A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 41 resultados para o mês de 'Setembro de 2014'

Terça-feira, 09/09/2014

Estudando o Sistema Solar

Tags: 2ªcre.

 

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Francisco Campos estudaram o Sistema Solar e realizaram diversas atividades práticas sobre este conteúdo.

 

 

No primeiro bimestre da Escola Municipal Francisco Campos, foi ministrado aos alunos do 6º ano do turno da tarde o conteúdo Sistema Solar. E uma série de atividades práticas foram realizadas nas aulas de Ciências da professora Lucineia Alves, que nos enviou um relato sobre o trabalho desenvolvido.


O Sistema Solar se formou a partir de uma grande nuvem de gás e poeira há 4,6 bilhões de anos. Ele é formado pelo Sol (uma estrela – astro que possui luz própria), oito planetas (astros que não possuem luz própria), satélites, asteroides e cometas.


Inicialmente os alunos assistiram a um vídeo sobre o Sistema Solar, tiveram uma aula teórica com a apresentação do conteúdo com auxilio de datashow e depois realizaram uma série de atividades para fixação e revisão do conteúdo.

 

Os alunos assistiram a um vídeo sobre o Sistema Solar como atividade inicial.

 

A professora Lucineia Alves levou para a sala de aula um telescópio, aparelho utilizado para observar os astros celestes. Embora estivesse de dia, os alunos gostaram muito de conhecer e observar com o aparelho alguns pontos indicados ao longe através da janela da sala de aula.

 

Alunos utilizando um telescópio.

 

Após a prática com o telescópio, foi solicitado aos alunos, como atividade de fixação, que eles desenhassem o Sistema Solar.

 

Trabalhos sobre o Sistema Solar realizados individualmente pelos alunos.

 

Os alunos capricharam e foram muito detalhistas nos trabalhos. Todo esforço foi recompensado com muitos elogios por parte da professora. A alegria dos comentários sobre os trabalhos contagiou a todos.

 

Alunos mostrando alegremente seus trabalhos.

 

 

Com os trabalhos confeccionados, foi montado um lindo mural na sala de aula. A alegria dos alunos em observar seus trabalhos expostos foi muito grande e motivou-os ainda mais a desenvolver a próxima atividade planejada para o conteúdo, que foi a confecção de maquetes do Sistema Solar a ser realizado em grupo.

 

Mural elaborado com os trabalhos sobre o Sistema Solar de uma turma do 6º ano.

 

 

Ainda relacionado ao conteúdo Sistema Solar, a professora exibiu às turmas o Filme “Gravidade” (2013). O filme conta a história de uma astronauta que passa por muitos problemas em uma missão no espaço. Os alunos assistiram atentamente ao filme e gostaram muito. Também foi aberto um momento para eles relacionarem o filme aos conteúdos aprendidos em sala de aula.

 

Alunos assistindo ao filme “Gravidade”.
 

 

Os alunos se organizaram em grupos e montaram lindas e interessantes maquetes sobre o Sistema Solar.

 

Maquetes do Sistema Solar elaboradas pelos alunos.

 

Com as maquetes montadas pelos grupos, foi realizada uma bonita exposição, onde os demais alunos da escola puderam apreciar os materiais expostos.


A alegria dos alunos em ver seus respectivos trabalhos na exposição foi muito grande. Com isso a exposição se tornou um momento de muita descontração e aprendizagem para todos.

 

Exposição Sistema Solar realizada na escola.

 

 

Exposição Sistema Solar.

 

 

Alegria dos alunos em visitar a exposição Sistema Solar, onde suas maquetes foram expostas.

 

 

“Os alunos participaram ativamente de todas as atividades realizadas e a aprendizagem sobre o conteúdo Sistema Solar foi constatada como plenamente satisfatória através de avaliação informal, ao longo das aulas, e formal ao final do bimestre. Foi realmente um trabalho muito gratificante!” Afirma a professora Lucineia.

