A A A C
email
Retornando 70 resultados para o mês de 'Outubro de 2017'

Terça-feira, 31/10/2017

Conhecendo o Egito Antigo

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A professora de história Carolina Vivas, da Escola D. Pedro I, desenvolveu durante o primeiro semestre  um projeto sobre o Egito Antigo com alunos do 6º ano ,tendo como objetivo principal apresentar a história e a cultura da civilização egípcia.

 

 

A professora Carolina preparou aulas expositivas para as turmas , com textos e imagens para iniciar o projeto Conhecendo o Egito Antigo :“ Do Rio Nilo às técnicas de mumificação”. Os alunos do 6ºano da Escola D. Pedro I discutiram sobre o tema e fizeram vários exercícios ( em aula e em casa). Como atividade principal, a poposta era a montagem de sarcófagos elaborados com material reciclável, como caixas de leite, caixas em geral, jornal e papel.

 

        Sarcófagos feitos com caixas de leite.

 

Os sarcófagos foram expostos num grande painel explicativo apresentando os principais pontos estudados no bimestre e os alunos tiveram uma aula de campo visitando o Museu Nacional.

 

Painel Expositivo no corredor na escola.

 

Desenhos do painel expositivo sobre o Egito.

 

Rio Nilo representado  no painel.

 

O projeto Conhecendo o Egito Antigo ; “ Do Rio Nilo às técnicas de mumificação” teve como objetivos específicos:

- compreender a relação dos egípcios antigos com a religiosidade (divindades) e com a vida após a morte;
- entender as técnicas de mumificação e analisá-las como elementos religiosos e culturais;
- apresentar noções iniciais de museologia e estética na elaboração do painel;
- aula de campo e visita ao Museu Nacional;

 

Museu Nacional localizado na Quinta da Boa Vista.

 

Visita a exposição permanente do Museu Nacional.

 


Cronologia do Projeto:

- 02 a 12/05 – apresentação da civilização egípcia às turmas estudo de textos e imagens; Atividades em sala e em casa.
- 15 a 19/05 – elaboração dos sarcófagos;
- 24/05 – montagem do painel;
- 07/07 – aula de campo e visita ao Museu nacional.

 

Alunos aprendendo com os tutores do Museu Nacional.


O projeto Conhecendo o Egito Antigo realizados com os alunos do 6º ano da Escola Dom Pedro I teve como atividade de culminância a visita dos alunos para aula de campo no Museu Nacional onde foram recebidos pelos tutores do Projeto Pedagógico e Educativo do local .

O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Informações sobre o museu: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/omuseu.html.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da E.M. D. Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/10/2017

Migração - Relação de Matrícula de Todos os Inscritos para Cadastramento

Tags: migração.

 

Na última terça-feira, dia 24/10/2017, aconteceu o segundo encontro do Fórum instituído para tratar a temática "Ampliação da Jornada de Trabalho dos Profissionais Docentes". Os participantes do referido Fórum solicitaram aos representantes da SME que fossem disponibilizadas as informações referentes aos professores inscritos para compor o Banco de Professores a que se reporta o Decreto Nº 38302 de 14 de fevereiro de 2014, que instituiu o "Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho para 40h semanais para os Professores da Rede Municipal de Ensino"

Segue relação de matrícula de todos os inscritos para cadastramento, em conformidade com o Edital E/SUBG/CRH N.º 02 de 21 de fevereiro de 2014

 

 

MIGRAÇÃO - TODOS OS INSCRITOS - 24.10.17

 

 


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação
Subsecretaria de Gestão


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/10/2017

Link de Inscrição para Seleção de Diretores das Unidades Escolares

 

 

De acordo com a PORTARIA E/SUBG Nº 04, DE 24 DE OUTUBRO DE 2017, que norteia o processo de seleção de gestores das unidades escolares para o triênio 2018/2020 da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, em seu Art. 8º, segue abaixo o link de inscrição para seleção de diretores.

 

Para acessar, clique na imagem

 

Inscrições de 30/10 a 06/11/2017
 

 

 

Art. 8º. O processo de SELEÇÃO DE GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES dar-se-á em 2 etapas:

I. Pré-inscrição realizada pelos interessados ao Cargo em Comissão de Diretor IV e à Função Gratificada de Diretor Adjunto, online, através de link a ser disponibilizado no portal Rioeduca, seguida de confirmação da inscrição com entrega de documentos, análise pela COMISSÃO COORDENADORA, presencialmente na E/CRE da Unidade Escolar pretendida e posterior publicação dos considerados elegíveis.


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/10/2017

III PARTILHA PEDAGÓGICA 2017

Tags: 11ªcre, partilha, pedagógica, inclusão.

 

III PARTILHA PEDAGÓGICA 2017

07, 08 e 09 de Novembro

 

 

A III Partilha Pedagógica é um evento organizado pela Gerência de Educação da 11ª Coordenadoria Regional de Educação e tem por objetivo partilhar as experiências exitosas do chão da escola e propor debates e reflexões sobre os desafios cotidianos da educação. Neste ano, a Partilha Pedagógica aceitará inscrições de Professores da Redes Públicas e Particulares, além de estudantes de graduação em todas as licenciaturas e bacharelado em Educação Física da UFRJ.

 

 

Cronograma da III Partilha Pedagógica

 

 

Link de inscrição

 

 

Normas para o envio de trabalhos, para aqueles que desejarem partilhar suas práticas.

 

 

 

O foco dos debates em 2017 estará na avaliação. Entretanto, a temática das Apresentações orais tem tema livre, relacionado à Educação Infantil e Fundamental. Todo evento será realizado no GEO Nelson Prudêncio (Estrada do Rio-Jequiá, s/ nº, Pitangueiras - Ilha do Governador, junto à Vila olímpica da Ilha).

 

 

Quer saber mais sobre?

Prof. Ms Fabio Bernardo Bastos

Telefone: (021) 3383-8144

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share