A A A C
email
Retornando 85 resultados para o mês de 'Junho de 2012'

Quinta-feira, 21/06/2012

Educação Ambiental na E. M. Floriano Peixoto

Tags: 1ªcre, projetos.

 

A equipe de professores da Escola Municipal Floriano Peixoto acredita que Sustentabilidade é um tema que sempre deve ser trabalhado com todos os alunos . Desta forma, a escola se preocupa em realizar projetos que tenham como objetivo  desenvolver e ensinar aos pequenos cidadãos a importância de  cuidar e proteger o planeta.

 

 

Baseado no livro "Educação Ambiental", adotado pelas turmas de 5° ano, da E. M. Floriano Peixoto, sob orientação da professora Alice Patrício, as turmas 1501 e 1502 desenvoveram o Projeto "Estrada para a Cidadania"  e produziram na sala de aula diversas atividades voltadas para a conscientização e desenvolvimento da educação ambiental. Como resultado, o lixo deu lugar à reciclagem, que teve como objetivo a construção de bonecos de materiais recicláveis que concorreram ao título de Mascote da turma. 

 

A culminância do projeto aconteceu dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a campanha "Ajudando a Quinta da Boa Vista". Nesta Campanha,  os alunos promoveram um dia de coleta de lixo no Parque da Quinta da Boa Vista.  Depois da tarefa cumprida, as turmas foram visitar o evento "Green Nation Fest" e participaram de oficinas de construção de fantoches de dedo, adoção de árvores, pedalando com energia e assistiram aos vídeos sensoriais sobre as queimadas, degelo e inundaçõesO evento foi considerado pela comunidade escolar  uma ótima oportunidade de reforçar para todos que o lixo prejudica o meio ambiente, os animais e as pessoas e que,  por isso,  precisa ser reciclado e ter o descarte correto.

 

 

 

 

Rio +20 na E. M Floriano Peixoto

 

Diretores, professores e alunos da E. M Floriano Peixoto acompanham de perto todas as notícias da Rio +20. Além disso, realizam atividades que mostram a importância de se preocupar com o presente e o futuro do planeta.

 

 A comunidade da escola também está ativa nos projetos voltados para Sustentabilidade. Assim, diante de todos os alunos, a diretora da escola, professora Otilia Miller, repassou à avó, Zulmira Costa, responsável pela aluna Amélia da turma 1401, uma muda de Mata Atlântica, doada pela Prefeitura/CEDAE, que  prontamente foi replantada nos jardins da escola, com ajuda das crianças.

 

 

A ação da avó Zulmira, responsável pelo plantio e cuidados dos jardins da escola, e também Amiga da Escola, é um exemplo para as crianças e adultos. Sua atitude demonstra que cada um de nós pode fazer um pouquinho pelo nosso planeta . A escola agradeceu pela lição e pela beleza que ficou nos jardins, antes um espaço vazio e sem vida.


O Rio educa parabeniza a Escola Floriano Peixoto pelo exemplo que dá a toda a comunidade pois com estas importantes atitudes , ensina que devemos respeitar o meio ambiente e   cuidar das gerações futuras.
 

 

Fonte: Jornal da Floriano

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/06/2012

O Capanema Cuida do Planeta

Tags: 4ª, cre, projetos.

Quando o assunto é trabalhar meio ambiente e fazer da escola um espaço sustentável, é  fundamental  permitir que os alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais. Assim, ações como combater o desperdício e consumir de forma consciente são bons caminhos para a preservação da natureza.

 

SUSTENTABILIDADE:  UM PROJETO QUE MOBILIZA TODA A EQUIPE

 

 

 

"Atualmente, estamos desenvolvendo em nossa escola o projeto “Capanema – Por uma escola autossustentável” onde realizamos atividades que comtemplam questões sobre preservação do meio ambiente, com um enfoque para a o debate sobre o tratamento e reaproveitamento do lixo. Uma das vantagens que encontramos em abordar este tema por meio deste projeto é a possibilidade de criar uma ponte entre a realidade da comunidade e as situações referentes à escola com questões que possam  abranger uma discussão de escala mundial, como a preservação do meio ambiente e o evento do Rio +20.

 

 

 

A questão ambiental na Maré é muito séria, temos muitos problemas com o lixo e a falta de higiene, seja por falta de conhecimento por parte da comunidade, seja por falta de locais adequados para acondicionamento do lixo. Nossa escola entende que este é o momento de refletirmos sobre estas questões.

 

 

 

Com o acontecimento do Rio +20 em nossa cidade, a preservação do meio ambiente tornou-se uma questão impossível de não ser abordada nas escolas. Com a realização deste projeto, nossos alunos puderam perceber que as discussões pertencentes a este evento mundial têm relação com o cotidiano da sua comunidade e as Apostilas Pedagógicas com o tema Rio +20 vieram para contribuir com os acontecimentos do projeto de nossa escola!

 

Outro aspecto importante de nosso projeto é demonstrar a responsabilidade de todos na criação de melhorias para a vida na comunidade. A possibilidade de tornar os alunos em agentes multiplicadores e desenvolver ações práticas com eles, torna mais fácil o alcance de nossos objetivos.

 

 

 

Já possuimos brinquedos feitos de sucata, cadernos de receitas e a gravação de um CD com músicas feitas pelos alunos está em andamento. Os frutos de nosso trabalho já podem ser percebidos quando nos deparamos com alunos comentando com outros que não devemos jogar papel de bala no chão ou os vemos juntando caixas para fazer algum brinquedo." Texto: Professora Gisa - Coordenadora Pedagógica

 

 

Parabéns a todos do CIEP Ministro Gustavo Capanema por serem  ecologicamente corretos e apostarem num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/06/2012

Projetos e Ações da Escola Municipal Coronel Berthier

Tags: 10ªcre, eventos, escolafamília, educopédia, riosustentável.

