A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 40 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Quarta-feira, 17/06/2015

Construindo Saberes na Educação Infantil

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

O desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil acontece através da curiosidade, que é natural nas crianças. Aprender a partir de ações concretas e lúdicas é um princípio que está presente diariamente no Espaço de Desenvolvimento Infantil.

 

 

A professora Viviane Prado orientando a higienização das mãos dos alunos.

 

Muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida. Por isso é importante orientar, estimular e envolver os pequenos na preparação dos alimentos saudáveis para que, assim, eles naturalmente saibam selecionar o que devem comer.

Uma alimentação saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento. Previne-se uma série de problemas de saúde, como a anemia, o atraso de crescimento, a desnutrição, a obesidade e até mesmo a cárie dentária, com uma alimentação balanceada desde os primeiros anos de vida.

Garantir que os pequenos cariocas aprendam desde cedo a importância da alimentação saudável é um compromisso de todos: família e escola!
 

 

O aluno Elvis Caetano exibe seu "Sanduíche Divertido".

 

O tema Alimentação sempre esteve presente no planejamento das ações da Educação Infantil da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com a implementação da Semana da Alimentação Escolar, as atividades sobre o tema tornaram-se ainda mais atrativas.

No Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Edith Marques de Souza, a turminha da professora Viviane Prado participou de uma semana muito especial! Apresentando uma variedade de fantoches, a professora falou sobre as diferenças existentes entre as pessoas.

Durante a semana, cada aluno criou o seu fantoche, dando a ele características e até um nome. E o aprendizado e a criatividade não pararam por aí, chegaram à cozinha da escola. Com ingredientes saudáveis, coloridos e saborosos, cada criança criou seu sanduíche, provando e escolhendo os ingredientes um a um.

Alface, cenoura e beterraba fizeram a alegria dos pequenos na criação do "Sanduíche Divertido"!

 

O Agente Auxiliar Luis Paulo e a professora Viviane Prado do EDI Edith Marques.

 

   "Acredito que a riqueza da Educação infantiI cresce quando o saber é construído a partir do  interesse das crianças. Diante desse pensamento, a atividade do 'Sanduíche Divertido' surgiu através da pergunta da aluna: 'O que é peito de peru?' Nessa aula, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer alimentos saudáveis, ampliar o paladar e construir conceitos enquanto participavam de uma deliciosa brincadeira!"

                                 Viviane Prado, professora no EDI Professora Edith Marques de Souza

 

 

A turminha EI-32 e a professora Viviane Prado.

 

Assim acontece o aprendizado na Educação Infantil: experimentando, explorando e praticando. Tudo sempre com muita ludicidade e alegria!

A convivência na Educação Infantil deve proporcionar liberdade de expressão, participação e espontaneidade. É assim que a professora Viviane Prado e seus pequenos alunos têm compartilhado saberes diariamente.

 

"Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser!"

                                                            (Pilares Fundamentais da Educação - UNESCO, 1999)

 

*    *    * 

 

Alunos da turma EI-32, professora Viviane Prado e os Fantoches

 

 

Nós do Rioeduca parabenizamos a professora e toda a equipe pedagógica do EDI Professora Edith Marques de Souza!

 

EDI Professora Edith Marques de Souza: Tel. 3332-6645

Professora Viviane Prado: Tel. 98414-8088

 

 

Professor, procure o representante de sua Cre e compartilhe com todos as ações da sua escola!

 

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/06/2015

Semana da Saúde e Alimentação na Escola José Marti

Tags: 3ªcre, saúde, alimentação.

 

   

 

 

Na Semana da Saúde e Alimentação, de 18 a 22 de maio, a Escola José Marti realizou atividades pedagógicas relativas ao tema. Vamos conhecer um pouco desse trabalho!

 

A peça de teatro “Saladinha de Queixumes”, sobre a importância e cuidados com a alimentação diária, e a exibição de filme sobre Prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya foram alguns dos trabalhos realizados na Semana de Saúde e Alimentação.

A equipe da escola contou com a colaboração da Clínica da Família do Posto Ariadne Lopes de Menezes e da oficina do projeto Mais Educação Miriam Geanini.

 

Prevenção da Dengue Zika e Chikungunya

Estiveram na escola, no dia 20 de maio, representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Clínica da Família do Posto Ariadne Lopes de Menezes, realizando com os nossos alunos do 4º ano, turma 1.401, palestra sobre a Dengue Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em seguida, foi realizada uma gincana que, de forma lúdica e contextualizada com o tema da palestra, fez os alunos refletirem sobre a importância de cada um no combate do mosquito transmissor. Através da simulação de ações que devem ser feitas no nosso dia a dia, os alunos tiveram a experiência de colocar areia em vasos de plantas, posicionar os pneus de modo que não acumulem água e recolher o lixo, levando para a casa a certeza de que a luta contra o Aedes aegypti é dever de todos.

 

 

Mais Educação: “Saladinha de Queixumes”, de Tatiana Belinky


 

No dia 21 de maio, foi a vez do Mais Educação entrar em cena com a oficineira Miriam Geanini. Com o objetivo de estimular a criatividade, o pensamento ágil e a interação entre os alunos, a oficina de Teatro vem fazendo sucesso na U.E.
 

 

Em sua primeira apresentação de 2015, com a peça “Saladinha de Queixumes”, baseada no livro “Saladinha de Queixas”, de Tatiana Belinky (Editora Moderna), os alunos atingiram o objetivo proposto pela Semana da Saúde e da Alimentação: levar à reflexão sobre a importância da alimentação diária saudável.

Foram dois grupos de apresentação: um no primeiro turno e outro no segundo turno. Assim, estimulou-se também o consumo da merenda escolar, oferecida sempre com legumes, verduras e frutas.

