A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Quarta-feira, 25/04/2012

Aceleração de Estudos com Cooperação no Projeto Autonomia Carioca

Tags: 8ªcre, autonomiacarioca.

 

 

 A Escola Municipal Pracinha João da Silva é uma das escolas da 8ª CRE, que participa do Projeto Autonomia Carioca.

Os alunos inseridos neste projeto têm oportunidade de acelerar seus estudos através de aulas dinâmicas, bem elaboradas e que valorizam a participação e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

O Autonomia Carioca é um projeto da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

O Projeto, presente em várias escolas da Rede, foi desenvolvido para promover a aceleração de estudos e corrigir a defasagem idade-série dos alunos do segundo segmento do ensino fundamental.

 

Na Escola Municipal  Pracinha João da Silva, a turma de Aceleração já está sintonizada com a metodologia do projeto.

 

O princípio de cooperação para a aquisição de conhecimentos é percebido através das atividades que são desenvolvidas todos os dias pelas equipes.

 

As equipes são divididas em: Socialização, Síntese, Coordenação e Avaliação

 

 

 

 

 

Para a formação das equipes, foi realizada uma dinâmica com a turma.

A dinâmica foi realizada baseada no poema "Essas Mãos", de Cora Coralina.

 

 

Alunos montando o cartaz das equipes 

 

As mãos simbolizam o trabalho e o empenho que cada um dedicará a sua equipe, tendo como  objetivos: consolidar hábitos de respeito, de colaboração, de participação crítica e de compromisso com uma cidadania planetária!

 

 

 

 

Ao longo do ano letivo, os alunos irão desempenhar funções com distintas atribuições, tornando-se corresponsáveis pelo processo de aprendizagem e pelo alcance de resultados e metas do grupo.

 

 

"O conhecimento é produzido a partir das relações entre os seres humanos entre si e com o mundo"

                                                                                                     Paulo Freire

 

 

A turma de Aceleração 3 da Escola Municipal Pracinha João da Silva está aprendendo que, com a cooperação, todos saem ganhando e que o compromisso com o bem coletivo é o que faz a sala de aula ser um espaço para aprender e desenvolver-se de forma satisfatória.

 

 

O Rioeduca deseja que a história de cada aluno da E.M. Pracinha João da Silva seja uma história de muito sucesso!

 

 

 

Fonte: http://www.blogautonomiapracinha.blogspot.com.br

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/04/2012

Celebrando a PÁSCOA em Unidades Escolares da 5ª CRE

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, blogsdeeducadores.

 

A Páscoa é uma importante festa cristã. Foi comemorada pelas unidades escolares da 5ª CRE, com muito chocolate, máscaras de coelhinhos, além de farta produção de textos redigidos pelos aluno.


 

 

Páscoa: Por que Coelho, ovos e chocolates?

 

 

A origem do símbolo coelho está associada à grande capacidade de reprodução deste animal. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos para simbolizar a fertilidade!

 

O hábito de dar ovos de galinha, de gansa ou codorna vem da tradição pagã, que para celebrar a Páscoa eram pintados com cores brilhantes representando a luz solar.

 

E os ovos de chocolate, onde surgiram? O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França e foram necessários mais 800 anos para que no século XVIII confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate (iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América).

 

O chocolate surgiu por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México e era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca.
 

 

Páscoa na 5ª CRE

 

A Creche Municipal Joseph Barbera comemorou a Páscoa no dia 4 de abril. Seus alunos "botaram a mão na massa" e com a ajuda das tias, prepararam deliciosos bolos de cenoura com cobertura de chocolate. A Tia Mariah, PEI da Creche, foi a coelhinha, esbanjando alegria e distribuindo bolo de cenoura entre a criançada. Da direção aos responsáveis, todos alegraram-se nesta grande Festa da Páscoa!

 

 

 

 

Acesse http://cmjbarbera.blogspot.com.br/

 

 

Na Creche Municipal José Raimundo de Souza Alvesas crianças ficaram muito felizes com o presente da Cacau Show e da Eletro Jair, da Mendes Gomes. Essa parceria foi um grande presente para os pequenos. Todos foram agraciados com chocolate e a alegria fez parte todos os momentos da confraternização.

 

 

 

 

 Acesse http://cmjrsalves.blogspot.com.br/

 

 

"Ovo de Páscoa - a existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento". É assim que a Creche Municipal Amália Fernandez Conde registrou em seu blog.

