A A A C
email
Retornando 64 resultados para o mês de 'Dezembro de 2012'

Sexta-feira, 14/12/2012

Escolas de Hoje e Sempre, em Busca da Excelência!

Tags: 8ªcre.

 

 

 

A Escola Municipal Ayrton Senna da Silva e a Escola Municipal O'Higgins receberam pela segunda vez o Prêmio SESI Educação.

As gestoras destas escolas falam ao Rioeduca sobre esta experiência e a importância do prêmio para a Comunidade Escolar.

 

 

Partindo da esquerda, Maria de Fátima Mattos - Diretora da E.M. O'Higgins, Sônia Marques - Coordenadora da 8ª CRE, Vilma Xavier - Diretora da E.M. Ayrton Senna da Silva e Jô Brilhantino  - Assessora do Gabinete da 8ª CRE

 

 


O Prêmio SESI Educação é uma iniciativa do Sistema FIRJAN, em parceria com o Canal Futura e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O Prêmio SESI Educação tem o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de educação, através do reconhecimento e valorização das secretarias municipais de educação e gestores das escolas municipais que obtiveram os melhores resultados apontados pela conjugação dos indicadores do IFDM- Educação 2009 ( Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de Educação ) e IDEB 2011.

No dia 21 de novembro, durante o Seminário Conecta 2012, várias escolas participaram da cerimônia de entrega do Prêmio SESI.

Entre estas escolas, estavam lá pela segunda vez consecutiva, a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva e a Escola Municipal O’Higgins.

As gestoras destas escolas falaram ao Rioeduca sobre o impacto da premiação para a comunidade escolar e sobre a conclusão do curso de MBA, que foi oferecido às direções das escolas premiadas em 2011.

 


 

 

 

Maria de Fátima, diretora da E.M. O'Higgins, à esquerda e Vilma Xavier, diretora da E.M. Ayrtin Senna 

 

 


   "Com esse prêmio, toda comunidade escolar constatou a efetivação do processo de democratização da gestão escolar.


O resultado apresentado pela escola é fruto de um trabalho coletivo em que observamos grandes mudanças práticas no cotidiano, visando o sucesso do aluno, seu desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos e saberes.


O prêmio confirma que o Projeto desenvolvido pela escola busca efetivamente oferecer um ensino interessante e de qualidade, voltado para a formação de leitores.


De caráter interdisciplinar, o projeto envolve professores, funcionários, alunos e famílias. Todos integrados na preparação e na organização dos estudos e das atividades propostas.

Lembrando as palavras de Mario Quintana:


 ‘Se as coisas são inatingíveis... Ora! Não é motivo para não querê-las. Que tristes os caminhos se não fora a mágica presença das estrelas.’


Que possamos continuar caminhando e buscando essa mágica presença das estrelas, através do nosso trabalho confiante, correto e repleto de profissionalismo e carinho!”
 

                                                             Maria de Fátima Mattos -  Diretora da E.M. O'Higgins

 

 

Alunos da E.M. O'Higgins apresentando-se na Celebração de Natal!

 

 

“O MBA, Gestão Empreendedora com Ênfase em Educação, teve início em março de 2011 e conclusão em 27 de novembro de 2012.

O MBA foi uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento profissional e pessoal, capaz de intervir de forma criativa e inovadora na Gestão Escolar.


Parabenizo o Sistema FIRJAN em parceria com a Universidade Federal Fluminense pela excelente qualidade do curso oferecido e pela iniciativa do PRÊMIO SESI EM EDUCAÇÃO.”
 

 

                                             Vilma Xavier - Diretora da E.M. Ayrton Senna da Silva

 

 

Coral Canto de Paz da E.M. Ayrton Senna em apresentação que encerra as atividades do ano letivo

 

 

As ações das escolas Ayrton Senna e O'Higgns estão pautadas na construção do saber de forma coletiva e com a cooperação de todos os envolvidos.

Os alunos sentem-se parte de um sistema onde seu desenvolvimento integral é o principal objetivo.

