A A A C
email
Retornando 64 resultados para o mês de 'Dezembro de 2012'

Terça-feira, 11/12/2012

Maratona de Histórias da E. M. Vitor Meireles

Tags: 7ªcre, projetos, maratonadehistórias.

 

 

 

A E. M. Vitor Meireles está localizada na Taquara e atende cerca de 700 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de turmas do PEJA e Educação Especial. No dia 19 de outubro, a unidade escolar realizou sua Maratona de Histórias para o Ensino Fundamental regular e, no dia 5 de novembro, para o PEJA.

 

 

 

 

A Maratona de Histórias da Escola Municipal Vitor Meireles contou com várias atividades, entre elas:

  • contação de histórias pelos professores;
  • contação de histórias através de teatro de varas pelos alunos da turma 1302 para as turmas de Educação Infantil da tarde;
  • contação coletiva no pátio com: a diretora Rosimeri de Souza, a coordenadora pedagógica Sonia Lopes (do 2º turmo) e as professoras Mônica Mancebo (da Sala de Leitura, do 1º turno) e Norma Ribeiro (de Educação Física);
  • contação em homenagem aos professores pela Sala de Leitura.

 

A escola apresentou também diferentes Espaços Literários: Pé-de-Livro; Varanda Literária; Quintal Literário; Mar de Livros; Hall Literário; Varal Literário; Pátio Literário; Contasom e Sensasom. Esses espaços foram visitados pelas turmas e essas visitas foram intercaladas pelas contações coletivas.

 

 

A novidade, neste ano, ficou por conta da sala “Sensasom”, com a contação de uma história sensorial, onde adultos e crianças entraram literalmente no mundo do “faz-de-conta”.

 

A Maratona de Histórias aconteceu para os alunos do PEJA no dia 05 de novembro. Os espaços literários, neste dia, foram: Self-service Literário, Aperitivo Literário, Petisco Literário, Pilastra Literária e Sensasom para os alunos das turmas DI1 e DI2. Os alunos incluídos (D.A.) tiveram acompanhamento de suas intérpretes durante todas as contações e visitas aos espaços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 11/12/2012

9ª CRE na Formatura do PROERD

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

A E. M. Fernando Costa da 9ª CRE foi uma das escolas municipais a participar do PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas, promovido pelo 40º Batalhão da Polícia Militar em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

 

 

O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em parceria com as escolas e famílias. Ele é ministrado por policiais militares capacitados e habilitados e o curso é realizado durante o semestre letivo, com material didático próprio e atividades didáticas interativas.

 

O projeto do 40º BPM, em Campo Grande, durou seis meses e formou mais de 1.200 alunos da rede pública. O objetivo é orientar as crianças e adolescentes sobre o risco dos entorpecentes.

 

 

 

 

No último encontro é celebrada a formatura, na qual os alunos recebem um certificado de conclusão e assumem o compromisso pessoal de resistirem às drogas. No evento de 27 de novembro, no Clube dos Aliados, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, diretores, coordenadores, pais e alunos. Um evento que estreitou laços da Polícia Militar com a comunidade escolar. Uma parceria que deu certo!

 

 

 

Contamos com a presença de algumas responsáveis pelo evento: a coordenadora pedagógica Viviane Madaleny, a estagiária Elizângela e a secretária escolar Priscilla da E. M. Fernando Costa.

 

 

 

Diretores, adjuntos e/ou seus representantes receberam certificado, e a diretora adjunta Viviane Teixeira, da E. M. Fernando Costa, também estava lá. A professora Ana Cristina e a diretora adjunta Viviane Teixeira posaram para uma foto. O coordenador da 9ª CRE José Mauro esteve presente e parabenizou a iniciativa deste programa junto às escolas do município. O cabo Daniel, instrutor na E. M. Fernando Costa, apresentou o mascote do PROERD.

 

 

 

Também contamos, no evento, com a participação da Banda da Polícia Militar e do professor de música Ricardo, do projeto Mais Educação, que atende a algumas escolas da 9ª CRE.

 

 

 

Os professores regentes das turmas foram homenageados e a professora Ana Cristina representou a E. M. Fernando Costa.

 

O PROERD, através de um método pedagógico lúdico e eficiente, estimula as crianças a pensar nas consequências das escolhas que fazem e, também, a lidar com as pressões de grupos, optando por uma vida saudável, sem o uso das drogas. Alguns alunos receberam medalhas pelas melhores redações que foram feitas no período da formação.

 

 

 

As alunas Sarah (1501) e Samara (1502), da E. M. Fernando Costa, receberam medalhas.

 

 

 

A Rede Record realizou a cobertura do evento. Os alunos foram filmados e a aluna Jéssica Moreira, da turma 1501, foi entrevistada. A entrevista pode ser vista aqui.

 

 

Conheça um pouco da Escola Municipal Fernando Costa no PROERD.

 

 

Instrutor Daniel na semana de Educação Infantil

 

O instrutor cabo Daniel Oliveira trabalhou em nossa escola com as turmas do 5º ano (1501 e 1502). Também houve um trabalho com as turmas de Educação Infantil. Orientações, reflexões, bom relacionamento, visão diferenciada da Polícia Militar são alguns dos muitos aspectos trabalhados durante o programa.