 

Usando a imaginação, trabalhando com pintura e colagem, e contando histórias, a C. M. Amália Fernandez Conde brindou as crianças com deliciosos quitutes e muitas brincadeiras.


 

 

 

Acesse  http://crechemunicipalamaliafernandezconde.blogspot.com.br/

 


A comemoração pela páscoa foi muito alegre na Escola Municipal República Dominicana. Os alunos apresentaram mensagens pascais, músicas e poesias. Aqueles que compõem o Grêmio apresentaram os significados dos símbolos pascais. As turmas do 1º e 2º anos, músicas sobre a páscoa. Já os alunos da turma 1301 leram cada estrofe do poema "A Páscoa é...". Os alunos do 4º ano cantaram uma linda canção que foi acompanhada por todos alunos. Segundo a escola, foram momentos de muito encantamento! 

 

 

 

Acesse http://escolamdominicana.blogspot.com.br/

 

 

No dia 4 de abril, a Classe Especial da Prof.ª Fernanda Oliveira, E. M. Figueiredo Pimentel, realizou a confraternização da Páscoa. A experiência foi incrível! Brincadeiras de coelhinho na toca, bambolê, contação de histórias e dramatização de coelhos foram algumas das alegres atividades de que seus alunos participaram.

 

 

 

 Acesse: http://despertardaclasseespecial.blogspot.com.br/

 

 Se  você ou sua escola desenvolve ou desenvolveu algum trabalho que tenha causado impacto na aprendizagem escreva para nós ,através  dos e-mails da representante do Rioeduca na sua CRE.

Para saber o endereço do representante da sua CRE, clique AQUI.

 

 

Regina Bizarro_ Professora Representante do Rioeduca / 5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza

 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/04/2012

Um Pedacinho da Nossa Escola no Mundo Virtual

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

 

Na E. M. Alzira Araújo o meio ambiente é coisa séria. Aproveitando o Dia Mundial da Terra vamos conhecer o blog da escola e o projeto
“Muita Matemática na Confecção de Pufe de Garrafa PET”.

 


 

 

Vamos conhecer o projeto de matemática que a turma 1905, da E. M. Alzira Araújo vem desenvolvendo nas aulas de matemática e que encontramos no mais novo blog da 9ª CRE. Em breve, teremos a oportunidade de apresentar o blog neste espaço de trocas do Rioeduca.

 

Muita Matemática na Confecção de Pufe de Garrafa PET

 

Sabemos que os impactos causados pelas garrafas plásticas são inúmeros e vão desde a fabricação, com a extração do petróleo, até o seu descarte, certo?!

 

Pesquisamos e descobrimos que o período médio para a decomposição desse material gira em torno de 800 anos. A reciclagem é de extrema importância para que os impactos causados na natureza, pela fabricação do plástico, sejam minimizados. E, por isso, na primeira quinzena do mês de março, os alunos da turma 1905 foram incentivados a recolher garrafas PET para a confecção de pufes.

 

Seria aula de Artes? Não! Matemática.

 

 

 

Os alunos se organizaram em equipes de três ou quatro componentes, observaram as orientações para o desenvolvimento da tarefa e participaram da discussão e descobriram que havia muita matemática naquela "brincadeira".

 

Usando lápis, papel, garrafas, fita adesiva, tesoura etc., confeccionamos pufes e, ainda, foram trabalhados conceitos de potenciação, área, volume e funções.


 

Confira a turma com as mãos na massa.

 

 

 

 

Aproveite a oportunidade e faça uma visita ao blog da E. M. Alzira Araújo, que será apresentado em breve neste espaço do Rioeduca.

 

Fontes:


Blog da Professora Naira: http://eurekabr.blogspot.com.br/
Blog da E. M. Alzira Araújo: http://emalziraaraujo.blogspot.com.br/

 


 

Se a sua escola ou professor tem um blog ou está integrada em algum projeto,
aproveite para divulgar e concorrer ao Troféu Rioeduca 2012.
Basta enviar um e-mail ao representante da sua CRE


 

 

Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/04/2012

Nota Dez para a Alfabetizadora Rodinéa

Tags: 7ªcre, entrevistas.