O Planejamento Anual das escolas contempla Concursos de Poesia, Mostra de Dança, Teatro, Aulas Passeio, Projetos de Contação de Histórias e Incentivo à Formação de Leitores. 

Todas as ações planejadas contam com o apoio e a participação das famílias, o que comprova o sucesso, pois essa parceria é fundamental!

 

 

 

Encerrando as atividades do ano letivo, as escolas Ayrton Senna e O'Higgins só têm o que comemorar e esperar que em 2013 possam repetir o sucesso deste ano!

 

 

O Rioeduca parabeniza as escolas pelo Prêmio SESI  Educação 2012!

 

 

 

 

Meus Contatos:

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: Prof_Neilda

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/12/2012

Procura-se Professor-Autor!

Tags: 6ªcre.

O Projeto Curta na Escola realizou o concurso "Procura-se Professor-autor", com a parceria do Instituto Paramitas.  O professor deveria escolher um dos curtas do DVD Coleção Curta na Escola - Literatura Brasileira, assistir em sala de aula e depois relatar como foi a reação dos alunos, ou como o professor trabalhou o tema do filme junto aos estudantes.

 

 

Curta na Escola

 

 

No projeto Curta na Escola, professores cadastrados compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula através de comentários, discussões no fórum e, principalmente,  do envio de relatos de suas experiências com a exibição dos filmes aos alunos.

 

 

 

As escolas interessadas em se associar ao Curta na Escola devem cadastrar um Ponto de Contato para mediar a relação da escola com a coordenação do projeto.  Saiba mais sobre as atribuições de um Ponto de Contato acessando o site do projeto.


 

 

Com o intuito de divulgar o Curta na Escola e, assim, enriquecer a vida escolar de professores e alunos através do uso de premiados filmes brasileiros de curta metragem em sala de aula, foi realizado o concurso Procura-se Professor-Autor!.

 

 

Este concurso teve por objetivo estimular os professores e seus alunos a conhecerem a rica produção brasileira de filmes em curta-metragem ao mesmo tempo em que se criam formas de trabalho pedagógico com esses recursos.

 

 

 

 O Professor-Autor do Melhor Relato de Experiência com a exibição de cada um dos filmes exibidos aos alunos foi premiado com R$ 500, sendo que o melhor dos cinco recebeu premiação dobrada, ou seja, R$ 1.000.

 

 

 

Curta na Escola esta Rede Colaborativa de Educadores

 

 

A Coleção Curta na Escola possui três seleções de curtas-metragens, com alto potencial didático, acompanhadas de planos de aula elaborados por pedagogos especializados, que indicam caminhos para uma abordagem lúdica do material.

 

 

 

Este DVD contém 8 curtas-metragens brasileiros para uso em sala de aula e é parte integrante do projeto colaborativo Coleção Curta na Escola, que tem como finalidade promover o uso de filmes brasileiros de curta-metragem em salas de aula, com o apoio de pareceres pedagógicos elaborados por educadores.

 

 

 

 

Ao se cadastrar e relatar suas experiências com o uso didático dos filmes em sala de aula, o professor estará colaborando com uma rede de educadores de todo o país. Como produto final será disponibilizado um banco de dados para pesquisas reunindo todos os relatos de experiências de professores.

 

 

 

 

Após o sucesso dos DVDs Coleção Curta na Escola volumes 1 e 2 - que já reuniram mais de 45 mil alunos nas sessões de filmes em escolas de todo o país e resultaram em mais de 800 relatos de professores - já está chegando às escolas do Brasil o volume 3, que reúne curtas para abordagem lúdica do tema Literatura Brasileira.


 

Procura-se Professor-Autor na 6ª CRE!

 

 

A comissão julgadora do Curta Na Escola divulgou no dia 24 de novembro os cinco ganhadores do concurso Procura-se Professor-Autor! que tem por objetivo a utilização dos filmes do Volume 3: Literatura Brasileira - Pequenos Tormentos da Vida, Hoje tem Felicidade, Mentira, Patativa e Por Acaso Gullar - na sala de aula e a inscrição do relato das atividades no site Curta na Escola.