 

Houve grande envolvimento de toda a comunidade escolar, que participou de reuniões, deu sugestões e compartilhou experiências positivas.

 

 

Parabéns à toda equipe da E. M. Fernando Costa por mais esta conquista e por compartilhar conosco seus momentos de alegrias e realizações.

 

 

Venha participar você também deste espaço.

Compartilhe conosco uma atividade que a sua escola realizou.


 

 

Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 11/12/2012

Protagonismo Juvenil em Ação

Tags: 2ªcre, protagonismojuvenil.

 

No mês de novembro, os alunos do projeto Autonomia Carioca da Escola Municipal Marília de Dirceu visitaram a Unidade do CEFET Maracanã para conhecerem diferentes caminhos a serem seguidos no Ensino Médio.

 

 

A Escola Municipal Marília de Dirceu, localizada no bairro de Ipanema, atende turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também alunos que fazem parte do Projeto Autonomia Carioca. O projeto foi criado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e tem como objetivo corrigir a defasagem idade-série de alunos do 7º e 8º anos da rede. As professoras Tatiana Rezende e Magnólia Lustosa são regentes das turmas Acelera 2 e Acelera 3.

 

Contando com a parceria do Bairro Educador, a escola levou os alunos destas duas turmas para conhecerem uma das melhores escolas públicas de Ensino Médio do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET / RJ.

 

Durante a aula-passeio os educandos puderam aprimorar seus conhecimentos de mundo, conhecendo possibilidades e caminhos a serem seguidos no Ensino Médio. Também perceberam a importância deste espaço educacional no que diz respeito a continuidade da permanência na escola e a capcitação profissional.

 

Os alunos do Projeto Autonomia Carioca envolveram-se ativamente na visita ao CEFET, conhecendo os espaços deste ambiente escolar e participando de palestras.

 

 

 

O articulador da visita ao CEFET, o Assistente Social Adilson Gomes Pinto Junior, deu as diretrizes do que seria a visita à escola técnica.

 

 

 

Alunos do Acelera conhecendo as dependências do CEFET.

 

 

 

Professor Péricles apresentando aos alunos os setores do Curso Técnico de Eletrônica.

 

 

 

Alunos assistindo à palestra sobre Meteorologia acompanhados dos estagiário de Turismo Ryan.

 

 

Após visitarem o CEFET e adquirirem novos conhecimentos, os alunos deixaram seus depoimentos sobre a atividade:

 

"Eu achei muito legal, porque no CEFET tem algo muito bom para se aprender e arrumar um emprego com uma condição muito boa.


Os cursos como Engenharia, Construção Civil, Técnicos de Informática, Turismo, entre outros, podem oferecer um Futuro melhor para nós."  Aluno Renan Silvestre - Turma 8.901


 

"O passeio ao CEFET foi muito bom e divertido.  Tiramos muitas dúvidas sobre os cursos oferecidos, como: previsão do tempo (Meteorologia), como se conserta um objeto eletrônico (Eletrônica), etc...


Esse passeio foi fundamental para a gente saber como é o Ensino Médio e também para saber como é bom a gente valorizar nossos estudos e nossos professores.


No final do passeio nosso guia fez um sorteio. Ganhei uma bolsa com brindes: uma régua, caneta, bloco e uma camisa."  Aluna Anny Eduarda Pereira Freitas - Turma 8.801


 

"Chamei esse passeio de “Aprendendo com o Futuro”.  Descobrimos como uma placa de um computador é feita e de que material ela é feita. O CEFET não é para qualquer um, é para quem realmente quer ser alguém no futuro. No CEFET não poder haver brincadeira, porque existem materiais corrosivos.


Não existe professor pra dizer a hora que você tem que entrar na sala de aula, é por sua conta.


Ouvimos uma palestra sobre o clima tempo, e descobrimos que podemos saber se vai chover. Um ótimo aprendizado para todos." Aluno Jonatan Barros Gama -  Turma 8.801


 

"Gostei muito de ter visitado o CEFET. Achei muito interessante o modo de aprendizagem, fomos bem recebidos, nos trataram muito bem, os professores são simpáticos, educados, etc... Também gostei do Curso de Meteorologia que indica a posição do vento e o tempo."  Aluno Mateus Feliciano da Silva

 

 

Conheça mais sobre o trabalho da Escola Municipal Marília de Dirceu. Visite seu blog!

http://mariliadedirceu.com/

 

 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo!

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 


Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 11/12/2012

Palestra para Professores do Projeto Primário Carioca

Tags: primáriocarioca.

 Palestra para professores que atuam no Projeto Primário Carioca:

"A importância da escrita" , (prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado)

dia 13 de dezembro de 2012 (125 vagas).

 

Sobre o palestrante: possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em METODOLOGIA DE ENSINO pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em LINGUÍSTICA APLICADA - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna- pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2007-2008. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. É membro da Rede de Investigações "Novos saberes dos cidadãos, novos desafios à formação de professores", do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, da Universidade de Aveiro (Portugal), coordenado pela Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projeto educativos centrados na escola, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e narrativa.

 

 

CIRCULAR SOBRE A PALESTRA

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO  - MODELO

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share