 

Agradecimentos


A professora Lucineia agradece a Diretora Geral Cinthya Purper Freitas e a Diretora Adjunta Cristina Ferreira de Souza pelo apoio constante às atividades de Ciências realizadas durante o período em que ela lecionou na escola e aos colegas professores e funcionários que contribuíram para que as atividades fossem realizadas.


O portal Rioeduca agradece o envio do texto e parabeniza a professora Lucineia Alves e toda a equipe da Escola Municipal Francisco Campos pelo desenvolvimento do trabalho.

 

 

Professor, quer divulgar seu trabalho no portal Rioeduca? Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Clique em curtir para compartilhá-la no Facebook e deixe um comentário.

 

Renata Carvalho é professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ªCRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/09/2014

1ª Semana do Autocuidado nas Escolas da 1ª CRE

Tags: 1ªcre.

 

 

 


Numa parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Saúde, a Semana do Autocuidado nas Escolas mobilizou todas as unidades escolares da  nossa Coordenadoria no período de 29 de julho a 2 de agosto.


A Semana do Autocuidado, que aconteceu pela primeira vez neste ano de 2014, foi um evento de grande relevância para a solidificação das ações do programa Saúde nas Escolas.

 

Escola Municipal Floriano Peixoto.

 


O evento foi gerenciado pela equipe do Núcleo de Saúde nas Escolas e Creches (NSEC01), grupo formado por representantes da Educação e da Saúde no território da 1ª CRE. O movimento envolveu direções e professores de todas as unidades escolares que, além das ações técnicas realizadas pelas equipes das unidades de saúde, realizaram atividades pedagógicas que contaram com a participação de alunos e responsáveis.

 

Escola Municipal Josué de Sousa Montello.

 


Durante toda a semana, ações foram realizadas com o objetivo maior de desenvolver o zelo e o cuidado com o próprio corpo, para que se possa ter a garantia de uma vida saudável e, assim, também garantir sucesso na aprendizagem.

 

Apresentação Teatral da E.M. Benjamin Gallotti

Apresentação Teatral na E. M. Benjamin Galloti.

 


Atividades de escovação, higiene corporal, prevenção de doenças, palestras sobre diversas doenças e outras atividades foram recorrentes em todas as nossas unidades.

 

Cuidando da Saúde Bucal - E. M. Alice do Amaral Peixoto.

 


O sábado, dia 2 de agosto, foi dedicado à Culminância do Evento. Nesse dia, a comunidade escolar pôde estar presente nas escolas, onde, além de participar de ações desenvolvidas pelos agentes das Unidades de Saúde, puderam visitar as exposições com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo da semana. Nesse dia, dez escolas funcionaram como escolas anfitriãs, recebendo a comunidade do entorno das unidades escolares para participarem do evento.

 

Responsável aferindo a pressão na Culminância da Semana do Autocuidado na E. M. Mário Cláudio, uma das dez escolas que funcionaram como Escola Anfitriã.

 

GEC Rivadávia Corrêa: alunos, professores e responsáveis cuidando da saúde: sedentarismo não!

 


Educação e Saúde, uma parceria de sucesso!

 

Diretores, professores e funcionários da saúde atuando na culminância - E. M. Edmundo Bittencourt.


 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos conhecer e divulgar as ações de sucesso desenvolvido por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 



COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/09/2014

Semana Pedagógica da 6ª CRE

Tags: 6ªcre.

 

 

A Gerência de Educação da 6ª CRE realizou a I Semana Pedagógica na Escola Municipal Antenor Nascentes no período de 11 a 25 de agosto. Vamos conferir como foi o evento? Você vai se encantar!

 

"Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática" (FREIRE, 1991: 58).

 


Uma boa escola se preocupa com a formação de seus alunos. Uma escola de excelência se preocupa também com a formação de seus professores. Um bom professor se preocupa em ensinar bem seus alunos. Um professor excelente se preocupa em aprender com eles, ajudando-os a percorrer os caminhos em direção às suas próprias descobertas.

