A A A C
email
Retornando 62 resultados para o mês de 'Abril de 2013'

Quarta-feira, 10/04/2013

A Caminho da Escola

Tags: protagonismo infantil.

 

Decidir o momento em que o filho poderá ir à escola sozinho não é nada fácil.
Além de todas as orientações que cercam este acontecimento, avaliar se o filho já tem maturidade suficiente para compreender o funcionamento de regras sociais, discernindo situações de perigo e principalmente assumindo responsabilidades é uma tarefa que requer bastante diálogo e confiança.


 

É inevitável: os filhos crescem e, à medida que vão se desenvolvendo, aprendem a “caminhar com suas próprias pernas”. O desenvolvimento da autonomia e responsabilidade não se dá de uma hora para outra e nem acontece nas crianças na mesma idade.

 

Os responsáveis devem, através da observação diária dos seus filhos, criar situações atribuindo responsabilidades de acordo com a faixa etária que estes se encontram.

 

O diálogo é fundamental para transmitir segurança.

 

 

 

Por mais que os pais tentem adiar esse momento com receio dos perigos e por achar que ainda não estão preparados, certamente haverá um momento em que criança manifestará essa vontade.

 

Para que a decisão seja a mais acertada, vários aspectos devem ser levados em consideração:

 

  • além da idade biológica, avalie a maturidade da criança;
  • observe se seu filho é capaz de cumprir pequenas responsabilidades que lhe são atribuídas;
  • estabeleça um diálogo franco, esclarecendo sobre os perigos existentes nas ruas;
  • escolha trajetos que não sejam desertos;
  • oriente-o a estar na companhia de outras pessoas, como outros colegas e até mesmos outros responsáveis;
  • ensine-o a decorar informações pessoais ou deixe-as registradas num caderno ou agenda;
  • explique sobre a importância de não falar com estranhos, não receber presentes e, no caso de sentir-se em perigo, procurar ajuda numa loja ou ambiente comercial;
  • esclareça que a “liberdade total” somente será oferecida após cumprimento de acordos e verificação da sua prontidão.

Saiba mais em: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sozinho-escola-730747.shtml
 

 

 

 

Respeitar as normas de trânsito é muito importante.

 

 

 

Esta é mais uma etapa, um período transitório na vida de uma família, que precisa ser tratada com cuidado e muita conversa para que conflitos sejam evitados.

 

Um momento de difícil decisão não só para os adultos. Os pequenos também estão cercados de incertezas e ansiedades, que não devemos julgar serem menos importantes.

 

Permitir que seu filho caminhe, proporcionando-lhe a certeza de que é capaz de cumprir acordos feitos com responsabilidade, é uma forma de demonstrar carinho e segurança. Porém o mais importante: monitore sempre, esteja presente na escola. Ele também precisa sentir-se seguro, amado.




 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail
: taisduarte@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/04/2013

O Encanto desta Cidade é Meu

Tags: 10ªcre.

O texto produzido para o Concurso Cultural "O Encanto Desta Cidade é Meu", embora não tenha sido premiado, foi considerado excelente. Hoje, temos a alegria de compartilhar a poesia da professora Flávia Cristina de Macedo Melo Barbosa - Ação Integradora da 10ª CRE.
 

 

Professora Flavia Cristina - Ação Integradora da 10ªCRE
Montagem: Texto/fotos Professor Rodrigo Abreu

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/04/2013

Juntos pela Educação

Tags: 7ªcre, escola de pais.

 

 

A Escola de Pais foi realizada no dia 23 de março nas unidades escolares com Educação Infantil da rede municipal.

 

 

A interação entre família e escola é fundamental para favorecer o processo de ensino- aprendizagem das crianças. A Escola de Pais faz parte do calendário escolar das escolas da rede e é marcada em sábados, para facilitar a presença dos responsáveis na unidade escolar de seus filhos.

 

Escola de Pais no EDI Ana Carolina Pacheco da Silva

 

Os responsáveis do EDI Ana Carolina Pacheco da Silva participaram da “Escola de Pais”, onde trocaram experiências com seus pares e puderam compartilhar seus anseios, dúvidas e alegrias.

 

 

As mães receberam um quadrinho da tirinha da Malfada e, em seguida, organizaram a tira e leram para os demais.

 


O EDI está estabelecendo uma parceria pautada no conhecimento, respeito mútuo e confiança para, juntos, buscar uma educação que leve os pequenos a crescerem com cuidados, carinho, amor em um ambiente seguro e saudável.


 

Os responsáveis se mostraram bastante participativos, expressando suas opiniões e elaborando um cartaz que gerou bastante discussão acerca do tema abordado, Nele, sinalizaram que filhos desejam formar e quais são as atitudes positivas dos pais para alcançar esse objetivo.