 

Localizada dentro da Base Aérea de Santa Cruz, a Escola Municipal Coronel Berthier realiza trabalho de ótima qualidade, razão pela qual é muito procurada pelas famílias nos períodos de matrícula. Conheça alguns projetos da escola.

 

Encontramos hoje, 2 de junho de 2012, em nossa caixa de e-mails, um simpático convite formulado pela professora Simone Ignácio, da Escola Municipal Coronel Berthier, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, para conhecermos o Blog daquela Unidade Escolar.

 


No Blog, que pode ser acessado a partir do link emcoronelberthier.blogspot.com.br há informações bastante objetivas e bem descritas sobre a utilização da Educopédia pelos alunos do 1º ano daquela escola; referências ao chá que foi oferecido às mães, tendo como tema “Tarsila do Amaral”; detalhes do projeto “Desperdício e Reciclagem de Alimentos” e notícias sobre a reunião realizada com os pais e responsáveis, no primeiro bimestre de 2012.
A Escola Municipal Coronel Berthier pertence à 
10ª CRE e está localizada na Rua Tenente Renato César, sem número, na entrada da Base Aérea de Santa Cruz.

 


É uma escola bastante procurada nos períodos de matrícula, mantendo turmas do 1º e do 2º segmentos do ensino fundamental.

 


Com atualização das postagens inserindo informações referentes ao mês de junho, o Blog da E. M Coronel Berthier relata a visita dos alunos da turma 1801, 8º ano, ao Museu do Índio, ocorrida na sexta-feira, 1º/6/2012.

 

 


 

De acordo com o texto postado no Blog da escola pelo professor Rodrigo, a visita ao Museu do Índio teve como proposta inicial promover reflexões na tentativa de compreendermos o processo histórico atual.

 



“Mas como ensinar aos índios uma cultura diferente, que incluía a literatura e o teatro que traziam da Europa?


Como ensinar a religião do colonizador, que também era diferente daquela em que os indígenas acreditavam?


O Brasil foi invadido ou descoberto pelos portugueses?”

 


 

São perguntas formuladas pelo professor Rodrigo, que transcrevemos do Blog da escola.

 


 

 

 

Ainda, segundo informações obtidas no Blog da escola, o mês de junho começou bem na Coronel Berthier, com os alunos do 3º ano, turma 1301, sendo apresentados à Educopédia.
“Felizes, os alunos queriam mais. Adoraram a experiência. E a avaliação final não poderia ser outra. Todos gostaram!”

 

Conclui o texto postado no Blog da Escola Municipal Coronel Berthier.

 

 


 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/06/2012

Informática Educativa

Tags: 8ªcre, pet.

 

 O Polo de Educação para o Trabalho é um espaço de extensão escolar que oferece diversas oficinas para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

No PET da Escola Municipal General Tasso Fragoso, os alunos e todos os que participam do espaço  o reconhecem também como uma oportunidade de troca de experiências e contato com novos conhecimentos. 

 

 

 

 

Oficina de Culinária Criativa para os responsáveis - Alimentação saudável!

 

 

O Polo de Educação para o Trabalho tem como missão buscar a reflexão, discussão e análise das relações entre a escola e o mundo do trabalho  e suas transformações diante do novo contexto mundial.

 

O PET tem o trabalho como um princípio educativo visando contribuir, através das oficinas, com aspectos considerados significativos na formação da cidadania.

 

 

 

Oficina  de Dança Livre

 


O Polo de Educação para o Trabalho busca também facilitar a aproximação da vida escolar com o cotidiano, desenvolvendo o sentido de cooperação, solidariedade e autonomia, atuando, especialmente, com os princípios básicos da Arte e do Trabalho/Emprendedorismo como áreas de conhecimento e ferramentas educacionais.

 

 

Informática Educativa

 

O professor Daniel de Castro é o responsável pela Oficina de Informática Educativa.

Na última aula, dia 13 de junho, a atividade desenvolvida foi através do site www.maquinadequadrinhos.com.br, da Turma da Mônica.

A partir do tema da Rio +20, os alunos criaram pequenas histórias que foram publicadas no site.

Os desenhos abaixo foram criados pelos alunos Natan Pereira, Ingrid, Pedro Gabriel e Douglas Luís:

 

 

 

 

A oficina de Informática Educativa tem como objetivo familiarizar o aluno com a linguagem da informática, bem como utilizá-la como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades que serão de grande valor ao longo da vida escolar e profissional.

 

As aulas são direcionadas a temas e conceitos básicos das disciplinas do Ensino Fundamental, e alguns temas transversais, como Meio Ambiente, Saúde e Pluralidade Cultural.

 

 

 

 Daniel de Castro, professor da Oficina de Informática Educativa

 

Os alunos participam das aulas da oficina praticando no computador sob as orientações do professor.

As aulas são palanejadas visando proporcionar ao aluno maior independência no uso da tecnologia.

Todos ficam atentos e a oficina já apresenta bons resultados!

 

 

 Alunos praticando no Laboratório de Informática

 

 

A Oficina de Informática e  todas as outras oficinas oferecidas no PET da E. M. Tasso Fragoso, são importantes oportunidades de desenvolvimento para alunos e responsáveis.

 

 

O Rioeduca parabeniza a professora Edméa Torres, que está na direção das Oficinas, e todos os professores que formam a sua equipe! 

 

 

 

Para mais informações sobre o PET da E. M. General Tasso Fragoso, clique na imagem abaixo e conheça a página no Facebook:

 

 

 

 

 

Fonte: Página Polo Tasso Fragoso - Facebook

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share