 

Para isso, precisa estar bem informado, ter domínio das diversas tecnologias de ensino e ser conhecedor das principais teorias de aprendizagem. A escola não pode mais ser a mesma de quinhentos anos atrás. Mas esse é um discurso que todo mundo já sabe. Então o que fazer na prática?

 

Em resposta a este questionamento, a Gerência de Educação da 6ª CRE realizou a I Semana Pedagógica na Escola Municipal Antenor Nascentes, no período de 11 a 15 de agosto. Sob a temática "Planejando e Praticando as Diferentes Aprendizagens", foi tomada a decisão de integrar teoria e experiência com o objetivo de ajudar o professor a refletir criticamente sobre a relação planejar-praticar, visando a promoção de práticas pedagógicas de qualidade na educação.

 

A logo da I Semana Pedagógica representa a troca de experiências e de saberes entre os professores.

 

Entre as atividades previstas na programação estão: palestras, oficinas realizadas por professores da rede municipal de ensino, apresentações culturais e o projeto "Esqueça um Livro". As palestras foram realizadas no período da manhã e as oficinas no período da tarde, e tiveram como público-alvo: diretores, coordenadores pedagógicos e professores da Creche ao 9º ano.


Antes do início de cada palestra, algumas escolas da 6ª CRE fizeram belíssimas apresentações culturais, mostrando todo o trabalho de excelência realizado por seus professores e alunos. O EDI General Augusto César Sandino se apresentou no primeiro dia e, nos dias seguintes, tivemos a Escola Municipal Antenor Nascentes, a Escola Municipal Paraíba e o Clube Escolar. Todas deram um show de criatividade e talento!


 

As apresentações culturais foram realizadas durante toda semana, sempre no período da manhã.

 

O entusiasmo foi uma característica marcante na apresentação dos palestrantes. Entusiasmo pelo compromisso com o que estava sendo dito, demonstrando interesse e envolvimento pelos assuntos abordados. Durante a Semana Pedagógica foram apresentadas as seguintes palestras: "Mídias: o uso das novas tecnologias como ferramenta na educação", "Gestão Participativa", "O desafio de introduzir o lúdico na construção da aprendizagem", "Dificuldade na Aprendizagem: valorizando e planejando as diferenças", "Neurociência no desenvolvimento da aprendizagem" e "Planejamento Participativo" (PEJA).

 

Professoras palestrantes: Simone Monteiro, Maryse Suplino, Izabel Moura, Denise Oliveira, Cátia Borges e Maria das Mercês.

 

A cada dia foram oferecidas quatro oficinas pedagógicas, que foram ministradas pelos próprios professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Foram diversas situações de ensino e aprendizagem, de participação e de sistematização dos conhecimentos adquiridos nas palestras.

 

Dentre as oficinas oferecidas, destacamos: "Quando ensinar é mágico e aprender é divertido", com o  professor Carlos Educardo; "Materiais adaptados para alunos incluídos", com a professora Valéria Alexandre; "Mídias no ensino: Por quê? Pra quê? Como?", com a professora Luciana Maria; "Capacete do Cérebro", com a professora Marize Gelard; "Educação Ambiental", com  a professora Flávia Aguiar; "Rachaduras Sociais", com o professor Marcelo Teixeira.
 

 

Professora Maristela Porto ("Animando quadro a quadro com Stop Motion"), Professor Arnon Duarte ("Jogos no ensino de Língua Portuguesa e Matemática"), Professora Mara Malheiros ("Atividades pedagógicas digitais"), Professora Marize Gelard ("Capacete do Cérebro"), Professora Patrusca ("Neurociência e aprendizagem") e professor Mário Mangabeira ("Gramática ou análise linguística? A prática de ensino de Língua Portuguesa em debate").

 

As oficinas pedagógicas foram momentos ricos de troca de experiência e saberes.