 

 

Responsável escrevendo as conclusões após debate sobre o tema: que filhos queremos formar, quais atitudes positivas devemos ter com eles? 

 


Em outro momento, foi confeccionado o álbum dos nomes, onde cada responsável escreveu o nome do filho e, de forma bastante criativa, decorou a folha e escreveu o motivo da escolha do nome e seu significado. Posteriormente, será levado para sala de aula a fim de trabalhar com os alunos a identidade, a escrita do nome e a função social da escrita.

 

 

Responsáveis fazendo o livro dos nomes, onde escreveram o nome dos seus respectivos filhos e enfeitaram de forma criativa com materiais diversos.

 

 

Trabalhos feitos pelas mães com nome dos filhos

 


 

Escola de Pais no CIEP João Batista dos Santos

 

A integração com as famílias de nossas crianças é de extrema importância, tornando-se um dos Pilares da Educação Infantil. Neste contexto, o CIEP João Batista dos Santos realizou sua primeira reunião da Escola de Pais, ampliando a relação com as famílias, fortalecendo a relação entre pais, mães, responsáveis e crianças.

 

 

Pais escrevendo o nome de seus filhos e decorando as folhas para explicar o motivo da escolha do nomes.

 

 

A Diretora Ieda Ayres com responsáveis durante o encontro de pais.

 

 

 

O CIEP João Batista dos Santos parabeniza as professoras Lenira de Fátima Silveira e Maribel B. Nascimento pelo trabalho realizado com nossos pequenos da Educação Infantil.

 

Da esquerda para a direita: Professora Lenira, Coordenadora Pedagógica Lucimere, Diretora Adjunta Ana Moura, Diretora Ieda Ayres e Lucas


 

Quando a família e escola se juntam, estabelecendo uma parceria e participando da educação dos filhos, é muito mais fácil alcançar resultados positivos no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

 

A Escola de Pais, realizada pelas escolas da rede municipal, possibilita o encontro dos responsáveis com os educadores de seus filhos e estabelece um diálogo aberto para, juntos, trocarem ideias e criarem melhores alternativas para o sucesso das crianças em seu cotidiano escolar, objetivando um futuro melhor para elas.

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE

E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 

x

p> x

x


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 09/04/2013

Não Tema! Com “Tia” Helô não Há Problema...

 

 

“Os problemas, tanto na Matemática quanto na vida, ajudam-nos a crescer. Fugir deles, nunca! Tentar resolvê-los é sempre o melhor caminho...”
 (Professora Heloísa Ribeiro)

As informações estão acessíveis a todos em todo instante. Cada vez mais, os professores precisam fazer com que as informações “abracem” seus alunos. Motivá-los a buscar o conhecimento é uma tarefa incansável dos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro.


 

 

A informação precisa se transformar em conhecimento.

 

 

A tecnologia da Web 2.0 fez com que o caminho até as informações fossem estreitados, mas aumentou o desinteresse dos alunos, uma vez que, para encontrar o que precisam, basta um clique e  tudo aparece na telinha como num passe de mágica.


 

Nesta realidade, surge o novo perfil daquele professor que busca a mesma linguagem dos alunos, que utiliza diversos recursos para motivar a aprendizagem e se preocupa em "Como Orientar os Alunos a Navegar em Segurança pela Internet?" A sala de aula passou a não ter o limite das quatro paredes.


 

A Professora Heloisa Ribeiro (Professora de Matemática na E. M. Waldemar Falcão) não temeu o novo, ensinando e aprendendo a matemática através da utilização do blog, que iniciou em 2011 a busca da tão desejada motivação dos seus alunos.

 

 

Clique na “tia Helô” e conheça seu blog

 

 


“A ideia de criar um blog surgiu da vontade de facilitar a troca de informações com meus alunos. Acredito que este espaço permitirá a divulgação de vídeos, fotos, notícias, etc, relacionados às atividades escolares. É uma novidade para mim, mas espero que, aos poucos, consiga atingir meu objetivo”.


 

No Blog, a “Tia Helô” incentiva o uso da Educopédia, do Reforço Digital, além de utilizar vídeos e imagens para complementar suas aulas de matemática. Leva suas aulas para a grande teia do conhecimento, onde a base é a interação e a aprendizagem colaborativa.

 

 

Pois é, a Professora Heloísa está ajudando a revolução acontecer na SME e ninguém precisa ficar de fora.

 

 


 

 

Você sabe o que é Transformação 3.0?

 

 

É um curso para os professores, em diferentes níveis de letramento digital, que busca incentivar o uso de novas tecnologias em sala de aula; novas formas de ensinar.

 

 

 

“O aluno não está mais reduzido a olhar, ouvir, copiar e prestar contas. Ele cria, modifica, constroi, aumenta e, assim, torna-se coautor.” (SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa – Rio de Janeiro: Quartet, 3ª ed. 2002. 220 p.)

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share