A A A C
email
Retornando 72 resultados para o mês de 'Outubro de 2018'

Quarta-feira, 31/10/2018

Atividades na escola que eu quero!

Tags: 8ªcre, projetos.

 

Desenvolvendo atividades lúdicas e com os alunos colocando a mão na massa, o CIEP Frei Veloso realiza o projeto: A Escola que eu quero!

 

Alunas da Educação Infantil exibindo seus bonecos com cabelos de alpiste 

 

O CIEP Frei Veloso está desenvolvendo o seu  projeto anual com o tema "A Escola que eu quero!".

 

O CIEP atende a alunos da Educação Infantil ao 5º ano e também o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). A equipe pedagógica busca em suas atividades promover uma escola onde as crianças aprendam a partir da participação, da cooperação e do lúdico.

 

Durante a Semana da Educação Infantil, a escola desenvolveu uma série de atividades folclóricas. O objetivo principal foi resgatar os valores culturais na sociedade, pois nossa cultura que deve ser preservada é fundamental para a significação da nossa identidade.

 

 

Alunos trabalhando no canteiro da escola após a leitura do livro "Chovendo na Horta"

 

 

Ao final da Semana da Educação Infantil, os trabalhos foram organizados como exposição com visita aberta à comunidade. Os presentes também puderam assistir à uma peça teatral e participar de brincadeiras populares.

 

Não faltaram lendas e danças como cantigas de roda e o Bumba Meu Boi.

 

Com a tecnologia presente cada vez mais cedo na vida das crianças, o resgate das brincadeiras folclóricas são importantes para estimular a interação, a criatividade e a construção de aprendizagens.

 

A Escola que os alunos querem é uma escola viva, alegre e com a participação da comunidade!

 

 

Atividades da Semana da Educação Infantil

 

 

Para falar de vegetais e meio ambiente, a professora Sandra Regina, regente da Educação Infantil explorou o tema germinação.

 

Os alunos ficaram empolgados com o boneco que o cabelo cresce a partir da germinação do alpiste. Depois de plantarem as sementes, a ansiedade tomou conta da turminha que queria ver logo o boneco com os "cabelos" crescidos.

 

A partir da leitura do livro "Chovendo na Horta" os alunos desenvolveram atividades no canteirinho da escola: preparar a terra, plantar as sementes, regar (... ) Desta vez,  o assunto foi a Alimentação Saudável!

 

Ensinar a mudança de hábitos alimentares, mostrando os benefícios para a saúde dos alunos, é uma iniciativa que deve acontecer desde os primeiros anos escolares. Por isso, no CIEP Frei Veloso desde a educação infantil a alimentação saudável não fica de fora da pauta.

 

 

 

 

 

 

O Rioeduca parabeniza o CIEP Frei Veloso pelas atividades desenvolvidas no projeto A Escola que eu Quero!

 

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: CIEP Frei Veloso

E-mail: ciepvelloso@rioeduca.net

Telefone: 3338-8579

 

Participe do Rioeduca!

Entre em contato com o representante da sua CRE.

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/10/2018

Desafio da Puberdade em Escola Passado e Presente

Tags: desafio da puberdade, fotos, patrimônio.

 

Desafio da Puberdade em: Escola Passado e Presente

 

 

"A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases....Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte."

Fundacentro

 

Convidamos todos os servidores (ativos e inativos), alunos e ex alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro a participarem. Cada participante deverá enviar uma foto da unidade escolar tirada antigamente e outra foto na atualidade. Poderão ser enviadas fotos da fachada, do refeitório, pátio, turmas, sala de aula, ou seja, qualquer foto que foi tirada na unidade.

 

As fotos deverão ser enviadas digitalizadas ou em formato png ou jpeg para o e-mail: rioeduca@rioeduca.net até o dia 31/10/2018

 

Inscrição será feita via e-mail

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional irá coletar e organizar as fotos por Coordenadoria de Educação, para exposição em local a se definir no mês de novembro em data que será divulgada em breve.

 

Ao realizar a inscrição, os participantes deverão informar por e-mail o nome completo da unidade escolar e da CRE na qual a escola faz parte, assim como o seu nome e cargo (se é ativo ou inativo, aluno ou ex aluno), e se possível relatar o ano de quando a foto foi tirada. 

 

Obs.: É possível que as fotos enviadas sofram ajustes relativos à nitidez e resolução, a fim de melhor impressão para a exposição.


