A A A C
email
Retornando 55 resultados para o mês de 'Julho de 2017'

Segunda-feira, 31/07/2017

Adulto Também Aprende Brincando!

Tags: 1ªcre, projetos, peja, educacaodejovenseadultos.

 

O emprego da ludicidade no ensino da Matemática foi a tônica em atividade com turma de Jovens e Adultos no Caju.


Localizado no Bairro do Caju, o CIEP Henfil atende turmas que vão da Educação Infantil ao 5º ano, atendendo também turmas de Programa de Educação de Jovens e Adultos.


E para quem acha que Brincadeira é coisa de criança, ainda não frequentou uma aula da professora Márcia da Silva Fonseca, regente de matemática em turmas do PEJA.

 

 

Buscando caminhos para melhor desenvolver habilidades e competências para compreensão de conceitos matemáticos, a professora Márcia resolveu transformar a aula de matemática numa grande brincadeira, estimulando os alunos para a aprendizagem dos conceitos matemáticos de valor absoluto, valor relativo, cálculos e escrita dos números.

 


 

Na atividade, a professora propôs um jogo de boliche. Criou uma legenda de cores para representar a Unidade, a Dezena e a Centena, um quadro para colocar a garrafa abatida (valor absoluto) , um quadro para colocar o valor relativo dos algarismos, um quadro para fazer adição e outro para registrar os números por extenso. Cada quadro valia 5 pontos. A turma foi dividida em grupos com quatro alunos cada, tendo direito a quatro jogadas cada grupo. O objetivo era fazer com que os 4 jogadores de cada grupo passassem por todos os quadros, ganhando quem fizesse maior número de ponto na soma dos quatro quadros. No caso de empate, ganhava quem fizesse maior pontuação no quadro da adição.

 


Para a professora Márcia, “provocar e estimular a interação entre os alunos e conscientizar para a importância da questão ecológica da reciclagem de materiais além colaborar para a inclusão de alunos com necessidades especiais, foi o maior legado da atividade".

 


Para saber Mais:

CIEP HENFIL – Rua Carlos Seidl, s/nº - Caju

E-mail: ciephenfil@rioeduca.net

Diretora: Izabel Cristina Marçal Gonçalves

Diretora adjunta: Micheli Oliveira da Silva Gomes

Diretora adjunta: Luciana Caetano Barboza

Coordenadora pedagógica: Anna Paula Huss
 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 31/07/2017

Sobre a compra do material escolar

Parece que vai acabar a novela do material escolar deste ano. Depois de sucessivos atrasos, cujas causas escapavam do nosso controle, finalmente conseguimos empenhar os recursos necessários à compra.

Houve sucessivos recursos das empresas que disputaram a licitação, houve pareceres não coincidentes dos nossos órgãos de controle externo, houve uma decisão liminar da Justiça que nos impedia de concluir o processo. Chegamos a preparar uma compra descentralizada, que seria feita por cada escola, para escapar dessas amarras.

Há poucos dias a Justiça aceitou o nosso recurso e suspendeu a decisão liminar. A compra está na reta final. O material deve chegar nas escolas ainda em agosto.

 

Atenciosamente,

Cesar Benjamin

Secretário


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/07/2017

Conta e reconta o mundo do faz de conta

Tags: 10ªcre.

 

O Projeto da E. M. Bertha Lutz foi desenvolvido a partir da reflexão dos resultados alcançados pelas turmas da escola em relação à questão de leitura e escrita.

 

A E/CRE (10.26.010) Escola Municipal Bertha Lutz está localizada à Estrada do Piaí, 2075 – Praia da Brisa – Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. A unidade escolar atende a 21 turmas, com 760 alunos, do 1° ano ao 6° ano experimental e Classe Especial. Tem como diretora, a professora Rosangela Cerqueira de Abreu, como diretora adjunta, a professora Cristina Espírito Santo, e como Coordenadora Pedagógica, a professora Ana Maria Zine Diniz. Possui 36 professores e 15 profissionais no grupo de apoio.

 

Parte da equipe da escola

 

O grupo de professores é engajado na proposta do Projeto Político Pedagógico, que é proporcionar leitura e escrita dentro de uma proposta de letramento, criando um ambiente alfabetizador e dinâmico.

No dia 26 de maio, a escola recebeu a comunidade escolar para uma exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos e apresentação da peça teatral "Somos todos iguais", com o grupo Criadarte. Esta iniciativa faz parte da primeira etapa do projeto "Conta e reconta o mundo do faz de conta", desenvolvido pela unidade em 2017.

 

Encerramento da primeira etapa do projeto

 

— Foi muito gratificante, a comunidade compareceu em peso e estava completamente envolvida com as ações do projeto. Os alunos apresentaram aos responsáveis cada etapa do trabalho desenvolvido, sendo os próprios cicerones, participando ativamente de todos os momentos. — afirma a diretora Rosangela

 

Participação dos responsáveis

 

O projeto emergiu a partir da reflexão dos resultados alcançados pelas turmas da escola em relação à questão de leitura e escrita, quando a direção constatou que as turmas necessitavam de mais atividades nesta área.

Porém, o presente projeto queria desenvolver tais atividades de forma diferenciada e dinâmica e, assim, foi desenvolvido a partir da Literatura Infantil, abarcando a tipologia textual, oficinas de leitura, oficinas de produção textual, dramatização, fantoches, vídeos, músicas, além de contar com a participação da comunidade.

O projeto foi dividido em três etapas e os frutos deste trabalho já estão aparecendo, pois os alunos melhoraram no processo de leitura e escrita, a comunidade esta mais participativa e envolvida com os trabalhos da escola, pois uma das propostas deste projeto é uma escola aberta e dinâmica que envolva a todos no processo ensino-aprendizagem.

 

Trabalho realizado pelos alunos

 

Trabalho realizado pelos alunos

 

Além disso, a unidade ainda contou com a realização de outra ação, a campanha "Aqui é um lugar de Paz", onde toda a escola está inserida na busca por um lugar de paz e atividades direcionadas para superar conflitos sociais são constantes. A escola também participa dos projetos Compasso (programa socioemocional), Cineclube e circuito Reimagine, que é uma ação conjunta com a sala de leitura.

 

Quer saber mais sobre o trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.26.010) E. M. Bertha Lutz
Telefone: 3377-1236
Email: emblutz@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/07/2017

12ª Jornada Interdisciplinar Holocausto & Direitos Humanos

Tags: jornada, holocausto, direitos humanos.

 

 


   
           



Yammer Share