também apontam os benefícios da utilização dos jogos, segundo Grando (2004), o jogo favorece o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da participação, da competição “sadia”, da observação, das várias formas de uso da linguagem e do resgate do prazer em aprender.

Criando a atividade

Para criar a atividade básica é necessária uma tabela de controle de pontuação, onde faremos o somatório de estrelas (Fig. 1) e servirá para o acompanhamento dos alunos que já participaram do desafio da tabuada diário. As escolhas dos líderes (laranja), para selecionar os componentes de cada um dos grupos, tem como critério, se já conhecermos os alunos, os de maior rendimento na disciplina ou em caso de não conhecermos (1° bimestre), voluntários aprovados pela turma. Em todas as aulas da disciplina eles já, automaticamente, formarão os grupos, de forma que ninguém fique de costas para o quadro, e poderão conversar e se ajudar na realização das atividades.


Fig 1- Tabela de anotações


Tipos de Pontuações

A pontuação é dada por quantidade de estrelas. Fizemos comprovantes para serem dados aos grupos ao final de cada aula (Fig. 2). Os comprovantes são das seguintes categorias: 1,2,3,5 e 10 estrelas que deverão ser guardados pelos grupos e entregues no final do bimestre como cômputo final do placar.



Fig 2 - Sistema de pontuação


Pontuação / Estrelas

O gamer vale uma nota dez em uma avaliação chamada de Estrela, para todos os integrantes do grupo que conseguirem ficar em primeiro colocado no final do bimestre. Ficando os demais grupos com a nota proporcional a média de estrelas totais que conseguirem ganhar. A pontuação básica é feita da seguinte forma:

Cada grupo ganha por dia de aula três estrelas e seu objetivo é não perdê-las. Outras formas de ganhar estrelas são vencendo os desafios da tabuada que valem uma estrela extra, vencendo as fases bônus (Fig 3 e 4) que premia como cinco estrelas o primeiro colocado, três estrelas o segundo e uma estrela para o terceiro, e vencendo o desafio das médias que premia da mesma forma que os desafios extras.

 

Fig.3 Fases Bônus (Socrative)

 

Fig.4 Fase Bônus (Jogos no Geogebra)

 


Critério para perda das estrelas

Para evitar a perda das três estrelas diárias os grupos têm que cumprir as seguintes missões:

- Prestar atenção durante as explicações sem interrupções por motivos não pertinentes a aula.
- Ajudar a explicar e tirar dúvidas dos amigos, não deixando nenhum amigo de fora.
- Fazer as tarefas de aula e de casa.
- Vencer o desafio da tabuada.

Conseguindo cumprir as missões, as três estrelas diárias estarão garantidas.


O Líder

Papel fundamental na estrutura do grupo, o líder coordena as atividades, monitorando os outros alunos na aprendizagem, tendo como prerrogativa poder levantar a qualquer momento para ir até um integrante do seu grupo e explicar algo. Cobra o respeito as regras e resolução de atividades tendo conexão direta com o professor. Auxilia nas chamadas passando para o professor em caso de falta de algum componente do seu grupo. O líder que fizer seu papel de forma eficiente ganha um ponto extra em relação ao seu grupo.


Desafios da tabuada

Faltando de 5 a 10 minutos para o término de uma aula, fazemos uma disputa entre os grupos com três perguntas básicas sobre tabuada, potências e raízes, dependendo do nível de escolaridade. Os grupos em pares selecionam um aluno para vir a mesa do professor para tentar ganhar o desafio. Ganha o componente do grupo que acertar mais. Os grupos que pontuam mantêm o número de estrelas e os que não pontuam, ficam com uma estrela a menos. Caso tenhamos tempo, um representante de cada grupo que ganhou a disputa inicial faz uma final valendo uma estrela extra.


Fase bônus

Durante o desenrolar do bimestre temos algumas atividades extras como o Power Senha (Fig. 5), Caça aos QR codes (Fig. 7), Aplicação do ensino Híbrido (Fig. 6), jogos do Geogebra, atividades no Socrative e etc., que envolvem uma atividade diferenciada com tecnologia e formas lúdicas de trabalho.

Essas atividades como as descritas acima dão ao vencedor cinco estrelas, ao segundo colocado três estrelas e ao terceiro colocado uma estrela. Em caso de empate os grupos ganharão a quantidade de estrelas maior.