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/10/2018

Na Tagore, Inclusão é todo dia!

Tags: 3ªcre, inclusão.

 

   A Escola Municipal Tagore vem, há anos, realizando um excelente trabalho de inclusão de alunos com deficiência. Liderados pela diretora Adriana, toda a equipe da escola trabalha com emoção e competência para transformar as diferenças em oportunidades de aprendizagem para todos, sem distinção.

Vamos conhecer um pouco desse incrível trabalho?

 

 

No Dia I, dia da Inclusão, a Escola Municipal Tagore propôs um grande movimento de conscientização, sensibilização e divulgação do caminhar da escola no processo de inclusão educacional e social.

 

 

A Unidade Escolar preparou diferentes atividades em cada sala como : musicoterapia, com a professora de música; jogo quebra-cabeça da inclusão, em que os alunos confeccionavam e depois montavam; artes sensoriais com olhos vendados, onde os alunos realizaram diferentes técnicas de artes sem poder se utilizar da visão.

 

 

Outra atividade que vale destacar foi a produção de texto a partir da exibição do  vídeo  "Cordas", assim como a produção de poesias, após a apresentação do vídeo "A diferença é que nos une".

A oficina de libras com a instrutora e professora da Classe especial foi um sucesso!

 

 

Houve também uma visita à Sala de Recursos para manuseio de material adaptado e exposição dos trabalhos pelo pátio, com fotos antigas, trabalhos sobre inclusão, etc.

Os alunos e responsáveis, ao longo do dia, vivenciaram cada proposta. 

 

O evento foi aberto à visitação, sendo assim, houve a visita de professores do EDI Anísio Teixeira, de professores do IHA, da CRE e até a visita de Secretária de Educação Professora Talma Suane, do Secretário da Casa Civil Paulo Messina  e do Sr. Prefeito Marcelo Crivella. Os visitantes também puderam participar das oficinas e interagir com os alunos.

 

 

A Exposição alusiva ao Dia I da Inclusão foi um sucesso e demonstra o excelente trabalho, nessa área, realizado pela Diretora Adriana e por toda a compromissada equipe da Escola Municpal Tagore.

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: Escola Municipal Tagore

E-mail: emtagore@rioeduca.net

Telefone: 3274-5507 / 3274-5607

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/10/2018

I Encontro de Pedagogia de Educação Física e Esporte

Tags: gpec, pedagogia, educação física.

 

I Encontro de Pedagogia de Educação Física e Esporte acontecerá na

Universidade Rural em novembro

 

 

O Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esportes, do Departamento de Educação Física (GPPEFE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, quer ousar. Prova disso é que está propondo realizar um novo formato de evento denominado “I Encontro de Pedagogia de Educação Física e Esporte (ENPEFE). O evento, associado e paralelo ao IV Ciclo de Palestras para os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro de 2018, no auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas da UFRRJ, abordando a temática da articulação entre os saberes da formação profissional com o exercício docente na escola básica.

 

A finalidade é futuramente atrair parceiros e financiamento para tornar o Encontro um fórum estadual de referência para a discussão da formação profissional em educação física e o ensino da educação física na escola e demais campos de atuação do licenciado. “Como inovação, duplicamos a apresentação de sessões, com convite a professores e pesquisadores de renome nacional, totalizando seis conferências e espaço para apresentação de trabalhos científicos no formato de pôster”, diz a Professora Mestra Ellen Aniszewski, que leciona na Escola Municipal Antenor Nascentes e faz dupla no Núcleo de Artes Grande Otelo.

 

O grupo mantém o entendimento de que o evento permite resgatar os princípios fundamentais que regem a educação permanente, relevando os aspectos formativos que conduzem à emancipação pessoal e à postura crítica perante a realidade, consubstanciando o desenvolvimento profissional docente sob o pressuposto de que a ação educativa se edifica em saberes construídos social e coletivamente, portanto, valorizando conhecimentos provenientes de diferentes campos do conhecimento e experiências práticas diversificadas.

 

I ENPEFE e IV Ciclo de Palestras O IV Ciclo de Palestras em Pedagogia de Educação Física e Esportes é resultado de uma proposta de formação continuada organizada pelos membros do GPPEFE.

 

Segue link para o site do evento: https://sites.google.com/view/enpefe1/home 

 

Enviado por:

Waléria de Carvalho

E/SUBE/GPEC


   
           



Yammer Share