 

Rodinéa Rodrigues é professora da rede municipal há 21 anos. É uma das professoras que foi contemplada com uma viagem cultural a São Paulo, por conta do ótimo desempenho de sua turma na prova Alfabetiza Rio 2011, na 7ªCRE .

 


Rodinéa Rodrigues é formada em Ciências Contábeis e fez o curso de Formação de Professores ( Ensino Médio ) pelo Carmela Dutra, em 1977. Sempre envolvida com turmas de alfabetização (primeiro ano do primeiro ciclo) ou com turmas com necessidade de alfabetização (progressão).

 

Atualmente, Rodinéa Rodrigues está lecionando na E. M. Dídia Machado Fortes, na Barra da Tijuca. Mas, já trabalhou em outras escolas da rede: E. M. Jackson de Figueiredo (Barra da Tijuca), E. M. Matta Machado (Alto da Boa Vista), E. M. Menezes Vieira (Alto da Boa Vista), CIEP Samuel Winner (Praça Saens Peña), E. M. Euclides Rocha (Barra de Guaratiba) e também no CIEP Primeiro de Maio (Santa Cruz).


 

 

Em sala de aula, em momento de leitura

 

 

Professora Rodinéa com o aluno Lucas
 

 

Confira a entrevista do Rioeduca com a professora Rodinéa Rodrigues:


 

 

Rioeduca: Qual é a rotina que utiliza nas turmas de alfabetização?


Rodinéa: Em primeiro lugar, procuro manter a turma sempre estimulada. Ouvir o que os alunos têm a dizer e aproveitar ao máximo suas experiências, transformando-as em novas aprendizagens. Laço afetivo é o principal ingrediente entre o professor e a turma para obter disciplina, atenção e aprendizagem.


 

 

Rioeduca: Qual é o maior desafio que já enfrentou enquanto professora?


Rodinéa: Meu maior desafio é alfabetizar melhor cada nova turma.

 

Rioeduca: Quais sugestões e atividades daria para professoras que trabalham com turma de alfabetização?


Rodinéa: Valorizar a rotina. Trabalhar com textos e interdisciplinaridade. Promover leitura diária e nunca esquecer da sistematização.

 

 

Rioeduca: Como se sentiu ao saber do resultado da prova Alfabetiza Rio? Como foi a viagem?
 

 

Rodinéa: Muita emocionada. Meus alunos vibraram. Foi uma enorme surpresa. Em tantos anos, de Município nunca tive informação de nenhum tipo de reconhecimento. Foi uma honra ter conhecido a Secretária de Educação Claudia Costin, que com sua simpatia, recebeu a mim e outras colegas que também tiveram o resultado de seus trabalhos reconhecido.

Nossa! A viagem foi maravilhosa! Passamos um final de semana em São Paulo. Ótimo hotel, museus, restaurantes, teatro, guia turístico... Desfrutei, também, do convívio de um grupo de professoras com os mesmos ideais, amigas e muitos amáveis. Ana Veneno nos acompanhou com sua simpatia e dedicação.

 

 

Da esquerda para a direita: Claudia Micelle, Ana Veneno e Rodinéa Rodrigues, em São Paulo

 

 

Rioeduca: Considera importante a participação dos responsáveis para o resultado alcançado? Como os pais podem ajudar no processo ensino aprendizagem? E a escola?


Rodinéa: Acho importante, sim, os responsáveis acompanharem o processo de alfabetização da criança. Ao mesmo tempo, tenho consciência de que nem sempre é possível. Então, procuro colocar o peso maior ou todo peso na sala de aula, onde vai depender do professor. É realmente desafiador.

 

Rioeduca: Como é feito o planejamento para suas aulas?


Rodinéa: Posso dizer que uso um método eclético, obedecendo os conteúdos programáticos do ano e o projeto da escola. Planejamento flexível no sentido de atender necessidades que são sinalizadas no decorrer do ano pelos alunos.

 

Rioeduca: Qual o melhor caminho para um professor ter sucesso na alfabetização?

 

Rodinéa: Sensibilidade para acompanhar cada passo do processo de alfabetização com fervor e emoção. Ter segurança em tudo que for proposto e ter certeza da meta a ser alcançada. Nunca desanimar e enxergar cada aluno como um todo.

 

 

A prova Alfabetiza Rio é uma avaliação realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cuja finalidade é avaliar o desempenho em Leitura e Matemática das turmas de 1º ano.

 


 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share