A A A C
email
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Sexta-feira, 27/04/2012

Comemorando o Dia do Índio na Creche Municipal Zilka Salaberry

Tags: 6ªcre.


Na  Creche Municipal Zilka Salaberry,  o dia 19 de abril foi  muito especial, pois foi o dia em que os pequeninos puderam conhecer um pouco da cultura indígena.

 

 

"Antes de tudo, o índio precisa de terras. Índio é dono da terra. Então, o branco deve respeitar a terra do índio.
(Mario Juruna)
 

 

             

No Dia 19 de abril, ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, se vestirem de índios etc. 

 

O ensino da cultura e história do povo indígena é obrigatório nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, particulares e públicas. “A Lei 11.645/08 veio preencher esta lacuna na educação brasileira. A história dos primeiros habitantes está sendo ensinada, propiciando a interação dos alunos, através de trabalhos sobre a cultura indígena”.

 

 

 

Dia do Índio

 


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
 

 

 

 

Mas por que foi escolhido o 19 de abril?

 

Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

 

 

Após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar.  Entenderam a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

 

 

Este é um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais e de seus direitos como cidadãos.

 

 

Comemoração do Dia do ìndio na Creche Municipal Zilka Salaberry

 

 

Tema : E TODO DIA, ERA DIA DE ÍNDIO...

 

"Na C. M. ZILKA SALABERRY o Dia do Índio foi comemorado com muita brincadeira pelos pequeninos.. As educadoras fizeram com as crianças várias atividades como brinquedos cantados, assistiram a filme em DVD, pinturas, construção de ocas, ouviram histórias, fizeram recorte e colagem e cocares indígenas. As crianças entraram no clima e viveram os indiozinhos nas brincadeiras, aprendendo sobre seus hábitos e modo de vida."

 

 

 

 

 

 

Foi muito divertido e todos os pequeninos puderam conhecer um pouco da cultura dos primeiros habitantes do Brasil, os índios .

 

 

Assista  ao vídeo com fotos do Dia do Índio na C. M. Zilka Salaberry.

 

 


 


 

 


PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!
CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?



http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 



Fatima Lucia Braga
Representante Rioeduca 6a CRE.
fatimabraga@rioeduca.net

 



Nós somos o Rioeduca!

                                       

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/04/2012

E. M. Conde Afonso Celso e o Projeto Mosquiteira

Tags: 5ªcre, blogdeescolas.

Você já escutou falar em MOSQUITEIRA? Quer conhecer?
Então, saiba o que é e como a Escola Municipal Conde Afonso Celso, através da professora Cláudia, trabalhou com os alunos da turma 1501.


 


Apresentação

A professora Cláudia, da Escola Municipal Conde Afonso Celso, apresenta-nos um trabalho feito pela turma 1501, no dia 7 de março. Chama-se mosquiteira e consiste numa armadilha muito interessante para pegar mosquito.

 

 

A preparação 

A Mosquiteira foi confeccionada com uma garrafa PET cortada ao meio, um copo, uma lixa de madeira nº 180, fita isolante, um pedaço de tule bem fininho (5x5 cm) e quatro grãos de alpiste (ou um grão de ração felina).

 

  

O Desenvolvimento

Os alunos cobriram a boca da garrafa com o tule e prenderam-no com o anel do lacre da garrafa. Acrescentaram água no copo até a metade do bico (depois de encaixado), colocaram o alpiste dentro d’água, encaixaram a tampa dentro do copo com o bico para baixo e vedaram com a fita isolante.

Dessa forma, o mosquito será atraído para a armadilha, a fêmea depositará os ovos que irão virar larvas muito pequenas que passam pelo tule. Ao passarem para a parte interna da armadilha atrás do alimento, elas crescerão neste ambiente e depois não conseguirão sair, pois estarão muito grandes. É uma solução simples, econômica e ecológica.

 

 

 

 

Nas fotos alunos cortando as garrafs pet, cobrindo a entrada com tule e prendendo com o anel do lacre da garrafa. A profª Claúdia direcionando a confecção da mosquiteira, fazendo os ajuste finais. Últimas fotos: materiais utilizados para fazer a mosquiteira e mosquiteira pronta.

 

 

Devido ao grau de importância do tema DENGUE e do combate por parte de todos nós, resolvi pesquisar o assunto, envolvida pela estratégia "mosquiteira" da E. M. Conde Afonso Celso e conclui pelo site de Gualber Calado (Admistrador de empresas, Especialista em Marketing Estratégico e Franchising, Consultor de Negócios/Vendas, Consultor de vendas de Ind. de Espumas e Cronista Esportivo), que esta ferramenta de fato é simples e pode combater com medidas práticas este mosquito tão prejudicial nos dias de hoje.

 

 

Gualber faz uma exposição em seu site usando a mosquiteira como recurso no combate à Dengue, através do trabalho desenvolvido pela FIOCRUZ, tendo o professor pesquisador da UFRJ Maulori Cabral e biólogos, como incentivadores.

 

 

Para ler na íntegra o desenvolvimento desta pesquisa, clique em MOSQUITEIRA.