 

Com esta ação, a equipe da Gerência de Educação da 6ª Cre, demonstrou a importância da promoção de ações que integrem o saber e o fazer da educação de forma ética, comprometida com as questões de nosso tempo.

 


A equipe da professora Kátia Barboza, Gerente de Educação, proporcionou aos professores momentos em que puderam utilizar a teoria e a prática de experiências de aprendizagem mediadas na ação educativa para o desenvolvimento do pensamento e construção do conhecimento, visando sua aplicabilidade em sala de aula.

 

A equipe da Gerência de Educação da 6ª CRE é conhecida por sua dedicação, competência e carinho com o trabalho que desenvolve (temos aqui somente uma parte da equipe).

 
Parabéns a toda equipe da Gerência de Educação da 6ª CRE por oferecer aos professores de sua coordenadoria oportunidades de qualificação e instrumentalização do trabalho pedagógico. Dessa forma, já temos meio caminho andado para atender aos reais propósitos do ensino fundamental, que são o desenvolvimento integral dos educandos.


 

Aproveite para conhecer outras ações da Gerência de Educação da 6ª CRE visitando o seu Blog. É só clicar AQUI! Até a próxima semana!

 

 

Professora Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 05/09/2014

Brasil, Diversidade Regional

Tags: 10ªcre.

 

 

O Projeto tem como objetivo apresentar características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais para construir progressivamente a noção de identidade nacional, pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

 


O CIEP 10.19.205 Roberto Morena, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, fica situado na Av. Cesário de Melo, 11.485, Paciência, atendendo a aproximadamente 930 alunos, com 32 turmas, nos grupamentos de Educação Infantil ao 9º ano e Classe Especial.

 

Prof.ª Lindalva Santos (Coordenadora Pedagógica), Prof.º Bruno Roberto (Diretor Adjunto) e

Prof.ª Kátia D'Arc (Diretora Geral).

 


O Projeto foi elaborado pelos docentes da Unidade Escolar para que os alunos conheçam os diversos costumes regionais do país, valorizando a cultura e o diferencial que existe entre as pessoas, de forma a mostrar para os alunos que todos são especiais ao seu modo.


A culminância do Projeto contou com as participações da Banda Marcial Roberto Morena e de um Coral de alunos da própria Unidade, que fazem parte também da Orquestra de Vozes Meninos do Rio. O Coral apresentou a música “O que é Folclore?”

 

Apresentação da Banda Marcial e do Coral na abertura da culminância.

 

A dinâmica se deu em torno de um sorteio dos estados brasileiros a serem trabalhados por cada turma. As atividades referentes aos estados foram realizadas entre os alunos e, posteriormente, apresentadas para as demais turmas da Unidade Escolar, desde a Educação Infantil, 1º segmento (1º ao 5º ano), 2º segmento (6º ao 9º ano) por disciplina, Classe Especial e Projetos Aceleração e Realfabetização.

 

 

 

 

Apresentação de danças regionais.

 

Os trabalhos foram baseados em pesquisas e exposições de maquetes, cartazes, comidas e bebidas típicas, flora medicinal, trajes típicos e danças regionais.

 

 

 

Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do bimestre.

 


O CIEP teve um dia diferenciado. Os Estados Brasileiros ficaram ao alcance dos alunos em forma de estandes com monitores dando explicações sobre os detalhes das regiões, possibilitando aos visitantes conhecer outros costumes, experimentar comidas típicas e assistir às danças regionais.

Este projeto tornou os alunos mais integrados ao desenvolver trabalhos em grupo. Também promoveu a interdisciplinaridade, elevou a autoestima dos alunos, expandiu o conhecimento da diversidade cultural e social do nosso país e atraiu a participação dos responsáveis, que incentivaram os filhos na participação das atividades na cultimância.

Todo um trabalho desenvolvido ao longo do bimestre envolvendo pais, alunos e professores.


 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share