Parabéns à Escola Municipal José Marti, pelo trabalho de excelência que tem sido desenvolvido.

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/06/2015

Alimentação e Saúde Também se Aprende na Escola

Tags: 2ªcre, alimentação.

 

 

 

Os alunos da turma 1.501 do CIEP Salvador Allende fizeram uma pesquisa e aprenderam sobre a prática da alimentação saudável e seus benefícios para a saúde.

 

Os descritores e o caderno pedagógico de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental trazem como conteúdo os alimentos, seus nutrientes e formas de conservação. Sem dúvida, é um assunto muito rico e pode ser explorado de diversas maneiras, inclusive, com atividades de pesquisas variadas sobre o tema.


Para trabalhar os conteúdos previstos no bimestre de forma dinâmica e desenvolver práticas de trabalhos em equipe, a professora Kátia Silva realizou com os alunos do 5º ano uma pesquisa sobre Alimentação e Saúde.

 

Realizando atividades em grupos.

 


Além de estudar os conteúdos previstos na apostila, os alunos também fizeram pesquisas e levaram para a sala de aula materiais sobre o tema.

 

Construindo a pirâmide alimentar.

 


“Um dos objetivos da atividade foi incentivar as crianças a realizar trabalhos de pesquisa. Elas coletaram na internet e trouxeram o material impresso para a realização da atividade elaborada em sala de aula com a minha orientação", relata a professora Kátia Silva.


A professora Kátia também nos conta que a atividade foi idealizada a partir da solicitação da coordenação pedagógica da unidade escolar, que sugeriu aos professores que preparassem alguma atividade em sala de aula que falasse sobre Alimentação e Saúde.

Pensando em atender essa solicitação, a professora planejou o trabalho e, ainda, aproveitou a oportunidade para reforçar os conceitos trabalhados no caderno pedagógico de Ciências do 2º bimestre, tão pertinentes a essa faixa etária.

 

Cartaz para apresentação em outras turmas.

 


Após montar os cartazes e conversar sobre o assunto, os alunos da turma 1.501 percorreram outras turmas para explicar aos colegas sobre alimentação saudável e não saudável. Essa prática foi muito importante, pois, além de realizar a pesquisa, os educandos também foram multiplicadores de informações tão importantes para o bem-estar e saúde de todos.


Parabéns aos alunos da turma 1.501 e à professora Kátia, por pesquisarem e transmitirem informações que contribuem para a prática da alimentação saudável.


O contato da professora Kátia Silva é rkatia2005@ig.com.br

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/06/2015

Vivendo de Forma Saudável no Rio de Janeiro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

No primeiro bimestre, as professoras da turma 1303 da Escola Marisa Vargas Menezes desenvolveram o projeto Vivendo de forma saudável no Rio de Janeiro.


O projeto anual da Escola Municipal Marisa Vargas Menezes é Rio de Janeiro: Conhecer, cuidar, formar para mudar. As professoras Ana Paula de Araújo Clemente, professora regente da turma 1303, juntamente com a professora Áurea Sakamoto Pais, de Educação Física, e a professora Fabiana Sá Simões Teixeira, de Inglês, trabalharam juntas para estimular a alimentação e a vida saudável entre seus alunos.

 

 

O Projeto Vivendo de forma saudável no Rio de Janeiro, realizado na turma 1303, teve como objetivos:

 

* Estimular a alimentação saudável;


* Apresentar diferentes verduras e legumes, estimulando o consumo em casa e na escola;


* Mostrar a importância da alimentação saudável e da prática da atividade física, e como elas agem no nosso corpo nas diferentes idades;


* Evidenciar as atividades físicas que podem ser realizadas em vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, ratificando o quanto nossa cidade é maravilhosa;


* Ensinar em inglês o nome de pontos turísticos, atividades físicas e dos legumes e verduras trabalhados ampliando o vocabulário dos alunos.


O trabalho foi iniciado pela professora Áurea, de Educação Física. A partir do dia Mundial da Saúde, ela desenvolveu atividades em sala de aula utilizando o recurso da Educopédia. Depois, realizou os circuitos de atividades físicas na quadra, onde cada aluno passava por todas as estações desenvolvendo exercícios diferentes, vivenciando no total os 30 minutos que é o tempo recomendado pela OMS, como foi apresentado em sala de aula.

 

         Circuito de atividades físicas propostas pela professora Áurea.
 

A professora Fabiana, de Inglês, trabalhou os pontos turísticos do Rio de Janeiro, apresentando os nomes e desenvolvendo frases com os alunos em inglês. Além disso, explorou com os alunos os pontos onde podemos desenvolver atividades físicas.

 

       Cartazes com pontos turísticos do Rio de Janeiro em inglês .


 

Os alunos produziram cartazes com fotos dos pontos turísticos e as frases em inglês com tradução. Esse mesmo trabalho foi feito em cima da alimentação saudável.

A professora Ana Paula, professora regente da turma, desenvolveu atividades em sala englobando o que estava sendo desenvolvido pelas professoras extraclasse através de listagens, gráficos e produções textuais. Explorou o tema que já é trabalhado intensamente na escola que é a alimentação saudável.

 

     Cartaz com amostras e nomes de verduras e legumes.

                         
Foram pesquisados legumes e verduras que os alunos não conheciam e que diziam não gostar, muitos presentes na merenda escolar.

 

                        Em sala de aula, obsevando e conhecendo mais sobre alimentos saudáveis.
 

 

Finalizaram o projeto com os alunos manuseando os alimentos, produzindo cartazes com as professoras, nomeando os alimentos em inglês e apresentando na sala a importância dos temas que foram estudados para termos uma vida saudável.

 

 

 Parabéns para as professoras e alunos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato da escola:

emmarisavargas@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share