 

 

A professora Gisele Cardoso Cordeiro, Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, foi uma das vencedoras do concurso com o relato Escrevendo com a Arte, sobre o filme Por Acaso Gullar.

 

 

 

 

No site Curta na Escola, você pode buscar e ler relatos de professores de todo o país, sobre as sessões de filmes que organizaram em suas salas de aula. O relato acima foi feito pela professora Gisele Cardoso com os alunos do Ciep Doutor Adão Pereira Nunes.

 

 

 

 

A professora Gisele Cardoso relata os objetivos no uso do filme, a sequência de atividades realizadas com os alunos e os comentários sobre a realização desta experiência.

 

 

A utilização de um filme como elemento desencadeador de atividades diversas mostrou a potencialidade de um recurso para o alargamento de diversas fronteiras das rotinas da sala de aula e, com isso, gerar maior interesse, aguçando a busca de novos saberes e a geração de novos olhares. É possível incentivar os alunos a ouvirem poesia, criarem imagens baseadas em emoções, escreverem e socializarem produções, ao pensamento crítico e principalmente argumentativo.

 

 

Parabéns à Coordenadora Pedagógica Gisele Cardoso por ser uma das ganhadoras do concurso Procura-se Professor-Autor!. Esta premiação reflete todo o seu comprometimento, criatividade e inovação na busca por uma educação de qualidade para todos. Seu trabalho contribui de forma significativa para a vida escolar e pessoal dos seus alunos.

 

 

Compartilhe suas experiências e vivências no Portal Rioeduca! Este espaço de interação e colaboração é de todos! Entre em contato com a representante do Rioeduca da sua CRE e envie o seu relato! Nós somos a seXta CRE!

 

 

Quer conhecer o acervo pedagógico do projeto Curta na Escola? Acesse o site Porta Curtas e entre em contato com uma rede colaborativa para o uso de curtas-metragens brasileiros em sala de aula.

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Twitter: @PatriciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/12/2012

As Três Partes e uma Árvore Especial

Tags: 3ªcre, educaçãoespecial.

 

 

Nosso mundo, cada vez mais inclusivo, acolhe as diferenças com maior carinho, mas ainda precisamos dar atenção a quem tem necessidades especiais e aprender muito com eles. A Classe Especial da Prof.ª Vera Gonçalves, na E.M. Pernambuco da 3ª CRE, nos dá o exemplo.

 

 

 

O livro As Três Partes apresenta a história de três formas geométricas que interagem com uma avó e seus netos assumindo vários formatos. É uma ótima maneira de reconhecer as formas geométricas e as figuras que podemos criar a partir delas. Não conhece o texto? Assista ao vídeo:

 

 


 

 

 

 

A partir dessa história, a professora Vera recortou para os seus alunos da Classe Especial as formas geométricas para que eles pudessem reconhecê-las e com elas formar novas imagens. A imitação é a primeira ação realizada pelos alunos, mas logo eles partiram para outras experimentações. Como nos relata a professora: "Foi um momento de criatividade a partir do seu (deles) entendimento. Uma oportunidade de trabalhar com as diferenças, pois tudo se transforma, assim como também ninguém é igual!“

 

 

 


 

 

 

 

Logo depois, a professora propôs que eles utilizassem suas criações em uma reescritura do texto. Tornando a aprendizagem mais significativa com a produção a partir dos conhecimentos adquiridos, o aluno da Educação Especial se sente mais capaz diante do trabalho pedagógico. Fica claro, através do depoimento da aluna Joice, o quanto a autoestima é importante para o aprendizado desses jovens: "Gostei porque fiz a casa sozinha, a árvore e o barco".

 

 

 

 

 

 

A valorização também é essencial. Sentir-se parte do grupo e ver seu trabalho reconhecido alegra e incentiva a novas atividades. A Classe Especial da E.M. Pernambuco participou da Exposição Meio Ambiente RIO + 20 com seus brinquedos de material reciclado e se sentiram valorizados, como demonstra o depoimento das alunas Joice e Carolina: "Tia Ana (coordenadora da escola) veio na sala e olhou o trabalho e gostou. Ela trouxe a máquina e tirou foto".