Essas atividades com maiores detalhes podem ser encontradas nos links abaixo:


PowerSenha: http://www.rioeduca.net/busca.php?Pesquisar=power+senha&psme&Escola&op=1&tp=blog

https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/04/turbine-sua-sala-de-aula-com-power-senha.html 

QR code: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=6428

https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/05/caca-ao-tesouro-com-os-qr-codes.html

Ensino Híbrido: https://www.youtube.com/watch?v=6pteQd4C-zo&feature=youtu.be

https://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2018/08/ensino-hibrido-na-matematica.html

Jogos no Geogebra: https://youtu.be/SK_Cm3jPXow

Atividades extras: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=6258

Fig.5 Fase Bonus (Power Senha)



Fig.6 Fase Bonus (Ensino Híbrido) 



Fig.7 Fase Bonus (QR codes)

 

Desafio das médias:

No teste tradicional aplicado para os alunos individualmente, faremos a média de notas de cada grupo, fazendo com que o aluno se aplique mais a essa avaliação, uma vez que sabe que sua nota ajudará a compor a média de seu grupo, deixando de ser algo apenas particular. Aplicaremos a mesma pontuação dada na fase bônus: cinco estrelas ao primeiro colocado, três estrelas ao segundo colocado e ao terceiro colocado uma estrela. Em caso de empate os grupos ganharão a quantidade de estrelas maior.


Premiação Individual

Assim como valorizamos o aprendizado coletivo, a troca de informações entre os componentes, a competição sadia, valorizamos também o esforço individual dos alunos no contexto global, conferindo aos dois alunos destaques em todas as avaliações (estrela, teste e prova) a medalha (fig.8) de honra ao mérito do bimestre.

 

Fig. 8 Premiações Individuais dos destaques da turma


Considerações finais:

Com as atividades propostas, tivemos como finalidade alcançar uma aprendizagem significativa para o educando, apresentando possíveis aplicações no ensino, incentivando novas práticas e auxiliando os professores para que orquestrem inovações no ensino. É importante caminhar no sentido de possibilitar ao educando a resolução de situações problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico, formando um cidadão participativo e consciente do seu papel social.

Percebemos o quanto há alteração na vontade de aprender, concretização do aprendizado, conscientização do respeito as regras, convivência em sociedade e ajuda mutua.

Percebemos também o quanto a inclusão de tecnologias traz benefícios ao aprendizado e ao incentivo a participação das aulas. Corroboramos com ESCUDERO (2014), que em seu estudo sobre recursos computacionais de aprendizagem, diz que há uma tendência ou um interesse generalizado em novas tecnologias e nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mas ainda sem uso generalizado entre alunos e professores. Isso pode ser porque ainda não há internalização dessas novas tecnologias na educação. Os professores precisam motivar e incentivar o uso de novas ferramentas e abordagens pedagógicas, como o uso de ferramentas de tecnologia e TIC.

 

Bibliografia:

ESCUDERO, A. Recursos Computacionales de E-Learning y E-Teaching de Estadística. Portugal: UNED, 2014.

GRANDO, R.C. (2004). O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo, Brasil.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL. (2017) Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 10 set. 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002/2006/2008.

 


 


   
           



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Sexta-feira, 28/09/2018

Ziraldo, o Eterno Menino Maluquinho!

Tags: 8ªcre, sala de leitura.

O cartunista e escritor Ziraldo foi homenageado pela Escola Municipal Engenheiro João Thomé. A Mostra Cultural que apresentou os clássicos de sua obra, envolveu toda a comunidade escolar pela alegria, irreverência e criatividade de seus personagens.

 

 

 

 

Visando divulgar e aproximar a comunidade escolar da cultura e Literatura Brasileira, anualmente a Sala de Leitura Cecília Meireles, da Escola Municipal Engenheiro João Thomé, organiza sua Mostra Cultural.

O evento apresenta os trabalhos criados pelos alunos ao longo do ano. São as mais diversas formas de manifestações artísticas, como música, pintura, cartazes, dança e teatro, que são um convite para os presentes se aventurarem no mundo da literatura.

Em 2017, em virtude de seu 85º aniversário, a 3ª Mostra Cultural da Escola Municipal Engenheiro João Thomé homenageou o grande artista e escritor, Ziraldo Alves Pinto, o autor do fenômeno "O Menino Maluquinho"! O autor não pode estar presente no evento, mas enviou uma mensagem para a escola.

 

Confira no vídeo abaixo:

 

 

 

 

Professoras Creuza Torres e  Silene Steenhagen no desfile da Unidos da Engenheiro

 

 

A Mostra Cultural na E.M. Engenheiro João Thomé foi intitulada “Arte e Peraltices nos Jardins de Cecília: vem aí Ziraldo, o eterno Menino Maluquinho!”

No primeiro momento, foi realizado um desfile carnavalesco onde a Unidos da Engenheiro contou com a participação e colaboração de toda comunidade escolar e local.

Embalados pelo som da bateria da escola de samba mirim, Estrelinha da Mocidade, que apresenta em sua composição alguns alunos e ex-alunos da escola, a Unidos da Engenheiro desfilou pelas ruas próximas à escola, irradiando animação e beleza!