 

 

A Escola Municipal Conde Afonso Celso está localizada na Rua Ivinheima, nº 15, em Bento Ribeiro e tem seu blog ativado desde dezembro de 2011. Portanto, vamos visitá-lo e participar da vida desta escola através do Blog EM Conde Afonso Celso, neste endereço http://emcondeafonsocelso.blogspot.com.br/

 

 


Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante?

Entre em contato conosco  AQUI para divulgá-los!

O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores.


 

 

Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

Twitter: @rebiza

Facebook: https://www.facebook.com/#!/rebiza/

 

                                


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/04/2012

Da Alimentação Saudável na C. M. Sylvia Orthof

Tags: 3ªcre, saúde, educaçãoinfantil, creches, blogsdeescolas.



 

A alimentação saudável e a prevenção da obesidade foi um dos temas sugeridos pelo MEC para reflexão escolar em março e abril. A C. M. Sylvia Orthof explorou muitos ângulos do tema.

 

 

A obesidade, inclusive infantil, tem preocupado os profissionais da área de saúde e chega até os educadores em busca de formas de Prevenção. A educação alimentar visa proporcionar oportunidades de conhecimento de novos sabores mais saudáveis e naturais e afastar os pequeninos da alimentação vazia de nutrientes. Nada melhor que começar cedo quando as preferências ainda estão sendo formadas. A curiosidade dos pequenos frente a novos alimentos e sabores ainda é maior do que aquela rejeição ao alimento desconhecido.

 

 

 

Desenvolvimento da autonomia na alimentação EI – 40

 

 

A equipe da Creche Municipal Sylvia Orthof aproveitou o tema até o caroço e desenvolveu uma série de atividades. Os quatro sentidos passaram as frutas em revista. Elas foram vistas, tocadas, cheiradas e saboreadas. Além disso, as professoras de Educação Infantil e as agentes auxiliares da creche elaboraram jogos da memória e dominó para organizar alguns conceitos. 

 

 

 

Jogo da Memória da Alimentação Saudável

 

 

A criança dessa faixa etária precisa muito do concreto para assimilar conhecimento. A partir das cores das frutas, elas foram adquirindo conceitos, enriquecidos a seguir pela fantasia das histórias contadas para eles. Quem disse que não é possível trabalhar intertextualidade com os pequeninos? Assim eles viajaram em diferentes textos em que a maçã, uma das frutas trabalhadas, aparece em diferentes situações e contextos. Foi maçã com bichinho, maçã envenenada e Chapeuzinho Vermelho.

 

Chapeuzinho Vermelho? Tem maçã na Chapeuzinho Vermelho? Claro que não, mas tem o vermelho da maçã em mais um conhecimento agregado a partir da busca de uma alimentação saudável.

 

 

 

Livros trabalhados a partir da alimentação saudável

 

 

Tudo isso eu descobri navegando no blog da Creche Municipal Sylvia Orthof que, com uma homenageada tão amiga dos livros e das belas histórias, tinha que ter um diferencial. Pois bem, as informações das atividades são todas rimadas. Assim fica muito mais gostoso ver o trabalho realizado por essa equipe.

 

 


 

 

Confiram a apresentação da maçã para o EI – 30 no vídeo e as rimas do blog. Com certeza, vai ficar com água na boca e fome de saber como esses pequeninos.

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/04/2012

Escola, Um Lugar de Gente Feliz!

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

Os Blogs estão sendo usados, cada vez mais, como meio de divulgação das práticas escolares.

A Escola Municipal República Árabe Unida criou seu espaço virtual para dividir as experiências, aprendizado e alegrias de seus alunos.

 

 

 

 

 

 Página Inicial do Blog da E. M. República Árabe Unida

 

 

 

A E. M. República Árabe Unida é uma pequena escola pertinho do Shopping Bangu.

 

Atendendo alunos a partir dos 3 anos, a escola é um espaço privilegiado de aprendizagens e conquistas, mas se estabelece principalmente, como um lugar de gente feliz!

 

 

 

 

  

 

 

 

A escola recebeu a premiação pelo Projeto Anual de 2011. Este ano será desenvolvido o Projeto "A Vida é uma Arte!"

 

Em um breve passeio pela escola é fácil perceber que os alunos têm oportunidade de exercitarem sua expressão artística em diferentes momentos do dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em rodas de conversas, músicas, brincadeiras, desenhos e pinturas, os alunos da Escola República Árabe Unida aprendem a lidar com suas emoções e sentimentos mais íntimos.

 

 

 

 

 

 

Não são apenas as crianças que estão felizes nesta escola. Professores e auxiliares de creche também expressam o mesmo sentimento: a felicidade de fazerem parte de uma escola comprometida com a qualidade e com a valorização de cada indivíduo!

 

 

 

 

 

Se você quer saber mais sobre a escola, clique na imagem acima e conheça o Blog.

 

 

E sua escola, como é?

 

Entre em contato com o Rioeduca e conte pra todo mundo!

 

Este espaço é todo seu!

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share