 

 

 

 

 

 

 

A atividade fez parte da parceria com a profª de Artes Zuleica, que também auxiliou a turma a fazer a sua Árvore dos Desejos, possibilitando, mesmo aos que não desenvolveram a oralidade, expressar o que gostariam de receber de Natal. A expressão de seus desejos e o reconhecimento de suas produções aparecem na alegria do sorriso desses alunos. Confiram no blog da E.M. Pernambuco!

 

 

 

 

 



Texto adaptado do relato enviado pela professora Vera Gonçalves através da coordenadora Ana Cristina Côrrea
 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 13/12/2012

Dos Filhos Deste Solo És Mãe Gentil

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

 O CIEP Lindolpho Collor, também conhecido como CIEP 301, está localizado no Rio das Pedras e atende cerca de 2.700 alunos do 2º ao 7ºano do Ensino Fundamental, além de turmas de projetos especiais. A culminância do projeto Dos Filhos Deste Solo És Mãe Gentil aconteceu no período de 23 a 28 de novembro.

 

 

 

O projeto político pedagógico do CIEP 301 tem como tema: O Resgate da Cultura Nordestina em Busca do Letramento. Todas as turmas participaram ativamente do projeto durante o ano letivo. No período de culminância, os corredores da escola ficaram repletos de trabalhos criados e desenvolvidos pelos alunos em 2012.

 

 

O principal objetivo do projeto é fortalecer a identidade cultural e social dos alunos, estimulando a cidadania e também resgatando a cultura nordestina, que é tão presente na comunidade do Rio das Pedras. Afinal, a maioria das famílias dos alunos e moradores são dessa região do nosso país.


Na sala de leitura, foram apresentados curtas metragens relacionados à temática nordestina: Calango, Até o Sol Raiá e Josué e Pé de Macaxeira. Foram produzidos bonecos de argila, garrafinhas com areia colorida, lápis com ponteiras e outras produções artísticas envolvendo o tema. A partir da biografia de Luiz Gonzaga e da música Xote Ecológico, foram produzidos livros de panos pelos alunos. Foi promovida uma degustação de bolo de aipim, raiz que é conhecida, no Nordeste, como "macaxeira". As turmas do PEJA fizeram uma exposição especial sobre Luiz Gonzaga e sua biografia.

 

 

 


No dia 23 de novembro, os alunos puderam acompanhar a apresentação da BioRio, que envolveu teatro, jogral e número musical.

 

E no dia 26 de novembro, aconteceu uma apresentação musical com alunos do 6º ano com a canção Asa Branca, entre outras. Houve participação especial dos professores Alexandre Marques Alvim, de Música, que tocou violão, e do professor Daniel Santana, de Geografia, com seu trompete.

 

 

 

Os alunos que fazem parte do projeto Capoeira, um Passeio por Nossas Raízes apresentaram o Maculelê, a Puxada de Rede, o Afoxé e a Capoeira para a comunidade escolar. O desenvolvimento do projeto fica sob a responsabilidade do professor de Educação Física Ronaldo Messias e conta com a participação dos demais professores.

 

 


 

 

No dia 27 de novembro, foi a vez da Mostra África desenvolvida pelas turmas de 6º ano, que reuniu maquetes, estandes com diversos trabalhos, comidas típicas e apresentação de dança sobre esse continente, que está ligado diretamente às nossas raízes culturais e sociais.

 

 



 

Para encerrar a culminância do projeto anual, no dia 28 de novembro, aconteceu a apresentação da peça teatral: Chapeuzinho Vermelho Salva o Planeta, em que os alunos de 6º ano se apresentaram para outras turmas.

 

Na quadra do CIEP, uma grande confraternização promovida pelo MAP (Movimento de Apoio ao Próximo) reuniu todos os alunos na quadra. Foram momentos de alegria, com muita música e muitas brincadeiras para todos. A chegada do Papai Noel emocionou muitas crianças, que ainda foram presenteadas com pequenas lembranças

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE

E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

 

Contato para publicação :

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal e

representante do Rioeduca na 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina


 

 

 

                               

 

 

 

x

x


   
           



Yammer Share