 

 

Desfile dos alunos pelo entorno da E.M. Eng. João Thomé

 

 

"O samba enredo intitulado “Ziraldo: brasileiro, orgulho mineiro!”, composto exclusivamente para este grande evento, foi um presente do amigo, compositor e intérprete Fernando Muniz, que nos deu ainda a honra de sua presença nos dois momentos da mostra e conduziu nosso desfile com sua voz marcante e envolvente!"

Professora Ruth Nóbrega - Regente da Sala de Leitura na E.M. Eng. João Thomé

 

 

 

 

A Unidos da Engenheiro foi dividida em comissão de frente e cinco alas. A comissão de frente, composta pelos alunos do Projeto Acelera e suas professoras, apresentou um grande bolo em homenagem aos 85 anos de Ziraldo, a Professora Maluquinha e o Menino Maluquinho!

A primeira ala, também composta por alunos do Projeto Acelera, intitulada Ziraldo vem aí, abria caminho para outras que convidavam todos a conhecerem e passearem por algumas das principais publicações de Ziraldo, como A Turma do Menino Maluquinho, Flicts, Queremos Paz e O ABZ de Ziraldo.

A segunda ala, composta pelos alunos do 6º ano representava a Turma do Maluquinho e trazia, entre os adereços, a indispensável panela na cabeça. Irreverência e alegria foram as marcas dessa Turminha que foi conduzida pela querida personagem: SuperMãe.

A terceira ala, com o 7º ano mostrou Flicts - O livro das Cores; a quarta ala, com o 8º ano, Rio: Queremos Paz, e a quinta e última ala com Ziraldo de A a Z.

 

 

Compositor e intérprete Fernando Muniz palestrando aos alunos 

 

 

O segundo momento da Mostra Cultural foi realizado no auditório da escola. A escritora e ilustradora Pris Mageste prestigiou o evento com um descontraído bate papo, onde contou um pouco sobre a influência de Ziraldo. na sua escolha profissional e no seu estilo de desenhar.

A Medalha da Inventividade foi oferecida pela Sala de Leitura da E.M. Engenheiro João Thomé aos alunos que se  apresentaram no palco do auditório, participaram do Concurso Retratos de Ziraldo e se destacaram nas atividades do projeto.

Mais uma vez Fernando Muniz, autor do samba "Ziraldo: brasileiro, orgulho mineiro", abrilhantou o encerramento com muito samba e alegria!

 

 

Alunos apresentando o Jogral em homenagem a Ziraldo

 

 

O Rioeduca parabeniza a professora Ruth Nóbrega e toda a Escola Municipal Engenheiro João Thomé pela realização da Mostra Cultural em homenagem ao querido cartunista e escritor Ziraldo!

 

 

 

 

 

Para acompanhar as ações da escola, clique abaixo e acesse:

 

Sala de Leitura /E.M. João Thomé

 

Jornal Escolar Eng. João Thomé

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Engenheiro João Thomé

Diretor: Simpson De Brito Melo Baumann

Diretora Adjunta: Jane dos Reis teixeira

Telefone: 3468-8699

E-mail: emthome@rioeduca.net

 

 

 

Envie sua participação para o Rioeduca!

 


   
           



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Sexta-feira, 28/09/2018

Provimento no cargo de Professor de Ensino Fundamental - PEF

Tags: provimento, prover, cargo.

 

DECRETO RIO “P” Nº 992 ao 998 DE 27 DE SETEMBRO DE 2018.

 

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e tendo em vista o que consta no processo administrativo nº 07/005.815/2018,

 

RESOLVE

 

PROVER, de acordo com o inciso I do art. 9º, combinado com o parágrafo único do art. 10 da Lei nº 94/79, no cargo de PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - PEF (Anos Iniciais, Educação Física, Matemática, Geografia, Artes Plásticas, Educação Musical e Inglês).

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL (PÁGINAS 11 - 13)


   
           



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Sexta-feira, 28/09/2018

Provimento no cargo de Agente de Apoio à Educação Especial

Tags: provimento, prover, cargo.

 

DECRETO RIO “P” Nº 1003 DE 27 DE SETEMBRO DE 2018

 

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e tendo em vista o que consta no processo administrativo nº 07/005.857/2018,

 

RESOLVE

 

PROVER, de acordo com o inciso I do art. 9º, combinado com o parágrafo único do art. 10, da Lei nº 94, no cargo de AGENTE DE APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL, do Quadro Permanente do Município do Rio de Janeiro, em vagas decorrentes da Lei 5.623, de 01/10/2013 os candidatos abaixo relacionados, aprovados em concurso público, conforme resultado final constante do Edital SMA nº 120/2014, publicado no D.O. Rio de 29/10/2014.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL (PÁGINAS 13 - 14)


   
           



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